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Primeiras imagens do projeto

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    Maxxx
    escreveu em última edição por
    #46

    tenho algumas considera?oes sobre esse bico antes da turbina.

    1. sabemos que na pressurização o ar tem bastante velocidade e turbulencia, o que facilita o spray do bico se misturar ao ar… no caso dele antes da turbina, não, principalmente com ele do jeito que está, apontado 90 graus, direto pra o outro lado do aluminio

    não sei até onde isto pode ser verdade. todo a massa de ar (mistura) comprimida tende a passar pela turbina em uma velocidade superior a velocidade naturalmente admitida pelo motor, o que facilitaria esta mistura. tanto que este mesmo sistema já funcionava anteriormente carburado, com o carburador na boca da turbina e mesmo assim, nunca tive problemas de vaporização do combustável.

    2. vê que a alimentação dele é a mesma linha da flauta, o que vai fazer com que o difetencial no bico mono seja maior que nos bicos da flauta… pois al?, na boca da turbina, a ponta do bico não vai ter a pressao do turbo equilibrando a pressao de combustivel, que vai subir conforme o turbo ( provavelmente até mais, conforme o hpi que vê na foto ) lembre que esses bicos mono não são muito chegados a muita pressão... ( apesar de eu mesmo já ter usado um branco com hpi, chegando a 5 bar de diferencial, mas foi por pouco tempo)

    você tem total raz?o. a pressão de combustável utilizada é uma inc?gnita, assim como o funcionamento da digipulse full 4x2, não diferente do funcionamento do sistema todo em só. não temos refer?ncia pois até agora não conheão nenhum outro sistema parecido funcionando na injeção. apenas o tempo, erros e acertos irão dizer.

    3. claro que o álcool resfria quando pulverizado, mas o melhor desse resfriamento vc não iria aproveitar, pois ele perderia grande parte desse poder resfriador refrigerando a turbina, que não precisa de refrigeração, pra isso existe o óleo e a água (se tiver)… resumindo, sua mistura, que poderia entrar gelada na camara de admissao, vai ganhar calor desnecessariamente da turbina.

    aqui posso estar errado, mas terei que discordar de você. minha turbina possui realmente refrigeração é água e óleo. o combustável neste caso vai servir para baixar a temperatura do ar de admissão. quando utilizava o sistema carburado, a mistura, que passava totalmente pela turbina, fazia com que o compressor suasse (como lata de refrigerante gelada) até que o motor atingisse uma certa temperatura e finalmente aquecesse o po do carburador pelo qual passava água do circuito de refrigeração. acredito que conseguirei um efeito refrigerante com este bico antes da turbina, uma vez que não tenho mais nenhum sistema de aquecimento do ar de admissão antes da turbina, como antigamente.

    no mais, o projeto é show de bola, coisas novas são bem vindas… tudo isso que falei é devido ao bico e sua posição tanto 90 graus, quanto antes da turbina e usando a mesma linha da flauta... colocando ele depois da turbina tudo se resolve, e num angulo de 45 graus para o coletor...

    valew pela força, elogios, cr?ticas e comentários. acho que tudo é vêlido como aprendizado. manterei todos informados dos resultados dos experimentos..

    abraxxx

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    • F Offline
      F Offline
      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #47

      como disse antes, o projeto é show de bola e eu só quero que dá certo, o mais certo possível….

      tenho total certeza que esses 3 tópicos que eu falei podem ser melhorados pra deixar teu projeto fazendo o que vc quer.

      por exemplo: vc diz que o bico antes da turbina vai resfriar o ar, correto é concordo, mas vc não concorda que a partir da descompressão do álcool e da sua expansão depois do bico, sua temperatura só tende a aumentar com o tempo ok é (ele sai gelado, e vai esquentando conforme entra em contato com o percurso, turbina, paredes, coletor, valvulas, camara etc)

      portanto, quanto menos essa mistura gelada esquentar no contato com as peças, melhor... então porquê deixar ela roubar calor de toda a turbina, do óleo e da água que circulam por ela etc?...

      sem falar que quanto maior o diferencial de temperatura, maior o poder de transferencia de calor, o spray gela muito mais rápido um ar aquecido pela turbina a 80 graus, do que o ar ambiente a 30...

      se fosse o meu carro colocaria o bico depois da turbina, num angulo que fizesse o spray jorrar o minimo possivel nas paredes de aluminio.

      vc tem toda raz?o, mania de pensar como num turbo normal, claro que ao passar pela po da turbina qualquer coisa ir? ser misturada hehehehe esquec? disso...

      mas insisto nas outras observações... pelo menos dá uma pensada de novo, começando do zero...

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        stefano
        escreveu em última edição por
        #48

        acho que o trajeto da mistura atravṍs da turbina e do mini coletor de admissão (pos compressor) não será t?o grande a ponto de fazer perder o efeito refrigerante do álcool na mistura…

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fahrell
          escreveu em última edição por
          #49

          basta 1 cm que seja… se esfriou a turbina, ganhou calor dela... aumentou a temperatura... o que é ruim pra o efeito que ele quer,,,

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #50

            apesar que todo todo efeito nao vai perder, pois se nao baixasse a temp da turbina o ar ia vir mais quente da mesma de todo geito.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              stefano
              escreveu em última edição por
              #51

              de qualquer forma, acho que a mistura entrar? mais fria na c?mara de combustão que no caso de turbo normal sem intercooler…

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Maxxx
                escreveu em última edição por
                #52

                de qualquer forma, acho que a mistura entrar? mais fria na c?mara de combustão que no caso de turbo normal sem intercooler…

                [snapback]603243[/snapback]

                era aí que eu queria chegar.. não tenho espaço f?sico pra colocar um intercooler..

                abraxxx

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rodriguera
                  escreveu em última edição por
                  #53

                  alguem pode me explicar qual a intencao ao fazer esse projeto ?

                  naum intendi nda :ppteam:

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    stefano
                    escreveu em última edição por
                    #54

                    era aí que eu queria chegar.. não tenho espaço f?sico pra colocar um intercooler..

                    abraxxx

                    [snapback]603317[/snapback]

                    sem falar que, para instalar o bico extra após o compressor (como num turbo normal ) o coletor teria que ter uma espocie de plenum, ou pelo menos um local onde o bico pudesse pulverizar igualmente para todos os 4 dutos, aí sabemos que a coisa pode ficar bem sensável (vide compensação no terceiro cilindro que o lost fez no 1.3 16v dele)…

                    eu acho que o maxx está no caminho certo mesmo, eu apenas faria o suporte do bico em 45? em direção é boca do compressor...

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      beazenha
                      escreveu em última edição por
                      #55

                      :ppteam:  :ppteam:  :(  :ninja:  :ninja:  :ninja:

                      solidworks vira paint perto do catia… usamos na cnc aki em bsb... muito ninja

                      [snapback]511891[/snapback]

                      pena que catia não tem simulação din?mica :p

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        beazenha
                        escreveu em última edição por
                        #56

                        galera..

                        compartilho com vocês as primeiras imagens do meu projeto desculpem a empolgação.. hehehe

                        ao que sei será o primeiro sistema de injeção trabalhando no velho sistema ishi..

                        fui convencido pelo west e usarei 4 bicos no cabeçote e um monoponto antes da turbina..

                        postarei mais fotos conforme o decorrer do projeto.. e depois fotos e videos do sistema funcionando

                        abraxxx

                        [snapback]511355[/snapback]

                        imagens não encontradas, corrige pra eu poder ver ?

                        grata ..

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fahrell
                          escreveu em última edição por
                          #57

                          apesar que todo todo efeito nao vai perder, pois se nao baixasse a temp da turbina o ar ia vir mais quente da mesma de todo geito.

                          [snapback]603228[/snapback]

                          de qualquer forma, acho que a mistura entrar? mais fria na c?mara de combustão que no caso de turbo normal sem intercooler…

                          [snapback]603243[/snapback]

                          era aí que eu queria chegar.. não tenho espaço f?sico pra colocar um intercooler..

                          abraxxx

                          [snapback]603317[/snapback]

                          sem duvida concordo… so estou falando que pode melhorar, nao que do jeito que esta nao vai funcionar, vai sim, resfriando etc... mas podendo ganhar, ou melhor, perder mais uns grauzinhos na temp da mistura, sem prejuizo pra mais nada do projeto... nem estou falando em intercooler, isso ficou claro pelas fotos que eh meio complicado colocar um... e mesmo colocando, continua valendo o que falei, ainda melhor com o intercooler

                          sem falar que, para instalar o bico extra após o compressor (como num turbo normal ) o coletor teria que ter uma espocie de plenum, ou pelo menos um local onde o bico pudesse pulverizar igualmente para todos os 4 dutos, aí sabemos que a coisa pode ficar bem sensável (vide compensação no terceiro cilindro que o lost fez no 1.3 16v dele)…

                          eu acho que o maxx está no caminho certo mesmo, eu apenas faria o suporte do bico em 45? em direção é boca do compressor...

                          [snapback]603326[/snapback]

                          tb acho que ele estah no caminho certo, e que aos poucos vai-se acertando detalhes, como os que citei… caso nao tenha espaco util antes do coletor de dividir, teria sim que ter um plenunzinho.. mas eu tenho certeza que lodo apos a turbina, logo na saida dela, ja mistura muito bem... indo igualzinho pros cilindros...

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            el.rafar
                            escreveu em última edição por
                            #58

                            pena que catia não tem simulação din?mica  :ppteam:

                            [snapback]603344[/snapback]

                            marron menos… alguns modulos do cfx para gases e do ansys para solidos aceita simula?oes dinamicas...

                            a mais fodah de ansys que rolou por aki foi um motor 2t funcionando...

                            o probs ... como jah estao montando aki... ate vendi pra eles um switch de 1gb/s é que é muito muito pesado... ai so com cluster... la por enquanto sao 6 makinas com 4gb de ram e linux... mas jah jah vai dobrar...

                            o catia rodando no linux é simplesmente lindo....

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #59

                              ? issae seu maxxxxx..xxx =)

                              o bico está posicionado antes do compressor de proposito, pois justamente assim o efeito de refrigeração é maior na evaporação do combustável… :ppteam:

                              mas concordo que seria melhor posicionado a 45? do fluxo, em vez de 90?...

                              já a pressão de combustável no referido bico é uma inc?gnita, mas foi feito de in?cio do jeito mais simples, junto com a linha principal...

                              mas o que não curto mesmo é o tal hpi... ninguém fala bem dele, sei lá... melhor se fosse um regulador com delta constante...

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fluff
                                escreveu em última edição por
                                #60

                                mas o que não curto mesmo é o tal hpi… ninguém fala bem dele, sei lá... melhor se fosse um regulador com delta constante...

                                [snapback]603385[/snapback]

                                tudo questão de acertar a mão com o dosador.

                                sabendo acertar, vai liso.

                                mas q um 1:1, por exemplo, quebra muito o galho, a quebra….

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Maxxx
                                  escreveu em última edição por
                                  #61

                                  imagens não encontradas, corrige pra eu poder ver ?

                                  grata ..

                                  [snapback]603345[/snapback]

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Maxxx
                                    escreveu em última edição por
                                    #62

                                    mas concordo que seria melhor posicionado a 45? do fluxo, em vez de 90?…

                                    já a  pressão de combustável no referido bico é uma inc?gnita, mas foi feito de in?cio do jeito mais simples, junto com a linha principal...

                                    mas o que não curto mesmo é o tal hpi... ninguém fala bem dele, sei lá... melhor se fosse um regulador com delta constante...

                                    [snapback]603385[/snapback]

                                    seu wext… hehehe

                                    ficaria complicado instalar a 45graus.. já a 90 não ficou dos melhores.

                                    a pressão é realmente uma inc?gnita.. mas repara que o retorno da flauta entra por baixo do hpi.. :ppteam:

                                    hehehe..

                                    abraxxx :ppteam:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fahrell
                                      escreveu em última edição por
                                      #63

                                      o bico está posicionado antes do compressor de proposito, pois justamente assim o efeito de refrigeração é maior na evaporação do combustável… :ppteam:

                                      [snapback]603385[/snapback]

                                      hehehehe, confesso que jah parei umas 3 vezes pra pensar de novo com tanta gente falando isso… ou a fisica de vcs eh diferente ou eu sou um teimoso e burro :ppteam: :( :ninja:

                                      continuo voltando a conclusao de que apos a vaporizacao e consequente expansao do alcool em spray junto com o ar, a mistura so tende a ganhar calor... nao consigo compreender como eh que, depois de expandido, vaporizado, um percurso maior em contato com partes quentes, trocando calor com essas partes, vai fazer com que o efeito de refrigeracao da mistura ( o que realmente nos interessa ) seja maior...

                                      to com sono... vou dormir... :ninja:

                                      ps. depois das fotos online de novo vi que fica dificil posicionar o bico depois da turbina e deixar equivalente pra todos os cilindros...

                                      pra deixar ele a 45 graus no local onde ja estah, basta aumentar o flange um pouquinho o suficiente pra livrar o suporte do bico, conectores etc... deixando ele um pouquinho pra dentro...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        Golf 2.0T
                                        escreveu em última edição por
                                        #64

                                        hehehehe, confesso que jah parei umas 3 vezes pra pensar de novo com tanta gente falando isso… ou a fisica de vcs eh diferente ou eu sou um teimoso e burro :ppteam: :ppteam: :(

                                        continuo voltando a conclusao de que apos a vaporizacao e consequente expansao do alcool em spray junto com o ar, a mistura so tende a ganhar calor... nao consigo compreender como eh que, depois de expandido, vaporizado, um percurso maior em contato com partes quentes, trocando calor com essas partes, vai fazer com que o efeito de refrigeracao da mistura ( o que realmente nos interessa ) seja maior...

                                        to com sono... vou dormir... :ninja:

                                        ps. depois das fotos online de novo vi que fica dificil posicionar o bico depois da turbina e deixar equivalente pra todos os cilindros...

                                        pra deixar ele a 45 graus no local onde ja estah, basta aumentar o flange um pouquinho o suficiente pra livrar o suporte do bico, conectores etc... deixando ele um pouquinho pra dentro...

                                        [snapback]603402[/snapback]

                                        na verdade imediatamente após a expansão ocorre queda da temperatura, como na entrada da turbina h? uma zona de baixa pressão, a temperatura tende a baixar bastante e mesmo aquecendo um pouco durante o trajeto ainda deve compensar..

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #65

                                          apenas a tátulo de curiosidade….olha o motorzinho que usava esse mesmo sistema:

                                          o 4 cilindros bmw usado na era turbo da f1 :ppteam:

                                          1 Resposta Última resposta

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