Pir?metro full temp by odg
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não sei,
tem gente que fala que deixando sem os pininhos o fluxo melhora… tem gente q é contra eu só sei é que já vi que se deixar sem aquilo, realmente o 1 e o 4 ficam com mistura mais pobre. em todo caso, meu preparador que tem grande experiencia com carburadores de pista, corta e angula aqueles pinhos de forma a diminuir o tamanho deles pela metade. adianta? sei lá... mas nunca me deu dor de cabeça.
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claro que aumenta, anderson. não me diz que vcs fazem polimentos em tudo o que é canto pro ar passar mais lisamente , e deixam aquele trambolho (os pinos) no meio do caminho?
emba?ado…
e se vc viu carro com cilindros das pontas com mistura pobre é pq tava faltando comida pra esse motor render...ja tava abaixo do que é um motor afiado, tava pobre mesmo.
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vc teve um coletor que veio com defeito. não da pra pensar num defeito numa peça pra depois tirar esse defeito e estar achando que fez uma melhoria no coletor.
não confundam as coisas.
vc é que esta confundido. quem falou em em corrigir o coletor defeituoso?
eu só estava dizendo que em virtude da constatação desse problema, pude notar que sim, existe meios para modificar o caminho da mistura dentro da amissão, podentro direcionar mais ou menos para determinado cilindro. como fazer eu não sei, tenho ideias mas nunca fiz para saber se vai dar certo. de qualquer forma, afirmar que não é possivel é ate brincadeira nesse meio né?
quanto aos pininhos, nenhum dos carros que tive com motor ap tinha esses pininhos e nem por isso os cilindros das pontas tinham velas mais claras. e não andavam com carburação gorda não, andavam sempre afiados.
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conheão muita gente que anda sem os pininhos e não se queixa. só escrevi oq constatei em alguns carros.
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se for num motor mpfi o cara aumenta um pouco a vazão daquele bico e resolve o problema. ja num carburado (com carburador central como é mais comum, não estamos falando de 4 borboletas) o cara vai ter que enrriquecer o carburador pra conseguir alimentar mais aquele tal cilindro. ele vai perder rendimento global em troca de melhorar a mistura naquele cilindro.
isso é muito comum em motor de opala 6 cilindros. os cilindros do meio recebem bem mais combustivel do que os dois da ponta.
e no opala tem espaço pra fzr aquele coletor que bolei aqui, aquele te tinha te falado antes.
esse problema nunca mais iria existir se usar meu coletor
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mais teu coletor é pra mistura ou pra ar??? pois pelo que entendi tem diferença né, si for un coletor pra ar pouco importaria ja que quem define a quantidade de mistura é o bico lá perto do cabeçote, agora si for coletor pra mistura, a coisa muda n
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claro que aumenta, anderson. não me diz que vcs fazem polimentos em tudo o que é canto pro ar passar mais lisamente , e deixam aquele trambolho (os pinos) no meio do caminho?
emba?ado…
eu nem gosto de polir dutos de admissão. alargar sim, mas depois basta brunir, não gosto de pulir, acho que isso atrapalha bastante na emulsificação do combustivel (principalmente os mais frios). mas esse é meu gosto pessoal.
e se vc viu carro com cilindros das pontas com mistura pobre é pq tava faltando comida pra esse motor render…ja tava abaixo do que é um motor afiado, tava pobre mesmo.
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não faltava comida coisa nenhuma e era motores aspirados fortes, oq não sei se era o seu caso, já que com turbo pelo fato da mistura ter necessariamente que ser mais gorda, o problema pode nem aparecer.
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e esse maldito assunto dos pininhos na admissão é um po no saco mesmo hahahaha… a weiand fabrica alguns coletores de admissão para v8 que tem os malditos pinhos (assim como o original, que alem dos pinos tambem tem uma colmeia fundida ao fundo) e outros que não tem os pininhos já vi em diferentes aplicações tanto com quanto sem os malditos pinos o meu edelbrok não tem pino algum
malditos pinos
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vc é que esta confundido. quem falou em em corrigir o coletor defeituoso?
eu só estava dizendo que em virtude da constatação desse problema, pude notar que sim, existe meios para modificar o caminho da mistura dentro da amissão, podentro direcionar mais ou menos para determinado cilindro. como fazer eu não sei, tenho ideias mas nunca fiz para saber se vai dar certo. de qualquer forma, afirmar que não é possivel é ate brincadeira nesse meio né?
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vc confundiu sim, pegou um coletor defeituoso como exemplo, que apos ser consertado passou a funcionar como um coletor normal.
? o mesmo que pegar um coletor, tapar a entrada de um dos cilindros. ai depois vc manda esse coletor pra alguem equalizar e o cara tira o tampão daquele cilindro e te diz que agora o coletor esta equalizado.
ele não foi equalizado e sim apenas consertado.
obvio que facilmente da pra vc estragar o fluxo do coletor, basta por um tampão num dos dutos.
agora, deixar os 4 iguais, me diz como, quem fez e me mostre o resultado na bancada de fluxo.
ah claro, num coletor original de fabrica de um ap mi.
ja disse isso nesse tópico e vou dizer denovo mas com outras palavras: sonhar é facil, quero ver é tornar viável.
se tem uma coisa que não faão em se tratando de preparação, é bricadeiras não falo/escrevo nada me baseando em achismos ou imaginação. fico na realidade do que sei que da pra ser feito.
quando alguem me provar que da pra fzr, ai a conversa muda. fora isso é pura ilusão.
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vc confundiu sim, pegou um coletor defeituoso como exemplo, que apos ser consertado passou a funcionar como um coletor normal.
? o mesmo que pegar um coletor, tapar a entrada de um dos cilindros. ai depois vc manda esse coletor pra alguem equalizar e o cara tira o tampão daquele cilindro e te diz que agora o coletor esta equalizado.
ele não foi equalizado e sim apenas consertado.
obvio que facilmente da pra vc estragar o fluxo do coletor, basta por um tampão num dos dutos.
agora, deixar os 4 iguais, me diz como, quem fez e me mostre o resultado na bancada de fluxo.
ah claro, num coletor original de fabrica de um ap mi.
ja disse isso nesse tópico e vou dizer denovo mas com outras palavras: sonhar é facil, quero ver é tornar viável.
se tem uma coisa que não faão em se tratando de preparação, é bricadeiras não falo/escrevo nada me baseando em achismos ou imaginação. fico na realidade do que sei que da pra ser feito.
quando alguem me provar que da pra fzr, ai a conversa muda. fora isso é pura ilusão.
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procura lá em cima onde eu escrevi que a admissão foi reparada ou consertada? eu ate cheguei a escrever que tirei e analizei a admissão, mas como não notei nada, não atribu? o problema a ela. ou seja, não tinha tampões e nenhuma grosseria que pudesse realmente estar causando essa deficiencia de fluxo para um dos cilindros, e baseado nisso é que afirmo que pode sim ser feito um trabalho (q na minha admissão doi acidental) para equilização da mistura dentro da admissão. como faz eu realmente não sei e nem estou aqui para aconcelhar ninguem a tentar fazer, só estou batendo na tecla que que é possivel, ao contrario de vc que diz que é impossivel sem nem mesmo ter visto alguma assim.
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não faltava comida coisa nenhuma e era motores aspirados fortes, oq não sei se era o seu caso, já que com turbo pelo fato da mistura ter necessariamente que ser mais gorda, o problema pode nem aparecer.
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aspirados rendendo o que tem que render frente ao equipamento que se tem, desde 1.6 com mini progressivo, até 1.8 todo feito e com weber.
e em turbo se usa mistura mais gorda e isso encobre o problema?? desde quando??
turbo não trabalha mais gordo, o aumento de combustivel na mistura é feito pq tem um compressor mandando mais ar pra dentro. só o que se faz é re-equilibrar a mistura. e isso não é deixar gordo .
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procura lá em cima onde eu escrevi que a admissão foi reparada ou consertada? eu ate cheguei a escrever que tirei e analizei a admissão, mas como não notei nada, não atribu? o problema a ela. ou seja, não tinha tampões e nenhuma grosseria que pudesse realmente estar causando essa deficiencia de fluxo para um dos cilindros, e baseado nisso é que afirmo que pode sim ser feito um trabalho (q na minha admissão doi acidental) para equilização da mistura dentro da admissão. como faz eu realmente não sei e nem estou aqui para aconcelhar ninguem a tentar fazer, só estou batendo na tecla que que é possivel, ao contrario de vc que diz que é impossivel sem nem mesmo ter visto alguma assim.
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enquanto ng fzr o que citei ja duas vzs ai em cima, não passa de ilusão isso que pode ser equalizado.
ja disse: piorar é facil o exemplo do tamão foi hipot?tico vc consegue facilmente estragar, quero ver é equalizar.
comigo é assim, só falo o que eu provo, e não o que eu sonho.
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aspirados rendendo o que tem que render frente ao equipamento que se tem, desde 1.6 com mini progressivo, até 1.8 todo feito e com weber.
como eu disse, muita gente usa assim e não reclama ou nota qualquer problema, relatei só oq vi em alguns carros, incluindo o meu.
e em turbo se usa mistura mais gorda e isso encobre o problema?? desde quando??
não afirmei que encobre, nem nunca usei esse esquema (sem os pinos) com turbo, só disse pq imaginei q seus motores na epoca fossem turbo, como não eram, vira-se a pagina
turbo não trabalha mais gordo, o aumento de combustivel na mistura é feito pq tem um compressor mandando mais ar pra dentro. só o que se faz é re-equilibrar a mistura. e isso não é deixar gordo .
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sim, me expressei mal seria com dizer que um opala 6 bocas trabalha mais gordo que um gol hehehe…
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enquanto ng fzr o que citei ja duas vzs ai em cima, não passa de ilusão isso que pode ser equalizado.
ja disse: piorar é facil o exemplo do tamão foi hipot?tico vc consegue facilmente estragar, quero ver é equalizar.
comigo é assim, só falo o que eu provo, e não o que eu sonho.
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piorar é facil mesmo, mas mesmo q seja mais dificil, com boa contade e inteligencia se melhora tanta coisa…
e quando a falar somente o provado, tudo bem mas não vejo problemas em debater possiveis soluções, ate pq sem a ideia se chega ao mão na massa nunca né? o bom é sempre que os users deixem claro oq é fato comprovado e oq é especulação.
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não afirmei que encobre
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vc disse: ? que com turbo pelo fato da mistura ter necessariamente que ser mais gorda, o problema pode nem aparecer.
da na mesma do que encobrir, mascarar, ja q o problema (pelo q vc disse) pode não aparecer.
sim, me expressei mal seria com dizer que um opala 6 bocas trabalha mais gordo que um gol hehehe…
[snapback]506904[/snapback]
por falar em opala 6 cilindros, ta ai motor ao qual seu coletor nasceu morto, aquilo é uma bomba sem igual. os dois cilindros do centro recebem bem mais combustivel que os das pontas.
entende agora sobre coletor com defeito e coletor normal ?
o com defeito poderia ser esse de opala 6c, ja o normal seria o de ap.
não é o de ap q é bom, e sim o de opala q é péssimo. o mesmo caso com seu coletor de weber, que tinha algum defeito.
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piorar é facil mesmo, mas mesmo q seja mais dificil, com boa contade e inteligencia se melhora tanta coisa…
e quando a falar somente o provado, tudo bem mas não vejo problemas em debater possiveis soluções, ate pq sem a ideia se chega ao mão na massa nunca né? o bom é sempre que os users deixem claro oq é fato comprovado e oq é especulação.
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sim, desde que se diga como que tal coisa possa ser possivel, blz, ai é um debate produtivo.
agora, apenas dizer que acha que da pq tudo da não leva a nada concreto, infelizmente só gera pol?micas.
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eu nem gosto de polir dutos de admissão. alargar sim, mas depois basta brunir, não gosto de pulir, acho que isso atrapalha bastante na emulsificação do combustivel (principalmente os mais frios). mas esse é meu gosto pessoal.
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bom, queria ver mais em relção ao quanto que melhora polindo e brunindo, tipo testar em banca e talz…
pq tem todo aquele lance das zonas de turbilhonamento superficial e talz, tipo aqueles das bolas de golf e talz....
queria ter uma banca de fluxo pra testar todos esses lances ai hehehe
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sim, desde que se diga como que tal coisa possa ser possivel, blz, ai é um debate produtivo.
minha dica para o problema da mistura (que vi em um livro bem conceituado de preparação de motores) foi dada, está na pogina anterior desse post
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hernani, falar algo tipo: coloca kryptonita no tanque do carro e ai ele vai andar mais não nos ajuda, a não ser que vc tb diga a formula da kryptonita + como fazer + mostre o antes e o depois do uso dela.
o que vc disse na outra pagina tem lágica, mas isso não significa que é possivel ser feito em qualquer modelo de coletor.
obs: ainda tenho dúvidas (? um direito meu por mais conceituado que seja o livro) se esse esquema é ou não 100%, ja que a mistura (e não só o ar) vai ser desviado pra outro cilindro.
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esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.
e já vem com a sonda wideband.
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esse mesmo, ele é wideband, e já vem completinho mesmo o outro q vc flaou é apenas hallmeter, custa 70 oletas rsrs. no site da autometer dizem q terá novidades em breve, veremos né.
entao ai q tá, essa sonda wideband q vem nesse da autometer, eu usaria ela no lugar da minha lambda atual? ou usaria as 2? mas ai daria diferença de leitura, tipo, a original pra ie e a wideband pro aparelho.
bem, ele é lindo mesmo, mas é muita grana num simples manometro.
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voltando ao tópico, acho que um pir?metro de termopares m?ltiplos de boa qualidade é útil sim, não só pra ver diferença de mistura, se houver (tem bico arrombado que dá 50% de diferença, tenho aqui te mostro na m?quina de teste, e são novos haha)…
se você por outro lado tem a mistura e admissão comprovadamente equilibradas, temperaturas diferentes em um ou mais cilindros podem indicar diversos problemas como de ignição, ou de vedação seja em anéis, válvulas, juntas, naquele cilindro... aí é só sair fu?ando, um testezinho com um centelhador, um de compressão, outro de vedação, e assim vai até achar o probleminha antes que vire uma desgra?a...
eu acho muito útil em motor preparado com muita potência específica ... pena que custa um bom dinheiro e a realidade sempre faz o dinheiro ir embora com outras coisas que são necessárias pra montar um motorz?o...
se fosse um mundo perfeito com or?amento ilimitado, eu teria pir?metros m?ltiplos (tudo autometer cobalt ou carbon heheheh) em todos os motores fortes que eu monto...
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esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.
e já vem com a sonda wideband.
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com esse dinheiro eu compraria uma innovate sem nem pensar 2 vezes…..
e no opala tem espaço pra fzr aquele coletor que bolei aqui, aquele te tinha te falado antes.
esse problema nunca mais iria existir se usar meu coletor
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que coletor é esse, ka ? ?
quanto aos pininhos, nenhum dos carros que tive com motor ap tinha esses pininhos e nem por isso os cilindros das pontas tinham velas mais claras. e não andavam com carburação gorda não, andavam sempre afiados.
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nos seus testes os pininhos atrapalharam, ka ? ? eu gosto tanto deles…....
veja bem: num carro turbo, a turbina vai aquecendo aquela região de baixo da admissão e os pinos ajudam a levar esse calor pra dentro do coletor.....ajudando a melhor emulsificação da mistura (alcool) e consequentemente uma melhor alimentação do motor. esse é meu ponto de vista.
agora falando sobre testes práticos:
tive uma paratizinha 1.6+2e+49g+kit b?sico.
a admissão era originalzinha e nunca vê um carro carburado com velas tão bonitas.
no gol de arrancada, era um turbo-b, usamos uma admissão reaberta e sem os pinos. o carro dava engasgos quando frio e as velas nunca ficavam equalizadas.
sei que podem questionar a qualidade do serviço, mas eu não gostei...
depois troquei essa admissão por uma nova reaberta e qualizada em banco de fluxo, com uma turbo flange e os tais pininhos, só que incurtados em - 1cm.
sentá uma melhora enorme em toda a faixa de utilização do carro....até seus 8.500 rpm........ penso eu que, devido ao alongamento do coletor e melhora da emulsificação da mistura desde a marcha lenta ate final de giro.
ta? meus 2?
minha dica para o problema da mistura (que vi em um livro bem conceituado de preparação de motores) foi dada, está na pogina anterior desse post
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como podemos conseguir esse livro???
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que coletor é esse, ka ? ?
nos seus testes os pininhos atrapalharam, ka ? ? eu gosto tanto deles…....
veja bem: num carro turbo, a turbina vai aquecendo aquela região de baixo da admissão e os pinos ajudam a levar esse calor pra dentro do coletor.....ajudando a melhor emulsificação da mistura (alcool) e consequentemente uma melhor alimentação do motor. esse é meu ponto de vista.
agora falando sobre testes práticos:
tive uma paratizinha 1.6+2e+49g+kit b?sico.
a admissão era originalzinha e nunca vê um carro carburado com velas tão bonitas.
no gol de arrancada, era um turbo-b, usamos uma admissão reaberta e sem os pinos. o carro dava engasgos quando frio e as velas nunca ficavam equalizadas.
sei que podem questionar a qualidade do serviço, mas eu não gostei...
depois troquei essa admissão por uma nova reaberta e qualizada em banco de fluxo, com uma turbo flange e os tais pininhos, só que incurtados em - 1cm.
sentá uma melhora enorme em toda a faixa de utilização do carro....até seus 8.500 rpm........ penso eu que, devido ao alongamento do coletor e melhora da emulsificação da mistura desde a marcha lenta ate final de giro.
ta? meus 2?
como podemos conseguir esse livro???
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? um coletor que tenho em mente. se um dia conseguir $ pra passar a saveiro pra ie ai faão esse coletor.
thiago, tive um monte de carros antes da saveiro, todos eram aspirados e todos sem os pininhos.
qto a seu carro ter ficado engasgando e ter tido problemas com as velas, lamento dizer mas isso é falta de acerto de quem fez teu motor.
o que ser turbo-flange ? tem fotos?
o livro eu tb queria saber qual ?, ver fotos do esquema e tal. quero ver como o livro ensina a abrir (e fechar varias vzs até conseguir o resultado esperado) um coletor de admissão na horizontal de forma a ter acesso aos 4 dutos e poder trabalhar, queria ver nesse livro como ele ensina a enxergar atraves do coletor pra saber que em tal lugar de tal duto tem a sobra de combustivel, queria ver como o livro ensina a saber onde colocar o desvio, queria saber como o livro ensina a separar ar e combustivel de forma a mandar só combustivel pro outro cilindro, e mais algumas duvidas que tenho sobre esse assunto…