Remapeamento ?
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exato , assim todo mundo ganha .
abraços .
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buenas pessoal.
estou postando algo agora, mas já participo do fórum h? algum tempo só pesquisando.
dando continuidade é conversa técnica de alto nível e ao tópico, tenho algumas dúvidas:
1?: um chip é preenchido c/ informações em hexadecimal, correto ?
2?: como que um programa aftermarket consegue saber , nos endere?os hexa, quais valores são correspondentes é injeção e é ignição é e se de repente, o programa de remapeamento pegue um mapa ou curva de um outro sensor, que na situação ali dá certo, mas depois apresente alguns erros é enfim, resumindo: como o programa de remapeamento sabe o que é o que dentro do chip ?
3?: uma central da siemens é possível se programar pelo telecarregamento ?
falow?s
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buenas pessoal.
estou postando algo agora, mas já participo do fórum h? algum tempo só pesquisando.
dando continuidade é conversa técnica de alto nível e ao tópico, tenho algumas dúvidas:
1?: um chip é preenchido c/ informações em hexadecimal, correto ?
2?: como que um programa aftermarket consegue saber , nos endere?os hexa, quais valores são correspondentes é injeção e é ignição é e se de repente, o programa de remapeamento pegue um mapa ou curva de um outro sensor, que na situação ali dá certo, mas depois apresente alguns erros é enfim, resumindo: como o programa de remapeamento sabe o que é o que dentro do chip ?
3?: uma central da siemens é possível se programar pelo telecarregamento ?
falow?s
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1? - isso mesmo, os programas são salvos em hexadecimal
2? - saber o endereão e como o mapa funciona (se é uma correção que soma, que diminui, que multiplica, que divide, se é m mapa que substitui o principal, ou em que horas é usado) é que destinguem um editor hexadecimal de um porgrama dedicado a remapear.
fora isso tem a experiencia de quem remapeia que aliada a o uso de um emulador consegue ver exatamente p que resulta da alteração de um endere?o.
algumas centrais tem um mapa de endere?os, ou seja se num diz exatamente o que ?, pelo menos diz exatamente aonde estão todos os endere?os
3? depende da central, do golf 1.6 snme não.
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valew?s over
mas vamos lá, novas dúvidas: como é que o programa dedicado a remapear sabe o endereão e como o mapa funciona ?
o que o emulador faz ?
me falaram tb que existe um tal de drive, o que é isso ?
falow?s
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mas vamos lá, novas dúvidas: como é que o programa dedicado a remapear sabe o endereão e como o mapa funciona ?
provavelmente alguem usou emulador e mapeou percebendo onde estava sendo lido em que momento e em que resultou uma alteracao naquele endereco. seria pro percepcao mesmo. talvez tenham conseguido algum documento da fabricante da injecao dizendo o que é o que. e entao, colocaram esse indice no programa.
o que o emulador faz ?
ele simula a eprom. os dados hexa ficam no emulador, e ele se encarrega de responder pra injecao quando a mesma solicita alguma informacao. vc fica com o mapa aberto na tela do computador, e quando a injecao solicita alguma info, o programa do emulador mostra na tela onde a injecao esta lendo. assim, ao pisar no acelerador, pode-se perceber onde a injecao esta buscando em tempo real. com isso da pra se sentir o que é aquele dado, e pode-se alterar na hora, sentindo o resultado diretamente no motor no mesmo instante.
me falaram tb que existe um tal de drive, o que é isso ?
essa eu passo pros universitarios…
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provavelmente alguem usou emulador e mapeou percebendo onde estava sendo lido em que momento e em que resultou uma alteracao naquele endereco. seria pro percepcao mesmo. talvez tenham conseguido algum documento da fabricante da injecao dizendo o que é o que. e entao, colocaram esse indice no programa.
ele simula a eprom. os dados hexa ficam no emulador, e ele se encarrega de responder pra injecao quando a mesma solicita alguma informacao. vc fica com o mapa aberto na tela do computador, e quando a injecao solicita alguma info, o programa do emulador mostra na tela onde a injecao esta lendo. assim, ao pisar no acelerador, pode-se perceber onde a injecao esta buscando em tempo real. com isso da pra se sentir o que é aquele dado, e pode-se alterar na hora, sentindo o resultado diretamente no motor no mesmo instante.
essa eu passo pros universitarios…
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perfeito lost. ou seja, sem emulador, não se sabe o que é o quê.
pelo que eu saiba, é difácil se conseguir alguma literatura de montadora a respeito de mapas… mas, não é impossível
enfim, concluindo: não se dá p/ pegar um chip, fora do carro, colocar numa bancada, plugar o computador e alterar os par?metros, depois ir no carro, andar e partir pro ajuste fino.
? um método e tentativa e erro. sei lá, se de repente o carro é acertado sob uma temperatura atmosf?rica de 25?c e umidade do ar em 40%, é uma coisa.
da? o sujeito encontra uma temperatura de 15?c e umidade em 65%, já mudam os par?metros, e este par?metro p/ esta condição, não foi alterado...
estou errado no pensamento é
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normalmente existe uma tabela de correção por temperatura… senao, pra se ter uma tabela (3d) rpm x map x tempo de injecao, pra se ter um ajuste por temperatura, se teria 4d e nao 3d
com o emulador, eu ligaria um resistor variavel no sensor de temp do ar e da agua, e ficaria mexendo ele pra la e pra ca, e procuraria no emulador onde esta tendo uma mudanca no endereco de leitura da injecao que se pareca com a maneira que eu to mexendo, assim encontraria a tabela de correcao por temp. com um scanner ligado jundo, teria na mao qual a temp, entao poderia ajustar concientemente o fator pra cada grau de temp
emuladores sao carissimos. eu queria tentar fazer um... mas é tanta coisa pra fazer, tanta ideia, que acabo nao fazendo nada
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emuladores sao carissimos. eu queria tentar fazer um… mas é tanta coisa pra fazer, tanta ideia, que acabo nao fazendo nada
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? mais simples do que se pensa… quando uma época eu trabalhava com manutenção de eq de inform?tica (manutenção mesmo, osciloscopio, placa teste soquetada etc... não esse troca-troca de placa de hoje) cheguei a projetar um emulador, mas de eprom de bios de pc... até cheguei a montar um protótipo, era bacana, fazia um pc funionar, com o monstrengo plugado no lugar da eprom da bios, controlado por um outro pc... tudo em dos, assembler mesmo, coisa bruta e do passado, tenho saudades... a idéia era fazer um copiador, mas acabei deixando a área e esquec?... ainda devo ter a gambiarra guardada em algum lugar la em casa
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po, procura ae, vale uma grana isso
teoricamente nao eh complicado. mas na pratica é
no lugar da eprom, vai o microcontrolador, esse microcontrolador, tem uma flash-ram ou qqr memoria rapida, por volta de 60ns, a injecao faz a requisicao, o microcontrolador acessa a flash e retorna. esse mesmo microcontrolador é ligado ao pc por serial ou eprom. quando vc altera um endereco no programa do emulador, o programa envia apenas o endereco alterado e o novo dado, entao o microcontrolador em baixa prioridade grava na flash.
o acesso da injecao ao mapa que vc ta vendo na tela nao eh direto. entre o micro e o carro tem o emulador com uma copia do que vc ta vendo. pra fazer direto ficaria muito lento…
agora quero ver por em pratica
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pelo que conversei com alguns profissionais da área,
se não tiver uma série de equipamentos, tais como o trace ( scanner ), o emulador e um drive, impossível de se ter certeza de que está pegando as informa??e de injeção e ponto.
claro, precisa-se tb dum software que converta hexadecimal em mapa 3d…
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pelo que conversei com alguns profissionais da área,
se não tiver uma série de equipamentos, tais como o trace ( scanner ), o emulador e um drive, impossível de se ter certeza de que está pegando as informa??e de injeção e ponto.
claro, precisa-se tb dum software que converta hexadecimal em mapa 3d…
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mas iae, ja sabe o que é o tal draive ?
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mas iae, ja sabe o que é o tal draive ?
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o tar do drive é um arquivo, que se coloca no software…
esse arquivo é como se fosse um plug-in ou um codec , para tal tipo de chip...
exemplo: para tocar o chip do gol 1.0 8v tám-se o drive do respectivo...
daonde vêm os drivers é da zoropa... vc adquire licensa, tipo vc paga por um ano de uso do driver tal...
hj no brasil ( pela minha pesquisa ) quem possui o maior número de drivers é o prado...
valew?s
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o tar do drive é um arquivo, que se coloca no software…
esse arquivo é como se fosse um plug-in ou um codec , para tal tipo de chip...
exemplo: para tocar o chip do gol 1.0 8v tám-se o drive do respectivo...
daonde vêm os drivers é da zoropa... vc adquire licensa, tipo vc paga por um ano de uso do driver tal...
hj no brasil ( pela minha pesquisa ) quem possui o maior número de drivers é o prado...
valew?s
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seria pra emular a eprom modelo x precisa do drive desse modelo de eprom? ou vc ta dizendo o mapa de injecao mesmo? pq precisa dele tb… hehehe...
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não não num tem nada a ver c/ emular
esse drive indica pro software quais informações no chip se referem é injeção e ponto
falow?s
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vamos lá por partes:
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pra se saber com certeza como é a estratégia só adquirindo informação de quem já trabalhou na fabrica (por isso os programas custam caro, não é apenas mudar os bit?s é saber como eles interagem)
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essas informações em alguns programas vem na forma de drives, estes drives ao serem carregados montam a tabela como a central enxerga, já com cada intervalo de rpm e a carga (por xemplo numa 1av com determinado check sum a terceira curva represetna digamos 1.100rpm, já em outra versão desta 1av a terceira curva pode representar 1.300 rpm, ainda convertem o valor de tensão do sensor de refer?ncia na própria carga (temperatura do ar, da água, tps, map) ou já na interpretação de carga (tps por map ou maf)
trazem ainda o endereão de limitador de giro, luz de emerg?ncia (qdo acende ou não), etc.
o sistema por drives faz com que vc adquira separadamente cada um deles só para os que precisa, ou tenha liberdade de por determinado tempo baixar qtos quiser pagando a anuidade.
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fora isso, alguns drives são incompletos (afinal estamos falando de algo entre 30 e 100 mapas num chip comum) e precisamos descobrir algo mais especifico (aqui no brasil onde se converte ptra alcool e carro turbo uma curva de partida a frio é essencial se mexer, num carro a gasolina como fora daqui nunca se mexeria exceto casos especiais) pra isto serve o emulador, vc pluga ele e vai em tempo real e com o scanner vendo o que cada curva faz…sem scanner pra saber se a curva é de ponto, combustável, pressão ou mesmo que situação ela é usada fica impossível se descobrir qualquer coisa, pois muitsa vezes vc ao mexer numa curva vc altera outros comportamentos, por exemplo ponto em marcha lenta, se vc aumenta o ponto a rotação de ml sobe, então alguem que não tenha o scanner vai achar inadvertidamente que mexeu na curva de adicinoador de ar de ml, qdo na verdade colocou mais ponto apenas (a? o motor gera mais potência com a mesma qdade de ar e acelera, dependendo da estratégia o atuador não tem espaço pra corrigir isso)
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precisa entender a din?mica de cada tipo de central, em algumas vc tem curvas especificas para situa?oes de ml, meia carga e plena potência, algumas apenas corrigem o mapa principal atravṍs de um mapa de correção que pode ser somado ou multiplicado ao valor original.
enfim... é um troão que parece facil, com o advento destes drives se popularizou demais, mas muito gente que faz hoje não tem nem idéia do que está fazendo ou porque o resultado nem sempre é o esperado.
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ou seja, o drive é o indice de o que é o que dentro da eprom, fornecido pelo fabricante ou descoberto por alguem que usou um emulador + scanner por varias horas
claro, esse segundo nao é um drive completo. seriam esses bancos de dados que tem no ml sobre endere?os de mapas de injecao. a maioria ta tudo errado…
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pra isto serve o emulador, vc pluga ele e vai em tempo real e com o scanner vendo o que cada curva faz…sem scanner pra saber se a curva é de ponto, combustável, pressão ou mesmo que situação ela é usada fica impossível se descobrir qualquer coisa, pois muitas vezes vc ao mexer numa curva vc altera outros comportamentos, por exemplo ponto em marcha lenta, se vc aumenta o ponto a rotação de ml sobe, então alguem que não tenha o scanner vai achar inadvertidamente que mexeu na curva de adicionador de ar de ml, qdo na verdade colocou mais ponto apenas (a? o motor gera mais potência com a mesma qtde de ar e acelera, dependendo da estratégia o atuador não tem espaço pra corrigir isso)
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over, agradeão a explicação e elucidação.
eu gostaria de ir mais a fundo nisto. é sabido, que cada ecu tám sua estratégia, cada montadora usa de um certo jeito. ok.
mas, no caso de se estar usando o scanner, para saber qual valor a ecu está pegando do chip, vc está identificando naquele momento um valor específico, correto ?
e com relação ao que eu disse antes, sobre condições externas adversas é
de repente vc acerta um carro c/ uma temperatura ambiente 20?c e umidade do ar 60% . noutro dia, ou quando a pessoa resolve viajar pré outro lugar,
e aumenta a pressão atmosf?rica, aumenta a temperatura atmosf?rica e diminui a umidade do ar ?
como ficaria o acerto é
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algumas coisas não transparentes ao processo de remapeamento, as de correção são assim…se vc remapeia sem conversão pra alcool geralmente nem precisa mexer muito nas curvas de correção poque elas já são calibradas para as alterações, se vc remapeia pra alcool aí vc cai no obscuro mundo de qtas curvas eu conheão o funcionamento , por isso tem carro que só fica bom depois de quente ou é dificil de pegar frio, mas qdo pega funciona liso, ou carros onde se sabe o suficiente pra conseguir deixar quase igual a fabrica faria.