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Projeto gt turbo

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    #24

    ? essa informação eu não tenho.

    eu sei que este bloco foi aberto pra pistões powertech de 83, agora não sei se o os pistões tinha 82,9…. ou os 83 mesmo. pela marca (powertech) tem como saber isso?

    [snapback]516010[/snapback]

    amigo,

    peque seus pistões e seu bloco e leve numa retifica boa pra serem medidos.

    só assim vc vai saber realmente a folga nesse conjunto. e sim….......os iapel aceitam bem mais do que 0,6mm de folga.

    e outra: mede a altura do pino do pistão pra ter uma ideia da taxa..........geralmente nos iapel pra turbo fica por volta de 9,0:1 e se for colocar fielas de kd pode ser que fique muito destaxado..........dependendo do uso dod seu carro, claro.

    ps: na caixa não tem as especificações desse pistão ? ?

    abraço.

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      #25

      bom, as peças que eu estava pensando em pegar para montar o 2.0 acabaram não dando negocio. agora estou negociando um bloco 1.8 aberto para 92,5 com vira de 1.8 e um cabeçote 1.8 com 1mm rebaixado + uma 3e.

      gostaria de saber se é possivel com esse cabeçote roda com um 1.9 com a taxa entre 7 e 8 e qual pistão seria necessario para essa taxa entre 7 e 8. (com pistão de 2.0 a alcool a taxa ficaria na casa dos 9 certo?)

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        #26

        bom, as peças que eu estava pensando em pegar para montar o 2.0 acabaram não dando negocio. agora estou negociando um bloco 1.8 aberto para 92,5 com vira de 1.8  e um cabeçote 1.8 com 1mm rebaixado + uma 3e.

        gostaria de saber se é possivel com esse cabeçote roda com um 1.9 com a taxa entre 7 e 8 e qual pistão seria necessario para essa taxa entre 7 e 8. (com pistão de 2.0 a alcool a taxa ficaria na casa dos 9 certo?)

        [snapback]529491[/snapback]

        pistão de 2.0a com vb de 1.8 + bloco sem rebaixar? duvido q chegue sequer a 8 de taxa.

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          #27

          pistão de 2.0a com vb de 1.8 + bloco sem rebaixar? duvido q chegue sequer a 8 de taxa.

          [snapback]529535[/snapback]

          isso, seria pistão de 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar + cabeçote rebaixado 1mm..

          tava lendo um topico antigo e la dizia q o motor com pistão 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar ficava por volta de 8:4:1 de taxa..

          1 Resposta Última resposta
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            #28

            isso, seria pistão de 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar + cabeçote rebaixado 1mm..

            tava lendo um topico antigo e la dizia q o motor com pistão 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar ficava por volta de 8:4:1 de taxa..

            [snapback]529557[/snapback]

            pode me passar o link desse tópico?

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              #29

              pode me passar o link desse tópico?

              [snapback]529561[/snapback]

              ta ai http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=360732

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                #30

                o pistão de 2.0 alcool não tem cabeça plana, então não da pra aplicar f?rmula de cálculo de área nesse caso.

                tenta conversar com o vences sobre isso, quem sabe ele te de uma luz mais específica.

                pra mim, em casos assim (pistão com superf?cie irregular e ainda por cima com degrau na borda) só da pra saber a taxa real cubicando.

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                  Vences
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                  #31

                  vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                  –--------------------------------------------------------------------------------------------

                  ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                  primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                  ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                  imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                  na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ? pense bem.


                  veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                  ap 2.0 álcool:

                  12,5:1 de taxa

                  82,5 de di?metro

                  92,8 de curso

                  1984,297392 cm^3

                  cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                  cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                  porque 11,5 ?

                  taxa ?: (v1 + v2) / v2

                  se taxa é 12,5, então:

                  12,5 = (v1 + v2) / v2

                  12,5 v2 = (v1 + v2)

                  12,5 v2 - v2 = v1

                  11,5 v2 = v1

                  v2 = v1 / 11,5


                  ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                  volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                  43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                  esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                  nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                  nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                  nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                  tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                  leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                  mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                  [] s

                  1 Resposta Última resposta
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                    escreveu em última edição por
                    #32

                    vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                    –--------------------------------------------------------------------------------------------

                    ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                    primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                    ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                    imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                    na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ?   pense bem.


                    veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                    ap 2.0 álcool:

                    12,5:1 de taxa

                    82,5 de di?metro

                    92,8 de curso

                    1984,297392 cm^3

                    cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                    cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                    porque 11,5 ?

                    taxa ?: (v1 + v2) / v2

                    se taxa é 12,5, então:

                    12,5 = (v1 + v2) / v2

                    12,5 v2 =  (v1 + v2)

                    12,5 v2 - v2 = v1

                    11,5 v2 = v1

                    v2 = v1 / 11,5


                    ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                    volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                    43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                    esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                    nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                    nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                    nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                    tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                    leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                    mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                    [] s

                    [snapback]529588[/snapback]

                    mesmo sendo uma teoria, ja deu uma boooa clareada com essa explicação detalhada :olhos:

                    1 Resposta Última resposta
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                      #33

                      vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                      –--------------------------------------------------------------------------------------------

                      ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                      primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                      ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                      imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                      na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ?   pense bem.


                      veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                      ap 2.0 álcool:

                      12,5:1 de taxa

                      82,5 de di?metro

                      92,8 de curso

                      1984,297392 cm^3

                      cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                      cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                      porque 11,5 ?

                      taxa ?: (v1 + v2) / v2

                      se taxa é 12,5, então:

                      12,5 = (v1 + v2) / v2

                      12,5 v2 =  (v1 + v2)

                      12,5 v2 - v2 = v1

                      11,5 v2 = v1

                      v2 = v1 / 11,5


                      ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                      volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                      43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                      esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                      nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                      nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                      nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                      tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                      leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                      mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                      [] s

                      [snapback]529588[/snapback]

                      muito legal.. fico bem claro agora.

                      mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                      obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                      1 Resposta Última resposta
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                        #34

                        muito legal.. fico bem claro agora.

                        mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                        obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                        [snapback]529615[/snapback]

                        da uma olhada no topico q tem as medidas entre pino e topo dos pistões vw, ai da pra ter uma ideia e talvez ajudar mais ainda.

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                          escreveu em última edição por
                          #35

                          muito legal.. fico bem claro agora.

                          mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                          obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                          [snapback]529615[/snapback]

                          eu confio nos meus números.

                          essa taxa que calcularam… como foi é foi calculada com todo o preciosismo do mundo é se calcularam com o motor fechado (tira-se a vela e enche de óleo) vai saber se fizeram direito. podem ter colocado fluido demais... pode ter vazado pela folga do pistão / camisa / anéis enquanto se enchia... talvez não estivesse em pms... usaram 475 cm^3 pra calcular depois a taxa (475 x 4 = 1900)...

                          diferença/versões de pistões 2.0 álcool...

                          um monte de coisa.

                          pense agora nesse dado: 0,8 de rebaixamento adiciona quase 2 de taxa.

                          bom, sendo muito otimista, vamos considerar que esse 0,8 a menos no cabeçote equivale a 0,8 a menos no bloco. nem é pau né ? só se fosse em um hemi de dragster, rsrsrs. e olhe lá, continuaria a ser aproximação.

                          vamos lá:

                          volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm; menos 0,8 mm do bloco ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                          43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento - 82,5 mm por 0,8 mm de deslocamento do bloco = 82,5 por 2,4 mm = 43,1369 + 12,829509 = 55,966409 cm^3

                          nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                          nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                          nova taxa: ( 461,862324 + 55,966409 ) dividido por 55,966409 = 9,2525:1 que é aproximadamente 9,2:1

                          aumentou 0,5 de taxa.

                          mas, eu não exagero se a área tirada no passe do cabeçote for só 80% da área do cilindro.

                          0,8 x 80% = 0,64 mm equivalente no cilindro.

                          então:

                          43,1369 + 13,6848096 = 56,8217 cm^3

                          ( 461,862324 + 56,8217 ) dividido por 56,8217 = 9,1283:1

                          aumentou 0,3 de taxa

                          []?s

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                            #36

                            da uma olhada no topico q tem as medidas entre pino e topo dos pistões vw, ai da pra ter uma ideia e talvez ajudar mais ainda.

                            [snapback]529623[/snapback]

                            vc tem o link desse topico?

                            1 Resposta Última resposta
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                              #37

                              eu confio nos meus números.

                              essa taxa que calcularam… como foi é foi calculada com todo o preciosismo do mundo é se calcularam com o motor fechado (tira-se a vela e enche de óleo) vai saber se fizeram direito. podem ter colocado fluido demais... pode ter vazado pela folga do pistão / camisa / anéis enquanto se enchia... talvez não estivesse em pms... usaram 475 cm^3 pra calcular depois a taxa (475 x 4 = 1900)...

                              diferença/versões de pistões 2.0 álcool...

                              um monte de coisa.

                              pense agora nesse dado: 0,8 de rebaixamento adiciona quase 2 de taxa.

                              bom, sendo muito otimista, vamos considerar que esse 0,8 a menos no cabeçote equivale a 0,8 a menos no bloco.  nem é pau né ?   só se fosse em um hemi de dragster, rsrsrs. e olhe lá, continuaria a ser aproximação.

                              vamos lá:

                              volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm; menos 0,8 mm do bloco ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                              43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento - 82,5 mm por 0,8 mm de deslocamento do bloco = 82,5 por 2,4 mm = 43,1369 + 12,829509 = 55,966409 cm^3

                              nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                              nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                              nova taxa: ( 461,862324 + 55,966409 ) dividido por 55,966409 = 9,2525:1 que é aproximadamente 9,2:1

                              aumentou 0,5 de taxa.

                              mas, eu não exagero se a área tirada no passe do cabeçote for só 80% da área do cilindro.

                              0,8 x 80% = 0,64 mm equivalente no cilindro.

                              então:

                              43,1369 + 13,6848096 = 56,8217 cm^3

                              ( 461,862324 + 56,8217 ) dividido por 56,8217 = 9,1283:1

                              aumentou 0,3 de taxa

                              []?s

                              [snapback]529648[/snapback]

                              vences, eu não desconfio dos seus numero, só estou falando o q me passaram, vou tentar ir no mecanico do rapaz que monto o motor e tentar descobrir mais coisas e depois faão um post aqui.

                              o tópico que o fabio lima abriu e falo que com 0.8mm aumentou quase 2 pontos é esse aqui http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26578

                              1 Resposta Última resposta
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                                #38

                                não frequento muito o fórum. mas se não me engano o fabio lima tá de aspirado. me corrijam se estiver errado.

                                0,8 mm a menos no aspirado é muito diferente desse destaxado que fiz as contas.

                                por isso para ele tenha aumentado tanto a taxa com tão pouco rebaixamento.

                                []?s

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #39

                                  vences, eu não desconfio dos seus numero, só estou falando o q me passaram, vou tentar ir no mecanico do rapaz que monto o motor e tentar descobrir mais coisas e depois faão um post aqui.

                                  o tópico que o fabio lima abriu e falo que com 0.8mm aumentou quase 2 pontos é esse aqui http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26578

                                  [snapback]529652[/snapback]

                                  eu sei que vc não desconfia. :olhos: :(

                                  sou meio chato mesmo, não dá muita atenção. :d

                                  tá aí então. no link que vc passou eu vê que é aspirado.

                                  []?s

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #40

                                    vc tem o link desse topico?

                                    [snapback]529649[/snapback]

                                    http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=529385

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                                      #41

                                      não frequento muito o fórum. mas se não me engano o fabio lima tá de aspirado. me corrijam se estiver errado.

                                      0,8 mm a menos no aspirado é muito diferente desse destaxado que fiz as contas.

                                      por isso para ele tenha aumentado tanto a taxa com tão pouco rebaixamento.

                                      []?s

                                      [snapback]529655[/snapback]

                                      eu sei que vc não desconfia.  :(  :d

                                      sou meio chato mesmo, não dá muita atenção.  :d

                                      tá aí então. no link que vc passou eu vê que é aspirado.

                                      []?s

                                      [snapback]529657[/snapback]

                                      :olhos:

                                      não sabia que existia essa diferença quanto ao rebaixamento de bloco ou cabeçote, pensei que o efeito era o mesmo rebaixando 0.8mm em um aspirado ou em um turbo destaxadão como o que estou querendo montar.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #42

                                        não sabia que existia essa diferença quanto ao rebaixamento de bloco ou cabeçote, pensei que o efeito era o mesmo rebaixando 0.8mm em um aspirado ou em um turbo destaxadão como o que estou querendo montar.

                                        [snapback]529661[/snapback]

                                        tem sim marcos, mostrei até um pequeno exemplo dessa diferença semana passada aqui no mecânica, vou ver se acho o post.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #43

                                          veja: http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=520985

                                          e tb em seguida:

                                          http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=521182

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