Tabela de volume de ar em turbinas ?
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tem os mapas das turbinas, mas eu não sei ler isso …
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existem os mapas dos compressores, que podem te ajudar em saber o volume de ar. ruim é que são poucos modelos que tem os mapas divulgados.
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por exemplo:
apl 525 a 1.5 kg – ------ volume de ar admitido x
.50.63 bi a 1.5 kg -------- volume de ar admitido y
queria comparar as turbinas ...
tem como ???
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heheheheh
o volume é sempre igual, depende do coletor, da pressurização, do cabeçote… um g?s sempre ocupa totalmente o volume que o cont?m. o que muda é a massa de ar contida nesse volume, que depende da densidade, e esta por sua vez depende da temperatura, que depende da efici?ncia isentr?pica do compressor... isso para uma dada pressão.
a? precisa ver o mapa do compressor, mas em geral os turbos maiores tám maior efici?ncia, logo esquentam menos o ar na compressão.
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heheheheh
a? precisa ver o mapa do compressor, mas em geral os turbos maiores tám maior efici?ncia, logo esquentam menos o ar na compressão.
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t?, entao pelo que vc escreveu, a grande sacada do compressor grande é que como ele é maior , com rotor maior, ele esquenta menos o ar e consequentemente o ar mais frio é mais denso, e mais denso = mais massa ?
certo ?
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t?, entao pelo que vc escreveu, a grande sacada do compressor grande é que como ele é maior , com rotor maior, ele esquenta menos o ar e consequentemente o ar mais frio é mais denso, e mais denso = mais massa ?
certo ?
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bingo
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a? já entra na questão de aplicação…..
uma explicação grosseira, sem entrar em méritos de mapa, até mesmo porque ninguém tem mapa de apl...... mas na caixa da minha apl tava escrito até 1 bar e a fábrica não ia escrever isso de alegre.....
isso quer dizer que 1,5 bar numa apl = sobrecarga
em resumo: turbocompressor girando mais do que deve e esquentando o ar mais do que deve.....sem contar a lubrificação...
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leao, vou tentar explicar:
imagina la que voce tem uma apl com rotor eixo 42/46 consecutivamente. entao vc esta la no seu ap e pra ela gerar pressoes ate 1kg, imagina que ela consiga fazer isso sem precisar do eixo da turbina girar mais que 150.000 rpm (isso eh so um exemplo). entao se vc quizer que ela mande mais pressao, como o rotor dela eh pequeno, ele tem que girar muito mais pra conseguir mais pressao ainda. vamos supor que pra ter 1,5 ela tem que girar o eixo 250.000 rpm. isso vai fazer com que cause um back pressure grande, porque vc esta exigindo que a turbina mande bastante ar e pra isso ela tem que girar muito e pra girar muito tem que tem pressao no coletor de escape alem do back pressure, o ar admitido esquenta e os retentores e mancais da turbina estragam-se rapidamente pelo excesso de rpm.
agora imagina vc com uma .50 com rotor eixo de 52/54 consecutivamente. como o rotor eh maior, ele tem capacidade de mandar maior quantidade de ar comparado com a apl que tem rotor de 42mm. entao, automaticamente, uma turbina com rotor de 52mm precisa girar muito menos pra girar 1,5kg de pressao do que uma turbina com rotor de 42mm.
se ela gira menos pra gerar a mesma pressao, ela evita acontecer um back pressure e nem o ar esquenta alem do normal e nem tem desgaste prematuro por rpm.
finalizando, quando o fabricante impoe limite de pressao, eh porque ele na verdade (o fabricante), sabe que a turbina tem boa resistencia pra girar ate um certo rpm, por exemplo, ate 150.000 rpm. acima disso, diriamos que seria um desgaste prematuro. entao, se vc pegar 150.000 rpm de uma apl e de uma .50 ai vc entende o porque uma .50 aguenta mandar 2,5 a 3kg numa boa e a apl so 1 kg…
espero que tenha conseguido passar a ideia pra voce
abraco