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Água do radiador

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    LeonardoZ
    escreveu em última edição por
    #11

    o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

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    • F Offline
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      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #12

      q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

      [snapback]525876[/snapback]

      exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...

      no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro :)

      alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #13

        o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

        [snapback]526060[/snapback]

        o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          fusca84
          escreveu em última edição por
          #14

          e óleo solável?? resolve alguma coisa?

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #15

            e óleo solável?? resolve alguma coisa?

            [snapback]526200[/snapback]

            a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

            se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              amarchetti
              escreveu em última edição por
              #16

              eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

              solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

              só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

              no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

              as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

              não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

              use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

              a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

              e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

              se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

              dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

              aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Marc
                escreveu em última edição por
                #17

                se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                [snapback]526234[/snapback]

                uhnnn….

                solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...

                ? isso ???

                q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...

                valeu todo mundo

                ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???

                o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....

                será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  ricardo tb
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :^^:

                  [snapback]525738[/snapback]

                  e por um acaso a sua oficina e a high torque?

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    edsonmassao
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala :olhos:

                    o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:

                    http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg

                    nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…

                    agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar :(

                    será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      ALEXANDRE BH MINAS
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      e  por um acaso a sua oficina  e a high  torque?

                      [snapback]527358[/snapback]

                      isso garoto, high torque mesmo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        ALEXANDRE BH MINAS
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                        solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                        só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                        no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                        as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                        não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                        use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                        a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                        e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                        se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                        dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                        aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                        [snapback]526234[/snapback]

                        marchetti, a maquina lava com agua corrente sim.

                        esse negocio de limpar em casa é bem perigoso, temperatura alta, pressao e etc…

                        outra coisa, vc nao tem no?ao do tanto de vez que se tem que fazer o procedimento com sistemas muito sujos.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          fusca84
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                          se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                          [snapback]526224[/snapback]

                          nao.

                          oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                          []s

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fahrell
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            nao.

                            oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                            []s

                            [snapback]528404[/snapback]

                            mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                            haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              ALEXANDRE BH MINAS
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                              haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                              [snapback]528405[/snapback]

                              isso ai, hoje em dia nem uso aditivos a base de monoetilenoglicol, eu uso a base de polimeros.

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                Dinas
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                a água em si é um excelente trocador de calor. muito diferente do ar por exemplo.

                                os aditivos servem para reduzir o ponto de ebulição e congelamento.

                                ou seja, a água ferve a 100 graus, com os aditivos o ponto de ebulição desce um pouco e assim o motor não sofre tanto com a temperatura.

                                mesmo ocorre com o ponto de congelamento que passa de zero para menos 5 por exemplo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  fusca84
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                                  haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

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                                  essa era a minha duvida. se era possivel usar o oleo soluvel no sistema.

                                  isso ai, hoje em dia nem uso aditivos a base de monoetilenoglicol, eu uso a base de polimeros.

                                  alexandre, me diz o nome desses produtos a base de polimero que sao melhores que o monoetilenoglicol e qual a proporcao deles na agua.

                                  estou a procura de um anti-congelante, algo para eu poder usar a agua tranquilamente a -5 ou -10 graus.

                                  vou usar isso numa geladeira industrial para refrigerar um molde de uma maquina injetora que tenho. quanto mais fria essa agua, mais producao (teoricamente) eu consigo.

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    ALEXANDRE BH MINAS
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    essa era a minha duvida. se era possivel usar o oleo soluvel no sistema.

                                    alexandre, me diz o nome desses produtos a base de polimero que sao melhores que o monoetilenoglicol e qual a proporcao deles na agua.

                                    estou a procura de um anti-congelante, algo para eu poder usar a agua tranquilamente a -5 ou -10 graus.

                                    vou usar isso numa geladeira industrial para refrigerar um molde de uma maquina injetora que tenho. quanto mais fria essa agua, mais producao (teoricamente) eu consigo.

                                    []s

                                    [snapback]528461[/snapback]

                                    eu uso da radiex, muito bom, com apenas um litro vc consegue protejer um sistema de até 6 litros de agua.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      dj_igor
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      radiex é uma boa dor de cabeça…kkk...na autopeças ele é lider em reclamações...mta gente compra e volta reclamando que coloca ele e vaza tudo as vezes até em sistemas bem cuidados...

                                      o que anda vendendo bem e o pessoal gosta é o motormax...pelo menos o pessoal que compra comigo costuma ser assim..

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        dj_igor
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        ahh e respondendo pro fusca84…tem um paraflu de uma outra empresa que é anticongelante... acho que custa 9 reais o litro dele snme...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
                                          A Offline
                                          ALEXANDRE BH MINAS
                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          radiex é uma boa dor de cabeça…kkk...na autopeças ele é lider em reclamações...mta gente compra e volta reclamando que coloca ele e vaza tudo as vezes até em sistemas bem cuidados...

                                          o que anda vendendo bem e o pessoal gosta é o motormax...pelo menos o pessoal que compra comigo costuma ser assim..

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                                          veja bem, eu uso o radiex a base de polimeros.

                                          o radiex a base de monoetilenoglicol é perigoso mesmo.

                                          1 Resposta Última resposta

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