Futura injecao eletronica
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vai dar até pra jogar um counter strike
com mapa do rj ainda eeheh
zuera vicetinhooooo
ps. compro o motor de passo pra ie do uno 1.5 monoponto ou deixa pra ver isso qdo depois dos testes no barco?
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eita topico fixo
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mais do que merecido
valeu ka
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vai sim kra, e rapido. isso nao vai demorar nao. ajustar tabela de 144 pontos na telinha é muito ruim… por isso nao fiz assim no gerenciador de suplementar... como era soh pra suplementar, uma tabela iria mais atrapalhar do que ajudar. vai visualizar e ajustar. fazer backups das configuracoes e tudo mais...
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vc achar o meio termo entre ter um monte de pontos pra ter um bom acerto ou ter algo que o cara demora 6 horas só pra configurar é uma josta…
na injeção que a gente tá fazendo foram s? 16x16 corrigidos por 16x12 corrigidos por 12x 12 e de novo por 12x12
iimagina colocar tudo isso de dado... uahuhauha
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? mesmo? entao deve estar bom né? e o jeito de ajustar o que achou? escala livre e tal… uma boa neh? mas vamo ve funcionando... provavelmente nao esse fds, no outro vai pra teste
eita topico fixo tomara que de certo, senao vai ficar feio hehehehehe
valeu ka
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mto bons tb…
achei interessante, por exemplo, a escala de tempo de injeção, com 255 pontos rola de achar um ponto próximo do ideal de acordo com a abertura de borboleta...como essa vai pra um barco, vai ser deveras útil pra achar um acerto fino...
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mais do que merecido
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entendido carol…
vc achar o meio termo entre ter um monte de pontos pra ter um bom acerto ou ter algo que o cara demora 6 horas só pra configurar é uma josta…
na injeção que a gente tá fazendo foram s? 16x16 corrigidos por 16x12 corrigidos por 12x 12 e de novo por 12x12
iimagina colocar tudo isso de dado... uahuhauha
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? por isso que no gerenciador de suplementares, sao 23 pontos por pressao + 10 de correcao em % sobre o tempo calculado pela pressao… muito mais facil de ajustar... mas ainda da certa flexibilidade. mas pra injecao completa, tem que ser tabela, nao tem jeito.
mto bons tb…
achei interessante, por exemplo, a escala de tempo de injeção, com 255 pontos rola de achar um ponto próximo do ideal de acordo com a abertura de borboleta...como essa vai pra um barco, vai ser deveras útil pra achar um acerto fino...
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?, deve dar, visto que muitas, ou melhor, a maioria das injecoes eletronicas sao assim. valores de 0 a 255… soh que tem um monte de tabela e correcoes e etc...
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quero dar uma dica aqui, não li o tópico inteiro então não sei se alguém já disse isso.
uma coisa que acredito que seja fácil ( acredito ) é um sistema de auto regulagem. algums injeções contam com esse sistema, como a motec
ela utiliza-se de uma sonda lambda para fazer a leitura dos gases de escape e auto regular o carro em todas as rotações, dai basta vir fazendo o acerto fino.
acho isso a coisa mais show do muundo, e acredito que não seja dos mais difáceis de fazer.
a outra coisa é atraso de ponto por batida de pino. isso realmente faz uma bela falta na fueltech, pois as vezes é quase impossível escutar o carro grilar sendo um aspirado com o escape saindo a 30cm da junção dos 4 canos do 4x1.
e o carro grilando todos sabemos das grandes possibilidades de se mandar tudo pro espaço, ainda mais sendo um carro de pista onde tudo é levado praticamente ao limite.
espero ter ajudado em alguma coisa
abraços para todos
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quero dar uma dica aqui, não li o tópico inteiro então não sei se alguém já disse isso.
uma coisa que acredito que seja fácil ( acredito ) é um sistema de auto regulagem. algums injeções contam com esse sistema, como a motec
ela utiliza-se de uma sonda lambda para fazer a leitura dos gases de escape e auto regular o carro em todas as rotações, dai basta vir fazendo o acerto fino.
acho isso a coisa mais show do muundo, e acredito que não seja dos mais difáceis de fazer.
a outra coisa é atraso de ponto por batida de pino. isso realmente faz uma bela falta na fueltech, pois as vezes é quase impossível escutar o carro grilar sendo um aspirado com o escape saindo a 30cm da junção dos 4 canos do 4x1.
e o carro grilando todos sabemos das grandes possibilidades de se mandar tudo pro espaço, ainda mais sendo um carro de pista onde tudo é levado praticamente ao limite.
espero ter ajudado em alguma coisa
abraços para todos
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opa, falae kra bom, ajuste por sonda é relativamente tranquilo, visto que a sonda tem um delay de aprox 1s, e isso pode causar uma correcao errada, mas até da pra contornar. normalmente sonda é usada pra gerar um fator de correcao. mas se o mapa estiver errado, esse fator vai funcionar pra uma faixa mas pra outra nao. mais pra frente com certeza vou colocar algum tipo de correcao por sonda. vou estudar o jeito que fique mais funcional possivel.
sobre knock, esse modulo ainda nao tem gerenciamento de ponto. quando tiver com certeza vai monitorar o ks e atrasar o ponto se tiver batida de pino. mas o proposito do sistema por enquanto nao é tao avancado… tem que ir indo por partes
abraco
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lost nao sei se to viajando de mais, mas as proporcoes q estao tomando, vai ser possivel substituir a injecao original pela lostronic?
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ainda nao… mas a ideia é ir evoluindo, até um modelo que possa. como o sistema é modular, mais pra frente vou fazer um modulo que controle 4 bicos sequencialmente, e um modulo que controle faisca por roda fonica. o modulo principal se mantem o mesmo do barco, porem com um programa diferente. por isso tem vantagem em ser modular... e olha, nao ta longe isso nao viu...
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estou certo q nao esta longe de atingir esse patamar
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fala lost.
tava vendo o site da crestana, e achei mt loko isso aqui…
deve servir legal pra vc isso...
deve ficar mt parecido com os motores de f1, vai da pra ver a fumacinha dos bicos injetando…
abraço
adriano nogueira
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vixi q doido
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nossa cara cada vez me surpreendo mais. mais uma vez meus parabéns.
p.s: o intercooler do seu carro está montado atrás do radiador ou a foto que está ruim e eu não consegui enchergar direito?
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o intercooler ta na frente do radiador… ele eh um pouco menor que o radiador... ta atras do ferro da frente do carro. ?, as fotos do meu celular sao um lixao...
lost, rapidinho, antes que eu ranque tudo daquela injeção maldita…
vai usar map ou maf?
vai ter leitura dos sensoresó (na tela de todos mostrando o que eles estão lendo naquele estante)
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vou usar map. vai mostrar os sensores na tela sim
fala lost.
tava vendo o site da crestana, e achei mt loko isso aqui…
deve servir legal pra vc isso...
deve ficar mt parecido com os motores de f1, vai da pra ver a fumacinha dos bicos injetando…
abraço
adriano nogueira
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exato muito louco essa peça deles, mas acho que nao seria legal de adaptar sobre as borboletas do dfv. mas pra outros motores talvez seja mais facil do que criar essa peca… vc viu a peça que meu tio fez? é parecida... mas o bom de ver esse tipo de coisa é ver que fazem exatamente como eu to querendo fazer, e deve dar certo...
vai ser louco ver a fumacinha do combustivel com certeza...
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galera, o negocio ta fino d+. coloquei mais ajustes, e fiz ontem o primeiro teste com ele pulsando um bico. ta tudo perfeito, inclusive o esquema de injecao rapida durante variacao no vacuo (resposta rapida a movimentacao do acelerador, feita pelo injetorzinho dos carburadores). acho que vai suprir bem a falta do sensor de posicao de borboleta.
soh to meio preocupado pq testando ele em carga maxima (motor em wot) o circuito de acionamento (transistor de acionamento e flyback) esquentam d+. isso pq o sistema possui controle de corrente p&h, o que diminui em 1/4 a quantidade de calor a ser dissipada. o fogo é que um sistema desses é muito diferente de um sistema de suplementares, que é acionado de vez em quando e por pouco tempo em carga maxima (tudo bem, as vezes um pouco mais quando vc ta em estrada e senta o po, mas chegando em velocidade maxima, normalmente se tira o peh pq nao precisa de pressao, e com isso o suplementar deixa de trabalhar)
em um barco, existe a possibilidade de ficar por horas praticamente em wot, ou que seja a potencia usada em cruzeiro. vai ser uma parte meio complicada essa de controlar o calor gerado pelo circuito. se nao fosse pra usar em agua salgada, bastaria meter um cooler. mas como a coisa tem que ser vedada pra nao entrar maresia, nao da pra por cooler talvez eu use oleo nao condutor, ou gel, pra encher a caixa, distribuindo o calor, e dissipando pela propria carca?a da caixa… vamo ve como fica...
esse fds vai rolar o teste pratico os suportes pros bicos em inox tao prontos (isso eh uma coisa que vou tentar trazer pros carros turbinados ) e o modulo ta pronto, preparado pra motor 2t e testado fora do motor.
valeu
telinhas novas:
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novamente parabens
logo vai estar mto bom
qto ao aquecimento, será q só umas aletas não resolvem?
[snapback]547946[/snapback]
resolver resolve, mais como ele disse, está preocupado com a agua + sal do mar.
ele poderia tentar algum aluminio anodizado ou fosfatizado, se não der conta, taque uma belo fan nele.
se o negocio for brabo demais de quente, resfriamento liquido nele
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novamente parabens
logo vai estar mto bom
qto ao aquecimento, será q só umas aletas não resolvem?
[snapback]547946[/snapback]
ja coloquei dissipador. mas o lance é que esse tipo de coisa tem que ser super confiavel. tudo longe do limite. mas jeito tem. ai comecam a entrar os 70% que eu disse que ainda falta apesar de tudo ja estar funcionando.
valeu o apoio ae kra
resolver resolve, mais como ele disse, está preocupado com a agua + sal do mar.
ele poderia tentar algum aluminio anodizado ou fosfatizado, se não der conta, taque uma belo fan nele.
se o negocio for brabo demais de quente, resfriamento liquido nele
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exatamente, a caixa vai ser de aluminio anodizado. o problema, é que normalmente se parafusa os transistores na carca?a e a carca?a tem aletas pra refrigerar por fora, igual a um modulo de som. soh que nao acho no brasil transistores com encapsulamento epoxi, que podem ser parafusados. os que tem metal exposto na traseira nao podem ser parafusados no metal pq a carca?a dele é ligada a saida. entao aterrar a carca?a é a mesma coisa que acionar o transistor. mas solucao tem. existe uma fita plastica pra se colocar entre o transistor e o dissipador (carca?a do modulo), e no parafuso vai uma bucha plastica pra nao permitir que o parafuso encoste no transistor. assim ele nao da contato metal com metal. muitas injecoes sao assim, inclusive a do marea turbo. tem essa fita plastica, e o que prende o transistor é um grampo de ferro que prende ele ao dissipador, encostando somente na parte de plastico dele, pra nao fechar contato. existe transistores que tem o exterior todo de epoxi pra vc poder parafusar. na megasquirt eles usam um irfz. o z eh justamente o encapsulamento epoxi. eu uso um irf apenas, que eh de metal, pq nao acho o z.
deve esquentar muito pq em wot se trabalha com toda a voltagem, pra diminuir isso troca os capacitores e etc por uns q trabalhem com uma voltagem maxima maior.
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na verdade a tensao é sempre a mesma. 12v. o que varia é a corrente, e com isso, a quantidade de watts dissipados pelo sistema. e isso nao tem jeito. os transistores sao de 18a, e estao trabalhando com apenas 4a de pico. ta mais que hiper dimensionado. o problema é que isso gera calor mesmo. o sistema nao usa capacitores, pois tem um procesador controlando o tempo de injecao e nao pode ter delay nenhum entre o acionamento/desacionamento dos bicos. com aprox 2a (4a pra acionar durante 1ms aprox e o resto do tempo do pulso a 1a por causa do p&h) e 13v, se tem 26w dissipados em uma area de 1cm quadrado. é muito calor pra uma area tao pequena. pra se ter ideia um ferro de solda tem apenas 30w, mas a area pra dissipar é muito maior. ainda tem o residuo que o bico gera por causa da indut?ncia, que é descarregado por um sistema de flyback. no modulo de suplementar, o flyback esquenta mais que o transistor que aciona os bicos pra vcs terem ideia de quanta energia sobra no sistema. essa energia se nao for descarregada, faz com que o bico demore mais pra fechar, travando praticamente abertos quando se chega proximo aos 70% do ciclo de trabalho. isso deve acontecer com fueltechs e hiss da vida. isso torna o acerto mais dificil, pois o acionamento do bico nao é linear. ex, o volume de combustivel injetado com 2ms de tempo de injecao nao é exatamente o dobro do volume injetado com 1ms. o flyback garante essa linearidade, porem, é mais calor gerado.
vou ver se acho essa fita plastica usada pra transferir calor (equivale a pasta termica de processador de computador), e ponho um dissipadorzao grande que pegue os 3 transistores (2 bicos + flyback) no prototipo. depois vai tudo parafusado na caixa que vai ter dissipador por fora.