Caixa p/ ap 2.0
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a mecanica é praticamente a mesma q a de um golzinho, só a lataria é um pouco mais larga e mais comprida. ja viu debaixo do capo de um santana? tem espaço de sobra pra todo lado. ja viu o de um gol? tudo apertado.
e ow, a diferença não é apenas de 100 quilos heim…le o post do bitu.
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=550123
outro carro q não pesa tanto qto pensam é o del rey.
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pensei q o santana era bem mais pesado, com essa diferença nem tão grande o santana fica uma oportunidade boa…...
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pensei q o santana era bem mais pesado, com essa diferença nem tão grande o santana fica uma oportunidade boa…...
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o maior problema do santana é fazer ele tracionar. mas essa limitação é a mesma de qualquer carro com tração dianteira.
o santana é leve, mas cobra o preão na rigidez torcional: torce bem mais do que um carro mais pesado (justamente pelo fato do peso estar na estrutura superdimensionada).
agora se você amarrar o monobloco do santana devidamente e montar uma bela suspensão, só vai ter alegrias. eu estou doidinho pra comprar esse santana 86 do rodrigo, o carro está bem mais acertado nas curvas do que muito gol ou passat antigo.
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eu tenho uma quantum 86 1.8 alcool uma das poucas que vinha com o cambio ps e vou dizer o que acho….
fica muito cambio pra pouco motor...mesmo sendo alcool o carro fica mongo de saida,parece ter bem menos torque do que realmente tem.
existem vantagens??claro, tu roda a 100 por hora com regime de giros la embaixo,mas sinceramente só vale a pena pra quem roda muito em estrada e quase nunca cidade,em cidade repito:o carro fica mongo.
agora se for usar esse cambio numa 2.0 que tem mais torque talvez case melhor,nunca entendi a vw de usar esse cambio ps apenas na linha 85/86 do santana usando a motoriza?ao 1.8 em vez de em 88 casarem esse cambio + motor 2.0
enfim,eu por escolha propria pegava um px sendo o carro 1.8 ou 2.0.
ps só se fosse turbo pra dar final mesmo, se alguem me oferecesse um px no lugar desse ps que eu tenho no carro trocava na hora.
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o maior problema do santana é fazer ele tracionar. mas essa limitação é a mesma de qualquer carro com tração dianteira.
o santana é leve, mas cobra o preão na rigidez torcional: torce bem mais do que um carro mais pesado (justamente pelo fato do peso estar na estrutura superdimensionada).
agora se você amarrar o monobloco do santana devidamente e montar uma bela suspensão, só vai ter alegrias. eu estou doidinho pra comprar esse santana 86 do rodrigo, o carro está bem mais acertado nas curvas do que muito gol ou passat antigo.
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e ta ficando mais em conta um santana do que um gol aqui, pq gol ta valendo ouro, e o conforto de um santana sempre me agradou mais
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eu tenho uma quantum 86 1.8 alcool uma das poucas que vinha com o cambio ps e vou dizer o que acho….
fica muito cambio pra pouco motor...mesmo sendo alcool o carro fica mongo de saida,parece ter bem menos torque do que realmente tem.
existem vantagens??claro, tu roda a 100 por hora com regime de giros la embaixo,mas sinceramente só vale a pena pra quem roda muito em estrada e quase nunca cidade,em cidade repito:o carro fica mongo.
agora se for usar esse cambio numa 2.0 que tem mais torque talvez case melhor,nunca entendi a vw de usar esse cambio ps apenas na linha 85/86 do santana usando a motoriza?ao 1.8 em vez de em 88 casarem esse cambio + motor 2.0
enfim,eu por escolha propria pegava um px sendo o carro 1.8 ou 2.0.
ps só se fosse turbo pra dar final mesmo, se alguem me oferecesse um px no lugar desse ps que eu tenho no carro trocava na hora.
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a vw é toda torta: na linha gol eles colocam o cambio longo (px) nos 1.6 e o 1.8, mais forte e potente eles colocam o pv bem curtinho…
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e ta ficando mais em conta um santana do que um gol aqui, pq gol ta valendo ouro, e o conforto de um santana sempre me agradou mais
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eu sou suspeito pra falar de santana. já tive vêrios modelos, 1.8, 2.0, carburado, injetado, etc… foi o fato de gostar tanto do carro que me fez com que eu fundasse o santana clube do brasil.
mas é isso aí mesmo, o santana é um carro m?dio confortável, mas com manutenção a preão de gol. e é aquela velha história dos vw mais antigos: abaste?a, verifique o nível do óleo, calibre os pneus e você está pronto para dar a volta ao mundo, pois o carro não pora.
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eu sou suspeito pra falar de santana. já tive vêrios modelos, 1.8, 2.0, carburado, injetado, etc… foi o fato de gostar tanto do carro que me fez com que eu fundasse o santana clube do brasil.
mas é isso aí mesmo, o santana é um carro m?dio confortável, mas com manutenção a preão de gol. e é aquela velha história dos vw mais antigos: abaste?a, verifique o nível do óleo, calibre os pneus e você está pronto para dar a volta ao mundo, pois o carro não pora.
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? bem isso. nossa quantum ta feia de acabamento, ta começando a abrir pontinhos de ferrugem, precisava dum tapa na pintura? sim…
mas abaste?a e viage, pra qualquer lugar, com mais conforto que muito carrinho de pl?stico por ai...
e o apzão fala alto na estrada...
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sobre o câmbio ps (longo) e pv (curto)
http://www.santanaclube.com/artigos/historia_bob.htm
câmbio curto
logo nos primeiros quil?metros com o santana 1985 notei que o carro ficara muito curto. todo dia pegava a rodovia dos imigrantes para ir de casa, em moema, até é sa?da batistini no quil?metro 16, para então pegar a estrada municipal que levava é av. maria servidei demarchi, onde eu entrava pelo portão 4.
mandei o carro para a oficina na ala zero e pedi que trocassem ?rvore prim?ria, engrenagem movida de segunda e os pares de terceira, quarta e quinta pelas do câmbio ps. lembro-me que alguns dos meus funcion?rios me olharam incr?dulos. ão bob, colocar aquele câmbio que não deu certo??, certamente deviam estar pensando. a troca foi feita em poucas horas de serviço.
quando fui para casa naquela noite, que coisa agradável tudo ficou casado. no trecho da sinuoso da estradinha municipal, segunda e terceira no ponto certo. depois, na imigrantes, uma grande capacidade de aceleração em quarta e depois o c?u, a quinta. 120 km/h com motor sussurrando a 3.150 rpm. perfeito. as retomadas, ótimas, até mesmo em quinta. o responsável por tudo isso se chamava motor.
uma vez, voltando de c?rdoba, argentina, após um rali, eu queria chegar o mais rápido em são paulo por qualquer motivo, que não lembro. estávamos no carro eu e o luizinho, da engenharia, que me acompanhava sempre nas competições. viemos de c?rdoba a s. paulo me quarta. isso é que é o verdadeiro câmbio 4+e: o motorista tem opção entre desempenho e conforto (com mais economia de combustável).
a partir da? os carros do departamento de competições passaram todos a ter câmbio longo. o luizinho tinha um passat pointer 1,8 de frota e câmbio curto pv passou logo para o longo ps. ficou simplesmente fantástico. depois ele pegou um santana gl, e novamente o carro recebeu uma caixa ps. depois que sa? da vw comprei esse carro, que tinha 70.000 km, minha mulher usou-o (nunca reclamou do câmbio e adorava não ter usar a quinta na cidade) até 100.000 km, quando vendi-o para um senhor amigo que era vendedor e tinha de pegar estrada todo dia. rodou até 450.000 km sem nunca ter tirado nem o cabeçote. o óleo não baixava entre trocas (a cada 10.000 km). esse era o câmbio longo que não prestava.
com motor 2- litros
já com meu segundo santana, um 1987 é branco com interior marrom, é lágico é e agora gls e ainda 1,8, a engenharia me ofereceu um dos primeiros motores de 2-litros para testar, bem antes do lançamento. foi instalado no carro e ao ir para casa é noite, epa é o câmbio ficou curto. mesmo com o ps de quinta 0,68.
a solução mais rápida seria alongar tudo pelo diferencial, passando-o de 4.11:1 para 3,89:1, que havia normalmente para venda a pilotos. só que desconfiei que a primeira ficaria um pouco longa para algumas situações de arrancar em rampas fortes.
tive, então uma idéia. pedi aos amigos da produção de câmbios para usinar na ?rvore prim?ria em bruto uma segunda 1,70:1, que era a do câmbio de quatro marchas 3+e de voyage, parati e passat que não era mais fornecido (mais era o do fox de exportação) em vez da segunda 1,79:1 do câmbio ps. como terceira e quarta usaria a 1,07 e 0,77 do 3+e, em substituição é 1,13 e 0,83, respectivamente. e a quinta? as engrenagens em bruto permitiam fres?-las com números de dentes que resultassem em 0,64:1, em vez de 0,68:1. pronto, problema resolvido. tudo voltou a ser como antes, casamento perfeito, só que agora com motor 2-litros. máxima em quarta, 120 km/h em quinta a 3.000 rpm. e arrancando como deve ser nas subidas mais ?ngremes, pois a primeira havia ficado igual e com um motor mais forte.
[snapback]550301[/snapback]
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se vc quiser uma caixa curta mesmo, bem close ratio , dá pra montar com diversas peças vw:
1? 3,45:1
2? 1,79:1
3? 1,29:1
4? 1,13:1
5? 0,97:1
primeira normal, com segunda do ps, terceira do pv, a quarta marcha é a terceira do ps e a quinta marcha fica sendo a quarta marcha do pv.
fica bom em um ap 1.6 aspirada?o.