Primeiras imagens do projeto
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rs verdade algumas coisas são meio locas com fluidos. outro exemplo, uma ventuinha ( tipo ventilador ). se vc tapa a saida do ar, ela diminue a rotacao, ate ai blz, mas se vc tapa a entrada a rota?ao sobe mais ainda, mesmo diminuindo o fluxo
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isso é meio obvio…
vc nao diminui vc praticamente elimina a entrada de ar, consequentemente as pos não terão resistencia do mesmo
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isso é meio obvio…
vc nao diminui vc praticamente elimina a entrada de ar, consequentemente as pos não terão resistencia do mesmo
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entao, as helices começam a cavitar
e na turbina? se o rotor funciona da mesma maneira, um filtro significa uma seria restrição ali.
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entao, as helices começam a cavitar
e na turbina? se o rotor funciona da mesma maneira, um filtro significa uma seria restrição ali.
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pouca restrição, mas restringe sim…
com certeza o rotor ir? girar mais rapido... mas acho que esse aumento é desconsideravel... ao inves de girar 80mil rpm vai girar 82mil
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tenho algumas considera?oes sobre esse bico antes da turbina.
1. sabemos que na pressurização o ar tem bastante velocidade e turbulencia, o que facilita o spray do bico se misturar ao ar… no caso dele antes da turbina, não, principalmente com ele do jeito que está, apontado 90 graus, direto pra o outro lado do aluminio
não sei até onde isto pode ser verdade. todo a massa de ar (mistura) comprimida tende a passar pela turbina em uma velocidade superior a velocidade naturalmente admitida pelo motor, o que facilitaria esta mistura. tanto que este mesmo sistema já funcionava anteriormente carburado, com o carburador na boca da turbina e mesmo assim, nunca tive problemas de vaporização do combustável.
2. vê que a alimentação dele é a mesma linha da flauta, o que vai fazer com que o difetencial no bico mono seja maior que nos bicos da flauta… pois al?, na boca da turbina, a ponta do bico não vai ter a pressao do turbo equilibrando a pressao de combustivel, que vai subir conforme o turbo ( provavelmente até mais, conforme o hpi que vê na foto ) lembre que esses bicos mono não são muito chegados a muita pressão... ( apesar de eu mesmo já ter usado um branco com hpi, chegando a 5 bar de diferencial, mas foi por pouco tempo)
você tem total raz?o. a pressão de combustável utilizada é uma inc?gnita, assim como o funcionamento da digipulse full 4x2, não diferente do funcionamento do sistema todo em só. não temos refer?ncia pois até agora não conheão nenhum outro sistema parecido funcionando na injeção. apenas o tempo, erros e acertos irão dizer.
3. claro que o álcool resfria quando pulverizado, mas o melhor desse resfriamento vc não iria aproveitar, pois ele perderia grande parte desse poder resfriador refrigerando a turbina, que não precisa de refrigeração, pra isso existe o óleo e a água (se tiver)… resumindo, sua mistura, que poderia entrar gelada na camara de admissao, vai ganhar calor desnecessariamente da turbina.
aqui posso estar errado, mas terei que discordar de você. minha turbina possui realmente refrigeração é água e óleo. o combustável neste caso vai servir para baixar a temperatura do ar de admissão. quando utilizava o sistema carburado, a mistura, que passava totalmente pela turbina, fazia com que o compressor suasse (como lata de refrigerante gelada) até que o motor atingisse uma certa temperatura e finalmente aquecesse o po do carburador pelo qual passava água do circuito de refrigeração. acredito que conseguirei um efeito refrigerante com este bico antes da turbina, uma vez que não tenho mais nenhum sistema de aquecimento do ar de admissão antes da turbina, como antigamente.
no mais, o projeto é show de bola, coisas novas são bem vindas… tudo isso que falei é devido ao bico e sua posição tanto 90 graus, quanto antes da turbina e usando a mesma linha da flauta... colocando ele depois da turbina tudo se resolve, e num angulo de 45 graus para o coletor...
valew pela força, elogios, cr?ticas e comentários. acho que tudo é vêlido como aprendizado. manterei todos informados dos resultados dos experimentos..
abraxxx
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como disse antes, o projeto é show de bola e eu só quero que dá certo, o mais certo possível….
tenho total certeza que esses 3 tópicos que eu falei podem ser melhorados pra deixar teu projeto fazendo o que vc quer.
por exemplo: vc diz que o bico antes da turbina vai resfriar o ar, correto é concordo, mas vc não concorda que a partir da descompressão do álcool e da sua expansão depois do bico, sua temperatura só tende a aumentar com o tempo ok é (ele sai gelado, e vai esquentando conforme entra em contato com o percurso, turbina, paredes, coletor, valvulas, camara etc)
portanto, quanto menos essa mistura gelada esquentar no contato com as peças, melhor... então porquê deixar ela roubar calor de toda a turbina, do óleo e da água que circulam por ela etc?...
sem falar que quanto maior o diferencial de temperatura, maior o poder de transferencia de calor, o spray gela muito mais rápido um ar aquecido pela turbina a 80 graus, do que o ar ambiente a 30...
se fosse o meu carro colocaria o bico depois da turbina, num angulo que fizesse o spray jorrar o minimo possivel nas paredes de aluminio.
vc tem toda raz?o, mania de pensar como num turbo normal, claro que ao passar pela po da turbina qualquer coisa ir? ser misturada hehehehe esquec? disso...
mas insisto nas outras observações... pelo menos dá uma pensada de novo, começando do zero...
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apesar que todo todo efeito nao vai perder, pois se nao baixasse a temp da turbina o ar ia vir mais quente da mesma de todo geito.
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alguem pode me explicar qual a intencao ao fazer esse projeto ?
naum intendi nda
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era aí que eu queria chegar.. não tenho espaço f?sico pra colocar um intercooler..
abraxxx
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sem falar que, para instalar o bico extra após o compressor (como num turbo normal ) o coletor teria que ter uma espocie de plenum, ou pelo menos um local onde o bico pudesse pulverizar igualmente para todos os 4 dutos, aí sabemos que a coisa pode ficar bem sensável (vide compensação no terceiro cilindro que o lost fez no 1.3 16v dele)…
eu acho que o maxx está no caminho certo mesmo, eu apenas faria o suporte do bico em 45? em direção é boca do compressor...
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galera..
compartilho com vocês as primeiras imagens do meu projeto desculpem a empolgação.. hehehe
ao que sei será o primeiro sistema de injeção trabalhando no velho sistema ishi..
fui convencido pelo west e usarei 4 bicos no cabeçote e um monoponto antes da turbina..
postarei mais fotos conforme o decorrer do projeto.. e depois fotos e videos do sistema funcionando
abraxxx
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imagens não encontradas, corrige pra eu poder ver ?
grata ..
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apesar que todo todo efeito nao vai perder, pois se nao baixasse a temp da turbina o ar ia vir mais quente da mesma de todo geito.
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de qualquer forma, acho que a mistura entrar? mais fria na c?mara de combustão que no caso de turbo normal sem intercooler…
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era aí que eu queria chegar.. não tenho espaço f?sico pra colocar um intercooler..
abraxxx
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sem duvida concordo… so estou falando que pode melhorar, nao que do jeito que esta nao vai funcionar, vai sim, resfriando etc... mas podendo ganhar, ou melhor, perder mais uns grauzinhos na temp da mistura, sem prejuizo pra mais nada do projeto... nem estou falando em intercooler, isso ficou claro pelas fotos que eh meio complicado colocar um... e mesmo colocando, continua valendo o que falei, ainda melhor com o intercooler
sem falar que, para instalar o bico extra após o compressor (como num turbo normal ) o coletor teria que ter uma espocie de plenum, ou pelo menos um local onde o bico pudesse pulverizar igualmente para todos os 4 dutos, aí sabemos que a coisa pode ficar bem sensável (vide compensação no terceiro cilindro que o lost fez no 1.3 16v dele)…
eu acho que o maxx está no caminho certo mesmo, eu apenas faria o suporte do bico em 45? em direção é boca do compressor...
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tb acho que ele estah no caminho certo, e que aos poucos vai-se acertando detalhes, como os que citei… caso nao tenha espaco util antes do coletor de dividir, teria sim que ter um plenunzinho.. mas eu tenho certeza que lodo apos a turbina, logo na saida dela, ja mistura muito bem... indo igualzinho pros cilindros...
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pena que catia não tem simulação din?mica
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marron menos… alguns modulos do cfx para gases e do ansys para solidos aceita simula?oes dinamicas...
a mais fodah de ansys que rolou por aki foi um motor 2t funcionando...
o probs ... como jah estao montando aki... ate vendi pra eles um switch de 1gb/s é que é muito muito pesado... ai so com cluster... la por enquanto sao 6 makinas com 4gb de ram e linux... mas jah jah vai dobrar...
o catia rodando no linux é simplesmente lindo....
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? issae seu maxxxxx..xxx =)
o bico está posicionado antes do compressor de proposito, pois justamente assim o efeito de refrigeração é maior na evaporação do combustável…
mas concordo que seria melhor posicionado a 45? do fluxo, em vez de 90?...
já a pressão de combustável no referido bico é uma inc?gnita, mas foi feito de in?cio do jeito mais simples, junto com a linha principal...
mas o que não curto mesmo é o tal hpi... ninguém fala bem dele, sei lá... melhor se fosse um regulador com delta constante...
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mas o que não curto mesmo é o tal hpi… ninguém fala bem dele, sei lá... melhor se fosse um regulador com delta constante...
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tudo questão de acertar a mão com o dosador.
sabendo acertar, vai liso.
mas q um 1:1, por exemplo, quebra muito o galho, a quebra….
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mas concordo que seria melhor posicionado a 45? do fluxo, em vez de 90?…
já a pressão de combustável no referido bico é uma inc?gnita, mas foi feito de in?cio do jeito mais simples, junto com a linha principal...
mas o que não curto mesmo é o tal hpi... ninguém fala bem dele, sei lá... melhor se fosse um regulador com delta constante...
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seu wext… hehehe
ficaria complicado instalar a 45graus.. já a 90 não ficou dos melhores.
a pressão é realmente uma inc?gnita.. mas repara que o retorno da flauta entra por baixo do hpi..
hehehe..
abraxxx