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Preparados

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Preparação cabeçote hpz

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • R Offline
    R Offline
    RoNiN
    escreveu em última edição por
    #16

    eu já pude andar com o ronin depois que o cabeçote novo foi montado…

    de alta realmente eu já esperava q fosse ficar bom como ficou mesmo...

    agora o carro de baixa, pqp apareceu um bocado de torque q não tinha antes...o carro tá com uma força incrável em baixa rpm....tá muito bom de andar na cidade

    pena q não exista 1 maldito nesse universo q faça um chip pra central do focus...pq aí ia dar pra tirar mais caldo aí ainda

    eu acompanhei a preparação do cabeçote do ronin e pude ver quase todas essas medições (exceto a final)...outro nível o cabeçote q o zezão fez com o cabeçote de sampa...

    qdo voltar lá vc avisa, seu doente :ham:

    [snapback]592223[/snapback]

    eu to indo lá todo dia :bravo:

    esqueci de agradecer ao fot?grafo quarteto valeu cara pelas fotos

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    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #17

      hehehehehe….

      de vez em qdo dá um toque no meu cel pra eu cair pra lá então...

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      • D Offline
        D Offline
        Dark_GT
        escreveu em última edição por
        #18

        muito bom ronin parabens.

        quero dar uma volta depois =d

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #19

          uma coisa muito interessante q o zezão mostrou pra gente é como um coletor de admissão e escape bons fazem a diferença….

          com o coletor original do focus o carro perdeu 10 cfm...a tátulo de comparação ele colocou uma corneta na boca do cabeçote, na entrada dos dutos de admissão e houve ganho em fluxo...

          e pelo q ele falou lá isso depende mais do design do coletor do q da qtde de borboletas em si...claro q a qtde de borboletas influi, mas um coletor com bom design pode ter 1 borboleta só q vai gerar ganho, ou não gera perda, o q já é um bom começo...

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            milTT
            escreveu em última edição por
            #20

            puta fluxo esses zetec tem, hein.. parabéns

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TuningBrasil
              escreveu em última edição por
              #21

              quero ir lá pow cateto, me liga né… :ham:

              92666108

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Magoo
                escreveu em última edição por
                #22

                quando que vai vir as valvulas de inox maioresó quero ver passar dos 150cfm…

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RoNiN
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  quando que vai vir as valvulas de inox maioresó quero ver passar dos 150cfm…

                  [snapback]592274[/snapback]

                  segundo semestre já tá programado :ham:

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    FUNtastic
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    ? vontade de mandar meu cabeçote pro zezão tb hehehehe

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      rallye
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      ficou show o cabeça hein??

                      quando comecei a mexer no meu eu fui na oficina trocar umas ideias..

                      essa foto é de um cabeçote c20xe que eu comprei só pra treinar

                      e o de baixo é um c20xe que o ze tinha feito, segundo ele, os melhores

                      que ele ja tinha feito chegavam a quase 160cfm, coisa de primeira.

                      no meu, usei lixas mais finas, deixei realmente espelhado.

                      essa foto aki eu tirei qnd estava testanto as lixas, acima de 180

                      tem q ser na mão mesmo, eu até fiz uns rolos de lixa pra micro-retifica

                      com lixas mais finas, mas era só encostar que ela acabava no primeiro

                      toque mesmo usando baixa rotação.

                      essas aki são fotos dele quase acabado

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        quero ir lá pow cateto, me liga né… :)

                        92666108

                        [snapback]592272[/snapback]

                        vamos montar uma excursão pra ir lá :bravo:

                        tem q ver é com o ronin, q agora mora lá :ham:

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          zunido
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          o legal do zezão é que ele é muito atencioso e responde tudo que vc possa vir a perguntar, o cara é o melhor. andando pela oficina notam-se motores insanos sendo preparados, motores guardados em engradados aguardando ser preparados etc… é incrável

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Magoo
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            aproveitando que é um excelente topico aproveitei pra pegar um post do evandro que ele escreveu em outro forum. espero ser util para todos.

                            ola pessoal

                            aproveitando o excelente tópico, gostaria de esclarecer alguns fatos em relação a preparação de cabeçotes.

                            1 - definitivamente o cabeçote é a alma de qualquer motor bem preparado.

                            2 - não se compara cabeçotes unicamente por cfm no pico maximo. o que deve fazer é analizar a média de cfm em relação ao levante x a velocidade de fluxo. o principal é verificar a média de fluxo que é o que realmente interessa. para medir a média de fluxo é simples, divida a escala de fluxo em partes iguais e as analize em relação ao levante de válvulas, em ambos os cabeçotes e nos mesmos parametros. a importancia deste fato é que o cabeçote deve ser bom desde o inicio da abertura da válvula até o seu ponto maximo, mas o que poucos sabem é que para aumentar o fluxo em determinados casos voce perde fluxo no inicio da rampa de abertura da válvula, onde a velocidade do fluxo cai muito.

                            3 - deve-se ficar atento também é que se um comando tem 10mm de levante, pelo menos acima de 3mm de abertura o cabeçote de maior volume já deve ter rendimento superior em cfm, e a faixa abaixo de 3mm não deve ter seu fluxo inferior a 5% do valor original no mesmo parametro, sob o risco de perder a média, e consequentemente o rendimento do motor.

                            4 - jamais analize um cabeçote com parametros de pressoes e levantes diferentes, ou ainda sem saber sobre a temperatura e humidade do ar sem a tabela de conversão. as variações são gigantescas.

                            5 - ….muito menos ver se o cabeçote tem 200 cfm com 20mm de levante se o seu comando tem apenas 10mm.

                            6 - um cabeçote de corrida em um carro de rua pode ficar pior que o original, pois o melhor fluxo (velocidade x volume) só é atingido em altos indices de rotações e abertura de válvula que um carro de rua não possui, ou pelo menos é impraticavel.

                            7 - um erro muito comum entre alguns preparadores é utilizar um junta com abertura original em um cabeçote preparado. a junta do coletor de admissão - bem como as entradas e sa?das dos coletores - deve ter seu diametro exatamente igual ao cabeçote. uma simples junta pode acabar com o desempenho de um cabeçote bom.

                            8 - quanto maior o fluxo do cabeçote maior é a potencia, isso é um fato, mas dependendo do tipo de preparação a potencia só aparecera em altas rotações, obrigando a instalação de componentes caros e as vezes incompativeis a um motor de rua .

                            9 - um cabeçote que tem alto volume de cfm perde velocidade de fluxo em baixos regimes de rotação, e isso piora ainda mais se tiver um comando de válvulas mais nervoso .

                            10 - cabeçote muito grande em volume e fluxo necessita de alta velocidade dos pistões para uma melhor aspiração. se tem um motor que gira 5500rpm e usar um cabeçote feito para andar a 10.000rpm voce pode se decepcionar com o rendimento...e muito.

                            11 - um cabeçote de corrida necessita de grande cfm também nos coletores de admissão, borboletas, coletor de escapamento, e principalmente um excelente comando de válvulas...traduzindo: dependendo do nivel de preparação um simples abafador, coletor ou uma minuscula borboleta pode prejudicar o rendimento em 100%. não se esque?a que a partir do momento que instalou um cabeçote gigante com comando enorme, a parte de baixo deve estar preparada para operar acima de 8000rpm. e quanto maior o rpm mais componentes fidedignos devem ser instalados e cuidados...custa caro e pode quebrar sem previo aviso.

                            12 - nem só de cfm vive um cabeçote, temos ainda a velocodade do fluxo, o volume dos ports de admissão e escapamento, e principalmente a escolha correta do cabeçote para cada aplicação em particular.

                            13 - a coisa mais importante em um cabeçote preparado não é o cfm no pico maixo, mas sim a equalização deste fluxo em todos os cilindros, nos mesmos parametros. não adianta ter o primeiro cilindro com 200 cfm se o terceiro tem no mesmo levante 150cfm....isso é gravṍssimo.

                            14 - a area mais importante na preparação do cabeçote é a garganta. um simples trabalho no alojamento das sedes, garganta, sedes e válvulas pode render no cabeçote do zetec 16v mais de 15 cfm sem ter que tocar nos dutos de entrada e sa?da, e pricipalmente, sem prejudicar a velocidade do fluxo em relação ao levante de válvula. excelente para um motor de rua.

                            15 - não existe preparação de cabeçotes em um nível elevado e sório sem a bancada de fluxo, tubo de pitot , analizador, ferramentas específicas e, principalmente a experiencia. cabeçote sório definitivamente não é trabalho para amadores.

                            abraão a todos e fico a disposição para esclarecimentos.

                            evandro lima

                            venom automotive

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              RoNiN
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              faão a mesma complementação que fiz em relação ao post do evandro no outro fórum:

                              fiquem bem atentos aos comentários do evandro que 99% das pessoas realmente não sabem bem o que analisar, eu mesmo não sabia e ainda não sei muita coisa ainda acrescento:

                              1 - quando ver um gr?fico em função de lift é referente ao levante das válvulas, quanto elas abrem e é espresso geralmente em polegadas. no meu exemplo o lift máximo medido na admissão é de .455 , o que equivale a 11,55mm.

                              2 - se nos dados vier espresso em função de l/d tome mais cuidado ainda ao analisar, l/d é uma proporção do lift em relação ao di?metro das válvulas, ou seja, uma porcentagem. por exemplo, se vc tiver um l/d de 0,35 quer dizer que o levante é equivalente a 35% do di?metro das válvulas, no caso do meu exemplo seria 35% de 33mm, que é o di?metro das válvulas de admissão, isso dá os 11,55mm de levante máximo na admissão.

                              3 - outra coisa que é muito importante observar é qual pressão de água em que foi realizado o teste. testes realizados a 28 de água passam facilmente dos 200cfm e induzem ao erro ao analisar com um teste realizado a 10 de pressão. o próprio evandro já comentou sobre o fator de conversão de um teste para outro. em um teste realizado a 10 com um resultado de 143,7cfm é equivalente a 240,4cfm em um teste realizado a 28 de água.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lee
                                escreveu em última edição por
                                #30

                                garage rr tinha q trocar de nome, pq ta cheeeeeio de rr fazendo merda ai pelo .br

                                [snapback]592111[/snapback]

                                isso é simples de resolver, registra a marca e nome no inpi e depois pau em cima dos outros, ai terão q tirar o nome ou pagar multa $$$$ :humpft:

                                –---------------------------------------------------------------------------------------------

                                a ?... zezão chuta bundas fudido... um dia, um dia quem sabe $$$ eu des?a pra bsb e deixe o carro lá aiaiaiaiai. apesar q tem um discipulo dele aki em gyn muito bom :ppteam:

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  FUNtastic
                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  quem zorlac? o manoel?

                                  ele de fato eh mto bom, mas não tah no mesmo nivel do zez?o, pois sequer tem uma bancada de fluxo…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    AIRpower
                                    escreveu em última edição por
                                    #32

                                    aproveitando que é um excelente topico aproveitei pra pegar um post do evandro que ele escreveu em outro forum. espero ser util para todos.

                                    ola pessoal

                                    aproveitando o excelente tópico, gostaria de esclarecer alguns fatos em relação a preparação de cabeçotes.

                                    1 - definitivamente o cabeçote é a alma de qualquer motor bem preparado.

                                    2 - não se compara cabeçotes unicamente por cfm no pico maximo. o que deve fazer é analizar a média de cfm em relação ao levante x a velocidade de fluxo. o principal é verificar a média de fluxo que é o que realmente interessa. para medir a média de fluxo é simples, divida a escala de fluxo em partes iguais e as analize em relação ao levante de válvulas, em ambos os cabeçotes e nos mesmos parametros. a importancia deste fato é que o cabeçote deve ser bom desde o inicio da abertura da válvula até o seu ponto maximo, mas o que poucos sabem é que para aumentar o fluxo em determinados casos voce perde fluxo no inicio da rampa de abertura da válvula, onde a velocidade do fluxo cai muito.

                                    3 - deve-se ficar atento também é que se um comando tem 10mm de levante, pelo menos acima de 3mm de abertura o cabeçote de maior volume já deve ter rendimento superior em cfm, e a faixa abaixo de 3mm não deve ter seu fluxo inferior a 5% do valor original no mesmo parametro, sob o risco de perder a média, e consequentemente o rendimento do motor.

                                    4 - jamais analize um cabeçote com parametros de pressoes e levantes diferentes, ou ainda sem saber sobre a temperatura e humidade do ar sem a tabela de conversão. as variações são gigantescas.

                                    5 - ….muito menos ver se o cabeçote tem 200 cfm com 20mm de levante se o seu comando tem apenas 10mm.

                                    6 - um cabeçote de corrida em um carro de rua pode ficar pior que o original, pois o melhor fluxo (velocidade x volume) só é atingido em altos indices de rotações e abertura de válvula que um carro de rua não possui, ou pelo menos é impraticavel.

                                    7 - um erro muito comum entre alguns preparadores é utilizar um junta com abertura original em um cabeçote preparado. a junta do coletor de admissão - bem como as entradas e sa?das dos coletores - deve ter seu diametro exatamente igual ao cabeçote. uma simples junta pode acabar com o desempenho de um cabeçote bom.

                                    8 - quanto maior o fluxo do cabeçote maior é a potencia, isso é um fato, mas dependendo do tipo de preparação a potencia só aparecera em altas rotações, obrigando a instalação de componentes caros e as vezes incompativeis a um motor de rua .

                                    9 - um cabeçote que tem alto volume de cfm perde velocidade de fluxo em baixos regimes de rotação, e isso piora ainda mais se tiver um comando de válvulas mais nervoso .

                                    10 - cabeçote muito grande em volume e fluxo necessita de alta velocidade dos pistões para uma melhor aspiração. se tem um motor que gira 5500rpm e usar um cabeçote feito para andar a 10.000rpm voce pode se decepcionar com o rendimento...e muito.

                                    11 - um cabeçote de corrida necessita de grande cfm também nos coletores de admissão, borboletas, coletor de escapamento, e principalmente um excelente comando de válvulas...traduzindo: dependendo do nivel de preparação um simples abafador, coletor ou uma minuscula borboleta pode prejudicar o rendimento em 100%. não se esque?a que a partir do momento que instalou um cabeçote gigante com comando enorme, a parte de baixo deve estar preparada para operar acima de 8000rpm. e quanto maior o rpm mais componentes fidedignos devem ser instalados e cuidados...custa caro e pode quebrar sem previo aviso.

                                    12 - nem só de cfm vive um cabeçote, temos ainda a velocodade do fluxo, o volume dos ports de admissão e escapamento, e principalmente a escolha correta do cabeçote para cada aplicação em particular.

                                    13 - a coisa mais importante em um cabeçote preparado não é o cfm no pico maixo, mas sim a equalização deste fluxo em todos os cilindros, nos mesmos parametros. não adianta ter o primeiro cilindro com 200 cfm se o terceiro tem no mesmo levante 150cfm....isso é gravṍssimo.

                                    14 - a area mais importante na preparação do cabeçote é a garganta. um simples trabalho no alojamento das sedes, garganta, sedes e válvulas pode render no cabeçote do zetec 16v mais de 15 cfm sem ter que tocar nos dutos de entrada e sa?da, e pricipalmente, sem prejudicar a velocidade do fluxo em relação ao levante de válvula. excelente para um motor de rua.

                                    15 - não existe preparação de cabeçotes em um nível elevado e sório sem a bancada de fluxo, tubo de pitot , analizador, ferramentas específicas e, principalmente a experiencia. cabeçote sório definitivamente não é trabalho para amadores.

                                    abraão a todos e fico a disposição para esclarecimentos.

                                    evandro lima

                                    venom automotive

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                                    faão a mesma complementação que fiz em relação ao post do evandro no outro fórum:

                                    fiquem bem atentos aos comentários do evandro que 99% das pessoas realmente não sabem bem o que analisar, eu mesmo não sabia e ainda não sei muita coisa ainda acrescento:

                                    1 - quando ver um gr?fico em função de lift é referente ao levante das válvulas, quanto elas abrem e é espresso geralmente em polegadas. no meu exemplo o lift máximo medido na admissão é de .455 , o que equivale a 11,55mm.

                                    2 - se nos dados vier espresso em função de l/d tome mais cuidado ainda ao analisar, l/d é uma proporção do lift em relação ao di?metro das válvulas, ou seja, uma porcentagem. por exemplo, se vc tiver um l/d de 0,35 quer dizer que o levante é equivalente a 35% do di?metro das válvulas, no caso do meu exemplo seria 35% de 33mm, que é o di?metro das válvulas de admissão, isso dá os 11,55mm de levante máximo na admissão.

                                    3 - outra coisa que é muito importante observar é qual pressão de água em que foi realizado o teste. testes realizados a 28 de água passam facilmente dos 200cfm e induzem ao erro ao analisar com um teste realizado a 10 de pressão. o próprio evandro já comentou sobre o fator de conversão de um teste para outro. em um teste realizado a 10 com um resultado de 143,7cfm é equivalente a 240,4cfm em um teste realizado a 28 de água.

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                                    :ppteam: :humpft:

                                    excelente tópico.

                                    ronin, seu carro não é um focus sedan não n

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                                      #33

                                      respondendo por ele: é um focus hatch :ppteam:

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                                        #34

                                        respondendo por ele: é um focus hatch :ppteam:

                                        [snapback]594069[/snapback]

                                        defenestrante :humpft:

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                                          #35

                                          defenestrante :humpft:

                                          [snapback]594071[/snapback]

                                          o focus dele é um belo sleeper, exceto qdo ele sai com rodas pretas de ferro na frente e as origi de liga leve atrás :ppteam:

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