Quebrouuuuuu…. mais uma vez...
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galera, bastante info e tal, mas continuo batendo na tecla que derreter um, denovo o mesmo que trincou ja da ultima vez, e nao fazer absolutamente nada nos outros, nao pode ser nem ponto nem acerto senao estraga mais de 1 sei disso por experiencia com esse motor galera quando quebrou a biela la que mandou o outro motor pro espaço, todos os pistoes tinha alguma trinca(fissura, nao canaleta solta). e na primeira quebra do carro, 2 trincaram e 2 nao. resultando em 8 pistoes que tenho guardados soh 2 nao tem trinca
nao acredito em tanta variacao de material, tambem nao acredito em tanta variacao dos pistoes. esse motor trabalha com pouquissimas folgas, e só uma empresa fabrica os pistoes que é a mahle. duvido que na fabrica existem pecas distinhas pra montagem e reposicao. mesmo assim, se tiver variacao nao seria ao ponto de 1 derreter e os outros nem terem uma fissurinha
pra mim, aquele bico esta cansado, e quando foi muito exigido deixou de abrir, lembrando que estava trabalhando com mais de 4 bar de pressao diferencial e sao bicos de 13 ohms meu dosador ta bixado e a pressao as vezes sobe pra 4.5
soh o bico tendo deixado de pulsar, e o cilindro ter recebido combustivel apenas do suplementar pra derreter desse jeito sem que fizesse nada nos outros bicos.
falo de 900mv de sonda, pq ando muito com 850, tinha forçado pra chegar em 900 tinha pouco tempo, poxa, foram 20 mil km desde a ultima quebra exatamente do mesmo cilindro… quando eh acerto no geral, por exemplo se 850 da minha sonda permitisse esquentar muito, nao iria rodar tanto
over, pode reparar que quem faz chip e quebra, nao quebra muitos dias depois de ter feito. o do zippo é um bom exemplo. quando ele fez o chip do capeta la, quebrou logo em seguida. errou quebrou, nao dura 500 mil km pra depois quebrar por causa do acerto...
ja o bico cansar... eh outra historia...
comentem por favor... desculpem a cabeça dura, mas é que nao consigo deixar de raciocinar...
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lost,
o que estamos dizendo é que nada garante que os outros tbm não fossem quebrar
ok, 4,5bar de pressão diferencial é coisa pacas, e ok, pode ser que o bico tenha diminu?do a vazão um pouquinho… o negócio é que vc anda no limite, nestes casos algo realmente vai primeiro... mas não quer dizer que é o único culpado, é apenas o fusável do sistema...
agora é uma verdade...se o cara exagera em ponto ou pressão ou tira combustável em vez de colocar a quebra num demora muito mesmo naum... e o zippo é realmente um exemplo disso... eu devo ter até guardado o programa que tava no carro dele pra mostrar pra alguns clientes que as vezes pouca alteração nas linhas promove grandes alterações indesejadas no motor
tem nego que me acompanha fazendo o chip e acha que eu levanto pouco as curvinhas... num tem noção de que as vezes um bit que vc altera muda completamente o comportamento porque envolve um fator multiplicante ou um limitador de algumas coisa (torque, maf, amp, etc)
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?… heheheh cada um com sua ideia, e o motor que quebra eh o meu
bom, vamo ve se minha teoria ta certa se nao tiver, vai quebrar denovo.. o que eu vou fazer eh apenas trocar os 4 bicos. e 1.2 de pressao denovo
segundo os calculos de pme, comparando com a configuracao antiga com a t2, posso chegar nos 240cv com tudo original. lembrando que os 212 cv com a t2, tinha 29 de pme a 5200 e agora com os mesmos 212 cv se for a 6000 rpm como foram os 195, seriam 25 de pme... pra chegar nos mesmos 29 que o motor aguentava, precisa de 245 cv @ 6000 rpm
o foda eh que eu acho que o intercooler baixou um pouco o regime de potencia maxima e aumentou o torque...
tem nada pra acrescentar nao thiago? qual eh a sua opiniao?
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o foda eh que eu acho que o intercooler baixou um pouco o regime de potencia maxima e aumentou o torque…
[snapback]520154[/snapback]
deixa eu me meter no assunto . já adianto que não estou inteirado de toda sua maratona , mas li esse tópico todo , e se eu falar alguma coisa sem saber do caso , por favor me corrija . você tá usando 1,2kg a alcool no motor fire 1.3 16v todo original , com seu gerenciador e bico extra e sem atraso de ponto ?
você tá com o vêcuo do regulador de pressão de combustável ligado ou ta com pressão fixa em 4 bar ?
eu não sei como seu gerenciador alimenta e nem onde estão seus bicos extras , mas acredito que só quebraria como quebrou se o bico daquele cilindro falhasse , só por ter aquela diferença não deveria quebrar .
sds
gustavo
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deixa eu me meter no assunto . já adianto que não estou inteirado de toda sua maratona , mas li esse tópico todo , e se eu falar alguma coisa sem saber do caso , por favor me corrija . você tá usando 1,2kg a alcool no motor fire 1.3 16v todo original , com seu gerenciador e bico extra e sem atraso de ponto ?
você tá com o vêcuo do regulador de pressão de combustável ligado ou ta com pressão fixa em 4 bar ?
eu não sei como seu gerenciador alimenta e nem onde estão seus bicos extras , mas acredito que só quebraria como quebrou se o bico daquele cilindro falhasse , só por ter aquela diferença não deveria quebrar .
sds
gustavo
[snapback]520203[/snapback]
tambem acho, do contrario já teria quebrado a muito tempo mistura pobre não tem erro, derrete pistão na primeira acelerada forte
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deixa eu me meter no assunto . já adianto que não estou inteirado de toda sua maratona , mas li esse tópico todo , e se eu falar alguma coisa sem saber do caso , por favor me corrija . você tá usando 1,2kg a alcool no motor fire 1.3 16v todo original , com seu gerenciador e bico extra e sem atraso de ponto ?
você tá com o vêcuo do regulador de pressão de combustável ligado ou ta? com pressão fixa em 4 bar ?
eu não sei como seu gerenciador alimenta e nem onde estão seus bicos extras , mas acredito que só quebraria como quebrou se o bico daquele cilindro falhasse , só por ter aquela diferença não deveria quebrar .
sds
gustavo
[snapback]520203[/snapback]
po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual
exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.
uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial. esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.
o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus), que agora sao 2 iwp500(verde). o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.
entao, é isso que eu penso tb… o bico do terceiro cilindro falhou. quando ta mal acertado, quebra na lata. andei 24 mil km com sonda em 850-900 sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?
eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro. mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema. pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema. isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...
concordo anderson... mistura pobre eh pisou quebrou... nao tem segunda chance... po kra, eu ando 100km com esse carro todo dia e sempre que possivel, se ta livre e tal, eu piso mesmo pq confio no acerto... essa confian?a eu vou pegando devagar... to é 3 meses aumentando a pressao devagar e andando bastante com a nova pressao antes de aumentar denovo... quando montei tava com 0.6, tava com problema na ignicao... problema resolvido comecei a aumentar devagar ateh chegar nos 1.2 que ja andei muito tempo e com a t2, que essa pressao vinha mais cedo, aumentando a pme pra vc ter ideia, com a t2 deu 33k de torque a 4200 rpm pra dar 212 cv a 5200, 1 bar. com a k16 deu 26k de torque a 4600(subiu o regime de torque maximo) e 195 cv a 6000 rpm com 1 bar (tambem subiu o regime de potencia maxima) com isso a pme caiu de 29 pra 25...
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bom lost,
na intenção de ajuda-lo, ta ai o telefone da maff (49)33224526
mail:
no anuncio tem pistão para o fire 1.0/1.3/1.4 - 700,00
kleber
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boa sorte, e que venha os novos bicos….
kleber
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foda eh que ta dificil os bicos… queria originais.. tinha o codigo dum bico que na tabela dava 40% mais vazao... mas o pit da pap ta dizendo que nao e tal e que o unico bico que ele sabe que serve no meu caso eh sei la de que carro flex ai.... mas ai da 90%... merda viu...
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eu colocaria pistão original mesmo, se derreteu então não foi fadiga, gastar com forjado vai ser pior, pq vai derreter novamente e é mais caro.
vai aposta nos bicos mesmo né lostá eu faria isso. ah… já li tudo mas esqueci e não quero ler tudo novamente, então me diga, como estava a vela desse cilindro?
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http://s15.photobucket.com/albums/a389/rvi…ganch=imganch15
elas tao na sequencia… na esquerda primeiro cilindro, e na direita quarto. a vela do pistao que derreteu entao eh a segunda da direita pra esquerda.
pois eh, mesmo porque nesse caso, pra derreter desse jeito, se fosse forjado teria agarrado no bloco e estourado o motor inteiro
o lance eh que nao pode ter essas falhas na alimentacao... por isso vou investir rapido no pirometro individual por cilindro...
ja encomendei o termopar, mas ao invez de 58 reais cada, vai sair 92... o de 58 era pra ateh 700c... pra 1250 c eh esse de 92 reais...
deus do ceu preciso montar o ponto tb pqp preguiça maldita a plaquinha ta aqui e ja ta com processador com todos os componentes que precisa pra ele funcionar... falta o resto que sao o circuito de entrada que pega o sinal original da injecao e o circuito de saida que aciona a bobina se pondo no lugar da injecao... sao alguns resistores, diodos e transistores... nada d+...
foda eh que eu tenho ideia d+ e faco d-... pensei tudo como fazer um barato pra ler a posicao do vira pela roda fonica(claro que soh funcionaria em carro que tem ela), e comparando com o momento da faisca do primeiro cilindro... daria pra te dar o ponto exato em tempo real dentro do carro, sem pistola
util nao? pq eu nao fiz ainda? pq sou um lerdo do caramba...
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po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual
hehehe , isso ai
exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.
cara , posso te chamar de maluco ??? mas no bom sentido … rs
se entendi bem ,ta usando o ponto original do motor a gasolina sem atrasar , certo é
hum , com 1,2kg sem atraso , eu ja comeão a achar que com aquela diferença dos bicos quebraria o cilindro mais pobre hein ...
uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial.
quando fala pressão diferencial , ta dizendo por exemplo que tem 4 bar , e na verdade são 5 bar de pressão de comb, e 1 bar de turbo na cara dos bicos ?
esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.
ok
o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus),
vixe , esse assunto acho que não vou me meter ...
que agora sao 2 iwp500(verde).
os 2 alimentam muita potência .
o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.
se ele abre mais de vagar e você sabe o quanto , seria possível contornar ... mas não é o ideal
entao, é isso que eu penso tb... o bico do terceiro cilindro falhou.
se falhou mesmo , quebra na hora .
quando ta mal acertado, quebra na lata.
nem sempre , só se tiver potência .
andei 24 mil km com sonda em 850-900
espero que não use sonda mte , porque não presta . ajuste a fase turbo para 920mv ou mesmo um pouco mais por segurança então .
abaixo de 860mv na fase turbo é beeem arriscado .
sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?
ponto adiantado faz isso , ainda mais que seu carro tem ks e não tem atraso . sem ks teria quebrado antes com certeza . mas se o bico falhou...
eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.
em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .
mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema.
também acho , mas se por exemplo o bico falhar a 6000rpm , onde tem 5ms por rotação e um tempinho depois abrir , acho que não terá tempo habil de ler essa falta na sonda .
pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema.
também acho , mas sem atraso de ponto , pode ser sim .
isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...
ai começa aquela lista enorme de possíveis coisas né , realmente tem que ir por eliminação .
to tentando ajudar . não tem nada pior que quebrar motor .
minha sugestão é acertar os 4 bicos do carro com segurança , aujustar a alimentação da fase turbo para pelo menos 920mv de sonda em wot , e colocar logo um atraso de ponto , até pra poder avan?ar o ponto na fase aspirada o que vai melhorar o consumo , a pegada em baixa e a resposta do motor com o alcool .
sds
gustavo
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pior q a vela tava blz em vai entender…
lost, 92 reais cada termopar??? o pirometo odg de 4 canais custa uns 750 reais, mais 4 termopar desses de 92 reais, fica inviavel