Piggy-back (fuel & ignition controller)
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se vc está se referindo é tensão de sa?da de cada uma das sondas (narrow e wide) com relação ao fator lambda, sim, são diferentes.
vou usar essa imagem q postei pra explicar melhor:
essa linha vertical que sai da linha de afr de 14,7 corresponde ao ponto de mistura estequiom?trica. repare que a curva de sonda narrow cruza essa reta em aprox. 0,47, ou seja, lambda 1 (proporção estequiom?trica ideal) para sonda narrow corresponde a esse valor próximo de 0,47 volts.
já a reta de sonda wide cruza com essa reta de afr=14,7 em 2,5 volts, ou seja, lambda 1 para sonda wide corresponde a esse valor de 2,5 volts.
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ok, tambem tinha essa duvida sobre o valor lambda1 pra wide. mas ainda falta entender uma coisa.
o gaucho disse que regula com 0.8 a 0.9 foi ai que nao entende.
se o valor te tensao pra sonda wide em ponto lambda1 eh 2,5 volts, qual eh a interpretacao que devo fazer dos 0.8 e 0.9 do acerto do gaucho?
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fabio, pelo grafico parece ser em torno dos 2v, mas espera alguem que saiba melhor…
ricardo, minha duvida é a seguinte, pelo grafico em lambda 1 parece que a narrow nao é precisa, ela varia de 0.6 a 0.2; é isso? ela so é precisa em lamba menor que 1?
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o gaucho disse que regula com 0.8 a 0.9 foi ai que nao entende.
se o valor te tensao pra sonda wide em ponto lambda1 eh 2,5 volts, qual eh a interpretacao que devo fazer dos 0.8 e 0.9 do acerto do gaucho?
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esque?a o volt?metro …..o aparelho já me passa em estequiom?trico ou em lambda
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fator lambda:
0,8 significa que o afr ?: 0,8 x 14,7 = 11,8
0,9 significa que o afr ?: 0,9 x 14,7 = 13,2
e assim por diante
(afr = relação ar combustável em massa, no caso pra gasolina pura sem alcool)
agora vamos pensar na sonda, uma narrow tem precisão (até demais por assim dizer) em lambda =1 (ou seja afr = 14,7:1).
desta forma pra qualquer valor que ela esteja entre 150 e 750mv ela certamente estará em lambda =1 (ou seja se estiver com 150mv ou esteja com 750mv) o fator lambda será 1 e a mistura será estequiom?trica… mas tente usar um carro que fique com 150mv direto numa narrow e terá pouco torque, e eventualmente algumas falhas devido a probabilidade de alguma área na c?mara estar abaixo disto e não ter ignição boa.
a sonda narrow serve para buscar uma média
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(apertei o send sem querer) heheheh:
a sonda narrow serve para buscar uma média de tensão próxima a 450mv (que seria exatamente lambda =1).
assim acima de 750mv ela sabe que tá com fator lambda abaixo de 1… e só... algumas até tem mais precisão mas a central não considera isso, o que ali?s é o motivo de alguns carro usarem uma wide e uma narrow (por exemplo o a3 180).
isso já depende de cada central e fabricante, a bosch injeta um sinal de refer?ncia de 480mv, usando a sonda apenas para refer?ncia acima ou abaixo do valor pra corrigir tirando ou incrementando os passos de sonda (blm), a delco usa outro valor (na multec é 380mv, mas num sei exatamente se ela só incrementa qdo tá abaixo disso), marelli só me lembro de 1avb que num injeta sinal nenhum.
outra coisa é que os fabricantes não querem nem saber do fator lambda no acerto de carros de rua, usam apenas e tão somente o pir?metro por um motivo obvio, interessa-lhes que a temperatura no escape seja baixa pra que o motor não quebre, e atingindo a temperatura adequada mesmo que o fator lambda seja digamos 0,9 (ou seja pdoeria ser extra?do alguns cvós deste motor) o consumo er? menor do que enriquecendo mais um pouco (sim os engenheiros se preocupam com consumo a plena carga, ainda mais porque é uma relação de compromisso... consome bem mais pra ganhar pouca coisa mais, além de exigir sistema de ignição potente o suficiente pra queimar isto mesmo no limiar de uso - digamos uma bobina com sua vida util perto do fim, velas gastas, etc que é uma situaçãop normal pra um carro de rua e não de entusiasta como nos somos)
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qualquer uma dessas injeções citadas ( ft, megasquirt, …. ) tem que regular em todas as marchas ou basta tipo, regular em 4 marcha ( como é o unichip ) e ja ta tudo acertado?
abs
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se for carro turbo o certo é regular p pressão….e isso em cada marcha
regulei 1 vts em bsb q na 1? marcha dava 0,6 e na 5? chegava nos 1,6. (turbina grande demora a embalar)