Golf 1,6 turbo
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isso eu pago pra ver…
um carro com motor com taxa de compressão alta pra turbo, andando com uma pressão alta, só na alimentação e sem controle de ponto nenhum e não dar nenhum problema...
[snapback]548844[/snapback]
a? é que tá o macete… hehehehehehehehe. detalhe: não precisa modificar nada no golf. pelo menos no meu modelo, que usa maf...
eu mesmo já andei com 1,8bar de pressão,
dando final de 5? marcha... ali?s, sempre ando em altas marchas e velocidades, é onde o carro rende melhor...
vc acha 10,2:1 alto pré turbo é eita... hehehehe.
mas um detalhe importante: tendo alimentação correta, sem falta de combustável, nem excesso ( sonda em 890mv )...
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a? é que tá o macete… hehehehehehehehe. detalhe: não precisa modificar nada no golf. pelo menos no meu modelo, que usa maf...
eu mesmo já andei com 1,8bar de pressão,
dando final de 5? marcha... ali?s, sempre ando em altas marchas e velocidades, é onde o carro rende melhor...
vc acha 10,2:1 alto pré turbo é eita... hehehehe.
mas um detalhe importante: tendo alimentação correta, sem falta de combustável, nem excesso ( sonda em 890mv )...
[snapback]548848[/snapback]
10,2:1 de taxa de compressão eu acho alta pra turbo sim, ainda mais pra usar 2 bar de pressão…
e continuo ainda não acreditando nisso...
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10,2:1 de taxa de compressão eu acho alta pra turbo sim, ainda mais pra usar 2 bar de pressão…
e continuo ainda não acreditando nisso...
[snapback]548849[/snapback]
relax, eu mesmo não botei f?… mas depois dumas 10 vezes segurando o po em 5? a 6.500rpm, comecei a acreditar... hehehhe. mesmo assim, como não uso bielas forjadas, não abusei mais.
depois que abri meu motor e vi que não tinha nada zuado, não acreditei mesmo, mas aí o relugin de pressão foi aferido, tava ok ( marcando 0,05bar a mais )...
sei lá, acho que tive muita sorte...
vc sabe a estratégia da i.e. quando um sensor dá fundo de escala ?
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relax, eu mesmo não botei f?… mas depois dumas 10 vezes segurando o po em 5? a 6.500rpm, comecei a acreditar... hehehhe. mesmo assim, como não uso bielas forjadas, não abusei mais.
depois que abri meu motor e vi que não tinha nada zuado, não acreditei mesmo, mas aí o relugin de pressão foi aferido, tava ok ( marcando 0,05bar a mais )...
sei lá, acho que tive muita sorte...
vc sabe a estratégia da i.e. quando um sensor dá fundo de escala ?
[snapback]548850[/snapback]
isso depende da ie…
tem ie q não faz nada, tem ie q entra em modo de emerg?ncia e segura o motor, etc.
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isso depende da ie…
tem ie q não faz nada, tem ie q entra em modo de emerg?ncia e segura o motor, etc.
[snapback]548851[/snapback]
no meu caso quando o maf acusa fluxo maior que o que a ecu entende, a ecu derruba ( derruba mesmo, num é atrasadinha ) ponto e eleva ao máximo o tempo de injeção.
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no meu caso quando o maf acusa fluxo maior que o que a ecu entende, a ecu derruba ( derruba mesmo, num é atrasadinha ) ponto e eleva ao máximo o tempo de injeção.
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po mais ai vc tem pressão pra caramba e andar que é bom nada né….
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eu hein… na minha opiniao, tudo tem que ser proporcional. injecao de combustivel e ponto. nada de derrubadas ou injecao de combustivel em excesso.
10,2 é alta d+. pra 2bar de turbo, eu pensaria em algo em torno de 7.5 a 8 de taxa, visto que um turbo de fabrica usa 8.5. acredito que as fabricas saibam o que fazem quando projetam um carro.
e tem aquela velha historia, com menos taxa, vc vai botar mais volume na camara
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eu hein… na minha opiniao, tudo tem que ser proporcional. injecao de combustivel e ponto. nada de derrubadas ou injecao de combustivel em excesso.
10,2 é alta d+. pra 2bar de turbo, eu pensaria em algo em torno de 7.5 a 8 de taxa, visto que um turbo de fabrica usa 8.5. acredito que as fabricas saibam o que fazem quando projetam um carro.
e tem aquela velha historia, com menos taxa, vc vai botar mais volume na camara
[snapback]548912[/snapback]
concordo lost, mas isso é uma anomalia que ocorre no meu carro, não é um acerto entende. quando eu estiver com o carro em mãos vou medir a tensão no maf, e depois pesquisar e saber qual o valor máximo que a ecu aceita , e fazer as correções. a proposito, deixa eu te perguntar: uma ponte de diodos segura a tensão é eu só quero que acima de um x de tensão, aquele excedente não passe, o que posso usar ?
pq mesmo com 1,8bar, o carro cresce amarrada?o, não é a melhor solução
taxa eu concordo tb que é alta, mas cara, não tou aqui supondo, isso aconteceu comigo só que ?s custas do carro crescer amarrado. ou seja, eu creio que com 0,8bar ( o que uso hoje ) e este problema do maf corrigido, o rendimento será tão bom quanto antes, com 1,8bar e maf conflitando.
a?, quem sabe + p/ frente, com bielas forjadas, posso até arriscar
sem dúvidas que as fábricas sabem o que estão fazendo. mas eu procurei uma justificativa pro meu carro ter aguentado tanta pressão com taxa alta e sem quebrar nem fazer nada, e atribuo essa sorte ao r/l do meu carro ( 149 biela e 77,4 de curso ) e também ( não posso confirmar, tenho minhas dúvidas ) pq as bielas são as mesmas do golf 150
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concordo lost, mas isso é uma anomalia que ocorre no meu carro, não é um acerto entende. quando eu estiver com o carro em mãos vou medir a tensão no maf, e depois pesquisar e saber qual o valor máximo que a ecu aceita , e fazer as correções. a proposito, deixa eu te perguntar: uma ponte de diodos segura a tensão é eu só quero que acima de um x de tensão, aquele excedente não passe, o que posso usar ?
pq mesmo com 1,8bar, o carro cresce amarrada?o, não é a melhor solução
taxa eu concordo tb que é alta, mas cara, não tou aqui supondo, isso aconteceu comigo só que ?s custas do carro crescer amarrado. ou seja, eu creio que com 0,8bar ( o que uso hoje ) e este problema do maf corrigido, o rendimento será tão bom quanto antes, com 1,8bar e maf conflitando.
a?, quem sabe + p/ frente, com bielas forjadas, posso até arriscar
sem dúvidas que as fábricas sabem o que estão fazendo. mas eu procurei uma justificativa pro meu carro ter aguentado tanta pressão com taxa alta e sem quebrar nem fazer nada, e atribuo essa sorte ao r/l do meu carro ( 149 biela e 77,4 de curso ) e também ( não posso confirmar, tenho minhas dúvidas ) pq as bielas são as mesmas do golf 150
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sim, provavelmente aguenta pq derruba o ponto. menos ponto = menos potencia = menos esforão pro motor… acredito que nao quebre pq nao rende potencia suficiente pra quebrar. nao é a pressao quem quebra o motor, mas sim a potencia gerada (torque, potencia, rpm de torque maximo, pme, mistura)
eu atribuiria a sorte a baixa potencia gerada pela estrategia da injecao em derrubar o ponto e engordar a mistura. vc tem uma queima mais fria por causa do excesso onde a maio parte do combustivel queima no escape por ter sido iniciada tarde d+ por causa do atraso grande feito pela ecu achar que o sensor ta com defeito. essa é uma boa maneira de proteger o motor. seja de um defeito real ou de um exagero de pressao feito pelo proprio dono (coitado do carro hehehehe)
vc acha que eles nao imaginam que é muito facil aumentar a pressao e nao poderiam deixar assim de proposito pensando inclusive em proteger o motor se o dono for maluco e aumentar a pressao d+?
kra, pra segurar tensao vc deve usar um diodo zener. existem zeners de varias tensoes. um diodo zener + um potenciometro, vc consegue regular a tensao limite.
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dando uma de detetive
seus bicos são maiores (ou abertos) caso contrário não alimenta quase nada a mais então deve estar usando algum artificio pra alimentar abaixando o combustável em giro e carga baixa tipo :
1- hpi com pressão mais baixa inicial e mais alta final.
2- maf de di?metro maior (mas de carga baixa fica chato um bom acerto sem apelar pra remapeamento)
qualquer uma das formulas explica porque alimenta e não o erro da central … acredite a central com maf é excelente pra pequenas alterações de volume admitido.
não sei especificamente sobre essas siemens (que não se conhece tão bem qto motronic da bosch) mas meu palpite é que a estratégia é a mesma, qdo o maf sai de escala a central busca os valores de injeção baseando apenas no mapa por posição da borboleta (chamado em outros fabricantes de mapa de torque) que dependendo do caso pode empobrecer ou enriquecer (depende do tamanho dos bicos), mas o ponto fica no valor de carga máxima e não cai, exceto pela correção de temperatura do ar que continua vêlida... se o ar for muito aquecido aí provavelmente a correção ao sair do valor vai enriquecer o carro...só que o ponto aumenta (e não diminui)
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dando uma de detetive
seus bicos são maiores (ou abertos) caso contrário não alimenta quase nada a mais então deve estar usando algum artificio pra alimentar abaixando o combustável em giro e carga baixa tipo :
1- hpi com pressão mais baixa inicial e mais alta final.
2- maf de di?metro maior (mas de carga baixa fica chato um bom acerto sem apelar pra remapeamento)
qualquer uma das formulas explica porque alimenta e não o erro da central … acredite a central com maf é excelente pra pequenas alterações de volume admitido.
não sei especificamente sobre essas siemens (que não se conhece tão bem qto motronic da bosch) mas meu palpite é que a estratégia é a mesma, qdo o maf sai de escala a central busca os valores de injeção baseando apenas no mapa por posição da borboleta (chamado em outros fabricantes de mapa de torque) que dependendo do caso pode empobrecer ou enriquecer (depende do tamanho dos bicos), mas o ponto fica no valor de carga máxima e não cai, exceto pela correção de temperatura do ar que continua vêlida... se o ar for muito aquecido aí provavelmente a correção ao sair do valor vai enriquecer o carro...só que o ponto aumenta (e não diminui)
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vamos lá over
uso bicos c/ 63% a mais de vazão que os originais ( 5,88g/s contra 3,6g/s ), com hpi. pressão inicial ( sem vêcuo ) de 1,0 bar e final de 3,2bar ( a 0,8 bar de pressão de turbo ).
o maf é o original do meu carro.
agora, me tira uma dúvida: no meu carro, como que a ecu lá temperatura do ar ??? pelo maf mesmo ???
falow?s
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melhor pedir prum moderador mover essa parte aqui… hehehe
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isso, o povo esqueceu que estavamos todos falando que o carro da primeira pagina levo lenha pra xsara…
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vamos lá over
uso bicos c/ 63% a mais de vazão que os originais ( 5,88g/s contra 3,6g/s ), com hpi. pressão inicial ( sem vêcuo ) de 1,0 bar e final de 3,2bar ( a 0,8 bar de pressão de turbo ).
o maf é o original do meu carro.
agora, me tira uma dúvida: no meu carro, como que a ecu lá temperatura do ar ??? pelo maf mesmo ???
falow?s
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não me parece muito certo naum….
odeio fazer essas contas porque nego acaba achando que hpi funciona bem dessa forma (como único elemento que enriquece a mistura pra turbo) e que a teoria é 100% o que se vê na pratica:
originalmente o dosador é referenciado a pressão atmosf?rica, dessa forma um de 3 bar:
1- em marcha lenta tem cerca de 2,5bar
2- plena carga teria 3 bar
3- com digamos 0,8bar de turbo teria que ter 3,8bar pra compensar a diferença (ou seja menos que isso empobrece a mistura em relação ao desejado)
assim usando digamos 1bar inicial e 3,2 final comparando com o original a gasolina:
1- enriquece apenas 3%
2- empobrece 6%
3- enriquece 50%
ou seja não passa pra alcool na fase aspro e não alimenta na fase turbo nem se fosse exclusivamente a gasolina.
alguem daki tava com um golf desses com defeito na central e estava extremamente rico, talvez seja por aí o caminho porque na teoria vc num deveria estar conseguindo andar no alcool naum, se bem que medir bico é sempre foda, dependendo da laténcia dele essas maquinas de limpar dão resultados obscenos (até postei algo sobre isso a algum tempo vou resumir abaixo na obs:)
obs: um dia fui medir bicos diferentes e acabei de farra comparando diversos bicos, em um par deles o primeiro (o maior que eu desejava achar algo parecido) nos primeiros instantes de medição ?ra bem superior tipo uns 30 ou 40% que o segundo... aí uma hora eu deixeio teste ir até o final com todas as variações de rpm e tempo que a maquina fazia no autom?tico...no final do teste o bico menor ultrapassou o maior em uns 10 ou 20% (não lembro)...repeti o teste com outros 2 bicos (vai queum estava aberto ou travando né ?) e obtive o mesmo resultado... minha conclusão, o bico menor tinha tanta laténcia que a partir de certa frequência (duty cicle) não fechava mais ficando aberto direto, já o bico maior deveria ter uma laténcia menor e por isso continuou pulsando, por isso o bico menor deu mais vazão que o maior.. na pratica isso nunca ia acontecer.
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num deu tempo de editar…
os valores de 3, -6 e 50% são para o seu caso de bicos 63% maiores
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over, confesso que não entendi muito bem os valores que você postou…
hehehehe.
tem como dissertar um pouco mai é