Preciso dimensionar o turbo do meu carro
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opa … tudo bem ?
vamos por partes:
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uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.
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fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...
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você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.
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resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz
com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?
[]?s
fabio
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1 - fabio, pode ficar tranquilo sobre a cilindrada do motor, estamos bastante acostumados a executar essa configuração aqui. mesmo que ele naum pegue a 1800, que venha a 2300~2500, ainda estará de bom tamanho.
2 - sempre utilizo viras da scat ou cb, nesse caso cb 4340. sempre com bielas gringas tb.
3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.
4 - pontas de eixo, reforão nas suspensão, travas e outros afins saum defaut.
vou procurar saber mais sobre hx40
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1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .
2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .
300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado ...
abraão .
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se bem que nesse caso , as vibrações serão um problema mais prejudicial do que o calor em só . balanceamento e acerto perfeito são as palavras-chave .
de resto , eu não entendo bulhufas de turbinas .
abraão .
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3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.[snapback]564440[/snapback]
eu virava 7200 rpm com tcs-20 andando com 0.6 bar de pressao
com 1,3 bar virava os mesmo 7200 rpm.
[]s
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1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .
2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .
300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado ...
abraão .
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fiasa power, qdo vc diz que 300cv modesto tah me tirando ou elogiando..hahahhahhah. porque muita gente monta motores e consegue valores ultra-maiores e eu acho que esse valor eh bem condizente, pois um 2.3 rendendo aspirado 60cv/l + 1,2kg de pressão chega nesses 300cv. num acha?
e outra, se a pot. maxima vier em torno de 6000 rpm tb pode ser um outro fator de confiabilidade, o fato de ter que rodar uma ou outra vez a 6500 eh para arredondar o escalonamento…...hehehhe..
abraços
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eu to elogiando , mas achando um valor alt?ssimo para ser considerado modesto . quero dizer que hoje virou meio carne de vaca fala em 300 , 400 , 500 cv e por aí vai .
com esse comando e turbo empurrando a tendencia vai ser virar bem mais que isso , terá que ser limitado via ignição .
abraão .
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não será nenhum primor em termos de suavidade de funcionamento … da? a necessidade dos respectivos balanceamentos .
abraão .
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agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?
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o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.
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e tanto é isso q a própria central trata de abaixar a pressão de turbo é medida q a rpm sobe (depois de certo patamar de rpm)…
a idéia era fazer um carro turbo q parecesse um motor com cilindrada maior em baixa, do jeito q os ianques gostam...
da? pra isso o carro morre em alta e isso é bem nétido, ainda mais pq o sistema esquenta demais e o rendimento fica piorado...
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e eu não acredito q vc ache um turbocompressor pra conciliar pegada em 1800 rpm, rendimento decente em 6700 rpm, pressão em 1,2 bar e 300 cv em um motor grande com válvulas pequenas…nesse caso aí não tem mist?rio....ou vc tem pegada em rpm muito baixa e mata o carro de alta, ou vc tem uma turbina boa de alta, mas q com certeza não vai entrar em 1800 rpm...
e veja direito antes esse negócio de gt30 e gt28-rs ...a garrett tem 3 turbocompressores com a identificação gt2871-xx que possuem part numbers e configuração de rotor (eixo pras 3 é igual), caixa fria e quente diferentes
de gt28 tem (retirado do catélogo 2005):
gt2854r 471171-9
gt2860rs 739548-1
gt2860r 707160-5
gt2860r 707160-7
gt2871r 472560-15
gt2871r 743347-1
gt2871r 743347-2
gt2876r 705330-1
gt2876r 705330-2
de gt30:
gt3071r 700382-3
gt3071r 700382-20
gt3076r 700382-12
dependendo de qual vc tinha visto, ou vai ficar grande demais, ou pequena demais pra se aplicar ao seu motor...
essa gt2871 eu achei fera: eixo 53,8mm, rotor variando de 49,2mm; 51,2mm; 53,1mm, fora as variações de caixa quente e fria (tem as de série e algumas opcionais)...
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tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?
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nesse caso eu priorizaria o desempenho em alta , já que são 2300 cm3 de aspiração natural … já é um monstrinho por natureza .
abraços .
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tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?
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a? esque?a turbina vindo em 1800 rpm ou 2500 rpm, ainda mais com o tamanho dos tubos de um coletor de escape pra turbo em fusca…perde-se muita energia ali (dá pra contornar esse problema)...ali?s, esse turbo vai entrar é bem tarde, de repente vai até ficar ruim pro q vc quer, já q seu cabeçote não vai ter fluxo excepcional (a? tendo como par?metro um 16v retrabalhado e refrigerado a água, aonde nego usa eixo desse tamanho ) e girando até mais q seu motor...
eu tá achando eixo 62mm exagerado, ainda mais se for em turbina que não seja roletada...
se eu falei besteira aí me corrijam...
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beleza, temos vêrias respostas mas nenhuma conclusão.
qual turbina que teria realmente essas caracteristicas, vou modificar um pouquinho as intenções para facilitar a determinação.
tem que ser roletada
ter inicio de pegada em 2500
virar legal até 6000
motor 2300cc
potencia esperada 300cv torque 40kgfm
pressão maxima de trabalho 1,2kg