Projeto gt turbo
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isso, seria pistão de 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar + cabeçote rebaixado 1mm..
tava lendo um topico antigo e la dizia q o motor com pistão 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar ficava por volta de 8:4:1 de taxa..
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pode me passar o link desse tópico?
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pode me passar o link desse tópico?
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ta ai http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=360732
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o pistão de 2.0 alcool não tem cabeça plana, então não da pra aplicar f?rmula de cálculo de área nesse caso.
tenta conversar com o vences sobre isso, quem sabe ele te de uma luz mais específica.
pra mim, em casos assim (pistão com superf?cie irregular e ainda por cima com degrau na borda) só da pra saber a taxa real cubicando.
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vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.
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? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.
primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?
ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.
imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.
na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ? pense bem.
veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:
ap 2.0 álcool:
12,5:1 de taxa
82,5 de di?metro
92,8 de curso
1984,297392 cm^3
cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3
cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3
porque 11,5 ?
taxa ?: (v1 + v2) / v2
se taxa é 12,5, então:
12,5 = (v1 + v2) / v2
12,5 v2 = (v1 + v2)
12,5 v2 - v2 = v1
11,5 v2 = v1
v2 = v1 / 11,5
ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):
volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)
43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3
esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.
nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3
nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3
nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1
tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).
leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.
mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...
[] s
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vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.
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? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.
primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?
ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.
imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.
na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ? pense bem.
veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:
ap 2.0 álcool:
12,5:1 de taxa
82,5 de di?metro
92,8 de curso
1984,297392 cm^3
cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3
cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3
porque 11,5 ?
taxa ?: (v1 + v2) / v2
se taxa é 12,5, então:
12,5 = (v1 + v2) / v2
12,5 v2 = (v1 + v2)
12,5 v2 - v2 = v1
11,5 v2 = v1
v2 = v1 / 11,5
ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):
volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)
43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3
esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.
nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3
nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3
nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1
tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).
leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.
mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...
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mesmo sendo uma teoria, ja deu uma boooa clareada com essa explicação detalhada
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vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.
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? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.
primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?
ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.
imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.
na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ? pense bem.
veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:
ap 2.0 álcool:
12,5:1 de taxa
82,5 de di?metro
92,8 de curso
1984,297392 cm^3
cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3
cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3
porque 11,5 ?
taxa ?: (v1 + v2) / v2
se taxa é 12,5, então:
12,5 = (v1 + v2) / v2
12,5 v2 = (v1 + v2)
12,5 v2 - v2 = v1
11,5 v2 = v1
v2 = v1 / 11,5
ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):
volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)
43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3
esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.
nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3
nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3
nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1
tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).
leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.
mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...
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[snapback]529588[/snapback]
muito legal.. fico bem claro agora.
mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?
obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.
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muito legal.. fico bem claro agora.
mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?
obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.
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da uma olhada no topico q tem as medidas entre pino e topo dos pistões vw, ai da pra ter uma ideia e talvez ajudar mais ainda.
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muito legal.. fico bem claro agora.
mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?
obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.
[snapback]529615[/snapback]
eu confio nos meus números.
essa taxa que calcularam… como foi é foi calculada com todo o preciosismo do mundo é se calcularam com o motor fechado (tira-se a vela e enche de óleo) vai saber se fizeram direito. podem ter colocado fluido demais... pode ter vazado pela folga do pistão / camisa / anéis enquanto se enchia... talvez não estivesse em pms... usaram 475 cm^3 pra calcular depois a taxa (475 x 4 = 1900)...
diferença/versões de pistões 2.0 álcool...
um monte de coisa.
pense agora nesse dado: 0,8 de rebaixamento adiciona quase 2 de taxa.
bom, sendo muito otimista, vamos considerar que esse 0,8 a menos no cabeçote equivale a 0,8 a menos no bloco. nem é pau né ? só se fosse em um hemi de dragster, rsrsrs. e olhe lá, continuaria a ser aproximação.
vamos lá:
volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm; menos 0,8 mm do bloco ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)
43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento - 82,5 mm por 0,8 mm de deslocamento do bloco = 82,5 por 2,4 mm = 43,1369 + 12,829509 = 55,966409 cm^3
nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3
nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3
nova taxa: ( 461,862324 + 55,966409 ) dividido por 55,966409 = 9,2525:1 que é aproximadamente 9,2:1
aumentou 0,5 de taxa.
mas, eu não exagero se a área tirada no passe do cabeçote for só 80% da área do cilindro.
0,8 x 80% = 0,64 mm equivalente no cilindro.
então:
43,1369 + 13,6848096 = 56,8217 cm^3
( 461,862324 + 56,8217 ) dividido por 56,8217 = 9,1283:1
aumentou 0,3 de taxa
[]?s
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eu confio nos meus números.
essa taxa que calcularam… como foi é foi calculada com todo o preciosismo do mundo é se calcularam com o motor fechado (tira-se a vela e enche de óleo) vai saber se fizeram direito. podem ter colocado fluido demais... pode ter vazado pela folga do pistão / camisa / anéis enquanto se enchia... talvez não estivesse em pms... usaram 475 cm^3 pra calcular depois a taxa (475 x 4 = 1900)...
diferença/versões de pistões 2.0 álcool...
um monte de coisa.
pense agora nesse dado: 0,8 de rebaixamento adiciona quase 2 de taxa.
bom, sendo muito otimista, vamos considerar que esse 0,8 a menos no cabeçote equivale a 0,8 a menos no bloco. nem é pau né ? só se fosse em um hemi de dragster, rsrsrs. e olhe lá, continuaria a ser aproximação.
vamos lá:
volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm; menos 0,8 mm do bloco ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)
43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento - 82,5 mm por 0,8 mm de deslocamento do bloco = 82,5 por 2,4 mm = 43,1369 + 12,829509 = 55,966409 cm^3
nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3
nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3
nova taxa: ( 461,862324 + 55,966409 ) dividido por 55,966409 = 9,2525:1 que é aproximadamente 9,2:1
aumentou 0,5 de taxa.
mas, eu não exagero se a área tirada no passe do cabeçote for só 80% da área do cilindro.
0,8 x 80% = 0,64 mm equivalente no cilindro.
então:
43,1369 + 13,6848096 = 56,8217 cm^3
( 461,862324 + 56,8217 ) dividido por 56,8217 = 9,1283:1
aumentou 0,3 de taxa
[]?s
[snapback]529648[/snapback]
vences, eu não desconfio dos seus numero, só estou falando o q me passaram, vou tentar ir no mecanico do rapaz que monto o motor e tentar descobrir mais coisas e depois faão um post aqui.
o tópico que o fabio lima abriu e falo que com 0.8mm aumentou quase 2 pontos é esse aqui http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26578
-
não frequento muito o fórum. mas se não me engano o fabio lima tá de aspirado. me corrijam se estiver errado.
0,8 mm a menos no aspirado é muito diferente desse destaxado que fiz as contas.
por isso para ele tenha aumentado tanto a taxa com tão pouco rebaixamento.
[]?s
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vences, eu não desconfio dos seus numero, só estou falando o q me passaram, vou tentar ir no mecanico do rapaz que monto o motor e tentar descobrir mais coisas e depois faão um post aqui.
o tópico que o fabio lima abriu e falo que com 0.8mm aumentou quase 2 pontos é esse aqui http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26578
[snapback]529652[/snapback]
eu sei que vc não desconfia.
sou meio chato mesmo, não dá muita atenção.
tá aí então. no link que vc passou eu vê que é aspirado.
[]?s
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vc tem o link desse topico?
[snapback]529649[/snapback]
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não frequento muito o fórum. mas se não me engano o fabio lima tá de aspirado. me corrijam se estiver errado.
0,8 mm a menos no aspirado é muito diferente desse destaxado que fiz as contas.
por isso para ele tenha aumentado tanto a taxa com tão pouco rebaixamento.
[]?s
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eu sei que vc não desconfia.
sou meio chato mesmo, não dá muita atenção.
tá aí então. no link que vc passou eu vê que é aspirado.
[]?s
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não sabia que existia essa diferença quanto ao rebaixamento de bloco ou cabeçote, pensei que o efeito era o mesmo rebaixando 0.8mm em um aspirado ou em um turbo destaxadão como o que estou querendo montar.
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não sabia que existia essa diferença quanto ao rebaixamento de bloco ou cabeçote, pensei que o efeito era o mesmo rebaixando 0.8mm em um aspirado ou em um turbo destaxadão como o que estou querendo montar.
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tem sim marcos, mostrei até um pequeno exemplo dessa diferença semana passada aqui no mecânica, vou ver se acho o post.
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veja: http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=520985
e tb em seguida:
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=521182
[snapback]529670[/snapback]
isso eu entendi facil, agora o q não entendi é a relação destaxadão x taxadinho. vamos supor motores iguais, os dois com 1mm de rebaixamento, mais um com pistões que vao até o topo do bloco e outro que os pistões ficam 1mm abaixo do bloco, pela logica o rebaixamento no cabeçote daria a mesma taxada em ambos os motores. isso ainda não entendi ao certo
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isso eu entendi facil, agora o q não entendi é a relação destaxadão x taxadinho. vamos supor motores iguais, os dois com 1mm de rebaixamento, mais um com pistões que vao até o topo do bloco e outro que os pistões ficam 1mm abaixo do bloco, pela logica o rebaixamento no cabeçote daria a mesma taxada em ambos os motores. isso ainda não entendi ao certo
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então marcos, acho q vc ainda não entendeu
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putz… não dá para explicar com calma agora mas a base é o seguinte:
dois motores com mesmo volume de camara (= 14.k)
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vc tem um taxadao com 14:1, entao o volume da camara comprimida é 1.k (homenagem a um usuário do forum, hahaha)
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vc tem um destaxado com 7:1, então o volume da camara comprimida é 2.k, pois vc tem metade da compressao, entao o dobro do volume.
ok? ?
agora a m?gica:
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tire 0,5.k do volume taxando com por exemplo 2mm do cabecote.
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taxad?o: sai de 14:1 para aprox 28:1, (estou desconsiderando o volume perdido por preguiça mesmo )
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destaxado: sai de 7:1 para aprox 9,3:1 (aprox, ok? ?)
deu para entender??
[]s
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bom o projeto mudou um pouco, vou por enquanto restaurar o carro pra depois pensar em colocar o kit nele e tudo mais, mais preciso colocar o motor rodando. comprei um bloco de 1.8 aberto para ap 2.0 primeira medida e vira de 1.8, esse bloco foi um pouco rebaixado para fica com taxa em torno de 7:5 com pistões do santana 2.0 a alcool, agora gostaria de saber se existe algum pistão que tenha esse diametro ou talvez 83 (to levando essa semana na retifica pra ve se precisa abrir mais) que de um pouco mais de taxa.
to achando que com a taxa de 7:5 com ele aspirado vai fica muito xoxo, ou será que poderia ser contornado esse pequeno problema?