Ponto…
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que eu saiba, posso ta enganado, o lance do twin spark eh para uma bobina pulsar um cilindro a cada 2 voltas, ou seja, mais tempo para a recarga dela…
cd tem 8 velas mais so pulsa uma a cada cilco...
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que eu saiba o twin spark da faisca na vela principal dos cilindros 1 e 4, 2 e 3, normal wasted spark, entao 32 graus do vira depois da faisca principal normal, da faisca na velinha secundaria, que é pequenininha…
resumindo é wasted spark normal nas 2 velas, soh que da na primeira e 32 graus depois na segunda, pra queimar o restinho de mistura...
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que eu saiba o twin spark da faisca na vela principal dos cilindros 1 e 4, 2 e 3, normal wasted spark, entao 32 graus do vira depois da faisca principal normal, da faisca na velinha secundaria, que é pequenininha…
resumindo é wasted spark normal nas 2 velas, soh que da na primeira e 32 graus depois na segunda, pra queimar o restinho de mistura...
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32 graus??
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32 graus??
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sim, 32 graus do vira, uma faisca atras da outra, primeiro na vela grande depois na pequena… foi o que o x?x? disse
nao sei se sao 32 ou 36, que eu me lembre ele disse 32 graus do vira depois vem a segunda faisca...
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sim, iniciar a queima em 2 pontos tera uma queima mais rapida que em 1 ponto, assim como aumentar o gap das velas e etc… mas na alfa nao é assim. pode ver que sao bobinas separadas, e é uma vela normal e uma pequenininha por cilindro... barato sinistro mesmo...
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nos motores de dragster se usam twin spark…..............com as duas velas disparando ao mesmo tempo..................
pq só uma não dá conta de inflamar a mistura
ps: dáem uma olhada no hemi-tfx-ogro da assinatura do jesus
abraço.
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sem contar q do meio pro final da reta ja nem tem mais eletrodo nas velas.
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nos motores de dragster se usam twin spark…..............com as duas velas disparando ao mesmo tempo..................
pq só uma não dá conta de inflamar a mistura
ps: dáem uma olhada no hemi-tfx-ogro da assinatura do jesus
abraço.
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sendo assim vc acredita en qual versão, que batida de pino é o barulho do choque das ondas ou da saia do pistão batendo na camisa?
por que si choque das ondas causase esse barulho, esse motor ai ficaria grilando até na lenta, por que cada vela iniciaria a queima de un lugar diferente e en un momento dado as duas se encontrarian causando esse barulho. concorda?
ps: usei teu post mais a pergunta é pra todos.
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marcio, se detonação fosse a batida a saia iria ficar marcada e num fica…pelo menos eu nunca vê ...
e num bate em qualquer situação porque depende da pressão dentro da c?mara que varia de acordo com o enchimento (rendimento volum?trico) se vc tivesse um motor te?rico onde o ponto fosse fixo e fosse aumentando a taxa ou o valor do ponto a tend?ncia seria ocorrer detonação primeiro onde fosse o regime de máximo enchimento entendeu ?
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sendo assim vc acredita en qual versão, que batida de pino é o barulho do choque das ondas ou da saia do pistão batendo na camisa?
por que si choque das ondas causase esse barulho, esse motor ai ficaria grilando até na lenta, por que cada vela iniciaria a queima de un lugar diferente e en un momento dado as duas se encontrarian causando esse barulho. concorda?
ps: usei teu post mais a pergunta é pra todos.
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kra, o barulhinho é o som da explosao descontrolada que é transmitido pelo motor. se fosse saia, o motor estaria batendo saia direto se nao bate saia, nao vai ser a explosao que vai fazer bater, a nao ser que o pistao se flexionasse e desencostasse um lado do bloco… mas isso nao acontece senao quebraria a saia.
da uma pesquisada que vc vai ver que essa explicacao esta em muitos lugares, mesma coisa escrita de maneiras diferentes, por pessoas diferentes, nao é copy-paste.
o barulho só acontece quando a queima é irregular, partindo da vela e de outro ponto em seguida. no funcionamento normal de um motor, a explosao tem um sentido, por isso nao existe o barulho. quando bate pino, o sentido nao esta certo pq a queima nao parte nem da vela nem no momento certo.
nao lembro onde eu vi, mas tinha os graficos de pressao na camara quando acontece batida de pino... era o seguinte, vc via claramente a explosao normal acontecendo, pois forma uma curva com a parabola grande, e depois de acabada a primeira explosao, acontecia outa explosao com um pico, quase sem parabola, fazia só um risquinho na vertical no grafico. dai o barulho agudo da batida de pino, e nao existir barulho no funcionamento normal. no funcionamento normal, a explosao é macia , e na batida de pino ela é muito rapida, o que causa o som. nesse exemplo, o kra falava claramente que acontecia uma segunda explosao descontrolada, e que essa era a batida de pino. esse texto que eu passei aqui nao diz dessa maneira, da a entender que acontecem 2 explosoes mais ou menos ao mesmo tempo porem partindo de pontos diferentes. dai o porque de quanto mais se avancar o ponto, mais chance de bater pino pq alem do calor e tal, vc tem mais tempo pra acontecer essa segunda explosao na camara.
dai o kra dizia que um grante fator pra se diminuir a chance de batida de pino é a construcao da camara. dai a chamada camara de combustao rapida . quanto mais rapida a combustao, menos avanco de poto é usado, e menos risco de bater pino tb. ele dava um exemplo dum motor acho que da ford que é o mais lento do mundo, e por isso o mais complicado com relacao a batida de pino.
essa explicacao era em ingles, acho que é daquele livro que todo mundo aqui leu ou deveria ler.
ah, o twin spark da alfa acho que serve pra diminuir a poluicao, e pra controlar essa segunda explosao, forcando ela a acontecer de forma ordenada, diminuindo a chance de bater pino.
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melhor, é uma implosão mesmo….huahauhauah
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apeasar das folgas de saia /pistao serem bem cr?ticas, ainda se tem flexibilidade no conjunto…
repito que tem muito mais fundamento o som em só vir das saias batendo nas camisas por causa da explosão desordenada de frentes de chama diferentes da detonação (ou batida de pino)
vejam o caso de um motor a diesel... a explosao lá é praticamente uma batida de pino proposital, com altissimos valores de compressao e nem por isso a gente escuta som de batida de pino...
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po, barulho do diesel é diferente… batida de pino eh agudo, o barulho do diesel nao eh agudo...
aeeee achei alguma coisa
se vc imaginar o som, a partir dessas 2 ondas , da pra perceber que o som é bem diferente...
http://www.eric-gorr.com/images/fuel_b1.jpg
http://www.eric-gorr.com/images/fuel_b2.jpg
tiradas desta pagina, agora a mesma explicacao em ingles acho que da mais credibilidade pra se dizer que o barulhinho nao eh saia do pistao batendo nao…
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o nome correto é detonação (porque detona antes do tempo), os apelidos são batida de pino e grilando
detonação a grosso modo ocorre porque a mistura explode em duas frenbtes de chama, qdo as duas se chocam promove o barulho…
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ignição sem ação da vela de ignição se chama auto-ignição .
o resto é apelido popular como grilar, bater pino, detonação…todos se referem ao mesmo indesejável acontecimento.
o termo detonação se inclui nos apelidos mesmo não sendo totalmente correto, pois pode ser com ou sem a faisca da vela. mesmo com tudo certinho no motor, qdo a vela solta a faisca a mistura explode, detona. num jeito mais nerd, explosão é o resultado de uma detonação. e o detonador pode ser a centelha da vela, pode ser um ponto quente ou mesmo mais taxa do que o poder anti-detonante do combustivel suporta.
se for querer arrumar um termo ao po da letra, vai recair em auto-ignição, onde se tem uma explosão mesmo sem o acionamento do mecanismo de ignição.
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kra, o barulhinho é o som da explosao descontrolada que é transmitido pelo motor.
tenho certeza que não é …
se fosse saia, o motor estaria batendo saia direto se nao bate saia, nao vai ser a explosao que vai fazer bater, a nao ser que o pistao se flexionasse e desencostasse um lado do bloco…
só vai bater se a detonação da mistura acontecer adiantada , e a explosão na hora errada gera muita pressão(absurda mesmo) , e batendo de frente com o pistão comprimindo torna isso uma guerra de forças …
por isso existe ponto de ignição certo , e não aquela história de ponto é potência , porque se o ponto estiver avan?ado além do certo , tende a freiar o pistão , certo ???
lembre-se de visualizar bem a posição da biela no in?cio da compressão … folga no pistão pra isso existe ... tanto que piora bem nos forjados que tem mais folga e ficam batendo até em lenta ... rs
e por coincid?ncia o barulho é na mesma frequencia da batida de pino , por volta de 5 khz e costuma matar o sensor de detonação
mas isso nao acontece senao quebraria a saia.
o maior problema é a pressão gerada … por isso constuma furar o pistão , quebrar canaleta e etc ... tanto que em carros turbo com ponto e alimentação corretos , pistão é o que menos sofre , pois antes de ter problemas com ele , as bielas já eram a muito tempo . dá pra imaginar a pressão que a batida de pino gera ?
da uma pesquisada que vc vai ver que essa explicacao esta em muitos lugares, mesma coisa escrita de maneiras diferentes, por pessoas diferentes, nao é copy-paste.
em alguns anos atrás existia muitos textos mostrando como ganhar facilmente 20% de potência usando chip , filtro esportivo e corpo de borboleta retrabalhado…
desculpe , ainda existem esses textos ... aqui no fórum a grande maioria já aceitou e confirmou que isso não dá nenhum ganho , mas os textos continuam na net até chegar alguem e corrigir . internet é igual papel , aceita tudo , infelizmente .
o barulho só acontece quando a queima é irregular, partindo da vela e de outro ponto em seguida.
e não é exatamente isso que acontece nos motores com duas velas por cilindro ???
no funcionamento normal de um motor, a explosao tem um sentido, por isso nao existe o barulho. quando bate pino, o sentido nao esta certo pq a queima nao parte nem da vela nem no momento certo.
isso se chama pré-ignição , quando a mistura inicia a queima antes da centelha , e também gera batida de pino com os mesmos problemas … mas não é a unica causa da batida de pino .
nao lembro onde eu vi, mas tinha os graficos de pressao na camara quando acontece batida de pino…
ia ser ?timo se achasse , eu já procurei e não achei … é bastante interessante . se alguem tiver , poste aqui .
era o seguinte, vc via claramente a explosao normal acontecendo, pois forma uma curva com a parabola grande, e depois de acabada a primeira explosao, acontecia outa explosao com um pico, quase sem parabola, fazia só um risquinho na vertical no grafico.
esse pico significa que a pressão era bem mais alta , certo ?
dai o barulho agudo da batida de pino, e nao existir barulho no funcionamento normal. no funcionamento normal, a explosao é macia , e na batida de pino ela é muito rapida, o que causa o som.
o problema não é a velocidade dela , e sim o momento (errado) que ela acontece , porque quanto mais rápido a propagação da chama melhor
nesse exemplo, o kra falava claramente que acontecia uma segunda explosao descontrolada, e que essa era a batida de pino. esse texto que eu passei aqui nao diz dessa maneira, da a entender que acontecem 2 explosoes mais ou menos ao mesmo tempo porem partindo de pontos diferentes. dai o porque de quanto mais se avancar o ponto, mais chance de bater pino pq alem do calor e tal, vc tem mais tempo pra acontecer essa segunda explosao na camara.
esse cara errou feio . ja viu como carros com ponto atrasado ou travado chegam até a ferver no transito ??? uma ignição forte como a cm racing eleva a temperatura dentro da camara e ainda acaba com a batida de pino pela teoria dele isso não seria possível …
obvio que o motivo dela acabar com a batida de pino não é a temperatura maior na camara .
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? gustavo, vê aí o que é que acontece com o seu quote pq fica dificil de ler assim…
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dividi o post dele p/ tirar o bug de muitos quotes. a parte final esta abaixo:
dai o kra dizia que um grante fator pra se diminuir a chance de batida de pino é a construcao da camara. dai a chamada camara de combustao rapida . quanto mais rapida a combustao, menos avanco de poto é usado, e menos risco de bater pino tb. ele dava um exemplo dum motor acho que da ford que é o mais lento do mundo, e por isso o mais complicado com relacao a batida de pino.
assunto muito interessante … camaras de alta turbulencia realmente são ótimas . hemisf?ricas também são ...
essa explicacao era em ingles, acho que é daquele livro que todo mundo aqui leu ou deveria ler.
? do taylor ?
ah, o twin spark da alfa acho que serve pra diminuir a poluicao,e pra controlar essa segunda explosao, forcando ela a acontecer de forma ordenada, diminuindo a chance de bater pino.
o twin spark das alfas só serve pra limpeza de camara e nada mais . a porsche usa duas velas por cilindro pra melhor eficiencia(ganho de potência , e se ganhou potência ganhou economia e melhora as emissões ) e se não me engano motores de avião também .
sds
gustavo