N?is denovo
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vc quer moleza? ta achando q é só montar um motor fortão (como sendo o unico forte ali…), chegar e logo de cara virar temporal??
num dino de bancada vc descobre as curvas do motor, faz o cambio, e na pista faz algum ajuste necessário, ja q vai ter q brigar contra o vento e contra o atrito do solo. fatalmente o rendimento fica aquem do previsto qdo poe o carro na pista caso não se deixe uma sobra de potencia no projeto.
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pois é…
isso é feito em qualquer categoria de corrida de autom?veis, não só arrancada...
tursimo é desse jeito tb...monta o motor, coloca ele no dinam?metro de bancada, faz o melhor acerto...da? vai pra pista pra fazer o ajuste fino...? necessário fazer as correções de mistura e ponto pq a umidade e temperatura do ar varia, o tra?ado varia, a aerodin?mica do carro varia, etc.
? claro q o setup inicial é feito com os gr?ficos de potência e torque do motor na mão, mas isso é insuficiente para se ter o melhor setup final....e isso pode ser a diferença entre o primeiro e o último numa corrida...
e não necessariamente o ideal é se trocar de marcha pra cair no pico de torque do carro...se cair numa rotação mais alta vc tem menos torque, mas como vai ter mais rpm, terá tb mais potência...e é medida q o carro ganha velocidade, mais potência vc precisa pra vencer a resist?ncia do ar...
em arrancada acertar um câmbio é mais tranquilo...aqui no brasil pelo q vejo o usual são 3 diast?ncias: 201m, 300m, 402m...cada uma dessas situações pede um setup de câmbio diferente, mas depois de acertado, só se mexe se houver uma alteração muito grande no motor ao pondo daquele câmbio se tornaqr inadequado...e isso tb depende muito de quem está guiando...o piloto tem que se sentir confortável com aquelas relações, senão o trem não anda pra frente...
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acho que vc ainda não conhe?e a relação da transmissão do seu carro, sendo assim vou te mostrar ela e tb ja calculada.
cambio de gti 16v (sigla cnx) @ 7000 rpm:
1? 35 / 10 3,500 = 55,96
2? 36 / 17 2,118 = 92,83
3? 40 / 28 1,429 = 137,94
4? 35 / 34 1,029 = 195,88
5? 31 / 37 0,838 = 236,00
dif 35 / 09 3,889
ja com o pv ficaria assim:
cambio de gti 16v (como eu tinha dito) é mais curto que um px, e mais longo que um pv.
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essa relação da quinta tá errada. a relação correta é 0,89.
a medidas de velocidade que obtive em milhas foram essas, é só converter para km/h:
para gti 16v com pneus 205/50/15
speed 6000 6250 6500 6750 7000 7100 7250 7500 rev drop on shift
1st 29.2 30.4 31.6 32.8 34 34.5 35.2 36.5 2879
2nd 48.4 50.4 52.4 54.4 56.4 57.2 58.5 60.5 2371
3rd 71.9 74.9 77.9 80.9 83.9 85.1 86.9 89.8 2042
4th 100.1 104.2 108.4 112.6 116.7 118.4 120.9 125.1 924
5th 114.7 119.5 124.2 129 133.8 135.7 138.6 143.4
para gti/gts cambio pv com pneus 185/60/14
speed 6000 6250 6500 6750 7000 7100 7250 7500 rev drop on shift
1st 27.5 28.6 29.7 30.9 32 32.5 33.2 34.3 2714
2nd 48.8 50.9 52.9 54.9 57 57.8 59 61 2077
3rd 73.4 76.5 79.5 82.6 85.7 86.9 88.7 91.8 1538
4th 97.7 101.7 105.8 109.9 113.9 115.6 118 122.1 1087
5th 118.4 123.3 128.3 133.2 138.1 140.1 143.1 148
o site que usei foi: http://www.race-technology.com/webpage2/ot…alculation.html
muito interessante por sinal.
já tive gts por 5 anos e o gti 16v já estou com ele h? quase 2 anos, posso assegurar que a quinta é mais curta e em hipotese alguma se consegue 236 km/h reais a 7000 rpm. essa velocidade se consegue a 7500 rpm. considero essa relação a melhor que já experimentei em carros levemente aspirados, agora não se se para turbo seria tão boa, depende muito do projeto.
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essa relação da quinta tá errada. a relação correta é 0,89.
a medidas de velocidade que obtive em milhas foram essas, é só converter para km/h:
para gti 16v com pneus 205/50/15
speed 6000 6250 6500 6750 7000 7100 7250 7500 rev drop on shift
1st 29.2 30.4 31.6 32.8 34 34.5 35.2 36.5 2879
2nd 48.4 50.4 52.4 54.4 56.4 57.2 58.5 60.5 2371
3rd 71.9 74.9 77.9 80.9 83.9 85.1 86.9 89.8 2042
4th 100.1 104.2 108.4 112.6 116.7 118.4 120.9 125.1 924
5th 114.7 119.5 124.2 129 133.8 135.7 138.6 143.4
para gti/gts cambio pv com pneus 185/60/14
speed 6000 6250 6500 6750 7000 7100 7250 7500 rev drop on shift
1st 27.5 28.6 29.7 30.9 32 32.5 33.2 34.3 2714
2nd 48.8 50.9 52.9 54.9 57 57.8 59 61 2077
3rd 73.4 76.5 79.5 82.6 85.7 86.9 88.7 91.8 1538
4th 97.7 101.7 105.8 109.9 113.9 115.6 118 122.1 1087
5th 118.4 123.3 128.3 133.2 138.1 140.1 143.1 148
o site que usei foi: http://www.race-technology.com/webpage2/ot…alculation.html
muito interessante por sinal.
já tive gts por 5 anos e o gti 16v já estou com ele h? quase 2 anos, posso assegurar que a quinta é mais curta e em hipotese alguma se consegue 236 km/h reais a 7000 rpm. essa velocidade se consegue a 7500 rpm. considero essa relação a melhor que já experimentei em carros levemente aspirados, agora não se se para turbo seria tão boa, depende muito do projeto.
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qual a relação q consta no manual do seu carro?
essa tabela foi feita por um membro daqui do forum e postada a varios meses.
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achei mais um post com essa relação:
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qual a relação q consta no manual do seu carro?
essa tabela foi feita por um membro daqui do forum e postada a varios meses.
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o que vc postou tá certo até a 4a marcha. a quinta é 0,89:1. para vc ter uma idéia a 100 km/h ele já tá a 3500 rpm. o pv se não me engano fica em torno de 3200 a 3300 rpms.
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o que vc postou tá certo até a 4a marcha. a quinta é 0,89:1. para vc ter uma idéia a 100 km/h ele já tá a 3500 rpm. o pv se não me engano fica em torno de 3200 a 3300 rpms.
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não estou duvidando de vc, é q estranhei ler em dois posts, de duas pessoas que conhe?em sobre engrenagens e as duas pessoas estarem erradas.
se vc pegou esse numero no manual, blz.
só uma coisa: não se baseie em a xxx por hora no painel, o motor esta a xxxx rpm , pq isso não diz quase nada, a não ser que seu painel tenha sido aferido.
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ka, não me baseio por velocimetro, só quis citar isso como exemplo mais simples, mas as velocidades reais estão calculadas naquina tabelinha (ficou ruim pra caramba postado ai sem tabulação, mas dá pra ter uma idéia).
quando calculei fiquei até triste em saber que mesmo a 7500 rpm meu carro não daria 240 km/h
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certo, certo…..
mas será que um dino ajudaria nisso marcio?
ou vc acha que não é tão necessário, visto que podria ser feito tudo só andando no carro ??? considerando que seus conhecimentos (como a maioria) não são de engenheiro mecânico ou preparadore, ok ? ?
o que achas ???
abraços
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claro que o dino ajudaria, mais un dino de rolo eu ja não acho tão valido assim, visto que ja passou pelo cambio, ou seja, ja tem muita variação ao meu ver na rpm de potencia e torque maximos. por isso acho que pra xxx e tal é inviavel ficar olhando pra esse lado ou ficar correndo atraz de graficos dizendo potencia x a rpm y medidos num dino de rolo, si for de bancada é outra historia.
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claro que o dino ajudaria, mais un dino de rolo eu ja não acho tão valido assim, visto que ja passou pelo cambio, ou seja, ja tem muita variação ao meu ver na rpm de potencia e torque maximos. por isso acho que pra xxx e tal é inviavel ficar olhando pra esse lado ou ficar correndo atraz de graficos dizendo potencia x a rpm y medidos num dino de rolo, si for de bancada é outra historia.[snapback]512274[/snapback]
vamos pegar um carro num dino de rolo e acelerar de 3? até o corte de giros.
deu, digamos, 300cv@7000rpm e torque de 35kgfm@5000rpm
se eu tirar esse motor e colocar num dino de bancada vc acha que terçamos valores muito diferentes ??? será ? ?
abraço.