Primeiras imagens do projeto
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o maxxx, fala com o caferninha, ele ta com um monte de manual da vw. nao sei de onde ele arrumou tanta coisa mas deve ter esses pontos 3d. eu vi ele modelando alguma coisa parecida num programa de desenhos desses mas ele nao me falo o que era.
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modelando o cofre ficaria lindo demais
daria pra você montar montar tudo no software (curvas, diametro de tubulação, etc,etc) mandar fabricar as peças….....e depois montaria como uma luva (desde que o modelo fosse fiel a realidade).
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suplementar.. mas o objetivo maior é refrigerar a turbina e consequentemente a temperatura de tudo.
abraxxx
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tenho algumas considera?oes sobre esse bico antes da turbina.
1. sabemos que na pressurização o ar tem bastante velocidade e turbulencia, o que facilita o spray do bico se misturar ao ar… no caso dele antes da turbina, não, principalmente com ele do jeito que está, apontado 90 graus, direto pra o outro lado do aluminio
2. vê que a alimentação dele é a mesma linha da flauta, o que vai fazer com que o difetencial no bico mono seja maior que nos bicos da flauta... pois al?, na boca da turbina, a ponta do bico não vai ter a pressao do turbo equilibrando a pressao de combustivel, que vai subir conforme o turbo ( provavelmente até mais, conforme o hpi que vê na foto ) lembre que esses bicos mono não são muito chegados a muita pressão... ( apesar de eu mesmo já ter usado um branco com hpi, chegando a 5 bar de diferencial, mas foi por pouco tempo)
3. claro que o álcool resfria quando pulverizado, mas o melhor desse resfriamento vc não iria aproveitar, pois ele perderia grande parte desse poder resfriador refrigerando a turbina, que não precisa de refrigeração, pra isso existe o óleo e a água (se tiver)... resumindo, sua mistura, que poderia entrar gelada na camara de admissao, vai ganhar calor desnecessariamente da turbina.
no mais, o projeto é show de bola, coisas novas são bem vindas... tudo isso que falei é devido ao bico e sua posição tanto 90 graus, quanto antes da turbina e usando a mesma linha da flauta... colocando ele depois da turbina tudo se resolve, e num angulo de 45 graus para o coletor...
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2. vê que a alimentação dele é a mesma linha da flauta, o que vai fazer com que o difetencial no bico mono seja maior que nos bicos da flauta… pois al?, na boca da turbina, a ponta do bico não vai ter a pressao do turbo equilibrando a pressao de combustivel, que vai subir conforme o turbo
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bem observado. bico que não sofre pressão contr?ria não deve ter aumento de pressão como se tivesse trabalhando contra a pressão do compressor.
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tenho algumas considera?oes sobre esse bico antes da turbina.
1. sabemos que na pressurização o ar tem bastante velocidade e turbulencia, o que facilita o spray do bico se misturar ao ar… no caso dele antes da turbina, não, principalmente com ele do jeito que está, apontado 90 graus, direto pra o outro lado do aluminio
2. vê que a alimentação dele é a mesma linha da flauta, o que vai fazer com que o difetencial no bico mono seja maior que nos bicos da flauta... pois al?, na boca da turbina, a ponta do bico não vai ter a pressao do turbo equilibrando a pressao de combustivel, que vai subir conforme o turbo ( provavelmente até mais, conforme o hpi que vê na foto ) lembre que esses bicos mono não são muito chegados a muita pressão... ( apesar de eu mesmo já ter usado um branco com hpi, chegando a 5 bar de diferencial, mas foi por pouco tempo)
3. claro que o álcool resfria quando pulverizado, mas o melhor desse resfriamento vc não iria aproveitar, pois ele perderia grande parte desse poder resfriador refrigerando a turbina, que não precisa de refrigeração, pra isso existe o óleo e a água (se tiver)... resumindo, sua mistura, que poderia entrar gelada na camara de admissao, vai ganhar calor desnecessariamente da turbina.
no mais, o projeto é show de bola, coisas novas são bem vindas... tudo isso que falei é devido ao bico e sua posição tanto 90 graus, quanto antes da turbina e usando a mesma linha da flauta... colocando ele depois da turbina tudo se resolve, e num angulo de 45 graus para o coletor...
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entao, nem foi isso que eu quis dizer =p
tava me referindo so a pista mesmo.
mais de 600 cv tanto em pista como eu rua, cedo ou tarde o bloco acaba se transformando em bloco de fusca (bi-partido)
aquela foto sa saveiro do amboni com bloco quebrado por exemplo é de chorar, ja foi postada aqui.
mas de qq forma, que tem uns locos que andam de 2.0 8v com booster pt pra 600 cv na rua, tem… inclusive um aqui de cps, que reza a lenda, da carretada em yamaha yzf r1 saindo parado.
abraço,
martin
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porra far?hlo….............vai falar bunito assim lá na casa do chapou
falou tudo
abraão
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tenho algumas considera?oes sobre esse bico antes da turbina.
1**. sabemos que na pressurização o ar tem bastante velocidade e turbulencia, o que facilita o spray do bico se misturar ao ar… no caso dele antes da turbina, não, principalmente com ele do jeito que está, apontado 90 graus, direto pra o outro lado do aluminio**
2. vê que a alimentação dele é a mesma linha da flauta, o que vai fazer com que o difetencial no bico mono seja maior que nos bicos da flauta… pois al?, na boca da turbina, a ponta do bico não vai ter a pressao do turbo equilibrando a pressao de combustivel, que vai subir conforme o turbo ( provavelmente até mais, conforme o hpi que vê na foto ) lembre que esses bicos mono não são muito chegados a muita pressão... ( apesar de eu mesmo já ter usado um branco com hpi, chegando a 5 bar de diferencial, mas foi por pouco tempo)
3. claro que o álcool resfria quando pulverizado, mas o melhor desse resfriamento vc não iria aproveitar, pois ele perderia grande parte desse poder resfriador refrigerando a turbina, que não precisa de refrigeração, pra isso existe o óleo e a água (se tiver)... resumindo, sua mistura, que poderia entrar gelada na camara de admissao, vai ganhar calor desnecessariamente da turbina.
no mais, o projeto é show de bola, coisas novas são bem vindas... tudo isso que falei é devido ao bico e sua posição tanto 90 graus, quanto antes da turbina e usando a mesma linha da flauta... colocando ele depois da turbina tudo se resolve, e num angulo de 45 graus para o coletor...
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nao concordo em partes. toda massa de ar que chegara ao motor deve obrigatoriamente passar pela boca do compressor do turbo certo? como depois do compressor ele vai estar comprimido, sua massa continua constante, mais seu volume menor, uma vez q a densidade é maior, portanto a velocidade que o ar passa pela saida do compressor, comprimido, é menor que a velocidade da massa succionada pela boca de entrada.
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pode até parecer que não, mas a área de aspiração na boca da turbina é muito maior que a área (ou seção circular não lembro) da pressurização… portanto, a velocidade ( e principalmente a turbulencia) do ar depois da turbina é muito maior sim, f?bio, sem dúvida...
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nao tenho tanto conhecimento pra discutir exatamente
mas se a saida da turbina for de 2 a entrada pra ter o dobro da area deve ser de 2.83 . acho q podiamos estabelecer uma relacao 2/1 uma vez q na boca temos 1atm e na saida 2atm ( no caso de 1kg ). penso ainda que mais veloz se tornara o fluxo na entrada em relacao a saida qto maior for a pressao.
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relax, é pq a gente não consegue visualizar direito mesmo essas coisas ninja …
eu por ex. só consegui entender mesmo um campo rotativo de um motor trif?sico, depois de muita viagem imaginando as doideiras que o prof falava...
faça um teste simples... molhe a mão ( pra aumentar a sensibilidade ao vento) e compare a turbulencia do ar atras de um ventilador e na frente do mesmo...
a mesma quantidade de ar que está sendo sugada por tr?s está sendo soprada pela frente, e mesmo assim a sensação de turbulencia é imensamente maior na frente do que atrás...
não sei se se aplica ao que estou tentando falar, mas por exemplo... se colocar um restritor antes da turbina, a capacidade dela diminui drasticamente, se colocar o mesmo restritor depois da mesma, não muda nada... ( desde que não obstrua totalmente, claro )
? muito mais fácil pra turbina empurrar o ar do que captar o mesmo... por isso que na frente dela tem turbulencia, pulsação, velocidade (ainda mais pq geralmente a area da pressurizacao é menor) e antes dela somente o ar sendo sugado suavemente, sem turbulencia...
mais ou menos isso...
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q show de bola, vou ficar de olho so de abelhudo mesmo
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relax, é pq a gente não consegue visualizar direito mesmo essas coisas ninja …
eu por ex. só consegui entender mesmo um campo rotativo de um motor trif?sico, depois de muita viagem imaginando as doideiras que o prof falava...
faça um teste simples... molhe a mão ( pra aumentar a sensibilidade ao vento) e compare a turbulencia do ar atras de um ventilador e na frente do mesmo...
a mesma quantidade de ar que está sendo sugada por tr?s está sendo soprada pela frente, e mesmo assim a sensação de turbulencia é imensamente maior na frente do que atrás...
não sei se se aplica ao que estou tentando falar, mas por exemplo... se colocar um restritor antes da turbina, a capacidade dela diminui drasticamente, se colocar o mesmo restritor depois da mesma, não muda nada... ( desde que não obstrua totalmente, claro )
? muito mais fácil pra turbina empurrar o ar do que captar o mesmo... por isso que na frente dela tem turbulencia, pulsação, velocidade (ainda mais pq geralmente a area da pressurizacao é menor) e antes dela somente o ar sendo sugado suavemente, sem turbulencia...
mais ou menos isso...
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rs verdade algumas coisas são meio locas com fluidos. outro exemplo, uma ventuinha ( tipo ventilador ). se vc tapa a saida do ar, ela diminue a rotacao, ate ai blz, mas se vc tapa a entrada a rota?ao sobe mais ainda, mesmo diminuindo o fluxo
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rs verdade algumas coisas são meio locas com fluidos. outro exemplo, uma ventuinha ( tipo ventilador ). se vc tapa a saida do ar, ela diminue a rotacao, ate ai blz, mas se vc tapa a entrada a rota?ao sobe mais ainda, mesmo diminuindo o fluxo
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isso é meio obvio…
vc nao diminui vc praticamente elimina a entrada de ar, consequentemente as pos não terão resistencia do mesmo
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isso é meio obvio…
vc nao diminui vc praticamente elimina a entrada de ar, consequentemente as pos não terão resistencia do mesmo
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entao, as helices começam a cavitar
e na turbina? se o rotor funciona da mesma maneira, um filtro significa uma seria restrição ali.
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entao, as helices começam a cavitar
e na turbina? se o rotor funciona da mesma maneira, um filtro significa uma seria restrição ali.
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pouca restrição, mas restringe sim…
com certeza o rotor ir? girar mais rapido... mas acho que esse aumento é desconsideravel... ao inves de girar 80mil rpm vai girar 82mil
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tenho algumas considera?oes sobre esse bico antes da turbina.
1. sabemos que na pressurização o ar tem bastante velocidade e turbulencia, o que facilita o spray do bico se misturar ao ar… no caso dele antes da turbina, não, principalmente com ele do jeito que está, apontado 90 graus, direto pra o outro lado do aluminio
não sei até onde isto pode ser verdade. todo a massa de ar (mistura) comprimida tende a passar pela turbina em uma velocidade superior a velocidade naturalmente admitida pelo motor, o que facilitaria esta mistura. tanto que este mesmo sistema já funcionava anteriormente carburado, com o carburador na boca da turbina e mesmo assim, nunca tive problemas de vaporização do combustável.
2. vê que a alimentação dele é a mesma linha da flauta, o que vai fazer com que o difetencial no bico mono seja maior que nos bicos da flauta… pois al?, na boca da turbina, a ponta do bico não vai ter a pressao do turbo equilibrando a pressao de combustivel, que vai subir conforme o turbo ( provavelmente até mais, conforme o hpi que vê na foto ) lembre que esses bicos mono não são muito chegados a muita pressão... ( apesar de eu mesmo já ter usado um branco com hpi, chegando a 5 bar de diferencial, mas foi por pouco tempo)
você tem total raz?o. a pressão de combustável utilizada é uma inc?gnita, assim como o funcionamento da digipulse full 4x2, não diferente do funcionamento do sistema todo em só. não temos refer?ncia pois até agora não conheão nenhum outro sistema parecido funcionando na injeção. apenas o tempo, erros e acertos irão dizer.
3. claro que o álcool resfria quando pulverizado, mas o melhor desse resfriamento vc não iria aproveitar, pois ele perderia grande parte desse poder resfriador refrigerando a turbina, que não precisa de refrigeração, pra isso existe o óleo e a água (se tiver)… resumindo, sua mistura, que poderia entrar gelada na camara de admissao, vai ganhar calor desnecessariamente da turbina.
aqui posso estar errado, mas terei que discordar de você. minha turbina possui realmente refrigeração é água e óleo. o combustável neste caso vai servir para baixar a temperatura do ar de admissão. quando utilizava o sistema carburado, a mistura, que passava totalmente pela turbina, fazia com que o compressor suasse (como lata de refrigerante gelada) até que o motor atingisse uma certa temperatura e finalmente aquecesse o po do carburador pelo qual passava água do circuito de refrigeração. acredito que conseguirei um efeito refrigerante com este bico antes da turbina, uma vez que não tenho mais nenhum sistema de aquecimento do ar de admissão antes da turbina, como antigamente.
no mais, o projeto é show de bola, coisas novas são bem vindas… tudo isso que falei é devido ao bico e sua posição tanto 90 graus, quanto antes da turbina e usando a mesma linha da flauta... colocando ele depois da turbina tudo se resolve, e num angulo de 45 graus para o coletor...
valew pela força, elogios, cr?ticas e comentários. acho que tudo é vêlido como aprendizado. manterei todos informados dos resultados dos experimentos..
abraxxx
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como disse antes, o projeto é show de bola e eu só quero que dá certo, o mais certo possível….
tenho total certeza que esses 3 tópicos que eu falei podem ser melhorados pra deixar teu projeto fazendo o que vc quer.
por exemplo: vc diz que o bico antes da turbina vai resfriar o ar, correto é concordo, mas vc não concorda que a partir da descompressão do álcool e da sua expansão depois do bico, sua temperatura só tende a aumentar com o tempo ok é (ele sai gelado, e vai esquentando conforme entra em contato com o percurso, turbina, paredes, coletor, valvulas, camara etc)
portanto, quanto menos essa mistura gelada esquentar no contato com as peças, melhor... então porquê deixar ela roubar calor de toda a turbina, do óleo e da água que circulam por ela etc?...
sem falar que quanto maior o diferencial de temperatura, maior o poder de transferencia de calor, o spray gela muito mais rápido um ar aquecido pela turbina a 80 graus, do que o ar ambiente a 30...
se fosse o meu carro colocaria o bico depois da turbina, num angulo que fizesse o spray jorrar o minimo possivel nas paredes de aluminio.
vc tem toda raz?o, mania de pensar como num turbo normal, claro que ao passar pela po da turbina qualquer coisa ir? ser misturada hehehehe esquec? disso...
mas insisto nas outras observações... pelo menos dá uma pensada de novo, começando do zero...