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Preciso dimensionar o turbo do meu carro

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fusca95
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    #1

    sei que temos varios doutores e outro varios experts aqui no forum sobre dimensionamento de turbinas para motores.

    esse em questão eh um 2300 a ar, com intenção de andar pela cidade, ter boa curva de torque, com turbina que comece a pegar cedo, 1800 e vire bem até uns 6500~6700 rpm.

    prefiro e acho que vou usar as rolamentadas.

    minha praia é realmente aspirado, mas vou arriscar-me neste motor com um turbo. lembrando que utilizarei injeção, com corpos duplos de 40mm, alcool como combustivel e um cabeçote com valvulas relativamente pequenas para o motor (40x35,5cm), mas viso muito a questão do torque, o comando será um w110 (para os que não conhecem: 286 com lob de 108 e levante de 12,5 com balanceiro 1,25).

    a pressão de trabalho prevista não ultrapassar? em hipotese alguma 1,2kg e a potencia esperada eh em torno de 300cv. pode parecer pouco, mas eh o que pretendo. mais torque, suavidade, durabilidade do conjunto.

    abraão pro seis.

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    • R Offline
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      ruiak
      escreveu em última edição por
      #2

      turbina que pegue aos 1800 vai ser dificil ..

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      • D Offline
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        daniel_fabricio
        escreveu em última edição por
        #3

        turbina que pegue aos 1800 vai ser dificil ..

        [snapback]564363[/snapback]

        uma t2 :todoido:

        enfim, se não é para girar tanto assim e quer uma pegada rápida, eu iria com a basicona .58 bi com eixo 52 e rotor frio 52,5mm numa carca?a fria .50.

        ou quem sabe até uma .63 mono com eixo apl 49,5mm mesmo e rotor frio 52,5mm.

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
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          LeonardoZ
          escreveu em última edição por
          #4

          agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            daniel
            escreveu em última edição por
            #5

            agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

            [snapback]564386[/snapback]

            turbina minuscula

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
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              SemControle
              escreveu em última edição por
              #6

              um coletor reduzido quem sabe ajuda legal

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Raptor2k5
                escreveu em última edição por
                #7

                acho que nao vale a pena pegar uma turba tao pequena, pegue uma que encha um pouco dps, mas que tenha boa eficiencia em alta e médias rotações…

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm?

                  [snapback]564386[/snapback]

                  o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    DuKa
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    o problema do fusca é a distancia dos dutos do cabecote ate a turbina… vc perde muito calor nesse espaco...

                    recomendo tubos de inox de no minimo 3mm de parede e muita termotape...

                    ja de turbina, eu iria de k24 com caixa quente a testar...

                    o fusca de pista da dnt usa uma hx40 se nao me engano....

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      FabioRR
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      opa … tudo bem ?

                      vamos por partes:

                      1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

                      2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

                      3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

                      4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

                      com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

                      []?s

                      fabio

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        Fusca95
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        opa … tudo bem ?

                        vamos por partes:

                        1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

                        2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

                        3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

                        4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

                        com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

                        []?s

                        fabio

                        [snapback]564427[/snapback]

                        1 - fabio, pode ficar tranquilo sobre a cilindrada do motor, estamos bastante acostumados a executar essa configuração aqui. mesmo que ele naum pegue a 1800, que venha a 2300~2500, ainda estará de bom tamanho.

                        2 - sempre utilizo viras da scat ou cb, nesse caso cb 4340. sempre com bielas gringas tb.

                        3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.

                        4 - pontas de eixo, reforão nas suspensão, travas e outros afins saum defaut.

                        vou procurar saber mais sobre hx40

                        1 Resposta Última resposta
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                          Fusca95
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          ontem pesquisei no site da garret e percebi que a gt30r ou gt 28rs encaixariam perfeitamente no que quero, mas…. existem variações de trim nela que naum consigo compreender. preciso de ajuda dos universitarios..hhehehe.

                          1 Resposta Última resposta
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                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

                            2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

                            300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

                            abraão .

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              se bem que nesse caso , as vibrações serão um problema mais prejudicial do que o calor em só . balanceamento e acerto perfeito são as palavras-chave .

                              de resto , eu não entendo bulhufas de turbinas .

                              abraão .

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                fusca84
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.[snapback]564440[/snapback]

                                eu virava 7200 rpm com tcs-20 andando com 0.6 bar de pressao

                                com 1,3 bar virava os mesmo 7200 rpm.

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fusca95
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

                                  2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

                                  300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

                                  abraão .

                                  [snapback]564483[/snapback]

                                  fiasa power, qdo vc diz que 300cv modesto tah me tirando ou elogiando..hahahhahhah. porque muita gente monta motores e consegue valores ultra-maiores e eu acho que esse valor eh bem condizente, pois um 2.3 rendendo aspirado 60cv/l + 1,2kg de pressão chega nesses 300cv. num acha?

                                  e outra, se a pot. maxima vier em torno de 6000 rpm tb pode ser um outro fator de confiabilidade, o fato de ter que rodar uma ou outra vez a 6500 eh para arredondar o escalonamento…...hehehhe..

                                  abraços

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                                  • F Offline
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                                    Fiasa Power
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    eu to elogiando , mas achando um valor alt?ssimo para ser considerado modesto . quero dizer que hoje virou meio carne de vaca fala em 300 , 400 , 500 cv e por aí vai .

                                    com esse comando e turbo empurrando a tendencia vai ser virar bem mais que isso , terá que ser limitado via ignição .

                                    abraão .

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      Fiasa Power
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                                      #18

                                      não será nenhum primor em termos de suavidade de funcionamento … da? a necessidade dos respectivos balanceamentos .

                                      abraão .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
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                                        #19

                                        agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

                                        [snapback]564386[/snapback]

                                        o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

                                        [snapback]564405[/snapback]

                                        e tanto é isso q a própria central trata de abaixar a pressão de turbo é medida q a rpm sobe (depois de certo patamar de rpm)…

                                        a idéia era fazer um carro turbo q parecesse um motor com cilindrada maior em baixa, do jeito q os ianques gostam...

                                        da? pra isso o carro morre em alta e isso é bem nétido, ainda mais pq o sistema esquenta demais e o rendimento fica piorado...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • Q Offline
                                          Q Offline
                                          quarteto
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          e eu não acredito q vc ache um turbocompressor pra conciliar pegada em 1800 rpm, rendimento decente em 6700 rpm, pressão em 1,2 bar e 300 cv em um motor grande com válvulas pequenas…nesse caso aí não tem mist?rio....ou vc tem pegada em rpm muito baixa e mata o carro de alta, ou vc tem uma turbina boa de alta, mas q com certeza não vai entrar em 1800 rpm...

                                          e veja direito antes esse negócio de gt30 e gt28-rs ...a garrett tem 3 turbocompressores com a identificação gt2871-xx que possuem part numbers e configuração de rotor (eixo pras 3 é igual), caixa fria e quente diferentes

                                          de gt28 tem (retirado do catélogo 2005):

                                          gt2854r 471171-9

                                          gt2860rs 739548-1

                                          gt2860r 707160-5

                                          gt2860r 707160-7

                                          gt2871r 472560-15

                                          gt2871r 743347-1

                                          gt2871r 743347-2

                                          gt2876r 705330-1

                                          gt2876r 705330-2

                                          de gt30:

                                          gt3071r 700382-3

                                          gt3071r 700382-20

                                          gt3076r 700382-12

                                          dependendo de qual vc tinha visto, ou vai ficar grande demais, ou pequena demais pra se aplicar ao seu motor...

                                          essa gt2871 eu achei fera: eixo 53,8mm, rotor variando de 49,2mm; 51,2mm; 53,1mm, fora as variações de caixa quente e fria (tem as de série e algumas opcionais)...

                                          1 Resposta Última resposta

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