Remapeamento ?
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opnião pessoal minha: remapeamento em motor original não tem muito o pq trazer mais potência, ja que vc não aumentou a admissão de ar.
o que da sim pra melhorar é a resposta ao acelerador, com mais ponto e combustivel em faixas de giro as quais o fabricante deixou num ajuste conservador por causa de consumo e emissão de poluentes.
claro, tem carros em que a potência é limitada pelo chip por motivos de ipva e até por concorr?ncia interna com algum outro modelo mais caro do próprio fabricante.
ai sim você não consegue mais potência e sim a potência normal daquele motor.
isso tudo em se tratando de remapeamento mantendo o combustivel original do motor e não no caso de conversão pra outro combustivel.
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ka
vc pode me explicar essa questão de mais ponto é significa adiantar o avanço inicial ?
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ka
vc pode me explicar essa questão de mais ponto é significa adiantar o avanço inicial ?
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não necessariamente o ponto inicial, mas sim, o ponto em determinadas faixas de giro conforme a necessidade. essa é uma grande vantagem dos motores injetados em relação aos carburados: possibilidade de trabalhar cada faixa de rotação, aumentando ou reduzindo o avanço de ignição e a pulsação dos bicos.
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iaeee
tem de se considerar também os veículos originalmente turbocomprimidos. no brasil, o marea turbo, por exemplo, pode ganhar 40 cv só com o remapeamento, indo de 182 para 226 cv, graças a um aumento de pressão da turbina (de 0,8 para 1,2 bar), o que não diminui tanto a durabilidade do motor, já que o mesmo foi projetado para trabalhar com overboost de 1,2 bar.
falou.
air na veia
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estou falando de aumentar a potência com re-ajustes na central, claro que sem contar com o artificio de pura e simplesmente aumentar a pressão do turbo né…até citei la em cima sobre remapeamento não aumentar a quantidade de ar admitido, o que é justamente o que se faz ao aumentar a pressão do turbo.
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o marea turbo não é projetado pra trabalhar com 1.2kg em toda a faixa de rpm/carga… quem apenas aumenta a pressao está andando com a mistura pobre em alguns momentos... risco de quebra... assim como qualquer outro carro que controle overboost pela central ...
non ecsiste essa história de i.e. se adaptando sozinha ?s novas condições...
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estou falando de aumentar a potência com re-ajustes na central, claro que sem contar com o artificio de pura e simplesmente aumentar a pressão do turbo né…até citei la em cima sobre remapeamento não aumentar a quantidade de ar admitido, o que é justamente o que se faz ao aumentar a pressão do turbo.
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iaeee
e o aumento da pressão não é um re-ajuste? se a mesma é controlada pela central, então foi feita uma alteração de par?metros na ecu. eu entendi o que você quiz dizer (alteração em ponto e tempo de injeção), mas no meu caso eu estava me referindo aos autom?veis turbocomprimidos que possuem esse tipo de válvula controladora. estávamos falando de coisas diferentes, ou melhor, de situações diferentes.
falou.
air na veia
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o marea turbo não é projetado pra trabalhar com 1.2kg em toda a faixa de rpm/carga… quem apenas aumenta a pressao está andando com a mistura pobre em alguns momentos... risco de quebra... assim como qualquer outro carro que controle overboost pela central ...
non ecsiste essa história de i.e. se adaptando sozinha ?s novas condições...
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iaeee
eu não afirmei que le foi feito pra rodar com 1,2 bar, mas existe o overboost, assim como no gol 16v turbo, que se não me engano trabalha com 1,2 e over de 1,6, ou algo do tipo. e, é claro, que mesmo sendo bem mais inteligente que o velho carburador, a injeção não possui vida própria e não de adapta as condições extreme sovi?tic que ocorrem quando se aumenta somente a pressão e não se corrige o ponto/tempo de injeção etc. apesar que, ao menos quanto a ponto acredito que haja uma margem de segurança, agora quando a tempo de injeção já não tenho idéia…
falou.
air na veia
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em média num carro aspirado o ganho é de cerca de 5 a 8%, faixa que o fabricante deixa pra diminuir consumo, emissões ou como dito aí em cima ipva, concorr?ncia, etc.
claro que tem carro que ganha mais, tem carro que ganha menos..um astra 16v de 127cv só difere do de 136cv pelo programa já que todo o resto é absolutamente igual (comando, taxa, cabeçote, etc) a mesma coisa com um marea 2.0 de 127 e o de 142cv… nesses casos o ganho ultrapassa a média de 5 a 8%.
no caso de motor com controle eletrúnico de pressão vc pode alterar a pressão de ob e estabilizada, mas precisa alterar tbm outras curvas como limitação de torque, escala de maf, combustável, etc; neste caso os ganhos variam com o que o turbocompressor aguenta fornecer a mais de vaz?o/pressão...
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pessoal
posso então concluir que o remapeamento funciona
e q não é um tiro no escuro. do tipo tentativa e erro ?
marcosam
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dependendo qual sua intenção.
só não acredite em propagandas enganosas dizendo q aumenta 10% (e até mais ) na potência e ainda melhora seu consumo.
os poucos casos de melhora (mesmo não sendo considerado como melhoria) legal mesmo o over citou, de carros q vem limitados de fabrica.
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pessoal
posso então concluir que o remapeamento funciona
e q não é um tiro no escuro. do tipo tentativa e erro ?
marcosam
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se você tiver conhecimento do que o ka falou abaixo desse post ^ e conhecer um preparador eletrúnico de verdade, você pode sim ter ganhos até que interessantes.
no caso do vectra 2.0 8v 97 q vem com 110 cv ja ouvi dizer q pula pra 122 cv e naum muda o consumo isso é verdade? será ele um dos limitados de fabrica.
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a potência pode até crescer em 12 cv, mas o consumo dificilmente será mantido. o over pode ter essa informação, mas se for é uma coisa beeeem legal…
falou.
air na veia
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esse assunto vai dar controvórsia…
bem resumidamente:
1 - se o remapeamento não aumenta a admissão de ar como ele consegue melhorar torque e/ou potência ?
r: melhorando o aproveitamento da mistura admitida
como ?:
r: quanto mais espremida for a mistura, maior será a sua expansão, por este motivo a fa?sca é dada antes do pms para que a mistura tenha tempo de de expandir gerando trabalho útil e calor,
então como esprememos a mistura ?
r: usando mais taxa, porém com o passar do tempo os engenheiros descobriram que ao explodir a mistura a frente de chama produzia um aumento na pressão dentro da c?mara de combust?o, então ao introduzir mais combustável mais energia ?ra introduzida no sistema até o ponto onde o aproveitamente ?ra máximo (e que hoje se verifica com fator lambda = 0,8 :mistura rica) porém ao aumentar a quantidade de energia dentro da c?mara se verificou que se necessita adiantar mais ainda o ponto para que toda esta mistura tenha tempo de efetuar o trabalho, ainda cria um ciclo vicioso onde quanto mais combustável vc coloca maior é a energia liberada, quanto mais energia é liberada maior é a pressão dentro da c?mara e quanto mais pressão mais potência vem, isso até o ponto em que ao avan?ar em excesso a pressão gerada cria uma outra frente de chama (detonação, auto-ignição ou outros nomes correlatos)
resumindo ?
r: qto mais combustável, mais ponto vc pode usar e qto mais combustável e ponto mais potência até o limite de operação
2- como conseguir mais economia e potência ?
os mapas são separados em regimes, cargas e rotações, qdo vc quer potência máxima vc pressiona mais o acelerador então se quer mais potência vc enriquece e avan?a o ponto, se vc quer mais economia vc apenas aumenta o ponto até o limite onde o combustável permite (não ocorrendo detonação), se quer ganhar torque vc enriquece tbm nesta situação (pouco pedal).
3- porque a fabrica não faz isso ?
r:algumas trabalham mais perto do limite, outras são mais conservadoras porque a curva de ponto deve servir ao carro ao longo de toda sua vida útil, esteja ele com filtro de combustável a 1km de ser trocado, carbonização média pro período de uso, deve ser confiável em qualquer situação, deve emitir pouco sempre e em qualquer condição, etc.
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r: melhorando o aproveitamento da mistura admitida
como ?:
r: quanto mais espremida for a mistura, maior será a sua expansão, por este motivo a fa?sca é dada antes do pms para que a mistura tenha tempo de de expandir gerando trabalho útil e calor,
então como esprememos a mistura ?
r: usando mais taxa,
jr, estamos falando em aumento de potência apenas alterando o mapeamento, e não a taxa.
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o marea turbo não é projetado pra trabalhar com 1.2kg em toda a faixa de rpm/carga… quem apenas aumenta a pressao está andando com a mistura pobre em alguns momentos... risco de quebra... assim como qualquer outro carro que controle overboost pela central ...
non ecsiste essa história de i.e. se adaptando sozinha ?s novas condições...
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ecsiste sin chama electromotive tec? com correção por sonda wide band
temos o produto :
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ecsiste sin chama electromotive tec? com correção por sonda wide band
temos o produto :
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duvideodá com todas as minhas forças, bernardinetti…
mesmo as de fábrica com anos de pesquisa em cima tám uma margem muito limitada de ajuste pela i.e.
desafio qualquer um a me provar... botar um motor no dinamometro, regular qualquer tec que queira e depois so aumentar uma pressao de turbo, trocar os bicos por outros menores etc... pra ver se ela se ajusta sozinha pode ser com wide, super wide, hiper wide, wid?ssima band que for...
fora da margem de atuação dela, non ecziste
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duvideodá com todas as minhas forças, bernardinetti…
mesmo as de fábrica com anos de pesquisa em cima tám uma margem muito limitada de ajuste pela i.e.
desafio qualquer um a me provar... botar um motor no dinamometro, regular qualquer tec que queira e depois so aumentar uma pressao de turbo, trocar os bicos por outros menores etc... pra ver se ela se ajusta sozinha pode ser com wide, super wide, hiper wide, wid?ssima band que for...
fora da margem de atuação dela, non ecziste
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fahrell, me desculpa, mas naum fala do que tu naum sabe….hauhauhaua
até megasquirt tem autotune, hehehe
maioria das standalone atuais tem este recurso.......
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ahh, e quanto ao marea turbo, pelo que consta, os mapas tão tudo lá, só alteraram o controle da wastgate pra naum gerar tanta pressão/potência….
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fahrell, me desculpa, mas naum fala do que tu naum sabe….hauhauhaua
até megasquirt tem autotune, hehehe
maioria das standalone atuais tem este recurso.......
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cara, me diz uma coisa, essa tan de atandalone ai q tu ta falando. funcionaria assim:
regula ela tudinho pra rodar com uma apl 240 e 1bar de presão, depois tu troca a turbina por uma .50 e roda com 1.5bar ela sozinha vai coregir a mistura tendo esse aumento de presão e tamben de vazão pela diferença de turbinasó sem mexer en nada? só andando? si for sim, como ela faz isso, vc pisa e ela vai mandando combustivel pra manter un valor de sonda wide?