Help com dimensionamento de bicos/vazão x potencia
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os bicos do tipo 1.6 mpi tem vazao de 24 a 28mls e alimentam os 90cvs.
retrabalhando para rodar no alcool, aumentando em 30%, eles alimentariam uns 110cvs tranquilamente (acho)
bem, imaginando que 4 bicos originais retrabalhados (30ml de vazao aprox.) = 110cvs
se os 4 bicos extras tiverem o dobro de vazão eles deveriam alimentar o dobro de potencia (220cvs)? ou seja, com uma flauta extra esses 8 bicos = 330cvs?
não sei como dimensionar os 4 bicos que irao na flauta extra… só sei que todos os 8 bicos tem que alimentar no minimo 350-370cvs (minha meta)
algum calculo, formula pra ajudar?
usei o calculo disponivel no site da fueltech mas fiquei meio com o po atras quando vi que pra se chegar em 90cvs num carro aspirado e a gasolina os 4 bicos devem ter 14.06 mls de vazao, sendo que a vazao original de fabrica é nada mais que o dobro dessa ai calculada pelo programa
[]s
zippo
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zippo,
como já foi comentado aqui, no forum da ft a medição é a padrão americano, usando-se gasolina e sem levar em conta o dead time dos injetores…
ou seja abre o bico com 43psi (2,95bar) direto sem pulsar com um liquido de densidade igual a gasolina (ou a própria).
aqui no brasil as tabelas são todas em modo pulsado, e geralmente com varsol dentro, não tem nem como comparar... estive fazendo uns testes semana retrasada para o meu celta, coloquei diversos bicos pulsando junto pra saber qual estaria mais perto do que eu imgino que seria o necessário.
o que mais me deixou intrigado foi o comportamento de uns bicos:
comecei a medir e no meio do teste eu interrompi porque começou a gotejar de um bico, a esta altiura o bico 2 tinha metade da vazão do bico 4, zerei a maquina e repeti o teste, aí notei o seguinte, até a maquina simular 5.000rpm o bico 2ainda estava ligeiramente abaixo do bico 4, mas qdo mudou pra 6.000rpm o bico 2 mudou totalmente de comportamento e ultrapassou o bico 4 terminando o teste em mais de 40% a mais
resumindo... em giros baixos onde o dead time num ?ra um problema o bico 2 é menor do que o bico 4, já em frequência alta o bico 4 ficava saturado e não aumentava muito mais a vaz?o.
por isso tem que tomar um cuidado muito especial em medições de bicos nestas maquinas de limpeza... dependendo da frequência vc pode ser levado a um falso resultado.
a esta altura é fundamental vc saber a resolução da sua injeção...vai usar ft certo ?... então me?a do jeito que ela indica porque vc consegue ajustar o deadtime...já se for usar uma injeção original o ideal é fazer bicos pra alimentar a fase aspro e só mandar o suplementar alimentar o resto...fica muito mais facil o acerto.
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isso além da própria vazão do bico tem o limite de abertura deles pelo mapeamento. quando usei 4 multi como suplementares na saveiro, eu chutei a potência extra que viria com a turbina (no caso cerca de 150cv a mais) e peguei bicos que alimentariam tranquilamente um motor de 160~180cv no álcool. ah, além da própria pressão de combustável influir na vazão do bico, não esque?a disso.
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pois é, seria isso mesmo: 4 bicos originais abertos pra alcool, sem mexer na programação de chip + 4 bicos xpto em flauta extra gerenciados pela fueltech turbo pro
pessoal da pap recomendou bicos de marea e disseram que estes poderiam ser abertos até 130ml snme…. ai fico com receio, pq no meu conhecimento extremamente leigo bico mto arrombado = problemas....
ao meu ver esses 130mls estao superdimensionados de mais para meu projeto, isso se meu raciocinio de que os 4 bicos da flauta deveriam ter algo proximo a 70-80mls...
[]s
[]s
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bicos de 13ohms tem aprox 2ms de dead time. bicos 30ml alimentam aprox 100cv alcool @ 3 bar contando o tempo de injecao original que dificilmente está no limite.
resumindo, se 28ml alimentam o motor aspro na gasolina, pro aspro a alcool vc precisa de 40% mais, e nao 30%. seriam bicos de 40ml na flauta original pra alimentar os mesmo 90cv, porem, de alcool. levando em consideracao o cabecote trabalhado, com aumento da potencia pra 110cv por exemplo (22%), vc deveria usar os bicos da flauta original abertos por volta de 60% ou seja, uns 45ml. se 45ml alimentam 110cv alcool, 90ml na segunda flauta, controlada pela fueltech, alimentam muito mais que 220 cv, pq na flauta original, nao é usado 100% do tempo util de injecao, e na fueltech vc pode usar (tempo util se desconta o tempo de abertura e o descanso de 15 a 20% do ciclo de trabalho)
acho que uns 80, 90 ml ficaria bem dimensionado. nem com muita sobra mas tambem nao ficaria no limite.
os kras usam os bicos de marea com 130 ml pq nao tem segunda flauta. eles tem que alimentar sozinhos.
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olha, peguei essa formula numa autopower, mas já vi a mesma formula num catalogo da msd tb…creio q seja mais pra ter uma idéia de qual o tamanho do bico injetor a ser usado...
(potencia x bsfc x comb ) / (num injetores x aprov ) = tamanho do bico
injetor (lb/h)
onde:
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potencia (cv)
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bsfc = 0,5 (aspirados) e 0,6 (turbinados)
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comb = 1 pra gasolina e 1,4 pra alcool
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num injetores = numero de bico injetores q vc vai usar
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aprov = 0,8 (aproveitamento de 80% do bico injetor)
pra converter de lb/h pra cc/min multiplique por 10,5
exemplo:
se quiser saber qual o tamanho do bico injetor q devo utilizar pra
alimentar 170cv num motor aspro a alcool:
(170 x 0,5 x 1,4) / (4 x 0,8 ) = 37,19 lb/h ou 390,5 cc/min
espero q ajude tow usando essa formula como base pra calcular qual bico q usaria no meu dakar se o convertesse a alcool...
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mas devia mesmo…já que foi o anderson da ft que é o responsável por aquela matéria...
vlw edson.
bateu com o calculo feito pelo programa hospedado no site de fueltech
[]s
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só tem que ver se a vazao da maquina que os kras testam os bicos é a mesma do calculo. acho que nao ?.
como eu falei, pelo teste de vazao de quem trabalha com bicos, pro meu carro rodar no alcool, abrindo 40%, ficou com 28ml. sao 80 cv originalmente. mas tem que levar em consideracao o que eu disse, na injecao, nao é usado nem 80% do tempo util. entao no suplementar essa vazao alimentaria mais 100cv por exemplo, e nao soh os 80 como os originais fazem.
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vlw, deu pra iluminar as coisas aqui, hehehehe
basicamente os bicos origis tem que ter uns 40ml e os da 2 flauta uns 90mls.
já vi que vou ter que deixar as cal?as na pap…
retrabalho nos originais: $150
4 bicos retrabalhados: $700
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http://www.mbrasilferramentaria.com.br
50 reais pelo re-trabalho dos 4 bicos mandei 4 iwp 44 super sujos, para abrir para 55 ml, voltaram perfeitos, limpos e com leque e tudo mais perfeito, testei na maquina assim que recebi.
não tem motivos para cobrarem 150 reais para abrir 4 bicos é como a carol falou em outro topico, aqui no brasil nego gosta de ganhar grana facil
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po zippo, sao caetano é pertinho da pap ve de levar nesse lugar ai ai a pap fica soh pra quando vc precisa comprar bicos, pq eles tem precos bons…
tem que ver pros extras, que modelo, comprar bicos nesse modelo, ai mandar nesse lugar que o anderson falou ai pra abrir pros 90ml. o lance eh que na pap os kras sabem se precisa mexer na parte interna do bico pra dar a vazao que vc precisa... nao sei se nesse lugar eles mexem tao a fundo com bico, mas liga la e pergunta...
tendo o modelo dos bicos em maos, vc pode ver pra compra-lo até na dinamica bombas... eles tem bicos tb...
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http://www.mbrasilferramentaria.com.br
50 reais pelo re-trabalho dos 4 bicos mandei 4 iwp 44 super sujos, para abrir para 55 ml, voltaram perfeitos, limpos e com leque e tudo mais perfeito, testei na maquina assim que recebi.
não tem motivos para cobrarem 150 reais para abrir 4 bicos é como a carol falou em outro topico, aqui no brasil nego gosta de ganhar grana facil
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vlw cara, vou dar uma ligada
po zippo, sao caetano é pertinho da pap ve de levar nesse lugar ai ai a pap fica soh pra quando vc precisa comprar bicos, pq eles tem precos bons…
tem que ver pros extras, que modelo, comprar bicos nesse modelo, ai mandar nesse lugar que o anderson falou ai pra abrir pros 90ml. o lance eh que na pap os kras sabem se precisa mexer na parte interna do bico pra dar a vazao que vc precisa... nao sei se nesse lugar eles mexem tao a fundo com bico, mas liga la e pergunta...
tendo o modelo dos bicos em maos, vc pode ver pra compra-lo até na dinamica bombas... eles tem bicos tb...
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pois eh mano, agora vou dar uma olhada nos modelos e preços dos 4 bicos extras que podem chegar, sem problemas, nesses 90ml
[]s
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zippo e se vc aumentar a pressao inicial de 3 pra 4bar na flauta original? ai ja nao precisa abrir tanto os bicos ou pode achar um q serve la e ja esteja na mesma vazao q vc procura.
[]s
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? verdade. dobrando a pressao, qualquer pressao, o aumento é de 41,42% o calculo que eu fiz foi uma puta gambiarra usando minha pagina de calcular potencia
o ganho de 11,80 era usando 0.25 bar de turbo , com isso se vc usasse 3 bar inicial, seriam necessarios 4 bar pra alimentar os 0.25, ai o ganho de 11,80 no volume de ar, mas o combustivel é mais, pq esse combustivel vai injetar contra os 0.25…
mas eh isso ai, ganho de 15%
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lost pessoal usa muito isso nas mt s hehe, pra nao precisar abrir tanto os bicos mete um dosador d 4bar e ja era alimenta legal.
[]s