Ajuda: projeto sttd-b - 3e de opala
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olha parte de afinação de carburadores seu nao manjo mto…
mas tenho um 3e de opala no meu 1.9 e meu preparador disse que prefere o de santana pois é mais facil de acertar e vem mais potencia...
enfim...
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só faltou a carol agora para escrever: troque de preparador
rsrsrs…
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?… eu procurei ser sutil na minha resposta.
mas é bem isso mesmo.
hehehehe
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o carro do irmao do dono da motorfort eh um ap 2.0l forjado com 3e de santana e 1 bomba de gti… veio 378cv na roda no amyr (dinojet) razoável eu acho neh
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segundo ele, no 3e do santana a velocidade do fluxo é maior, priorizando potencia em alta…
o de opala tem mais fluxo mas menos velocidade...
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veja a cilindrada do opala: 4100 cc
veja o enchimento de um 1.8 com 1,5 bar: 4500 cc
falar q em baixa enquanto o motor tá por si só o 3e de santana dá mais torque por emulsionar melhor até concordaria. mas em alta?
ps: to penando pra conseguir abaixar a mistura do meu 3e em baixa carga. começei a briga de novo só que com primeiro estagio todo aberto e pressurizada a tampa do carbura ( chegando 0,2 0,3 bar no coletor ) to com 0 de sonda. e o carro vai, parece nem sentir isso . foda q como vou saber o q se passa pelas velas, segurar um tempão em meio po?
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por falar nisso alguem já tentou retrabalhar as canetas de marcha lenta dos 2e/3e ( acredito que no 3e seja mais visivel o resultado do retrabalho pelo mesmo ter venturi maior e depender mais da lenta no incio da progressão ).
gostaria de saber como a relação ar/combustivel é alterada ao longo do incio da aceleração.
ah, tb não sei se vcs já repararam, tem canetas que tem a furação em diferentes niveis assim como as canetas principais, tem algumas que são fechadas por dentro, soltam o alcool no po e a ar no topo, tem algumas que são vazadas e soltam ar e alcool td junto. acredito que dá pra ganhar alguma coisa ali…
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o carro do irmao do dono da motorfort eh um ap 2.0l forjado com 3e de santana e 1 bomba de gti… veio 378cv na roda no amyr (dinojet) razoável eu acho neh
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mas eu não disse que não vem força com o de santana, disse?
disse que o de santana é mais fácil de se mecher, porém vc pode tirar mais com o de opala.
cada um tem a sua preferencia, a minha é essa.
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eu vi seu carro na ultima arrancada em floripa, estavamos gol com um gol bola turbo b/a 168..
obs alguem apaga meu ultimo post
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eh esse o carro?
http://www.autodynamics.com.br/2006catarin…imagens/014.jpg
se for eh tora mesmo pedreira parabens ai nessa foto ta encostando com o nosso st injetado
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ah na proxima pinta la nos nosso box pra toma umasssssss e bate um papo qualquer coisa me adiciona ai no msn [email protected] senao vamo muda o assunto do topico
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veja a cilindrada do opala: 4100 cc
veja o enchimento de um 1.8 com 1,5 bar: 4500 cc
falar q em baixa enquanto o motor tá por si só o 3e de santana dá mais torque por emulsionar melhor até concordaria. mas em alta?
ps: to penando pra conseguir abaixar a mistura do meu 3e em baixa carga. começei a briga de novo só que com primeiro estagio todo aberto e pressurizada a tampa do carbura ( chegando 0,2 0,3 bar no coletor ) to com 0 de sonda. e o carro vai, parece nem sentir isso . foda q como vou saber o q se passa pelas velas, segurar um tempão em meio po?
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o meu ta com booster acertado pra 1,5 e ele vem liso, só quando o boster tá off que ele dá umas engasgadas por excesso em baixa, mas em alta limpa…
meu ex carro era 1.6 com 2e e eu achava ela mais progressiva... a 3e é bem mais agressiva....
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o meu ta com booster acertado pra 1,5 e ele vem liso, só quando o boster tá off que ele dá umas engasgadas por excesso em baixa, mas em alta limpa…
meu ex carro era 1.6 com 2e e eu achava ela mais progressiva... a 3e é bem mais agressiva....
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ta faltando ajuste fino no seu carburador.
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o carro do irmao do dono da motorfort eh um ap 2.0l forjado com 3e de santana e 1 bomba de gti… veio 378cv na roda no amyr (dinojet) razoável eu acho neh
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e vc acha meeesmo q esse de santana q ele usa ta originalzinho? pode crer q ta mais violento q um de 3e original de opala, q é o modelo galerinha daqui ta se referindo.
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ah na proxima pinta la nos nosso box pra toma umasssssss e bate um papo qualquer coisa me adiciona ai no msn [email protected] senao vamo muda o assunto do topico
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ja add
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entao, acho que elas já são bem ricas… tem pouca entrada de ar e vc observando elas dentro do poão de emulsão, por baixo do carbura sobra um bom espaço pra ser preenchido por alcool dentro do po?o. e elas só tem furos nos pos, que tb dá mais uma engordadinha na mistura. não tem aquele anelzinho no po tb, obrigando o combustivel passar por dentro dela dificultando o fluxo. eu uso estas e o carro não tem buraco nenhum, nem metendo o po embaixo a 2500 rpm. não fosse pelo consumo, essa minha 3e tava perfeita.
qta as canetinhas de lenta, já usei 160/62 ( de 2e alc ) nesse carbura... ficou péssimo. ai tentei a de santana ( 160/80 ) ... essa é a que uso. tb testei a 135/72... putz essa é gorda hem, ate sem injeção de rapida nao dava buraco depois de quente o motor ( costumo pra ver como esta o acerto desligar ou aumentar a injeção de rápida, com a mão mesmo enquanto acelero o carro com a outra e ver como late o motor ). capaz q vc obtenha bons resultados com essa 135/72.
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pois é f?bio…......conheão essas canetas, inclusive já comprei algumas do giba. pergunto é vc quanto a retrabalhar elas.....pq quando fiz isso, afinei tanto que elas quebraram................
a? depois não mexi mais..............hehehehee.....
quanto é caneta de lenta, vou tentar usar essa 135/72 pra ver se ela ajuda a alimentar em alta pelas progressões........pq tá pretendendo aumentar o 1? estágio e consequentemente os furos das progressões.
ah......lembrando que é um carro de arrancada onde tá buscando a melhor alimentação em alta possivel........mesmo que sacrifique um pouco a lenta e aprogressividade do 3e....
olha em curitiba sofri muito secando a cuba, troquei a bomba (spa) e fizemos uma cuba extra externa, analisa bem a tua cuba que vai saber onde fazer gastei 80 reais pra fazer e cabe 87ml. o problema foi vedar em floripa nao rendia nao rendia qdo fui ver cuspia metanol pelo carbura.. passei uma colinha fico bala entrei nos treino de sabado veio tempo depois comeão a chuve =( , agora o carro nao tem chao com 1,6kg de pressao… o chumbo ja esta numa fundição...e a traseira sendo travada hehehehe fotinho do meu brinquedo um dia eu sei que vai so brasileiro e nao desisto nunca
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pois é, boost….......naquela foto que eu postei os caras aumentaram a cuba pelos dois locais que eu marquei em vermelho. perde progressividade mas não esvazia em alta.......que é o que interessa pra nés, né....hehehee.....
e boa sorte com o passatão
? esse calão mesmo, mas não tão grande como esse da foto. então agora inventaram outra função ali praquele espaço, devem ter cavado (afff) o carburador e aberto uma janela ali praquela area.
pra nés, que fazemos carros pra rua puxando tudo de onde da, qdo é carburador catracado tem q usar o calão na bomba de rapida, senão fica dando burado.
até em weber40 tem esse esquema. não sei até onde vc conhe?e sobre carburadores a ponto de conhe?er sobre esses ajustes. a weber fornece dois tipos de diafragma, um com mais curso do que o outro justamente pra se ajustar mais do que a propria ragulagem da haste da bomba de aceleração rapida permite.
qto aos econostatos, faz como te falei. ali não tem misterio e nem o que complicar, o sistema é muito simples bastando sensibilidade e capacidade pra fzr o ajuste deles. se vc não conseguir, manda o carburador pra fzr um pré-ajuste na rr.
certo, achei q o curso era de preparação. isso q vc fez foi tipo um dos módulos intermedi?rios do senai. pra quem não conhece sobre mecânica é de muita utilidade um curso desses.[snapback]509685[/snapback]
olha ka…......esse negócio de aumentar cuba por dentro não é de agora não ..............tudo bem que tem as desvantagens que já citamos, mas como acho que vc ainda não percebeu, esse carro é de pista categoria sttd-b
quanto aos buras catracados, já fizemos uns por aqui e nem precisou mecher na injeção rápida.........só aumentamos caneta de lenta e os furos das progressões.
quanto aos meus conhecimentos sobre carburadores, até agora foram suficientes pra não precisar mandar pra ninguém fazer pré-ajustes pra mim........
sobre os econostatos, o que eu queria que me dissessem era algo do tipo: eu uso 1 de 100 no primeiro estágio que entra a 4500 rpm e depois mais 2 de 120, sendo 1 em cada estádio que entram de 5500rpm pra cima e etc,etc,etc.....
capitou ? ?
ps: sua ultima frase me ofendeu. e sentá um certo desmerecimento com o curso do tiago jorje também..........sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas pelo que já conversamos + alguns campeonatos de arrancada conquistados por mim e pela minha equipe dá pra ver que não se trata de quen não conhece mecânica
e vc acha meeesmo q esse de santana q ele usa ta originalzinho? pode crer q ta mais violento q um de 3e original de opala, q é o modelo galerinha daqui ta se referindo.
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ka….......estamos falando aqui é justamente como fazer pro 3e citado deixar de ser originalzinho ...........carro de pista..................sacou ? ?
abraão tia.
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olha ka…......esse negócio de aumentar cuba por dentro não é de agora não ..............tudo bem que tem as desvantagens que já citamos, mas como acho que vc ainda não percebeu, esse carro é de pista categoria sttd-b
quanto aos buras catracados, já fizemos uns por aqui e nem precisou mecher na injeção rápida.........só aumentamos caneta de lenta e os furos das progressões.
quanto aos meus conhecimentos sobre carburadores, até agora foram suficientes pra não precisar mandar pra ninguém fazer pré-ajustes pra mim........
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uai, pelo que vc ta dizendo, vc manja tudo do assunto, e quem manja tudo não faz certas perguntas como as suas, pelo contrario, vc deveria vir aqui pra ensinar e não pra perguntar.
sobre os econostatos, o que eu queria que me dissessem era algo do tipo: eu uso 1 de 100 no primeiro estágio que entra a 4500 rpm e depois mais 2 de 120, sendo 1 em cada estádio que entram de 5500rpm pra cima e etc,etc,etc…..
capitou ? ?
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desculpe, o q eu vou escrever pode ser algo pequeno demais para seus conhecimentos, então vou lhe poupar o trabalho de ler.
ps: sua ultima frase me ofendeu. e sentá um certo desmerecimento com o curso do tiago jorje também….......sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas pelo que já conversamos + alguns campeonatos de arrancada conquistados por mim e pela minha equipe dá pra ver que não se trata de quen não conhece mecânica
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fiz varios cursos no senai, e pelo q vc descreveu sobre o curso q vc fez, é basicamente o mesmo contexto dos módulos intermedi?rios. não tem desmerecimento algum nisso, vc (q não nasceu sabendo) fez um curso basico pra só depois futuramente passar pra um de preparação na hw, como vc mesmo escreveu.
ka….......estamos falando aqui é justamente como fazer pro 3e citado deixar de ser originalzinho ...........carro de pista..................sacou ? ?
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escrevi aquilo citando a resposta de outra pessoa, sobre outra coisa.
e pelo q vc me disse, sobre q não precisa mecher aqui ou ali, sobre isso ou aquilo pra vcs dai não é de agora , então vc sabe como fzr um carburador campeão de etapa de camp. brasileiro.
quem sabe vc não encontre o sr. aluisio (vc pelo jeito o conhe?e pessoalmente, é amigo intimo dele, sai pra tomar umas juntos e tal), da algumas aulas pra ele e ensina alguns macetes