Afinando o remapeamento
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não medá a taxa pra saber..mas o cabeçote teve 2 passes por empenamento e no paquémetro consegu? ver uma diferença de 0,6mm na altura pro cabeçote de uma paratoca 1.8 novinha
considerando a taxa original (10:1), eu estimo estar com 10,5:1…mais taxa eu acho q ficaria complicado pra evitar detonação, apesar de que ultimamente tá usando gasolina premiun
eu tá evitando passar pro alcool por enquanto....
o comando é um 272x264x111 (ou112, não me lembro ao certo)..o lobe eu simplesmente desconhe?o...
os bicos são originais iwp 044, já limpos, 1 deles gotejava ?s vezes
velas é original, ngk5 aberto pra 1mm, sem falhas em qualquer rpm (manual estipula de 0,9 a 1,1)
assentamento de válvula tá ok.. um pouco de carbonização, mas nada absurdo
tem uma gambiarra pra captar ar frio como o respiro do c?rter melecava borboleta e eu me ench? de ficar limpando, soltei o respiro e deixei pendurado dentro do cofre.....
um dia, vendo aquela buraco tapado na mangueira, puxei um condu?te eletrico dele pra grade lá na frente...melhor pegar ar de fora do q ficar puxando aquela baforada quente do c?rter
montei um gr?fico de sonda por rpm (precisão de 500k) pra passar pro remapeador que ele usou como base pro acerto do ti, junto com os gr?ficos do dino....
pelo menos até 5k, a sonda deu umas leituras boas
o distribuidor está em 9o mesmo...em outra ocasi?o, coloquei em 16o e só prestava em baixa rpm..depois ficava ?spero como estava com o 2o chip que coloquei
experimentei 12o e novamente em alta não ficava legal
uns meses atrás, atropelei algumas válvulas por causa da polia que se soltou...trocadas as válvulas e feito o assentamento, medimos a compressão nos cilindros e estavam os 4 na casa dos 190...a maior variação foi menor q 5....medido pelo buraco da vela
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10,5:1 de taxa não exige velas mais frias do q as 7.
usa-se 8 e até 9 qdo se tem 15:1 pra cima e no alcool. fora isso é jogar dinheiro fora e ainda perder efici?ncia. e ainda por cima vai aumentar a carbonização.
e qto ao chipo quem fez?
o 111 ali no comando é o lobe.
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10,5:1 de taxa não exige velas mais frias do q as 7.
usa-se 8 e até 9 qdo se tem 15:1 pra cima e no alcool. fora isso é jogar dinheiro fora e ainda perder efici?ncia. e ainda por cima vai aumentar a carbonização.
e qto ao chipo quem fez?
o 111 ali no comando é o lobe.
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ka, falando nisso, como fica un carro tipo o meu e o teu q tem taxa baixa, porem quando o turbo entra a taxa dinamica fica alta, en baixa antes da turbina usando uma vale fria vai perder eficiencia? pois agora to usando vela grau 8
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ka, falando nisso, como fica un carro tipo o meu e o teu q tem taxa baixa, porem quando o turbo entra a taxa dinamica fica alta, en baixa antes da turbina usando uma vale fria vai perder eficiencia? pois agora to usando vela grau 8
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o meu tem taxa baixa mas a turbina acorda cedo. uso grau 9.
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não medá a taxa pra saber..mas o cabeçote teve 2 passes por empenamento e no paquémetro consegu? ver uma diferença de 0,6mm na altura pro cabeçote de uma paratoca 1.8 novinha
os bicos são originais iwp 044, já limpos, 1 deles gotejava ?s vezes
velas é original, ngk5 aberto pra 1mm, sem falhas em qualquer rpm (manual estipula de 0,9 a 1,1)
cara, experimenta baixar essa abertura de vela pré 0,8… colocando um comando mais bravo é capaz da centelha falhar, acho demais 1mm pré ignição original.
cara, arrisco em dizer pré deixar o ponto original e usar gasolina boa... só acertar a alimentação, talvez botar mais ponto de baixa (nada absurdo) e fazer alguns testes com um tico a mais de ponto em alto giro com carga total.
não tem muito segredo aí não, e inclusive com essa taxa, use vela original ou apenas 1 grau mais fria, não tem necessidade de botar vela bem fria aí não.
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o meu tem taxa baixa mas a turbina acorda cedo. uso grau 9.
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sim, isso eu sei, mais tipo, essa perda de eficiencia que vc falou pela vela fria, sória mais lá pelas rpm de potencia maxima e torque maximo? por que si for, esquece que ja sei que não tem nada a ver pois a essas rpm un turbo bem montado ja ta na presão maxima de trabalho, mais si for de baixas rpm ai fico encucado ainda.
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cara, experimenta baixar essa abertura de vela pré 0,8… colocando um comando mais bravo é capaz da centelha falhar, acho demais 1mm pré ignição original.
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???
comando mais bravo reduz a pressão nas c?maras e com isso da pra abrir ainda mais as velas.
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sim, isso eu sei, mais tipo, essa perda de eficiencia que vc falou pela vela fria, sória mais lá pelas rpm de potencia maxima e torque maximo? por que si for, esquece que ja sei que não tem nada a ver pois a essas rpm un turbo bem montado ja ta na presão maxima de trabalho, mais si for de baixas rpm ai fico encucado ainda.
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marcio, não complique, o carro dele é aspirado, outro esquema.
turbo, não tem como vc usar uma vela mais quente e outra mais fria ao mesmo tempo. vc escolhe: melhor eficiencia de queima na fase aspirada, ou então derreter as velas qdo o turbo estiver soprando.
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???
comando mais bravo reduz a pressão nas c?maras e com isso da pra abrir ainda mais as velas.
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achei demais a abertura que ele está usando pré ignição original
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marcio, não complique, o carro dele é aspirado, outro esquema.
turbo, não tem como vc usar uma vela mais quente e outra mais fria ao mesmo tempo. vc escolhe: melhor eficiencia de queima na fase aspirada, ou então derreter as velas qdo o turbo estiver soprando.
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não to complicando carol, apenas tirei uma duvida. pois como foi falado que vela fria demais en aspirado tira potencia, quis aclarar isso, nada de mais.
vlw.
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achei demais a abertura que ele está usando pré ignição original
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negativo, o manual indica até 1,1 de abertura. com comando mais alto e com menor pressão nas camaras da pra abrir mais ainda a folga. se tivesse muita taxa, ai sim talvez seria muita coisa pra ignição original.
claro, com uma bobina em bom estado, pq se tiver bixada ai não tem jeito, vai ter q ir fechando as velas cada vez mais.
não to complicando carol, apenas tirei uma duvida. pois como foi falado que vela fria demais en aspirado tira potencia, quis aclarar isso, nada de mais.
vlw.
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aspirado é muito diferente de turbo, marcio. ainda mais do jeito que fazemos, onde o turbo ja vem bem cedo.
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se estivesse alimentado corretamente vinha mais com certeza…talvez uns 116~118cv ... como parou de medir ainda na subida da curva não dá pra saber em qtos rpm seria a potência máxima...mas pela cara da curva (que as vezes num diz nada) vou chutar que subia mais uns 200~300rpm... se subir alimentando acho que até vem perto dos 120cv.
não sei se os bicos vão alimentar naum... 20% se fosse na mesma rpm que um original (perto dos 5.500) ainda teria tempo de injeção suficiente... mas virando 6.700 (na verdade precisaria virar mais pra pder usar o powerband adequadamente) não sei se consegue...só tentando...
o que pode fazer é usar um dosador de 4bar e refazer as curvas com carga baixa pra que o consumo seja adequado (não é dificil até porque a maior pressão ajuda a economizar tbm porque atomiza melhor mesmo com tempo de injeção mais baixo).
num vou perguntar quem remapeou porque eu acho anti-?tico...
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qto ?s velas, até o corte de giro eu tá tranquilo, elas nunca falharam…quanto a bobina ela tá ok...mas os batentes do distribuidor tavam com uma carinha feia e meio oxidados
vale a pena encarar uma ngk 6, 1 ponto mais fria?
combustável é algo que eu me considero tranquilo...quase sempre entra gasolina premiun neste carro..tá usando só podium desde que começou esta saga
não sei se os bicos vão alimentar naum… 20% se fosse na mesma rpm que um original (perto dos 5.500) ainda teria tempo de injeção suficiente...
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este é um medo q eu tive…ali?s..uma das razões pra não encarar alcool...pensando nos bicos como gargalo:
esses bicos são snme 27ml....tem uns modelos q não me recordo o código de 32ml....for o mesmo ohms dão jogo no lugar dos atuais?
já pensei num regulador de pressão de ap alcool no lugar do atual, mas fico com receio de que isto acabe por ferrar minha bomba de gasolina...teria algum problema com isso?
não vejo problemas em dizer quem remapeou...foi um conhecido que fez a maioria dos chips dos turbos lá do cpt....como já tinha visto e andando em um bom numero de carros que ele remapeou (todos turbo), ele sempre trabalhou com excesso pra se garantir...no meu caso ocorreu justamente o inverso
tirei o filtro de ar da caixa e acredito que ajudou a dar uma engordadinha
hoje eu não tive espaço pra acelerar, mas peguei uma av comprida aqui na mooca, são 1400m de reta indo pra v.prudente e fiquei segurando rpm em 2a marcha até o corte e depois mantive em 6k (cheia da caminh?o, não tinha como correr.. de painel minha 2a corta a 110-120 km/h)...e ainda passei um farol vermelho e quase porrei com um motoboy pra poder continuar segurando o maior tempo possível
a sonda se manteve sempre entre 870-920..mas em alguns momentos caia pra 680, ficava assim 1 ou 2 segundos e voltava aos 870-920
hoje não vou poder testar a noite..só amanhã é noite vou ter a oportunidade de testar na raia
meio que um desabafo:
no fundo eu estou torcendo pro seguro deste carro sair muito caro na renovação (novembro) pra q eu não consiga encarar...a? eu mando tudo pra pqp e monto um turbo mortadela
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e eu achando q o 111 era o levante
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e eu achando q o 111 era o levante
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não é impossivel que seja, mas normalmente os comandos são apresentados assim:
duração x duração ( tipo 280? x 290? no caso de um comando assim?trico ) + lobe (tipo 111?) + levante (tipo 11,0 mm).
se tiver alguma duvida, confirme com o fabricante do seu comando.
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não tá duvidando não ka, eu fiquei de kra pq tava literalmente trocando as bolas pensando q um era o outro
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opa tudo bem
sou de salvador-ba e sempre leio e acompanho de perto os comentarios do forum acho muito legal isso, coisa que nao acontece aqui em minha cidade e estou com uns problemas e duvidas comum a este topico, primeiro vou mostrar a configura?ao do meu motor:
- motor ap 1.8 com pistoes 81,5mm
2)cabeçote tucho mecanico valvulas 40x33mm e comando 53h do santana sport
3)turbina gt25 .53/.65 com 0,8kg de pressao
4)parte eletrica toda nova como cabos, tampa do distribuidor, rotor, velas b9es de moto, distribuidor travado em 24 inicial 21 final, bobina do mi.
5)carbura?ao 2e 22/26 com giclagem 150 1 estagio 170 2 estagio
6)digipulse pressure com um bico mono a alcool
hj comprei as primeiras partes da minha inje?ao eletronica, com o tbi, coletor, sensores e bicos
agora minha duvida eh, a his pra aspo funciona certinho nessa configura?ao do meu motor, ou tem algum problema
outra duvida como se faz a leitura no multimetro quando vou saber se estah pobre, ideal ou rico pois vou fazer a instala?ao dele amanha, minha sonda eh de 4 fios, como faão a instala?ao do mesmo
tou fazendo essas altera?oes pois o carro anda normal quando entra o segundo estagio dah um buraco enorme, agora ele tah bebendo muito na fase aspirada e eu estou achando que a digipulse desregulou sozinha e agora alem de estah dificil de ligar o carro sinto o carro afogado, pulsando o bico na fase aspirada e mesmo assim tah dando buraco, por isso vou instalar a inje?ao e preciso dessas informa?oes pois eu mesmo faão tudo no meu carro e quero deixa lo perfeito
desde agora agrade?o obrigado
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considere 840 o ponto ideal….abaixo pobre...acima rico
só q 800 não é algo q te traga problemas (pelo menos não no meu mancoso aspro)
turbo é sempre interessante trabalhar um pouco mais gordo pra se garantir.....uns 900-950 acho q é legal....
pra instalar, busca da sonda o fio de sinal e o de terra....(preto e o cinza das mte universais)....faz uma espocie de conector pra poder engatar as pontas do multimetro e divirta-se
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fui pra sjc asistir o carros da disney (show de bola)
fui de boa, tava com a dutra cheia, tive q prestar muita atenção e não olhava pro multimetro (estrada escura, multimetro sem iluminação)
saindo so cinema, puxei os fios do multimetro e deixei no console na frente do câmbio e pedá pra pri ir lendo como eu ficava na estrada…
do shopping, vc pega 1 única farol e já está na dutra...da? farol só na salim maluf chegando em casa
pois bem....por um tempo, enquanto andava dentro das av de sjc na faixa de 80-90 ..sonda blzinha...
caindo na dutra, po em baixo....e se manteve com sonda em 850-800 por um tempo....coisa de 1 min...
750-700 po embaixo depois de +/- 1 min..?s vezes soltando o po pra desacelerar por causa e um ou outro manco ..e voltando a tuchar o pe..
da? pra frente....sonda sempre entre 520-620...não subia de forma alguma.....
desacelerava...perdia giro...botava pra girar....depois de 3500 no way....570-580...620...não passou disso de forma alguma
por outro lado, o motor voltou a se soltar....crescendo de giro rapidinho e mesmo com a sonda com sinal baixo não chiava em crescer giro até uns 6200..da? pro corte ele chiava um pouco
com excessão das paradas nos ped?gios e 1 ou outro tosco atrapalhando a esquerda q eu dava um jeito de doutrinar, vim de po em baixo até em casa...mantendo tranquilo 180-190 de painel e sofrendo pra passar de 200 de painel mesmo nos trechos livres
parava de olhar a sonda....depois de um tempo pedia pra pri ler de novo e sempre na mesma 570...580...620....sem chance de dar mais q isso com po em baixo na estrada
katzu....na cidade vai q é uma blza....na estrada segurou valor de sonda legal por 1 minuto no máximo e depois caiu pra casa dos 620mv
na minha cabeça os bicos não aguentam mais alimentar o motor...já tinha ti maior q o original e em cima disso adiciounou 20% acima de 4k....sem chance
não me lembro quem disse isso e onde (acho q foi aqui no pp)..mas parece que removendo aquela chapinha dos bicos eu consigo aumentar a vazão deles?
isso é certo? em quanto eu poderia aumentar a vaz?o?
não rolando essa possibilidade....a idéia de colocar um suplementar nesta tralha é algo que valha a pena desenvolver?
ainda bem q não tem tinta verde em casa, senão pintava ele e jogava no mato
amanhã cedo vou ver se volto o chip original e testo nessas situações como ele se comporta
valeu pra todos...