Duvida pertinente como sempre
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cuidado com geometria variavel, pois segundo uns amigos na garret esta turbina nao suporta as temperaturas de otto. entao ela trava….
se bem q estava em teste em um carro de rally rodando no alcool, hehehe...
se seu bolso permitir, vc poderia testar, ne? ? rsrs
boa sorte
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levando em consideracao o carro estar com o avanco ideal na fase aspro, quantos graus aproximadamente se atrasa pra quanto de pressao? uns 6 graus pra 0,8? acho que um pouco mais neh? pq passando pra alcool, eu avancaria 9 ou ateh 12 graus no meu carro. mas isso significa que se eu atrasar 6 graus pra 0.8, eu estaria ainda 3 ou 6 graus avancado com relacao a antes de adiantar o ponto… se hoje eu acho que tem muito ponto, assim teria mais ainda.... poderai ser uns 9 graus pra 0,8 de pressao, tendo avancado 9 na fase aspirada, entao acima de 0,8 eu teria o ponto mais atrasado que antes....
alguem tem ideia mais ou menos?
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levando em consideracao o carro estar com o avanco ideal na fase aspro, quantos graus aproximadamente se atrasa pra quanto de pressao? uns 6 graus pra 0,8? acho que um pouco mais neh? pq passando pra alcool, eu avancaria 9 ou ateh 12 graus no meu carro. mas isso significa que se eu atrasar 6 graus pra 0.8, eu estaria ainda 3 ou 6 graus avancado com relacao a antes de adiantar o ponto… se hoje eu acho que tem muito ponto, assim teria mais ainda.... poderai ser uns 9 graus pra 0,8 de pressao, tendo avancado 9 na fase aspirada, entao acima de 0,8 eu teria o ponto mais atrasado que antes....
alguem tem ideia mais ou menos?
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ótima pergunta
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faltou explicar direito…
quis dizer que se por exemplo hj, eu pensar em trabalhar com 6 graus de atraso pra 0.8 de pressao, se eu instalar um variador de avanco avancando 9 graus, em 0.8 eu deveria atrasar 15 e nao 6 certo? pra ter 6 de atraso com relacao a hj... pq seu atrasar 9, vai ficar elas por elas, soh cancelei o avanco...
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hummmm ta ai algo a saber tmb…muito interessante nunca tinha pensado em algo assim
e nesses carros com chip tem q ir mudando o mapeamento e nao tem como fazer no distribuidor ou qq outra forma né?
se for pra avancar 9 no comeco e atrasar os 9 no final deixa como ta q so vai ter problema em saida e baixa de resto
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lost:
sempre quis saber qual seria a curva de retardo x pressao, mas ninguem divulga… é um segredo bem guardado, hahaha
o pessoal da garrett comentou algo como 10o a cada 0,6bar, mas acho que é exageiro, sem contar que eles são bastante conservadores e usam turbinas bem pequenas... aumentando o backpressure....
quem sabe um dos magos da injeção conta para nés o que a vw fez no 1,8t ou mesmo no 1,0t....
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tive pensando aki e vou ver, afinal o golf tendo 10,3 de taxa roda com gasolina muito bem até 0,5 de pressao enao foi a unica vez q ouvi isso, fora q rende como um gti 180
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hehehee pode cre… bom, quando eu conseguir levantar algo decente eu posto ai pra acabar com esse segredo
eu chuto 10 graus pra 0.8 de pressao... partido de um ponto inicial agressivo e certinho pro alcool. se o inicial tiver avancado 9 graus, significa que usando o ponto da gasolina no alcool, soh precisaria de avanco acima de 0.8...
quero mesmo eh testar um pouco mais de retardo no ponto nas altas rpms, pra ver se solta um pouco o motor como soltava das motos
acho que o mapa de retardo x rpm vou fazer em graus, e nao em % como eh o mada de tempo de injecao do suplementar... tipo pra 5000 rpm, acrescenta 3 graus no retardo nao importa a pressao, pra 6000 6 graus, por exemplo... e nao fazer 110, 120% de retardo...
sei que o ideal seria um mapa cruzando rpm e pressao, mas ai fica muito trabalhoso pra regular, e pra suplementar nao precisa disso. quando for pra substituir a injecao ou carburador, ai vai ser mapa 3d... por enquanto eh 2d aplicando um sobre o outro
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putz… sei que a melhor opção seria a 3d, mas acredito que um 2d com pressão x retardo usando soma (negativa) de mapas me parece uma solução mais interessante. isto pela simplicidade de se regular e confiabilidade, pois são menos fatores para haver erros.
e concordo 100% com suas estimativas (vulgos chutes, kkk).
só para ilustrar, um ponteiro em sampa usava 5 a 8o de ponto em final de rpm com >3bar.
entao se 10o para 0,8bar teremos 40o para 3,2bar. como o ponto final de um ap original deve ficar em uns 30o (está certo??) adicionando 10o pois estamos com alcool, teremos ponto final de 0o. o que é bem perto do que o este caso fez, contando ainda que o retardo em carros de rua tem q ser maior, pois o transiente acaba sendo mais longo, afinal, um carro de pista deve usar esta pressao apenas nos ultimos 5s certo??
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?, e lembrando que na rua, por mais que eu pense que tenho que economizar o carro pq nem meu bolso nem minhas costas tao aguentando mais (as costas eh pq mexer em casa em carro baixo ninguem merece… como eu queria um elevador), eu simplesmente nao consigo... se tem uma brexa la esta o pezao na lata... hehehe isso todo dia, num total de 100km por dia... alguma coisa do carro acaba consumindo neh nao? kra, nesse primeiro momento acho que o ponto vai ser regulado em x graus pra 1 bar, fazendo o resto proporcionalmente... depois ponho o mapa... senao eh foda, da um trabalhao pra acertar mapa 2d, imaginem 3d... assim com 1 valor soh, eh rapidinho e mais rapido pra sentir se deu diferenca... em seguida ponho mapa 2d...
legal que concordou... pra suplementar eh besteira 3d, soh da trabalho pra ajustar, ainda numa telinha de 2x16 ta louco...
valeu kra, abraco
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faltou comentar: animal a comparacao com o kra com 3.2 bar… lembrando que a força da explosao deve vir 10, 15 graus dpms, com 3.2 bar a queima do kra eh rapida hein???? 10, 15 graus pra queimar tudo isso, imagine soh que doidera...
acho que o raciocinio do ponto eh por ai neh nao? se bem que usamos outros artificios quando nao temos atraso de ponto, por exemplo diminuir o gap das velas
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ta ficando bem complexo ja, mas to de zoio tentando entender direito isso
vcs sabem ver ponto e tudo mais eu nem isso sei….o meu achometro depois q troquei a correia, foi baseado na rotacao de lenta ter voltado a casa dos 750rpms pq qnd peguei na oficina estava acertando e bem perto de 800 a 900
so fico pensativo em como um motor de taxa meio alta roda na gasolina com alguma pressao sem problema, sera q o sensor de detonacao original seria capaz de dar esse atraso? sera q tudo isso é folga q tem do ponto original ao limite?
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nao acho bom deixar o trampo pro sensor de detonacao…
essa correcao de atrazo por pressao é uma coisa basica pra motores, alias, deveria entrar tb um atrazo por temp do ar na admissao pq quando a turbina empurra o ar esquenta... mas acho que isso seria mais critico em carburados...
isso deveria ser obrigatorio. mas a gente soh faz isso de por turbina em carro injetado sem mexer em ponto pq roda no alcool, fecha as velas e tal... da uma folga... o foda eh que vc perde performance antes de ter pressao, pq o carro ta no esquema pra quando tem pressao... nao ta ideal pra aspro...
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faltou comentar: animal a comparacao com o kra com 3.2 bar… lembrando que a força da explosao deve vir 10, 15 graus dpms, com 3.2 bar a queima do kra eh rapida hein???? 10, 15 graus pra queimar tudo isso, imagine soh que doidera...
acho que o raciocinio do ponto eh por ai neh nao? se bem que usamos outros artificios quando nao temos atraso de ponto, por exemplo diminuir o gap das velas
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opa sim, se você for usar baixa pressao com até 1,5bar dá para colocar um reta, e eu colocaria para atrasar a partir de 0,4~0,6bar, pois sabemos que antes disso até motor a gasolina trabalhar com pressao positiva.
qto ao pico de pressão, isto é algo meio controverso, pois depende da curva inteira para sabermos qual o melhor potência e da? temos p ponto de pico. a curva de pressão na camara para um turbo é bem diferente da de um aspro.
ilustrando, qdo eu trabalhei na mahle estavam testando um motor 1,0 bicomb nacional (isto em metade de 2004 ) de um montadora no abc que esta demitindo .
eles cortaram o cabecote e colocaram um medidor de pressão dentro da c?mara ( ) e o pico de pressão para potencia maxima dava em torno de 4o~5o após pms. estavamos estudando isto, pois a bronzina sofre muito com isto, já que a pressão enqto ela não atingimos o pms é crescente e muito alta até atingirmos o pms.
qto a velocidade de queima, tem umas formulas doidas para descobrir a propagação de frente de chama (em funcao de pressao, temp, a/c, fluido, etc) , mas elas não funcionam para c?mara de combustao, pois na camara temos um aumento mto grande de pressão que gera auto-ignições e diversas frentes de chama… botando a teoria abaixo....
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quanto ao escape, precisa de um para turbo…
e o de admissao andamos quase um ano com um golf 1.6 sr turbo com meg, coletor de plastico... 0,8 bar e aguentou... mas eu recomendo o de aluminio a adaptação foi relativamente fácil só mudou uma valvula plastica que foi eliminada... o dono desmontou esse kit pra vender o carro e acabou não montando mais no outro.. ficou chateado de ter que trocar embreagem
acho até que tem algo dele por aqui... vou perguntar ao dono o que tem e se ele vende...
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pronto… respondeu hoje... pra variar sem me dizer o preço... mas vê aí...
andré,
kit golf 1.6 sr(cross-flow) spa.
-coletor de escape (01 mês de uso);
-turbina ihi (01 mês de uso);
-aeroquip lub. turbina (01 mês de uso);
-vólvula de prioridade (01 mês de uso);
-kit embreagem (platé 1200 lbs + disco cer?mica) (novo)displaté;
-meg(com dois estágios) (novo).
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? pq nao entendo como o sensor de detonaca trabalha, mas conforme meus planos vai entrar a turbina e manter 0.5 de pressao na gasolina mesmo