Novo projeto a ar
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eu partiria logo para o orcamento de um kit 2xxxcc da vida… que eh a cilindrada que o pessoal costuma brincar.... dai vc ja teria nocao de orcamento
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eu partiria logo para o orcamento de um kit 2xxxcc da vida… que eh a cilindrada que o pessoal costuma brincar.... dai vc ja teria nocao de orcamento
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isssso… pra vc ter uma idéia... os bugueiros lá de natal, se cansaram de gastar dinheiro cada um no seu próprio buggy a ar, juntaram alguns grupos e resolveram fazer coletivamente os buggys de arrancada... todos partiram pra ap turbo... alguns nitro tb...
infelizmente... por ex. um deles tinha um vw boxer com kit pra 2300cc, weber 50, cabecote paula faria, comando engle, cheio de peça gringa...
hj tá no ap turbo milinove... não guentou a dinheirama...
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aproveitando o topico, que oleo é recomendavel usar num 1600 a ar?? procurei algo sobre na pesquisa mas não achei nada.
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depende diretamente de como está o config do motor . como o vw a ar é da época que se usava sae 20 no inverno e sae 40 no verão , não se tem muitas informações acerca de óleos multiviscosos . é de praxe usar um sl 20w50 , eu uso no meu um sint?tico 15w40 . caso faça alguns upgrades que pretendo fazer no futuro caso fique com o carro , vou usar o sel?nia performer 5w30 .
sobre o tátulo do tópico , eu partiria para o motor a ar turbo . é raro ver motor aspirado de qquer natureza em arrancadas , exceto os v8 nitro , de maneira que pra ser competitivo é melhor usar a alternativa do turbo . quem sabe um 2000 turbo ficasse forte , dispensando alguns ?tens caros na preparação de vw a ar aspirado como cabeçotes especiais . usando cabeçote original , até mesmo com válvulas originais , mas com balanceiros , pratos e molas especiais . não precisando de giro tão alto pra obter rendimento , você dispensaria alguns ?tens comuns nesta preparação . é o que eu posso recomendar para a aplicação que você deu . combinado ao baixo peso do carro a possibilidade de fazer um bom estrago se torna bem maior .
vamos ver o que você decide . faça qquer coisa , menos partir p/ap .
abraços .
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bom andei pesqueisando hoje durante o dia e vi que se for montar um a ar aspirado no jeito vou gastar muito dinheiro…...então vou montar turbo mesmo, mas vai continuar sendo a ar......oq vcs me indicam?
kit para aumento de cilindrada? qual?
carburação? qual? menos weber (por enquanto)
turbina para a cilindrada que vai ser montado?
oq fazer nos cabeçotes?
tenho 2 kits turbo ap, sei que é vou usar nada dele alem de dosador, bomba elétrica, turbina...
as turbinas que tenho aqui são 3....
.50/70 rotor acho que é 54mm e eixo 58mm
.42/48 apl rotor 42mm eixo 49mm
.42/63 apl rotor 44mm eixo 49mm
pergunto, alguma dessas ai serviria??
agradeão a ajuda...
abraços.
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esqueci de falar uma coisa, o carro é será de uso di?rio….
será só para dar umas aceleradas.....
pra fazer uma propaganda da oficina....hehee
abraços.
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bom andei pesqueisando hoje durante o dia e vi que se for montar um a ar aspirado no jeito vou gastar muito dinheiro…...então vou montar turbo mesmo, mas vai continuar sendo a ar......oq vcs me indicam?
kit para aumento de cilindrada? qual?
carburação? qual? menos weber (por enquanto)
turbina para a cilindrada que vai ser montado?
oq fazer nos cabeçotes?
tenho 2 kits turbo ap, sei que é vou usar nada dele alem de dosador, bomba elétrica, turbina...
as turbinas que tenho aqui são 3....
.50/70 rotor acho que é 54mm e eixo 58mm
.42/48 apl rotor 42mm eixo 49mm
.42/63 apl rotor 44mm eixo 49mm
pergunto, alguma dessas ai serviria??
agradeão a ajuda...
abraços.
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cara … se for um motor 1.6, a turbina que fica mais proxima seria essa apl 240.
se for pensar em subida de cilindrada, olhe com carinho os viras de curso. hoje em dia esta saindo mais barato um vira novo, do que um kit de pistao.
outra coisa ... para ficar algo no jeito , pense em montar injetado. com certeza te trar? ?timos resultados a um custo bem menor do que nos carburas.
no carbura fica bom ? sim muito mas a comodidade de se ter todo o acerto, com precisão fina, no toque de botões nao tem preço.
uma coisa que nao foi falada aqui é a seguinte ... ok, o carro é leve, tem boa distribuição de peso e tal mas
eu queria ver este carro com os seus 250cv acelerando. para fazer este carro tracionar seria um deus nos acuda . se em golzin com motor ap que é pesado e ajuda na tração o bicho ja lixa de um lado pro outro. eu queria ver com um motor que nao pesa nem 20kg
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ja ouvi falar que esse motor no gol tem serios problemas de refrigeracao… procede a informacao?
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não procede , pelo contrário . a ventilação frontal facilita muito a vida do motor , tanto que a volks colocou um ventilador menor e um radiador de óleo min?sculo . o que complica é usar refrigeração de gol a ar em vw de motor traseiro .
será interessante também por poder usar sistema de circulação e radiador de óleo externo exatamente na frente do motor , dispensando linhas de óleo quilom?tricas e litros e mais litros de óleo . como o estepe sair? do cofre , é bom fazer uma limpa geral e já usar a refrigeração de kombi .
eu proponho o seguinte ; um motor 2.0 se faz com vira de 78,4 de curso com pistões de 90,5 , para acomodar o vira maior é necessário fazer um retrabalho na carca?a . se esse retrabalho for muito grande e fragilizar demais a carca?a e as bielas , eu montaria um 1.8 só com os pistões de 90,5 e destaxadão . sistema de circulação com radiador externo m?dio (para testar) , ou c?rter seco mesmo . comando de aspirado relativamente alto (mais fluxo e melhor lavagem da c?mara) , tipo um w120 , não muito acima disso pra não jogar a faixa útil de potência muito pro alto . sobre turbinas nada posso opinar , pois não entendo nada , mas deve ser uma turbina que seja capaz de socar uma boa quantidade de pressão numa faixa de 5k a 6,5krpm nesse motor . cabeçotes originais mesmo , com balanceiros 1,4 ou 1,5 forjados , pratinhos e molas especiais , de marca enjoada . válvulas de inox de 39mm na admissão e de 36mm no escape . carburação : a qual o dinheiro disponível permita comprar , o ideal seria weber idf . taxa original de 7,2 mesmo e pressão inguinorante para começar . bielas e vira originais do motor antigo .
abraços .
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lembrando que esses kits de pistões já vem forjados e valem cada centavo que se paga neles , excel?ncia em qualidade . já alguns virabrequins não tem a mesma qualidade , saindo muito mais caros que um kit de pistões quando possuem essa qualidade , além de aumentar as vibrações do motor , que nesse caso já são muitas . vibração = quebra .
o segredo aí estará em tudo o que se usar nos cabeçotes . as molas de válvula de preferencia simples mesmo para aguentar o tranco dos balanceiros altos , devem ser especiais essas molas . as varetas de aão não da muito trabalho pra adaptar , precisando no máximo de um calão na base dos balanceiros pra readequar a um possível desnível causado por varetas maiores . as da f1000 com motor mwm são 0,3 mm maiores .
p.s - botão é o kct weber idf .
abraços .
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não procede , pelo contrário . a ventilação frontal facilita muito a vida do motor , tanto que a volks colocou um ventilador menor e um radiador de óleo min?sculo . o que complica é usar refrigeração de gol a ar em vw de motor traseiro .
será interessante também por poder usar sistema de circulação e radiador de óleo externo exatamente na frente do motor , dispensando linhas de óleo quilom?tricas e litros e mais litros de óleo . como o estepe sair? do cofre , é bom fazer uma limpa geral e já usar a refrigeração de kombi .
eu proponho o seguinte ; um motor 2.0 se faz com vira de 78,4 de curso com pistões de 90,5 , para acomodar o vira maior é necessário fazer um retrabalho na carca?a . se esse retrabalho for muito grande e fragilizar demais a carca?a e as bielas , eu montaria um 1.8 só com os pistões de 90,5 e destaxadão . sistema de circulação com radiador externo m?dio (para testar) , ou c?rter seco mesmo . comando de aspirado relativamente alto (mais fluxo e melhor lavagem da c?mara) , tipo um w120 , não muito acima disso pra não jogar a faixa útil de potência muito pro alto . sobre turbinas nada posso opinar , pois não entendo nada , mas deve ser uma turbina que seja capaz de socar uma boa quantidade de pressão numa faixa de 5k a 6,5krpm nesse motor . cabeçotes originais mesmo , com balanceiros 1,4 ou 1,5 forjados , pratinhos e molas especiais , de marca enjoada . válvulas de inox de 39mm na admissão e de 36mm no escape . carburação : a qual o dinheiro disponível permita comprar , o ideal seria weber idf . taxa original de 7,2 mesmo e pressão inguinorante para começar . bielas e vira originais do motor antigo .
abraços .
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pensei em montar um motor 1.8 com o vira original e pistões de 90,5mm ( já vem o kit completo e isso é muito interessante..hehe) é quero um motor que a cada arrancada que der, quebre uma carca?a, vou montar um radiador de óleo externo tb, comando ainda é tinha pensado e nada, mas este que vc citou parece interessante, como funciona essas medidas de balanceiros??
pensei tb em injeção isso ficaria relativamente facil pra mim….
mas por outro lado, conversei com um amigo e ele ainda tem as weber que usava no fusca dele...
ainda estou em dúvida na turbina, é sei qual usar e se essas que eu tenho é servirem eu compro outra......
cabeçote, tenho patrocinio de retifica por aqui e o cara faz oq eu pedir, então quanto mais opiniões sobre eles melhor....
abraços.
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as medidas de balanceiros querem dizer o quanto o balanceiro multiplica o levante do comando na válvula . os balanceiros originais são 1.1 , ou seja , um comando com 10mm de levante vai ter (descontando a folga) 11mm de levante na válvula . no sp2 a vw usou balanceiros 1.25 mas existem versões de até 1.4 e 1.5 fundidos ou forjados , isso ajuda bastante num motor desses , significa maior facilidade em admitir e expelir , aliviando mais ainda as pressões na c?mara . o único inconveniente fica pelo fato de esses conjuntos exigirem maiores esfor?os do sistema de distribuição , exigindo varetas de aão , molas e pratos especiais . outro ?tem a ser avaliado é a compatibilidade da mola , que pode bater elos devido ao levante alto , é necessário usar um modelos de mola que agunte o levante sem jamais bater os elos . uma solução relativamente barata é usinar a base das molas no cabeçote caso isso aconte?a , mas é bom tomar cuidado pois isso pode fazer a mola perder muita pressão . dizem que molas de opala 4cc suportam boa faixa de giro e são compatéveis , mas não sei se h? o problema de batida de elos .
nos cabeçotes pode ser feito um trabalho de dutos , sobretudo nos de admissão . existe muito material em volta do canal onde se aloja o guia de válvula , esse ressalto de material pode ser suavizado pra facilitar a entrada de fluxo , também pode ser removido material de cima mas pouca coisa pra não fragilizar . no de escape existe uma espocie de joelho que também pode ser suavizado . de resto , arredondar os cantos vivos da c?mara elimina possíveis pontos quentes , as partes que foram alteradas na c?mara devem ser devidamente lixadas e polidas . tudo o que for poroso na c?mara deve ser sumariamente removido com polimento . criar mais dois ?ngulos , um de 30? e outro de 60? nas sedes também é bem vindo , a substituição dos guias dever? ser feita , esse angulo de 30? entre a primeira quina de 15? e 45? e o de 60? entre a quina de 45? e 75? . seria ?timo um sistema de esguicho de óleo em direção aos balanceiros , mas ninguém tem experiencia nesse tipo de coisa . pode ser feito a partir da sa?da de uma bomba de c?rter seco .
quais são as turbinas que voce tem aí ?
abraão .
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pra fzr render legal vai muita grana heim…muita mesmo.
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sei disto… cotei umas brincadeiras com o sandro bruno..
sem kit turbo..e cambio...r$ 10,500
e ainda falta coisa viu..rs
motor boxer rola... mas precisar ser $forte $ para montar e sustentar ele =/
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belo piti
brincadeiras é parte.
a qualidade dos vira é algo bem questionível hein ? os kit s da mahle realmente são excelentes. mas hoje em dia estão muuuito caros.
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obrigado pelo elogio mestre . os kits tão por volta de 1k , considerando que vem completos com camisas e pinos e tem que ser reimportados p/ c? , acho que está no preão . fora a total excel?ncia em qualidade .
outra coisa , se existir uma trinca entre as duas sedes na c?mara , pode descartar o respectivo cabeçote . vai abrir o bico . os cabeçotes originais devem estar em estado impecável e essa trinca é comum em cabeçotes velhos .
sem mais .
abraços .
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outra coisa , se existir uma trinca entre as duas sedes na c?mara , pode descartar o respectivo cabeçote . vai abrir o bico . os cabeçotes originais devem estar em estado impecável e essa trinca é comum em cabeçotes velhos .
sem mais .
abraços .
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bom então vou correr atras das peças, provavelmente vou comprar os cabeçotes novos..
as turbinas que tenho aqui são 3….
.50/70 rotor acho que é 54mm e eixo 58mm
.42/48 apl rotor 42mm eixo 49mm
.42/63 apl rotor 44mm eixo 49mm
agradeão a ajuda..
abraços.
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bom então vou correr atras das peças, provavelmente vou comprar os cabeçotes novos..
as turbinas que tenho aqui são 3….
.50/70 rotor acho que é 54mm e eixo 58mm
.42/48 apl rotor 42mm eixo 49mm
.42/63 apl rotor 44mm eixo 49mm
agradeão a ajuda..
abraços.
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não é necessario gastar com novos a não ser que estejam em má situação e apresentem alguns defeitos que eu citei . a galera do turbo diz que um motor destaxado é melhor p/ turbo de alta performance , então cabeçotes originais de 8 aletas com taxa original são muito bem vindos .
agora é esperar o pessoal dos turbinados opinar .
não é preciso agradecer .
abraços .
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vó de 1600 mesmo, cabeçotes de 8 aletas e kit gasolina, com taxa 7,2:1. virabrequim e bielas antigos, que são de aío.
um amigo meu montou um desses com comando w-125, molas mais duras, balancins originais, oito bicos injetores e duas his, com borboleta central da ranger. a turbina é pequena, não sei qual. não havia wastegate, é pressão total do turbo, enchendo 2,5 bar.
seu fusca venceu qualquer coisa na categoria street turbo original em franca, puseram sua foto na internet, um fusca branco.
seu motor vira 7500 rpm, estimei cerca de 300 cv com essa pressão toda.
tudo num câmbio de 1300…
? o motor mais barato que você pode fazer, usando um 1600 mesmo.
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vó de 1600 mesmo, cabeçotes de 8 aletas e kit gasolina, com taxa 7,2:1. virabrequim e bielas antigos, que são de aío.
um amigo meu montou um desses com comando w-125, molas mais duras, balancins originais, oito bicos injetores e duas his, com borboleta central da ranger. a turbina é pequena, não sei qual. não havia wastegate, é pressão total do turbo, enchendo 2,5 bar.
seu fusca venceu qualquer coisa na categoria street turbo original em franca, puseram sua foto na internet, um fusca branco.
seu motor vira 7500 rpm, estimei cerca de 300 cv com essa pressão toda.
tudo num câmbio de 1300…
? o motor mais barato que você pode fazer, usando um 1600 mesmo.
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hummmm muito bom saber disso…essa receita me ajudaria muito agora no comeão da empreitada....e mais pra frente iria comprando outras peças para montar o motor bravo mesmo....
obrigado pela ajuda....
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vó de 1600 mesmo, cabeçotes de 8 aletas e kit gasolina, com taxa 7,2:1. virabrequim e bielas antigos, que são de aío.
um amigo meu montou um desses com comando w-125, molas mais duras, balancins originais, oito bicos injetores e duas his, com borboleta central da ranger. a turbina é pequena, não sei qual. não havia wastegate, é pressão total do turbo, enchendo 2,5 bar.
seu fusca venceu qualquer coisa na categoria street turbo original em franca, puseram sua foto na internet, um fusca branco.
seu motor vira 7500 rpm, estimei cerca de 300 cv com essa pressão toda.
tudo num câmbio de 1300…
? o motor mais barato que você pode fazer, usando um 1600 mesmo.
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tinha um fusca itamar prata preparado pelo pico da rojão racing que tinha 325 cv no 1.600 com 2.0 bar , e que tinha tudo original, só tinha de diferente uma fuel tech e uma turbina rosquinha muito bem montada. pena que ele capotou no fim do ano passado numa etapa do piracicabano