Turbo a gasolina
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na aut power 56 tem um cara q fez um teste confrontando gasolina x alcool x gnv no motor turbo.
foi o seguinte ( na ordem de maior pra menor ):
potencia: alc, gnv, gas
tork: alc, gnv, gas
consumo alc, gas ( mto menor ), gnv ( bem menos ainda )
temp. escape: gas, gnv, alc
torque: alc, gnv, gas
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bixo… falai aew o carro ideal que vc ker...
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ah.. 6.5 km/l de alcool eh consumo alto ai na sua cidade?
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na estrada esta 6,5km/l andando a 100 km/h
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na estrada esta 6,5km/l andando a 100 km/h
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emagrecer o burra e por bico(s) extras esta fora de cojitação?
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cara, pensa comigo aqui. hehe
consumo na estrada de digamos 12km/l tirando os 45% que o motor a alcool pede a mais fican 6.6km/l ou seja, si teu carro ta fazendo 6km/l dá uma leve emagrecidinha, não sei si tu ja usa econostato, caso não, comece a usar.
mais uma coisa é fato que carro a alcool sempre vai gastar mais que un a gasolina, e é na casa de 35 a 45%
meu carro no alcool depois de uns ajuster e tal, usando amplificador de ignição e tal, consegui fazer 7.8km/l indo pra cascavel andando dentro da lei.
porem na cidade não tem jeito, é de 3 a 4km/l
agora, turbo na gasolina é algo que eu mesmo pretendo experimentar, só que antes de começar vou baixar a taxa pra 8.5 ou menos.
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cara, pensa comigo aqui. hehe
consumo na estrada de digamos 12km/l tirando os 45% que o motor a alcool pede a mais fican 6.6km/l ou seja, si teu carro ta fazendo 6km/l dá uma leve emagrecidinha, não sei si tu ja usa econostato, caso não, comece a usar.
mais uma coisa é fato que carro a alcool sempre vai gastar mais que un a gasolina, e é na casa de 35 a 45%
meu carro no alcool depois de uns ajuster e tal, usando amplificador de ignição e tal, consegui fazer 7.8km/l indo pra cascavel andando dentro da lei.
porem na cidade não tem jeito, é de 3 a 4km/l
agora, turbo na gasolina é algo que eu mesmo pretendo experimentar, só que antes de começar vou baixar a taxa pra 8.5 ou menos.
[snapback]509353[/snapback]
motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%
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motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%
[snapback]509476[/snapback]
soma o gasto em combusitvel pra ligar,mais o tempo pra aquecer, ?ia que chega nesses 45%…hauhauhauahuahauhauha
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motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%
[snapback]509476[/snapback]
eu to falando de valores reais considerando o nosso alcool como ele é e não como deveria ser. ah e tamben me refiro a motores turbo, não vai comparar un gasolina original com un alcool original onde tamben a diferença é maior que 30% ficando dos 35 aos 45%
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não vejo o pq da diferença em ser turbo ou não, na fase aspirada depois de acertado o ponto certinho é capaz de ficar mais economico que o normal, considerando mesmo combustivel.
e do mesmo jeito que o alcool num eh nenhuma maravilha, a gasolina tb naum, entaum fica elas por elas.
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não vejo o pq da diferença em ser turbo ou não, na fase aspirada depois de acertado o ponto certinho é capaz de ficar mais economico que o normal, considerando mesmo combustivel.
e do mesmo jeito que o alcool num eh nenhuma maravilha, a gasolina tb naum, entaum fica elas por elas.
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cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.
pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.
eu fiz e não deu.
agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.
ah, e carro turbo ao meu ver consome un pouco mais que aspirado, por que a turbina ta sempre soprando e mandando mais ar pra dentro do motor. agora, si o motorista souber aproveitar isso, consegue usar o carro gastando menos que antes.
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soma o gasto em combusitvel pra ligar,mais o tempo pra aquecer, ?ia que chega nesses 45%…hauhauhauahuahauhauha
[snapback]509482[/snapback]
fora o aborrecimento de esperar esquentar, andar com o carro cheio de buracos qdo tá frio.
sobre o consumo eu penso assim: poderia abaixar esse consumo colocando um 2ezinho a alcool original ( com afogador e td ) pq o 3e nao tem geito, tem que alimentar forte o primeiro estagio nao por dar falta, isso seria o de menos facilmente resolvivel nos econostatos mas pq o 2? estagio é mto grande o venturi e se tiver a mistura no pelo qdo ele abre, dá um abismo de carburação. tipo mas ainda pelo q vejo por ai, mesmo com 2e nenhum turbo a alcool tem consumo bom… pq sera, pcausa da taxa? o tal do arzinho deveria ajudar diminuir o consumo, nao aumentar mais ainda.
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pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.
eu fiz e não deu.
agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.
[snapback]509505[/snapback]
como vc fez pra medir essa abertura do bico/vazão em 30%???
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so nao confundam consumo de carro a alcool com taca de 8 e taca de 12…
12 é muito mais economico...
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cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.
pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.
eu fiz e não deu.
agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.
ah, e carro turbo ao meu ver consome un pouco mais que aspirado, por que a turbina ta sempre soprando e mandando mais ar pra dentro do motor. agora, si o motorista souber aproveitar isso, consegue usar o carro gastando menos que antes.
[snapback]509505[/snapback]
não to falando em teoria e sim em prática, não é pq no seu motor os 30% não alimentaram que em todos os outros vai ser assim tb. já 2 motores identicos com consumo bem diferentes andando na boa…
se o seu carro só conseguiu andar alimentando a fase aspirada com 45% a mais eu fico até triste pq um carro injetado fazer menos de 6km/l sem entrar a turbina é desanimador.
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como vc fez pra medir essa abertura do bico/vazão em 30%???
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primeiro medi a vazão do bico original, depois com a mesma regulagen na maquina medi o outro, com isso deu pra ver a diferença en ml e buscar a % de diferença.
se tiver com taxa pra alcool é diferente.
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sim carol, mais até carro a alcool original de fabrica, tem bico maior e a pulsação é diferente. tudo pra mandar mais combustivel.
inclusive tava olhando agora mesmo uma tabela de bicos que tenho aqui, e o ipw43 do santana 1.8 quando na gasolina tem 28ml e no alcool tem 40ml de injeção maxima, ou seja 45% a mais. claro que ai entra tento de pulsação, mais a maioria dos carros usa cuase 100% do bico no fim de giro.
não to falando em teoria e sim em prática, não é pq no seu motor os 30% não alimentaram que em todos os outros vai ser assim tb. já 2 motores identicos com consumo bem diferentes andando na boa…
se o seu carro só conseguiu andar alimentando a fase aspirada com 45% a mais eu fico até triste pq um carro injetado fazer menos de 6km/l sem entrar a turbina é desanimador.
[snapback]509559[/snapback]
colega, não te esquece que apenas tamo discutindo un assunto, nada pessoal ein.
seguinte, não é que meu motor pediu os 45% e sim varios outros que mechi por aqui. e de muitos amigos e conhecidos que fizerom da mesma maneira que eu pra converter pra alcool, colocando bicos maiores e avan?ando o ponto. e todos precisarom de 35% a 45% a mais de combustivel para que o motor responda normalmente.
não vamos comparar agora por ej un 1.8 mi gasolina com un 1.8 mi alcool original, por que ai entra o tema que a ka falou de taxa né.
eu e o dono do post tamo mechendo com carro original a gasolina convertido pra alcool onde a taxa é baixa devido ao turbo.
vamos usar un ej pra coisa ficar mais simples. o carro que sitei pra ka, santana 1.8 a alcool, como ja falei, a tabela que tenho pode não estar 100% correta, mais é confiavel por min e tamben tem outros exemplos onde o bico do mesmo carro com diferende apenas de combustivel o do alcool é maior na proporção de 35 a 45%, como ja falei, entra ai o tema da pulsação que a central manda, mais nem uma fabrica coloca bicos maiores deixando sobra, a maioria dos carro que vejo e mexo usan cuase ou até 100% de pulsação dos bicos perto do corte de giro, e tem casos que até antes o bico ja ta 100%.
e tem casos onde colocando 30% a mais como vc falou o carro vai tranquilo, mais pra min isso nunca aconteceu. eu mesmo gostaria que meu carro com 30% a mais en relação aos originais rendese normal e não quebrase por falta.
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l? na am?rica (usa) só se turbina a gasolina.
até mesmo por q lá não tem alcool em bombas nas ruas.
só querosene, diesel e gasosa, sendo essa última 88, 91 ou 93oct.
até 1.3 bar, a turma nem mexe na taxa nem nada.
acima disso, em civics, por exemplo, destaxa-se pra uns 8,5:1 a 9:1 e manda pressão até no máximo 2bar. acima disso, por lá, nas ruas é rarissimooooooo.
isso bem acertado, tudo nos conformes, nunca vê quebrar nada e como ja disse … todo mundo lá é 100% na gasosa (nas ruas, lágico). nem preciso dizer se os carros por lá andam bem.
uma diferença que vejo é que por lá ... quase todo mundo (eu diria 98%) dos turbos de rua tem intercooler. é como se fosse parte de kit b?sico.
eu mesmo, tá pensando em turbinar o goleta aqui nesses dias e como tá na gasosa e já tenho intercooler ... vai ser coisa + ou - assim:
1.8 mi gasolina, rodando no alcool
taxa original
intercooler
1 bico extra
pressão 0.9~1 bar
deve dar uns 190~200 cvs ou tá doido?
o consumo, não creio que vê mudar muito do original da parte aspro não.
hj, faz 10 na cidade na gasosa ... no alcool, espero uns 7 a 8. sem pisar, e sem pressão .... na m?nha, claro.
ou estou sonhando e pirei de vez?
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realmente nda pessoal.
então agora vc esta dizendo de 35% a 45%, viu como varia.
um carro que fazia 12km/l de gasolina, a 35% a mais representa um consumo de 7,8km/l, a 45% é de 6,6km/l, pra mim é muita diferença se forem motores identicos…