Futura injecao eletronica
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depende do motor…
se ele for robusto o suficiente, e com esta lambda vc conseguir maior potencia, pq nao?
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e no caso do 318, ou do gm4.1? vc rodaria num barco, que trabalha como um caminhao subindo a serra, por até horas com 750mvó eu nao faria isso nao… mesmo sendo motores robustos... ja uns 900 acho que da pra arriscar... que acha?
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ok, qnd acertar o meu deixarei elevada a sonda
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o mgbc usa exatamente o mesmo conceito de injeção que as originais de fabrica, todos em 3d
map, tps, iat cts… tudo 3d, em 2d apenas os de aplicação especifica como partida, rápida, etc. por exemplo
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legal, é como eu trabalho tambem. ainda to no começo, mas ta indo ateh bem…
mas vc nao respondeu, como ficaria isso:
no eixo de rpm, tenho 1000, 1500 rpm, e no de map tenho 300, 500 mbar. pra 1000 rpm x 300mbar, tenho 1ms de tempo de injecao, em 1000 rpm x 500mbar tenho 5ms, em 1000rpm x 300mbar tenho 2ms, e em 1500rpm x 500mbar tenho 6ms, quantos ms tenho em 1250rpm x 400mbar? (centro do quadrado formado pelos 4 pontos proximos)
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a pergunta tá errada (tem 2 vezes 1000 x 300 com valores diferentes e falta 1500 x 300) uahuahuh.
vc tá perguntando algo extremamente importante do ponto de vista de estratégia de operação
simples média, pra saber a 1250 é ao meio então varia dependendo do map de
(6+5)/2 = 5,5ms
(1+2)/2 = 1,5ms
pra saber em 400mbar é a mesma coisa, a média dos dois extremos
(5,5 + 1,5)/2 = 3,5ms
simples assim…
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a pergunta tá errada (tem 2 vezes 1000 x 300 com valores diferentes e falta 1500 x 300) uahuahuh.
vc tá perguntando algo extremamente importante do ponto de vista de estratégia de operação
simples média, pra saber a 1250 é ao meio então varia dependendo do map de
(6+5)/2 = 5,5ms
(1+2)/2 = 1,5ms
pra saber em 400mbar é a mesma coisa, a média dos dois extremos
(5,5 + 1,5)/2 = 3,5ms
simples assim…
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certo, escrevi errado, mas ainda bem que vc entendeu…
vc calculou separado os 2 eixos, e como ficaria o centro do quadrado? qual o valor na posicao 1250x400? nesse caso falei no meio, mas o calculo tem que suportar qqr posicao dentro do quadrado, entao nao basta ficar dividindo por 2, vc ta ligado...
e se fosse 1350rpm x 375 mapo
nao to perguntando isso pra te desafiar, só queria saber se vc usa realmente calculo 3d.
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alias, desculpa ae, com esse calculo vc achou o centro, mas calcular assim nao funciona no caso do mapa de injecao. só funciona pq eu dei o valor mais facil que é o centro do quadrado.
esse é o calculo principal em qqr sistema de alimentacao, pois é como se tira algum valor de uma tabela. sem esse calculo uma tabela é só um monte de numeros que nao servem pra nada.
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os caras complicando o negocio, tava indo tao bem entendendo tudo q acontecia
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calma mano… ve se vc entende isso:
hoje coloquei no programa uma funcao de auto-adaptacao. vc informa a sonda desejada e ele vai ajustando o mapa de injecao até chegar na sonda que vc regulou. esse valor de sonda é fixo pro mapa inteiro e vai servir só pra ajudar a criar o primeiro mapa... pq do 0 vai ser foda... acho que vao criticar a ideia, mas só pra constar, essa correcao nem pode ser deixada habilitada... pra ela funcionar, vc tem que ir até a tela de parametriza-la, habilitar e ficar la... saindo dessa tela ela se desabilita. a ideia é usar isso um pouco, e depois afinar na mao. vou colocar tambem varredura da mistura pra ajustar um fator sobre todo o mapa, assim como nas injecoes. teoricamente ja ficaria flex automaticamente com isso, pois ele vai ajustar o fator até oscilar lambda 0 e 1.
po, amanha ja é quinta, mas ainda ta longe e ainda no meio tem a bosta da eleicao que eu vou trabalhar... pqp... é o inferno...
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calma mano… ve se vc entende isso:
hoje coloquei no programa uma funcao de auto-adaptacao. vc informa a sonda desejada e ele vai ajustando o mapa de injecao até chegar na sonda que vc regulou. esse valor de sonda é fixo pro mapa inteiro e vai servir só pra ajudar a criar o primeiro mapa... pq do 0 vai ser foda... acho que vao criticar a ideia, mas só pra constar, essa correcao nem pode ser deixada habilitada... pra ela funcionar, vc tem que ir até a tela de parametriza-la, habilitar e ficar la... saindo dessa tela ela se desabilita. a ideia é usar isso um pouco, e depois afinar na mao. vou colocar tambem varredura da mistura pra ajustar um fator sobre todo o mapa, assim como nas injecoes. teoricamente ja ficaria flex automaticamente com isso, pois ele vai ajustar o fator até oscilar lambda 0 e 1.
po, amanha ja é quinta, mas ainda ta longe e ainda no meio tem a bosta da eleicao que eu vou trabalhar… pqp... é o inferno...
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consegue briga todo ano no cartorio eleitoral q te liberam, foi assim comigo
qnt a auto adaptar acho uma boa, pq vai ter gente q nem eu q vai se perder em meio a tantos ajustes e controles, precisa de um ponto de partida uma pre definicao
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consegue briga todo ano no cartorio eleitoral q te liberam, foi assim comigo
qnt a auto adaptar acho uma boa, pq vai ter gente q nem eu q vai se perder em meio a tantos ajustes e controles, precisa de um ponto de partida uma pre definicao
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como assim brigar? ja é a terceira eleicao que eu trabalho… acho que vou é me filiar a um partido... soh nao pode ser o prona, pq tem que pagar 5 conto
ei kra, mas esse lance de adaptacao nao é pra carro nao... acho que nao funcionaria em carro... em barco até da pq é praticamente estacionario, ele fica na mesma situacao bastante tempo, da pra injecao se ajustar... pra carro ja é mais complicado, mas acho que até daria sim... eu tava fazendo pro modulo de suplementar, que ele se ajustava sozinho tb, soh que pro modulo mexer em qqr valor, ele tinha que ficar lendo o mesmo valor por pelo menos o tempo do lag da sonda. ex, a sonda tem aprox 1s de lag, entao ele tinha que ficar pelo menos 1s lendo a mesma pressao pra poder chegar a conclusao que a injecao de combustivel pra aquela pressao tava pouca, e aumentar... se vc mudasse a pressao, ele nao mexia... é uma ideia, mas ainda nao testei bem... no mais, acaba ficando com a correcao por um fator apenas... se ele tiver usando muito essa correcao pra aumentar a quantidade de combustivel é melhor vc aumentar no mapa logo... da pra usar esse fator pra monitorar o que o modulo ta pegando, mas pra alterar direto no mapa é mais complicado e ainda nao testei. quem sabe da certo neh? ah se a sonda fosse um negocio instantaneo... hehehe
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sei, vc cairia exatamente nekele lance do controlador de suplementar q eu comentei com vc, atraves de um comparador se o valor de lambda estivesse abaixo de 0,9 por ex. pulsava o suplementar, ai q teria q entrar a variacao na frequencia de pulsacao do danado…...
se tivesse como ser feita essa variacao simples seria bem interessante.....
brigas...bem
era pra ir la antes da eleicao, acabava a eleicao eu ia causar la novamente pra sair fora....na 3? nao aguentaram e me dispensaram no fim do 1? turno, no 2? nem fui mais
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alias, desculpa ae, com esse calculo vc achou o centro, mas calcular assim nao funciona no caso do mapa de injecao. só funciona pq eu dei o valor mais facil que é o centro do quadrado.
esse é o calculo principal em qqr sistema de alimentacao, pois é como se tira algum valor de uma tabela. sem esse calculo uma tabela é só um monte de numeros que nao servem pra nada.
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e como seria esse calculo para a interpolação no mapa 3dá achar o meio do cubo blz, mas se estiver deslocado do meio? faz uma media ponderada?
[]s
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lost, deixa eu te dar uma dica valiosa, os dados que estão nas arestas do quadril?tero são empiricos, vc coloca que fizer funcionar…então a pergunta não é o valor que vc interpola as perguntas são mais simples:
quais os valores de rpm e map que tem import?ncia o detalhamento e quais tem menos import?ncia é (escala de valores)
se vc tem precisão de 100 em 100mbar quais as consequências de vc não calcular as diferenças entre 100,1 e 199,9mbar ?
qual a influ?ncia no tempo total de injeção de aumentar a precisão do sinal do map é (essa é fundamental e vc só se liga nisso depois de xingar e perder a paciência mexendo num mapa e nãoobtendo resultado sensável pois alguma correção que vc colocou mata mudanças menos significativas)
vixe tem uma pancada de consideração a levar.
voltando a pergunta, a resposta é linearização, vc controi um tri?ngulo reto e monta a razão de transfer?ncia, no exemplo
(2-1) / (1.500 - 1000) = (2- ti) / (1.500 - rpm)
(5-6) / (1.500 - 1000) = (5- ts)/ (1.500 - rpm)
coloca o rpm que deseja e obtem o tempo inferior e superior
a? desenha o mesmo tri?ngulo reto que vc fez pra montar essa equação acima e resolve pra pressão que desejar
(500 - 300)/ (500 - map) = ( ts - ti)/(ts - t)
onde t é o tempo de injeção desejado
digamos que vc deseje 1.150 rpm e 350mbar, o resultado será 2,05 ms
ok ?
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opa, a discussão está boa
eu estava calculando dessa maneira overspeed, mas se eu não me engano, h? uma outra maneira para se achar um ponto no espaço sem linearização. vc calcula uma equação do grafico nos 3 planos e depois somente substitui os valores, matematica pura.
eu lembro de ter feito esse calculo já…
puxa, se for feita apenas uma equação para o calculo do ti, o processamento fica mais rapido não?
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volta a questão que eu disse acima, entre 2 pontos cabem todas as familias de curvas existentes
ax+ b
ax?+ bx + c
ax? + bx? + cx + d
etc
fora isso ainda cabe equações logaritmicas, e outras menos frequentes.
qual delas se encaixa melhor ?… é impossível dizer apenas com 2 pontos, qto mais fora da equação correta maior o erro.
mas a gente sabe que se o intervalo entre os 2 pontos for pequeno o erro será menor, por isso cabem as perguntas que fiz pra ele antes de colocar as formulas.
qtos mais pontos de controle melhor...então ?timo em vez de um quadrado vamos obter a curva dos pol?gonos...opa... mas que curva é a padrão ?... não tem... depende do motor, depende da regi?o, porque afinal se existisse uma curva padrão não precisaria de mapeamento, apenas detectava a curva padrão e deixava a central calcular.
nas injeções anal?gicas é assim, existe um calculo anal?gico que segue uma certa equação somando tempos ou multiplicando dependendo do valor de cada sensor... mas acaba ficando rico em algumas regiões pra que não fique pobre em outras apenas pra seguir a curva (e simplificar)
não sei se expliquei ou compliquei hehehehe
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lost, deixa eu te dar uma dica valiosa, os dados que estão nas arestas do quadril?tero são empiricos, vc coloca que fizer funcionar…então a pergunta não é o valor que vc interpola as perguntas são mais simples:
quais os valores de rpm e map que tem import?ncia o detalhamento e quais tem menos import?ncia é (escala de valores)
nao entendi… a escala é livre, vc define... vc distribui os pontos como achar melhor, deixando os pontos mais proximos onde precisar de mais variacao...
se vc tem precisão de 100 em 100mbar quais as consequências de vc não calcular as diferenças entre 100,1 e 199,9mbar ?
vai ter resultado mais quadrado. mas isso totalmente dependente da resolucao do sensor. a injecao do carro trabalha com resolucao de 1mbar (100mbar, 101mbar) acredito que seja mais que suficiente…
qual a influ?ncia no tempo total de injeção de aumentar a precisão do sinal do map ? (essa é fundamental e vc só se liga nisso depois de xingar e perder a paciência mexendo num mapa e nãoobtendo resultado sensável pois alguma correção que vc colocou mata mudanças menos significativas)
quanto menos resolucao no sensor, menor a capacidade de linearizar. o grafico fica mais serrilhado, dando saltos maiores entre cada mudança no tempo de injecao. resumindo, o resultado é mais grosso . uma formula de suavizacao pode ser usada pra aumentar a precisao, criando valores intermediarios ao longo do tempo. assim, se mudar de 100 pra 101, internamente vai mudar pra 100,0 100,1, 100,2, 100,3, até 101. pode ter mais resolucao, mas assim vc aumenta o delay do sensor. achoq que nao vale a pena nao.
vixe tem uma pancada de consideração a levar.
voltando a pergunta, a resposta é linearização, vc controi um tri?ngulo reto e monta a razão de transfer?ncia, no exemplo
(2-1) / (1.500 - 1000) = (2- ti) / (1.500 - rpm)
(5-6) / (1.500 - 1000) = (5- ts)/ (1.500 - rpm)
coloca o rpm que deseja e obtem o tempo inferior e superior
a? desenha o mesmo tri?ngulo reto que vc fez pra montar essa equação acima e resolve pra pressão que desejar
(500 - 300)/ (500 - map) = ( ts - ti)/(ts - t)
onde t é o tempo de injeção desejado
digamos que vc deseje 1.150 rpm e 350mbar, o resultado será 2,05 ms
ok ?
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legal, usamos formulas diferentes.
no meu calculo, o valor de saida seria 2,3.
faça o teste com os valores 1000 rpm x 400 map. o valor tem que ser 3, pois vc esta bem no meio entre 1 e 5 exatamente.
todo o resto é relativo. to falando em valores em ms, mas meu sistema nem trabalha assim. o tempo de injecao vai de 0 a 254, porem, quanto isso significa em tempo de injecao depende do rpm maximo, da quantidade de cilindros, se o motor eh 2t ou 4t e quantos injetores possui. o tempo de injecao referente ao valor 254 sempre é 85% do ciclo de trabalho, garantindo que vc nao va exceder esse limite, se nao passar do rpm maximo que vc definiu, em qqr configuracao. a resolucao do tempo de injecao na config atual (8 cil, max 5000 rpm, 2 injetores) está por volta de 0.017ms (4,5ms/254). se vc tiver um motor que gira mais e ainda por cima 2t, a resolucao do temop de injecao aumentar?, e vc continuar? tendo 254 pontos de ajuste, mesmo que o tempo maximo de injecao seja 1,50ms, nesse caso terá 0,005ms de resolucao) a resolucao maxima do sistema é de 0,0008.
mas relaxa kra. como vc ve, estou criando um sistema proprio. nao é uma copia de nada. tenho minha nocao de alimentacao, e é o que to usando. se vai dar certo ou nao e vai comecar bem ou nao, vou ficar sabendo no feriado. viva a diversidade. mas acho que mereão algum respeito, afinal, sozinho unindo eletronica, programacao e mecanica, tenho um sistema funcional desenvolvido em 1 mes ok? mal nao esta. se tiver algo errado, normal, tudo tem um comeco.
? uma pena, mas conheco algumas pessoas que manjam de eletronica. nao to querendo me trancar e desenvolver tudo sozinho, justamente por isso to aqui escancarando tudo o que to fazendo, de repente, fazendo mal pra mim mesmo, pois vc sabe que uma boa ideia leva-se anos pra ter, mas alguem vem e copia e ja era. essas pessoas que conheco que manjam de eletronica(? o que me falta, pq na questao de sw eu to tranquilo, pode ver que meu sistema tem itens melhores que os disponiveis no mercado) ao invez de trabalhar junto, e dividirmos hw e sw pro trabalho render melhor, quando vou ver, estao aprendendo a programar microcontrolador pra fazer tudo sozinho. é uma pena, pois vai levar anos e anos, e talvez nunca chegue a um nivel razoavel.
bom, paciencia.
agora, fazer testes de durabilidade over? estranho isso hein… se o sistema nao usa rel?, basta dimensionar os acionadores de acordo com a carga. semicondutores tem durabilidade praticamente infinita desde que nao ultrapassado o limite de temperatura de trabalho.
o ponto de maior esforão num sistema desses sao os transistores. pra acinoar 4a, usando um transistor mosfet de 18a de pico, com dissipador suficiente pra manter ele abaixo dos 125c, vc simplesmente nao precisa testar nada na questao de durabilidade. tem que testar a questao de precisao, isso sim.
mas tranquilo, cada um com sua filosofia e viva a diversidade. sem competicoes. sinceramente nao sabia que o que vcs estavam desenvolvendo seria uma injecao, pelo que eu sabia, seria um gerenciador pra suplementar. legal pra vcs, boa sorte e que valha o esforco, pois que eu sei, sao mais de 1 ano e meio pelo menos desenvolvendo. se o meu nao der certo, pelo menos nao gastei quase nada de dinheiro. gastei mais meu tempo e meus cabelos que qqr outra coisa
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ah, esqueci de comentar… vc ta falando em triangulo, quando na verdade é um quadrado. sao 4 pontos proximos e o valor esta dentro. vc tem variacao no eixo x e no eixo y... pra mim a prova real é andar pelas bordas do triagulo, com valores onde x seja 0% e y 50%, x 100% e y 50%, x 50% e y 0%, x 50% e y 100%. assim vc esteve no meio dos 4 pontos. em todos os casos, o valor vai ser uma interpolacao linear entre os 2 pontos que se esta em 50%.