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Água do radiador

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    ALEXANDRE BH MINAS
    escreveu em última edição por
    #4

    oi?s….....

    tá querendo trocar o recipiente da água do radiador, pq a minha já tá mto. velha e escura....

    conversando c/ um mecânico, ele disse q/ o ideal é trocar a água, andar um pouco, trocar a água novamente e andar mais um pouco.... fazer isso até a água parar de sair barrenta ... aí sim, trocar o recipiente e meter fluido....

    mas, p/ agilizar isso.... h? algum mal se eu deixar uma mangueira de água ( tipo de jardim ), ligada, despejando água dentro do recipiente do radiador, c/ o motor ligado, até a água começar a sair normal ??

    ok, vai fazer uma melequeira no motor... mas estou p/ lavar o motor logo mais... rs....

    tem algum problema em fazer isso ??? pq. uma vez me falaram q/ não é bom fazer isso... mas não souberam me explicar o pq. ... rs...

    perguntinha idiota, né ??  :)

    [snapback]525478[/snapback]

    não adianta enfiar a mangueira e deixar, a valvula termostatica vai manter a agua dentro do bloco e essa só sai depois que aquecer.

    o melhor a fazer é procurar uma oficina equipada com uma maquina de lavagem, ela permiti que o motor funcione e troque a agua por varias vezes até ficar limpinha.

    essa é a que tenho em minha oficina e é muito legal.

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    • M Offline
      M Offline
      Marc
      escreveu em última edição por
      #5

      alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

      vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

      inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

      ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

      valeu pelas dicas, galerinha

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #6

        sei uma oficina em santo andre no abc q tem um lance de fazer limpeza no sistema de arrefecimento, nao sei se tem esse maquinario

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          gts turbo
          escreveu em última edição por
          #7

          aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

          engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            ALEXANDRE BH MINAS
            escreveu em última edição por
            #8

            aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

            engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

            [snapback]525719[/snapback]

            sua valvula tá travada aberta.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              ALEXANDRE BH MINAS
              escreveu em última edição por
              #9

              alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

              vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

              inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

              ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

              valeu pelas dicas, galerinha

              [snapback]525537[/snapback]

              hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :)

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #10

                ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

                [snapback]525537[/snapback]

                q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  LeonardoZ
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fahrell
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                    [snapback]525876[/snapback]

                    exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...

                    no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro :)

                    alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      ALEXANDRE BH MINAS
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                      [snapback]526060[/snapback]

                      o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        fusca84
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                          [snapback]526200[/snapback]

                          a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                          se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                            solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                            só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                            no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                            as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                            não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                            use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                            a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                            e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                            se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                            dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                            aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Marc
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                              dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                              [snapback]526234[/snapback]

                              uhnnn….

                              solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...

                              ? isso ???

                              q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...

                              valeu todo mundo

                              ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???

                              o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....

                              será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                ricardo tb
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :^^:

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                                e por um acaso a sua oficina e a high torque?

                                1 Resposta Última resposta
                                • E Offline
                                  E Offline
                                  edsonmassao
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala :olhos:

                                  o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:

                                  http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg

                                  nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…

                                  agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar :(

                                  será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    ALEXANDRE BH MINAS
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    e  por um acaso a sua oficina  e a high  torque?

                                    [snapback]527358[/snapback]

                                    isso garoto, high torque mesmo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      ALEXANDRE BH MINAS
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                                      solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                                      só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                                      no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                                      as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                                      não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                                      use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                                      a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                                      e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                                      se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                      dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                      aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                                      [snapback]526234[/snapback]

                                      marchetti, a maquina lava com agua corrente sim.

                                      esse negocio de limpar em casa é bem perigoso, temperatura alta, pressao e etc…

                                      outra coisa, vc nao tem no?ao do tanto de vez que se tem que fazer o procedimento com sistemas muito sujos.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        fusca84
                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                                        se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

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                                        nao.

                                        oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          nao.

                                          oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                                          []s

                                          [snapback]528404[/snapback]

                                          mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                                          haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                                          1 Resposta Última resposta

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