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Pir?metro full temp by odg

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • D Offline
    D Offline
    DecioBenevides
    escreveu em última edição por
    #13

    creio q esse sistema deva ser mto bom pra kem usar 2 webbers tbem por exemplo, ja q elas permitem a regulagem individual de cada lado…

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    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #14

      creio q esse sistema deva ser mto bom pra kem usar 2 webbers tbem por exemplo, ja q elas permitem a regulagem individual de cada lado…

      [snapback]506549[/snapback]

      exato, como citei acima. tendo varias borboletas com acionamento simultaneo sim, ai é legal.

      1 Resposta Última resposta
      • Z Offline
        Z Offline
        Zippo
        escreveu em última edição por
        #15

        snme a ta respondeu um e-mail q mandei dizendo que tudo saia r$720 ou r$760, nao lembro agora.

        putz, no way…

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Ecureuil
          escreveu em última edição por
          #16

          discorda? então beleza, agora me diz o que adianta saber que um cilindro ta mais pobre que o outro ja que vc não tem com corrigir a mistura só dele ou nos cilindros das pontas com um carburador montado no meio do coletor…

          [snapback]506504[/snapback]

          equalizando o fluxo no coletor de admiss

          1 Resposta Última resposta
          • K Offline
            K Offline
            Kibi
            escreveu em última edição por
            #17

            equalizando o fluxo no coletor de admissão

            [snapback]506637[/snapback]

            ? isso ai. :p

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Pix
              escreveu em última edição por
              #18

              eu estava vendo aki a autometer anãou um piro/hall da linha cobalt, lindo pra variar, mas o preão us$ 380 :p

              [snapback]506494[/snapback]

              esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.

              e já vem com a sonda wideband.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #19

                snme a ta respondeu um e-mail q mandei dizendo que tudo saia r$720 ou r$760, nao lembro agora.

                putz, no way…

                [snapback]506593[/snapback]

                pesquisa o custo só do termopar. só do sensor. tem os dom?

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  equalizando o fluxo no coletor de admissão

                  [snapback]506637[/snapback]

                  colega, tem certeza que vc conhe?e sobre carburadores…o que é e como funciona?? :p

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lost
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    agora tem uma coisa hein, nao é nada facil colocar os 4 termopares no coletor de escape hein. a precisao do termopar aumenta quanto mais comprido for a vareta. pra colocar nos tubos antes deles se juntarem, a vareta do sensor vai ter que ser curta. se nao me engano, a resiluz fabrica sob encomenda o sensor do jeito que vc quiser. vai ter que usar o barato de rosquear pequeno, pq os tubos do coletor sao finos. tem que ver muito bem, fazer um negocio direito que vc consiga colocar no coletor sem bater ou entortar a vareta.

                    o mais dificil num pirometro é organizar os fios, nao ter emendas, chegar com os fios no circuito direitinho. qualquer cagadinha influencia na medicao. é usado um cabo especial que tem que ir direto até o equipamento que vai medir.

                    pesquisa o preco só do termopar zippo, to de colocar isso no gerenciador faz tempo, só nao procurei o sensor até hj.

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      mandei um email pra resiluz, vamo ve se respondem…

                      mas barato nao sai viu, só o ci pra trabalhar com o sensor, custa quase 50 reais... entao só isso ja sairia 200 reais... fora os sensores...

                      o ci que ja é calibradinho e tudo pra trabalhar com termopar é esse

                      http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf…ad/ad594aq.html

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        hernani.vila
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        tenho um exemplar do livro 4 stroke performance tuning , e ele menciona que a correção de mistura entre os cilindros de um carro carburado é possível de ser feita sim, atravṍs da parte do combustável que condensa e escorre para dentro dos cilindros pela parte de baixo dos dutos. nunca fiz isso, mas eis o que foi mencionado no livro:

                        nos cilindros com mistura mais rica, uma pequena barragem impedindo uma parte mínima desse fluxo de combutivel pela parte de baixo vai ajudar a diminuir a mistura, e nos cilindros com mistura mais pobre, um canal que colete uma parte desse combustivel do fundo do coletor e direcione para aquele duto ajudar? a aumentar a proporção da mistura.

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          nem tudo o que se imagina é possivel de ser posto em pratica e é capaz de funcionar.

                          esse esquema descrito foi o mais impraticável que ja tive not?cia até hoje.

                          a ideia é boa, desde que se tenha certeza de que existe de fato combustivel liquido/poulverizado e que seja suficiente pra suprir a falta de combustivel pulverizado em algum cilindro vizinho. isso são só hipoteses, teoria.

                          e mais: tem ainda que saber se esse combustivel que foi desviado não vai fzr falta e gerar mais problemas ainda.

                          agora imagina pegar um coletor de ap, feito em aluminio fundido, tudo apertado por dentro e por fora, e ainda fzr esse esquema.

                          sem chance.

                          equalizar fluxo de ar num coletor é facil e qualquer pessoa com mais de 1 neur?nio é capaz de fazer, agora, equalizar fluxo de combustivel pulverizado por um carburador, onde se depende do vêcuo criado pelo movimento descendente de cada pistão durante cada ciclo… me desculpe mas a vida não é tão simples como se imagina.

                          só acredito vendo isso funcionando e sendo medido numa bancada de fluxo com um 2e da vida montado em cima do coletor.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            marcioap
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            nem tudo o que se imagina é possivel de ser posto em pratica e é capaz de funcionar.

                            esse esquema descrito foi o mais impraticável que ja tive not?cia até hoje.

                            a ideia é boa, desde que se tenha certeza de que existe de fato combustivel liquido/poulverizado e que seja suficiente pra suprir a falta de combustivel pulverizado em algum cilindro vizinho. isso são só hipoteses, teoria.

                            e mais: tem ainda que saber se esse combustivel que foi desviado não vai fzr falta e gerar mais problemas ainda.

                            agora imagina pegar um coletor de ap, feito em aluminio fundido, tudo apertado por dentro e por fora, e ainda fzr esse esquema.

                            sem chance.

                            equalizar fluxo de ar num coletor é facil e qualquer pessoa com mais de 1 neur?nio é capaz de fazer, agora, equalizar fluxo de combustivel pulverizado por um carburador, onde se depende do vêcuo criado pelo movimento descendente de cada pistão durante cada ciclo… me desculpe mas a vida não é tão simples como se imagina.

                            só acredito vendo isso funcionando e sendo medido numa bancada de fluxo com um 2e da vida montado em cima do coletor.

                            [snapback]506783[/snapback]

                            mais ai fiquei intrigado com uma coisa, digamos q un determinado preparador ta acertando o motor dele, ai tira as velas e 1? cilindro ok, 2? ok 3? ok e o 4? a vela ta branca sendo q as outras estavan cor de tijolo.

                            o que o cara vai fazer? enriquecer a mistura no geral digamos assim e deixar os outros 3 cilindros que astavan bem alimentados gordo só pra alimentar bem aquele cilindro? ou isso não acontece. ah, considerante que a parte de ignição esteja 100% ok.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              mais ai fiquei intrigado com uma coisa, digamos q un determinado preparador ta acertando o motor dele, ai tira as velas e 1? cilindro ok, 2? ok 3? ok e o 4? a vela ta branca sendo q as outras estavan cor de tijolo.

                              o que o cara vai fazer? enriquecer a mistura no geral digamos assim e deixar os outros 3 cilindros que astavan bem alimentados gordo só pra alimentar bem aquele cilindro? ou isso não acontece. ah, considerante que a parte de ignição esteja 100% ok.

                              [snapback]506819[/snapback]

                              se for num motor mpfi o cara aumenta um pouco a vazão daquele bico e resolve o problema. ja num carburado (com carburador central como é mais comum, não estamos falando de 4 borboletas) o cara vai ter que enrriquecer o carburador pra conseguir alimentar mais aquele tal cilindro. ele vai perder rendimento global em troca de melhorar a mistura naquele cilindro.

                              isso é muito comum em motor de opala 6 cilindros. os cilindros do meio recebem bem mais combustivel do que os dois da ponta.

                              e no opala tem espaço pra fzr aquele coletor que bolei aqui, aquele te tinha te falado antes.

                              esse problema nunca mais iria existir se usar meu coletor :p

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                Anderson Torres
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                nem tudo o que se imagina é possivel de ser posto em pratica e é capaz de funcionar.

                                esse esquema descrito foi o mais impraticável que ja tive not?cia até hoje.

                                a ideia é boa, desde que se tenha certeza de que existe de fato combustivel liquido/poulverizado e que seja suficiente pra suprir a falta de combustivel pulverizado em algum cilindro vizinho. isso são só hipoteses, teoria.

                                e mais: tem ainda que saber se esse combustivel que foi desviado não vai fzr falta e gerar mais problemas ainda.

                                agora imagina pegar um coletor de ap, feito em aluminio fundido, tudo apertado por dentro e por fora, e ainda fzr esse esquema.

                                sem chance.

                                equalizar fluxo de ar num coletor é facil e qualquer pessoa com mais de 1 neur?nio é capaz de fazer, agora, equalizar fluxo de combustivel pulverizado por um carburador, onde se depende do vêcuo criado pelo movimento descendente de cada pistão durante cada ciclo… me desculpe mas a vida não é tão simples como se imagina.

                                só acredito vendo isso funcionando e sendo medido numa bancada de fluxo com um 2e da vida montado em cima do coletor.

                                [snapback]506783[/snapback]

                                eu tive um coletor de ap adaptado para weber, que veio ferrado e sempre derretia o pistão numero 1. foi foda, eu sempre olhando o pirometro, sonda e tal… ai na hora de puxar para valer a merda do pistão derretia tão rapido que nem dava tempo de tirar as velas para olhar. andando numa boa não se notava, mas ai as velas tambem não deduravam o defeito. na epoca fui ate burro, pq analizei o coletor e não imaginei que pudesse ser problema dele, já que era ate bem acabadinho e muito igual a outro que eu já tinha tido.

                                bom... com isso, quero dizer que acho possivel sim um ajuste de direcionamento de combustivel dentro da admissão. claro q entendo que em uma admissão original de 2 e 3+e fica meio complicado e é ate desnecessario, mas numa admissão como era essa minha (com flange soldada), vale a pena o esfor?o, já que o acesso é bem mais simples.

                                outra coisa, tem gente que corta aqueles pininhos (q ajudam a emulsificar o combustivel e que fica naquela peça que vai no fundo da admissão) e depois nota que a mistura dos cilindros numero 1 e 4 ficam pobres ou seja, isso ai já da mais uma possibilidade para acerto.

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Lucas Schneider
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  eu tive um coletor de ap adaptado para weber, que veio ferrado e sempre derretia o pistão numero 1.  foi foda, eu sempre olhando o pirometro, sonda e tal…  ai na hora de puxar para valer a merda do pistão derretia tão rapido que nem dava tempo de tirar as velas para olhar.  andando numa boa não se notava, mas ai as velas tambem não deduravam o defeito.  na epoca fui ate burro, pq analizei o coletor e não imaginei que pudesse ser problema dele, já que era ate bem acabadinho e muito igual a outro que eu já tinha tido.

                                  bom... com isso, quero dizer que acho possivel sim um ajuste de direcionamento de combustivel dentro da admissão. claro q entendo que em uma admissão original de 2 e 3+e fica meio complicado e é ate desnecessario, mas numa admissão como era essa minha (com flange soldada), vale a pena o esfor?o, já que o acesso é bem mais simples.

                                  outra coisa, tem gente que corta aqueles pininhos (q ajudam a emulsificar o combustivel e que fica naquela peça que vai no fundo da admissão) e depois nota que a mistura dos cilindros  numero 1 e 4 ficam pobres   ou seja, isso ai já da mais uma possibilidade para acerto.

                                  [snapback]506875[/snapback]

                                  sempre me questionei com esses lance dos pininhos….tem realemnte algum ganho tirando eles???

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    Anderson Torres
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.

                                    e já vem com a sonda wideband.

                                    [snapback]506681[/snapback]

                                    bom, o assunto era pirometro, mas já que mudou para hallmeter banda larga (q da o fator lambda), recomendo o da aem, que custa 270 dolares e já vem com sonda.


                                    agora vai uma pergunta:

                                    se vcs tiverem pirometro e tambem tiverem uma aparelhagem com sonda wb, como fariam para acertar o motor?

                                    pq imagino que se vc tiver uma leitura de pirometro, então é pq a mistura esta sempre legal não ?? nesse caso a sonda wide entraria somente como um acerto mais fino para poder deixar a mistura ideial (no fio da navalha) ??? o meu medo seria acertar o carro com sonda wide e ver o pirometro marcando temps muito altas, oq nem acho dificil de acontecer, já que a maioria dos usuarios de turbo, andam com o carro mais gordo que o teoricamente necessario para não ter dores de cabeça.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #30

                                      eu tive um coletor de ap adaptado para weber, que veio ferrado e sempre derretia o pistão numero 1.  foi foda, eu sempre olhando o pirometro, sonda e tal…  ai na hora de puxar para valer a merda do pistão derretia tão rapido que nem dava tempo de tirar as velas para olhar.  andando numa boa não se notava, mas ai as velas tambem não deduravam o defeito.  na epoca fui ate burro, pq analizei o coletor e não imaginei que pudesse ser problema dele, já que era ate bem acabadinho e muito igual a outro que eu já tinha tido.

                                      bom... com isso, quero dizer que acho possivel sim um ajuste de direcionamento de combustivel dentro da admissão. claro q entendo que em uma admissão original de 2 e 3+e fica meio complicado e é ate desnecessario, mas numa admissão como era essa minha (com flange soldada), vale a pena o esfor?o, já que o acesso é bem mais simples.

                                      outra coisa, tem gente que corta aqueles pininhos (q ajudam a emulsificar o combustivel e que fica naquela peça que vai no fundo da admissão) e depois nota que a mistura dos cilindros  numero 1 e 4 ficam pobres   ou seja, isso ai já da mais uma possibilidade para acerto.

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                                      vc teve um coletor que veio com defeito. não da pra pensar num defeito numa peça pra depois tirar esse defeito e estar achando que fez uma melhoria no coletor.

                                      não confundam as coisas.

                                      quanto aos pininhos, nenhum dos carros que tive com motor ap tinha esses pininhos e nem por isso os cilindros das pontas tinham velas mais claras. e não andavam com carburação gorda não, andavam sempre afiados.

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                                        escreveu em última edição por
                                        #31

                                        sempre me questionei com esses lance dos pininhos….tem realemnte algum ganho tirando eles???

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                                        não sei,

                                        tem gente que fala que deixando sem os pininhos o fluxo melhora… tem gente q é contra eu só sei é que já vi que se deixar sem aquilo, realmente o 1 e o 4 ficam com mistura mais pobre. em todo caso, meu preparador que tem grande experiencia com carburadores de pista, corta e angula aqueles pinhos de forma a diminuir o tamanho deles pela metade. adianta? sei lá... mas nunca me deu dor de cabeça.

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                                          #32

                                          não sei,

                                          tem gente que fala que deixando sem os pininhos o fluxo melhora…  tem gente q é contra   eu só sei é que já vi que se deixar sem aquilo, realmente o 1 e o 4 ficam com mistura mais pobre. em todo caso, meu preparador que tem grande experiencia com carburadores de pista, corta e angula aqueles pinhos de forma a diminuir o tamanho deles pela metade.  adianta?  sei lá...  mas nunca me deu dor de cabeça.

                                          [snapback]506883[/snapback]

                                          claro que aumenta, anderson. não me diz que vcs fazem polimentos em tudo o que é canto pro ar passar mais lisamente , e deixam aquele trambolho (os pinos) no meio do caminho?

                                          emba?ado…

                                          e se vc viu carro com cilindros das pontas com mistura pobre é pq tava faltando comida pra esse motor render...ja tava abaixo do que é um motor afiado, tava pobre mesmo.

                                          1 Resposta Última resposta

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