[polemica] corte de molas
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errado.
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pq?
mola preparada é a mola cortada.
mas alem da mola cortada se faz uma preparação no amortecedor, para acompanhar a nova altura/geometria da suspensão.
logo quem é preparada é a suspensão, e não a mola que ao contrário do amortecedor continua a mesma.
ps. não adianta cortar 3 a 5 elos e achar que trabalhar o amortecedor vai resolver, pois a geometria que as bandejas, semi-eixo, etc irão trabalhar são muito diferentes da original, e vc não conseguir? dar regulagem para fazer um veículo estável.
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teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras… pois sao pra carros fora de moda...
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r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.
perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.
abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.
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r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.
perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.
abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.
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mas vcs vão colocar as molas de um modelo de carro que tem distribuição de peso diferente do seu só pq ela tem uma marca?? isto sim me parece burrada, se o que você busca é funcionalidade.
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entendo que a quase totalidade dos veículos fabricados no pa?s tem molas e suspensão projetadas para atender um misto de conforto x estabilidade x curso para o comprador padr?o , que circula em um trajeto padr?o . mudar esta configuração para ter mais estabilidade ou estática quase sempre comprometer? o conforto ou o curso.
molas mais baixas com a mesma firmeza apenas reduzem o curso, embora muitas molas tenham passo variável , ou seja, as extremidades tem resist?ncia a compressão diferente do meio da mola. cortando a ponta , altera-se a resist?ncia do conjunto como um todo.
e os amortecedores (e as molas) são projetados para um determinado curso entre a posição inicial de apenas apoio do peso do carro e a posição exigida sobre cada roda pelo deslocamento do centro de gravidade em curvas, acelerações e frenagens, assim como lombadas e elevações. a inclinação do veículo em curvas também é considerada no desempenho e na exig?ncia dos componentes de suspensão e frenagem. suspensões mais firmes tendem a avisar menos ao motorista que estão sendo exigidas próximo ao limite.
se a mola é menor, o amortecedor original já inicia numa posição mais comprimida do que foi projetada inicialmente, tendo menor curso e consequentemente, menor efici?ncia.
baixar um carro, portanto, mantendo estabilidade, sacrificará conforto e/ou curso. se for para faz?-lo, que seja com molas de maior carga e amortecedores adequados ao novo curso e dureza da suspensão.
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uma vez um entendido veio me dar sermão q cortar molas (mesmo q seja só um elo) é cagada e que o certo era esquentar e comprimi-la
nem respondi nada pq era perda de tempo…
cortar um elo, dependendo da mola até vai, mas comprimir no forno? nunca.
e outra coisa: o povo vive falando de molas importadas que baixam o carro e mantem a maciez . isso é outra cagada
mola que deixa o carro mais baixo vai inevitavelmente fazer o amortecedor trabalhar mais fechado e mais próximo do fim de curso
isso é mania nacional, tápica de tuneiro q acha que só pq ? do gringo e tem nome invocado é bom e vai deixar o carro irado
agora, fazer um trabalho correto, usando mola menor e tambem amortecedores com haste trabalhada ou até mesmo com amortecedor inteiro menor, isso o povo não quer saber de fazer, e na maioria dos casos nem sabem que é assim que se faz...
sabio sr. rog?rio (rog?rio amortecedores) que falava isso pra todos seus clientes a dácadas, quando ainda era vivo...
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vamo la…
sempre fui totalmente contra cortar molas, queria por eibach e tal, mas nao existe pra gol as q vendem por ae sao pra golf mk3 adaptadas... entao nao quiria isso, fui pesquisar e todo mundo falava das molas do alonso, eu tinha ligado la marcado hora pra um sabado, enfim na sexta eu tive q ir no banco e na volta passei na gass parei la e o kr ame convenceu de tal forma q sabado 8h da manha estava la fazendo minha suspen?ao...
trabalhei os 4 amortecedores com 40% mais de carga e curso menos, desci os pratos coloquei 4 molas de gol bola por serem normais enao helicodais, e cortei 1 ela na frente e 2 atraz... resultado?: o carro nao pula, nao ta tudo, melhoro 70% no minimo nas curvas, ta muito mais gosto de guiar e tal, viro outro carro e agora digo cortei sim molas mas quase nada e um trabalho muuuuuito bem feito e confiavel, todo mundo q anda no carro diz nao pular e tal.. diz ser um dos melhores trampos q ja viram.. paguei caro pq guardei tudo original em casa e nao dei em base de troca mas fico foda...
no final fico 2 dedos do paralama na frente e 3 atraz com tanque cheio. eu viajo muito entao sempre tem um pesinho atraz pra nao ficar feio deixei mais alto
recomendo os kra... fico fodaaa...
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mas vcs vão colocar as molas de um modelo de carro que tem distribuição de peso diferente do seu só pq ela tem uma marca?? isto sim me parece burrada, se o que você busca é funcionalidade.
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não fiz pela marca, fiz pela performance.
pena que o custo é proibitivo.
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não fiz pela marca, fiz pela performance.
pena que o custo é proibitivo.
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o custo é proibitivo e será que o resultado é superior?
pense em um sistema massa-mola-amortecedor. se vc utilizar o k certo e o amortecedor com c correto, teremos o mesmo resultado, não importa o fabricante da mola. e eu acho mais facil errar o k ao colocar uma mola de um outro carro, do que ao cortar a sua própria.
o amortecedor temos que ter mais cuidado, pois ele tende a aquecer e perder c . por isto existem os amortecedores com nitrog?nio e tals… ou sistemas com dois amortecedores. sem contar que na suspensao dos nossos carros, os amortocedores tem papel de manter a estrutura e geometria da suspensao. se vc colocar um amortecedor torto, está na lama
e estou falando isto para quando cortamos um pouco da mola, e não qdo tiramos metade dela.... aí não tem como andar mesmo
e em um dos livros que estudei havia um gr?fico comparativo falando que os modelos esportivos tem amortecedores com maior carga em relação é mola. logo se vc cortar 1 elo e ficar 10% mais rigido, peça para amortecedores com 25% mais de carga. só que isto vai deixar seu carro mais esportivo, ou seja, mais estável e mais desconfortavel pois copia melhor as irregularidades do solo.
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qual a diferença da mola normal pra helicoidal?
pensei que toda mola fosse helicoidal, com resistencia variando conforme o ponto da mola…
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fala rapaiz
mola helicoidal é a que temos no gol. ela vem fazendo roscas uma sobre a outra. ela trabalha torcendo , ou seja, peque um tubo e tor?a ele de um angulo x.
acredito que o que quiseram dizer era a mola com passo variavel. aquela onde o espacamento entre as rosquinhas é diferente. isto é para que ela seja mais macia no comeco, e depois as rosquinhas encostem umas nas outras e mude a rigidez da mola conforme ela vai sendo comprimida.
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então eu posso compensar a mola que deixa o carro mais duro no retrabalho do amortecedor?
mais com mais carga ele não se tornaria mais duro??
esses amortecedores tag da vida seria um amortecedor dupla ação da vida? (duro pra subir e macio pra descer?)
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não é por aí não…
por aí tem as feeder, uma tal de s2 (snme) e uma outra aí que não me recordo o nome...
quando turbinei meu voyage, coloquei molas originais novas cortada uma volta na frete e duas (dos elos curtos) atrás sem mexer nos amortecedores...o carro era razoável pra andar e confortável quase igual ao original...pouca coisa mais sensável...mas sentia falta de um pouco mais de firmeza na suspensão, principalmente nas curvas...
apesar de agora estar sem turbo, h? duas semanas (depois de 3 anos e meio e 90.000 km rodados) troquei o jogo de molas por feeder de gol e amortecedores por monroe gas premiun gold com hastes encurtadas...
o carro inclina bem menos nas curvas, dando a impressão de que ficou até mais leve e o rodar ficou razoavelmente macio apesar de parecer mais baixo do que tava, na frente e só a traseira que achei que ficou muito baixa...principalmente pq tá raspando mais o escape na rampa do meu prédio...e dando fim-de-curso nas trabalhadas mais fortes da suspensão.
o cara que montou pra mim, o dored, vai colocar um calão de uns 2 cm nas molas traseiras pra ver como fica...
no final das contas, gostei bastante do jeito que ficou e dá pra andar na boa mesmo em trechos não muito bons de asfalto...mas acho que valeu os $ 1.050 gastos (molas, amortecedores, batentes, mais alguma coisinha e alinhamento/geometria).
pq?
mola preparada é a mola cortada.
mas alem da mola cortada se faz uma preparação no amortecedor, para acompanhar a nova altura/geometria da suspensão.
logo quem é preparada é a suspensão, e não a mola que ao contrário do amortecedor continua a mesma.
ps. não adianta cortar 3 a 5 elos e achar que trabalhar o amortecedor vai resolver, pois a geometria que as bandejas, semi-eixo, etc irão trabalhar são muito diferentes da original, e vc não conseguir? dar regulagem para fazer um veículo estável.
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acho que tudo tem que ser pensado.
tem nego que é daquelas: as formigas que se abaixem
mas esquece de segurança, quantos carros por aí não se vê com molas porcamente cortadas ou esquentadas, amortecedores porcamente trabalhados…
carros quicando no plano, depois reclama que a plataforma trinca com facilidade e as homicineticas quebram frequentemente.
na minha opinião tanto um kit com molas e amortecedores preparados,como um kit rosca quando bem feitos trazem ?timos resultados.
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