Informações sobre sevel…
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cheguei tarde demais
temos um conhecido transplantando um sevel 1.6 t pra um palio fiasa…vai brincar com uma kkk24 e vem com um joguinho de iapel
deu? um trabalho na fixação do motor , nada q umas longarinas adaptadas não tenham dado conta....o motor fica meio deitado e vc pode no caso uno ter um trabalhinho se usar um carburador maior com a possibilidade de encostar no capo....
num 147 q vimos aqui com sevel 1.6 t, teve que baixar a sustentação do motor pra não raspar no capo...ainda teve uns retalhos master na caixa de roda pra encaixar o blocoentre elas e a polia não raspar..
esse 147 roda aqui pela mooca...
o bloco é bem semelhante nas dimensões externas com o ap...o cabeçote usa 38x33?
aumentar cilindrada de fiasa pra 1.7 com pistão de ap 81mm eu acho meio doideira.....pelo q a gente mediu ia ficar com 2mm de parede entre os cilindros....muito pouco pra um carro q seja pra usar na rua ...sei lá..eu não encarava
uno tem um monobloco que aguenta bem torção...mas não foi feito pra segurar sem barra de amarração as ratoeiras de 300cvs q alguns querem montar por aí
uma info q a gente especulou uma vez seria os vira dos lada laika 1.6 (ou era 1.5)?? dentro do bloco dos step a a6v (internamente beem semelhante com o sevel) , mas aí precisaria rever a questão de pino de pistão e mesmo altura do pistão...
daria um sevel? 1,75
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pra sevel 1.6 virar 1.8 é so usar o vira e as bielas do siena/palio 1.6 16v step b ( aquele que tem o coletor de admissao de plastico)…
ah, o motor do uno turbo 1.4 nao é sevel, e sim lancia
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@cyberfast:
sevel 1500 rola aki sim, era argentino tb, é raro, mas existe sim.
o motor 1400 do uno turbo não era sevel, quem me disse isso uma vez foi o fiasa power…
aumentar a cilindrada do fiasa 1300 até é possível, mas só é vantajoso se for pra aumentar o tamanho dos pistões.
o grande problema é que vc afina as paredes dos cilindros..... aí num sei como fica a resist?ncia pra turbinar.
se vc quer fazer curvas, deixe a trekker de lado, pega um uno msm.
penso eu que um uno, com motor 1300cc, com injeção multiponto turbinado deve ser diversão garantida. muitas peças e sensores vc poderia usar dos uno/palio 996cc e 1500cc, vc teria um carro bom, diferente e exclusivo.
até me dá calafrios pensar num uninho assim.
[]s [/quote]
a ideia não é de um super uno, é mais um carrinho esperto que seja agil e ao mesmo tempo rapido, com motor beirando os 150cv (mais tarde de repente penso em mais, mas por enquanto é isso), mas que eu não tenha que ficar o tempo todo mexendo por causa de quebras e por incrivel que pareça, esta todo mundo partindo pra turbo, mais eu venho dirigindo carro aspros a um tempo, já andei em carros turbo, é um coice violento e gostoso, mais escutar o motor girar ate 8, 9, 10mil rpm com o escape rosnando no teu ouvido é uma sensação alucinante e um pouco de nostalgia, pois se via muito carro aspro e hoje parece que estão todos querendo soprar. ahhhh e pra turbinar um carro (ainda terei um) penso num escort ap 1.8,mais isso pra um futuro, por enquanto quero um carro aspro com peso bem leve.
@quarteto:
os 2 motores tem altas peças intercambi?veis….inclusive o q muda de 1 pro outro é apenas di?metro...o curso de ambos é igual até nos décimos de mil?metro....
os 2 motores… é fiasa e sevel é então daria pra fazer um fiasa girador tambem com a mesma facilidade dos sevel é seria ate melhor pra mim, porque ai não teria o trabalho de ter que procurar um sevel pra transplantar no cofre de um fiasa, so procuraria uma uno 1.3, 1.5 ou 1.6 (r ou não)
@tiagones:
ae top, pra te animar um pouco, h? pouco tempo eu estive na argentina visitando a fábrica da iasa pistões..
tenho uns amigos de uma oficina de lá tám um 147 com motor fiasa 1300cc aberto pra 1800 cc (pistões 88mm, parece que tem bastante parede ainda no bloco, eu tirei fotos veja no blog)…
o carrinho anda aspro na gasolina com 2 w 48, e vira 11.002 nos 402 m o nome da oficina é 007r...
olhe as fotos aqui: http://tsjorges.fotoblog.uol.com.br/
deve ficar show algo parecido num uninho pelado hein
caraca sobrou aquilo tudo de parede do 1300 ??? onde conseguiria esses pistões sem ser forjado ??? sera que de tempra ou de brava 1.8 servem ??? e o vira ??? é diferente esses que estão usando ??? de que carro é ??? tem que mudar mais alguma coisa ??? vira, pino de pistão, biela… ???
@amarchetti:
cheguei tarde demais
temos um conhecido transplantando um sevel 1.6 t pra um palio fiasa…vai brincar com uma kkk24 e vem com um joguinho de iapel
deu um trabalho na fixação do motor , nada q umas longarinas adaptadas não tenham dado conta....o motor fica meio deitado e vc pode no caso uno ter um trabalhinho se usar um carburador maior com a possibilidade de encostar no capo....
num 147 q vimos aqui com sevel 1.6 t, teve que baixar a sustentação do motor pra não raspar no capo...ainda teve uns retalhos master na caixa de roda pra encaixar o blocoentre elas e a polia não raspar..
esse 147 roda aqui pela mooca...
o bloco é bem semelhante nas dimensões externas com o ap...o cabeçote usa 38x33
aumentar cilindrada de fiasa pra 1.7 com pistão de ap 81mm eu acho meio doideira.....pelo q a gente mediu ia ficar com 2mm de parede entre os cilindros....muito pouco pra um carro q seja pra usar na rua ...sei lá..eu não encarava
uno tem um monobloco que aguenta bem torção...mas não foi feito pra segurar sem barra de amarração as ratoeiras de 300cvs q alguns querem montar por aí
uma info q a gente especulou uma vez seria os vira dos lada laika 1.6 (ou era 1.5)?? dentro do bloco dos step a a6v (internamente beem semelhante com o sevel) , mas aí precisaria rever a questão de pino de pistão e mesmo altura do pistão...
daria um sevel 1,75
quanto a questão de colocar o motor, sera que se eu pegar uma uno com motor fiasa e quiser colocar um sevel, mesmo aspro, vou ter esse trabalho que você diz ??? porque se tiver, dai vou procurar uno com motor sevel logo, ou então, se for facil fazer fiasa girar, so vou ter o trabalho de procurar uno com motores 1.3 a 1.6.
se for aumentar a cilindrada do fiasa, talvez não aumente muito se ver que vai dar problema entre as paredes do cilindro, dai aumento ou pra 1500 ou pra 1600 no maximo, se não der pra mais, tento tirar potencia de outro lugar.
sobre a torção do carro, to pensando em usar rodas 14 e a altura deve ficar entre 1 dedo a 2 entre lata e pneu e a potencia é aquela que eu falei, algo em torno dos 150cv, mesmo assim, quero colocar barras anti-torção, sera que qualquer um da pra fazer isso ??? tipo, conheão um cara que solda bem (solda eletrica) e ele tambem é torneiro, daria pra fazer, mais não sei se precisa de gabarito milimetrico pra fazer, se não der pra fazer, onde consigo comprar essas barras ??? sera que são caras ???
e por ultimo, não queria intercambiar peças de outros carros, ainda mais se for dar trabalho, tipo, nesse caso do vira, vai dar trabalho pra achar e depois pra fazer as devidas adaptações, andei pensando e tendo algumas duvidas quanto aos motores de tempra, tipo e brava e de alguns palio 1.6 16v, desses sim, se der pra usar peças ate é beleza, fica tudo dentro de casa e os que ficarem plug and play melhor, que ai não me preocupo com adaptações. a ideia é ter um motor fiasa ou sevel com cilindrada maior possivel sem comprometer a durabilidade do motor e as peças usadas tem que ser plug and play entre motores fiat.
[duka 16v t]pra sevel 1.6 virar 1.8 é so usar o vira e as bielas do siena/palio 1.6 16v step b ( aquele que tem o coletor de admissao de plastico)…
que parada é essa de step a e step b ????
as bielas do 1.6 16v são menores que dos 1.6 8v ??? pensei que fossem iguais….
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ahhhhh esqueci de perguntar mais algumas coisas, me tiraram as duvidas quanto a diferença entre sevel e fiasa dentro do carro, mas e fora ??? porque to pensando em comprar o motor em ferro velho (legalizado) e como saberei, com o motor fora, qual a frente e a trazeira ???
e tambem, conseguindo um motor fiasa ou sevel, posso usar o cabeçote de tempra ou de marea 2.0 ou de algum fiat de maior cilindrada ???
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ahhhhh esqueci de perguntar mais algumas coisas, me tiraram as duvidas quanto a diferença entre sevel e fiasa dentro do carro, mas e fora ??? porque to pensando em comprar o motor em ferro velho (legalizado) e como saberei, com o motor fora, qual a frente e a trazeira ???
e tambem, conseguindo um motor fiasa ou sevel, posso usar o cabeçote de tempra ou de marea 2.0 ou de algum fiat de maior cilindrada ???
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cara, marea 2.0 é 5 cilindros…......
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pelo mesmo raciocinio do lado dos coletores, mas agora, olhando a partir da frente do motor(polias, correias, etc) sevel é do lado esquerdo e fiasa do lado direito…
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desculpe mauricio, mais deve ser o cansa?o… to meio burro hoje, da pra explicar melhor, não entendi
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bom é assim…
os primeiros palio 1.6 16v (ate 2001 eu acho) tinham o motor chamado de step a possuiam curso de 67,4 e diametro de 86,4.... um motor de pouco torque em baixa.... vendo isso, a fiat lancou um novo motor baseado no sevel que tinha 75,3 de curso e 81mm de diamoetro, o que aumentou consideravelmente o torque em baixa... esse novo motor é identico ao step a a unica diferenca é o coletor de admisso que é de plastico
acho que vc deveria procurar por um uno com motor sevel direto... pois da um trampo pra adaptar... e o mais barato seria colocar o vira e as bielas do step b pra transormar o conjunto em 1.8.. sem mexer em diametro dos pistoes e com pecas originais da marca...
pro meu uno, eu comprei um motor sevel 1.6 de tipo em desmanche.. paguei 1200 motor+cabecote com nota
ai vc coloca pistoes de alcool (12,4 de taxa) e mais uma taxadinha no cabecote fica
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pera? amigo … mesmo que encaixe a caixa é para motor longitudinal e com tração traseira , esque?a essa ideia .
fiasa até 1300 tem vocação pra ser tão ou até mais girador que sevel nos casos do 1050 e 1000 . a melhor relação custo/benefício na minha opinião seria o fiasa 1.3 turbo + intercooler . não se tem o trabalho da adaptação do motor e terá certamente um rendimento interessante .
step a e step b são da fam?lia de motores conhecida como torque . são o mesmo motor , mas no step b a fiat diminuiu o diametro e aumentou o curso para manter os mesmo 1600 cm3 e tentar dar uma característica de mais torque ao motor , provavelmente devido a chiadeira do consumidor brasileiro ... mas continuou a ser um motor sub-quadrado .
e me desculpem se alguma vez eu falei que o motor do uno turbo não é um sevel . é um motor da mesma fam?lia , tanto na versão italiana 1.3 , quanto na versão 1.4 que veio pra c? . alias , essa motorização sevel 1.4 equipava tempra e tipos de modelos b?sicos na it?lia .
abraços ...
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ah . no sevel , a sa?da de admissão sempre está voltada para tr?s do motor (o que na minha opinião é um ponto negativo) . já no fiasa , sempre está voltada para frente …
... ideal para um par de solex deitadas com cornetas respirando o ar vindo diretamente da grade ...
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fiasa, queria um motor girador, eu to meio doido, mas não to pensando num carro pra alucinar, quero um carro que faça mais barulho que ande claro que quero um carro rapido, mais se eu conseguir chegar nuns 150cv ta muito bom não to pensando em carro turbo, ate porque minha ideia de carro turbo seria um escort (so não saberia se partiria pra um cht ou um ap e sou fanatico pelo cht) amo esse carro, tive dois e fico triste de pensar que a ford tirou esse carro de linha.
o caso da uno é porque quero sentir de novo o que é ter um carro aspro, meu primeiro escort era aspro e girava bem (não lembro quanto, mais era carro pra esticar 1? e o adversario já estar quase espetando a 3?) agora o peugeot que gosta de girar, ?um motor otimo pra fazer aspro, senti isso nesse tempo que fiquei com ele, mas ele se foi provavelmente no futuro pego outro, mais por hora quero pegar um carrinho mais antigo e deixar ele bem legal
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bom amigo , nesse caso recomendo a você que encontre um uno 1.5r em bom estado e seja feliz . veja bem , uno 1.5r se ficar difácil de achar , aí parta para um 1.6r …
dá para fazer um aspro de primeira linha , claro que sem se importar com gastos . apesar de , ter mais idade e contar com menos recursos que um ap ou zetec , que tem opções de cabeçotes multivalvulas com cross flow e talz . sabendo mexer , tendo correria e não se importando com gastos , é um sório candidato a bater no teto das 10.000 rpm , numa preparação aspro refinada .
de fiats 8 válvulas pequenos , é a melhor opção que existe .
abraços .
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pow, top, o 206 foi-se?
que pena, cara.
fiasa power, com um fiasinha 1300cc e um bom carburador (de repente até 2), balanceamento din?mico e um comando sob medida já não é o suficiente pra encarar uns 8000rpm? se não for, um 1050cc dá conta?
queria saber… tenho umas idéias malignas aqui.
[]s
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ah . no sevel , a sa?da de admissão sempre está voltada para tr?s do motor (o que na minha opinião é um ponto negativo) . já no fiasa , sempre está voltada para frente …
... ideal para um par de solex deitadas com cornetas respirando o ar vindo diretamente da grade ...
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vicente orige style…...........
pow, top, o 206 foi-se?
que pena, cara.
fiasa power, com um fiasinha 1300cc e um bom carburador (de repente até 2), balanceamento din?mico e um comando sob medida já não é o suficiente pra encarar uns 8000rpm? se não for, um 1050cc dá conta?
queria saber… tenho umas idéias malignas aqui.
[]s
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8.000 rpm não faz nem c?cegas nesse motor….........hehehehee............
abraços.
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pow, top, o 206 foi-se?
que pena, cara.
fiasa power, com um fiasinha 1300cc e um bom carburador (de repente até 2), balanceamento din?mico e um comando sob medida já não é o suficiente pra encarar uns 8000rpm? se não for, um 1050cc dá conta?
queria saber… tenho umas idéias malignas aqui.
[]s
[snapback]511098[/snapback]
encara com absoluta tranquilidade . e tranquilidade com as molas originais .