Ponto x rpm x pressao
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alo povo. estou fazendo e testando acertos no meu corsa, queria algumas opiniões. pra quem nao lembra, motor c20xe, turbo, forjado, cabeçote mecanico feito, inje?ao programóvel, valvulas grandes, bomba aeromotive… enfim, tem de tudo.
queria saber se é realmente vantajoso investir em rpmês mais altas (na casa dos 8500) num motor turbo? ou seria melhor manter giros relativamente mais baixos (na casa dos 7500), abusando um pouco mais do ponto e pressao? vale lembrar que é pra correr em circuito... não pra arrancada.
alias, qual o ponto recomendado pra maxima potencia (sim, sei que varia de acordo com cada motor... mas, em média, quanto seria?) o motor tem 8.8:1 de taxa, tudo forjado, ignição/injeção electromotive tec?. turbina biagio .70. estou rodando com 20psi (+- 1.2 bar). não é pra arrancada, é pra correr em circuito mesmo.
acho que não convóm colocar mais pressão do que já tem. já está um absurdo de forte, e mesmo com a suspensão feita pra pista, tá difácil de segurar o bicho no ch?o. massss, assim mesmo, pra emerg?ncias , to pensando em colocar um booster. alguém tem alguma idéia de até quanto de pressão se pode ir nesse motor, mantendo um razoável limite de segurança?
e temperatura? no pirometro (localizado depois da turbina) marca no máximo 580 graus. qual seria o limite?
abraços.
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e temperatura? no pirometro (localizado depois da turbina) marca no máximo 580 graus. qual seria o limite?
abraços.
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u?q, usa os 1100 garus que tu tinha par?metro da picococococococococorsa…ahuahuaha
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temperatura de pirometro eh mto relativo pois tem influencias de mistura e ponto …
as rpms que voce obtera a potencia maxima depende mto mais do cabeçote e comando do que da turbina q vc usa e ser forjado ou nao .. conheão quem usasse 9mil rpm em carro de rua com um ap 1.9 e o carro tinha faixa de potencia legal entre os 5000 rpm e os 8500...
mas usava um comando que soh limpava depois dos 2300 rpm ...tinha um trabalho grande de cabeçote molas para isso entre outras coisas .. balanceamento do conjunto tem q ser bem feito e mto mais ...
um outro fator q influencia muito eh a sua rela?ao de marchas .. a queda que da em cada troca e voce teria q ver se seria vantajoso o rpm que cairia a proxima marxa em cada limite de rpm estipulado...
existem n fatores ... e isso soh pode ser dito sabendo mais do seu carro ou entao voce testando pela tentativa....
eu no seu caso buscaria um maior rendimento em rota?oes que casassem com o cirquito ... talvez seja melhor mesmo para voce trabalhar bem a curva de ponto entre uns 4500 rpm e 7500 ... com uma pressao legal e fazendo a turbina pegar progressivamente pra nao te dar soco e sair destracionando ...
tao ai meus 10cents .... vao existir milhares de opinioes divergentes neste topico
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o pirometro no meu carro nao passa de 730c…
bom, como todo carro de prova, a elasticidade conta muito. se for pra vc girar mais, tem que ser sem ter que sacrificar muito torque mais cedo, senao nao vale a pena. se tiver que matar muito o motor em baixa pra ganhar em alta, se tratando de turbo, prefiro abusar mais da pressao, e usar um cambio mais longo.
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circuito combina com cambio curto para favorecer as retomadas e consequente giro alto para ter velocidade.
segundo um conhecido que prepara carros para endurance, eles usam ponto conservador ( seja lá o que for…), baixa pressão - em torno de 0,8 kg - na maior parte do tempo e booster para 1,2 kg para as emerg?ncias , mas por pouco tempo de cada vez, por questão de durabilidade.
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o câmbio que tá usando é um do calibra…correto...???
ele não seria meio curto tipo o do gti 16v tb...???
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limite de pressão pro seu motor é bem alta…se tá todo forjado aguenta muita pauleira...
lost: baixa de carro de circuito começa em 4500 rpm (? sório...antes disso os preparadores de carro de circuito desconsideram), até pq é raro o carro chegar a essa rpm em pista, a não ser qdo entra nos boxes...hehehe
ruiak: justamente por variar com ponto e alimentação q serve pra ser usado como aux?lio pra acertar o motor e dá pra ter idéia de como ele está depois de acertado (se a temperatura fica em x com o carro tinindo, se mudar é pq tem algo errado)...
como é um carro pra circuito, eu acho que vale a pena investir em rpms mais altas (comandos, enquadramento), mas tudo feito de acordo com o escalonamento do câmbio, que, em circuito, faz completamente a diferença...
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to ligado quarteto. na verdade basta escalonar o cambio pra que em cada troca de marcha, o giro nao saia da faixa de eficiencia… ai é tocar o carro naquela faixa e boa...
quanto a temp do pirometro, é muito confiavel. realmente o carro fica sempre numa faixa. se mudar eh pq tem algo errado. mas use um sensor com haste fina e leve, que aque?a rapido, diminuindo o lag do sensor... o meu eu mandei fazer na resiluz, que inclusive acho que foi o ktulu quem indicou. muito bom o sensor. fininho, tem reacao super rapida, duvido que tenha mais lag que a cabeça do pistao
eu vi o sensor usado pela odg do presa e nao gostei muito nao... baita tarugao...
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to ligado quarteto. na verdade basta escalonar o cambio pra que em cada troca de marcha, o giro nao saia da faixa de eficiencia… ai é tocar o carro naquela faixa e boa...
quanto a temp do pirometro, é muito confiavel. realmente o carro fica sempre numa faixa. se mudar eh pq tem algo errado. mas use um sensor com haste fina e leve, que aque?a rapido, diminuindo o lag do sensor... o meu eu mandei fazer na resiluz, que inclusive acho que foi o ktulu quem indicou. muito bom o sensor. fininho, tem reacao super rapida, duvido que tenha mais lag que a cabeça do pistao
eu vi o sensor usado pela odg do presa e nao gostei muito nao... baita tarugao...
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hahahha não fala mal do meu carro vai que ele se ofende e quebra de novo
eu uso o sensor original da odg que vem no pirohall (pirometro + hallmeter).
a temp está muito baixa conversando com um preparador de pista ele disse algo abaixo de 800oc depois da turbina, mas pouco acima de 700oc ele disse ser mais confiavel.
sobre o ponto e comb prefiro nem opinar.
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quarteto .. entendo q deve ser usado como referencia … eu nao disse que nao .. mas eu soh falo por existirem n fatores que influenciam a temperatura (inclusive restri?ao de turbina e gera?ao de calor no coletor+turbina) que deve ser considerado .. mas nao tomado como unica forma de acerto... e tendo um padrao tipo .. 700 graus ta bom .. ou 800 graus ta bom ..
eu acho que a faixa usada pelo sergio deve ser algo em torno dos 4500 aos 7500 por ai ...
sergio..quem acerta teu carro eh o junior da hs?
vc tem con seguido bons resultados com ele?
conheão carro bem acertado de la como conheão carro q soh enche as paciencias
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ei presa, eu nao falei mal do seu carro nao ta doido? soh falei que achei o sensor muito tarugao… da pra mandar fazer mais fininho, acho mais confiavel, com menos lag
nao entendo porque a odg, que é a odg, vende o pirometro com um sensor tao pesado e com tanto ferro pra esquentar. tudo bem que ele eh aberto na ponta, mas sei la hein... prefiro mais fininho...
mas a proposito, vc ligou o seu? pq naquele dia nem tava ligado
pena que ainda nao botei atraso de ponto no meu carro, senao daria pra dizer qual a influencia do atraso na temp do escape exatamente... logo eu monto
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ei presa, eu nao falei mal do seu carro nao ta doido? soh falei que achei o sensor muito tarugao… da pra mandar fazer mais fininho, acho mais confiavel, com menos lag
nao entendo porque a odg, que é a odg, vende o pirometro com um sensor tao pesado e com tanto ferro pra esquentar. tudo bem que ele eh aberto na ponta, mas sei la hein... prefiro mais fininho...
mas a proposito, vc ligou o seu? pq naquele dia nem tava ligado
pena que ainda nao botei atraso de ponto no meu carro, senao daria pra dizer qual a influencia do atraso na temp do escape exatamente... logo eu monto
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fala rapaiz
imagine eu entendi sua msn e se não tivesse gostado dela, teria mandado uma mp p discutir o assunto, e não teria postado no aberto
e… eu ainda não instalei o pirometro (shame)... mas vai entrar junto do bico extra na semana q vem, rs eu tinha dito isto um mês atrás, certo?