Mais multas?
-
qual seria o padrão internacional? o padrão seria v12, sem catalizador, com 10 litros de deslocamento, rendendo 80 cavalos e comendo gasolina? se for estamos sussegado.
http://www.estado.com.br/editorias/2007/05…070518.32.1.xml
radar vai multar veículos poluentes
aparelho que usa raio infravermelho fotografar? placas quando emissão de fuma?a superar padrão internacional
bruno moreschi
a segunda fase do programa cidade limpa, de combate é poluição do ar, prevó a instalação de radares com sensor antipoluição para multar veículos que emitem fuma?a em excesso. a secretaria do verde e do meio ambiente está concluindo as normas para a licitação do aparelho e pretende lan??-la até junho. inicialmente serão dois sensores: um móvel, para locais de grandes congestionamentos, e um fixo, que ficará numa avenida a ser definida.
o sensor será instalado no asfalto e vai mensurar o volume de poluentes por feixes de raios infravermelhos. se a emissão ultrapassar padrões internacionais, a placa será fotografada. a secretaria ainda não definiu o valor das multas, que serão aplicadas com base na lei de crimes ambientes, de 1999.
a secretaria informou que o aparelho já é usado na europa. e divulgou a dissertação de mestrado do pesquisador gabriel jacondino, da universidade federal do rio grande do sul, de 2005, segundo a qual o sensoriamento remoto de poluição foi desenvolvido na dácada de 80. mas jacondino ressaltou que o equipamento é mais eficaz para avaliar veículos leves.
?medir o nível de poluição por esses aparelhos é complexo. é preciso levar em conta vari?veis como velocidade e a marcha em que o veículo está?, diz o gerente de tecnologia do ar da companhia de tecnologia de saneamento ambiental (cetesb), carlos komatsu. ele também afirmou que não sabe se a iniciativa tem amparo legal.
para o engenheiro enio medeiros, que importa m?quinas de aferição de poluentes por infravermelho para a ind?stria química, não h? tecnologia eficiente para multar carros nas ruas. ?a medição precisa ser feita em ambientes fechados para ter resultado satisfatério. ao ar livre, a fuma?a se dispersa muito facilmente. até a luz do sol pode atrapalhar a aferição.?
o secret?rio do verde em exerc?cio, helio neves, afirmou que outra medida ?severa? da fase 2 do cidade limpa é ampliar a inspeção da frota dos ?nibus urbanos. desde 2005, a prefeitura faz monitoramento por amostragem nas garagens das empresas. agora todos os veículos serão fiscalizados. ão efeito será tão perceptável para o morador como a retirada dos outdoors.?
?nibus fretados também serão alvo da secretaria. a partir de quinta-feira, os 3 mil veículos cadastrados na prefeitura passarão por vistoria no museu do transportes, na avenida cruzeiro do sul, região central. caso o nível de emissão de poluentes estiver fora do padr?o, o dono será notificado e terá 30 dias para regularizar a situação. se não tomar provid?ncias, fica sujeito a multa de, no mínimo, r$ 1 mil.
um estudo de 2005 do laboratério de poluição atmosf?rica experimental da faculdade de medicina da universidade de são paulo apurou que o gasto na rede de saúde da capital com o atendimento a vêtimas da poluição chega a r$ 3 bilhões por ano. além disso, a má qualidade do ar reduz em dois anos a expectativa de vida do paulistano.
a fase 2 do cidade limpa vai controlar também a emissão de di?xido de carbono, causador do efeito estufa. são os veículos que mais contribuem para o problema: emitem 78% do volume do di?xido registrado na cidade. prédios e casas vêm em segundo lugar (9%), é frente das ind?strias (7%). ?só agora as autoridades perceberam que poluição do ar é problema de saúde poblica?, afirmou dolores rivero, da usp.
colaboraram bruno tavares e rodrigo brancatelli
-
tem alguns caminhoes q estao precisando msm.
-
eh a mesma história dos radares que pegam sua placa, falam para a blitz q está a 100m adiante q vc tem multas e ipva atrasado que tem 3 nos seguidos q eles falam q vão por daqui um mes
balela
[snapback]610436[/snapback]
lap - leitor automatico de placas
aqui em campinas ja tem e funciona, na lagoa do taquaral, em frente o gin?sio.
abraço.
martin
-
na moral… até acho vêlido um negócio desses.....
p/ quem só anda de carro, acho q/ nem percebe... mas, p/ quem anda de moto, acho q/ sabe a merda q/ é ficar atrás de carro desregulado.... é cheiro de óleo, gasolina, tudo misturado...
só quero ver essa tal refer?ncia internacional.. rs.......
-
acredito que pelo tipo de medição que eles falaram (infravermelho), esse tal detector de poluição só vai pegar caminhões e ?nibus (diesel) que soltam aquela fuma?a preta e bem densa… nada a ver tentar fazer uma análise de emissões de gases de um carro de passeio usando infravermelho
-
radar vai multar veículos poluentes
aparelho que usa raio infravermelho fotografar? placas quando emissão de fuma?a superar padrão internacional
pra multar eles se baseiam em padrões internacionais, mas pra oferecer vias em padrões internacionais, segurança em padrões internacionais, saúde e educação em padrões internacionais…nada
-
radar vai multar veículos poluentes
aparelho que usa raio infravermelho fotografar? placas quando emissão de fuma?a superar padrão internacional
pra multar eles se baseiam em padrões internacionais, mas pra oferecer vias em padrões internacionais, segurança em padrões internacionais, saúde e educação em padrões internacionais…nada
[snapback]610576[/snapback]
? o brasil
-
esse seria o único radar que eu aprovaria . mesmo sendo igualmente inconstitucional que os atuais .
abraços .
-
lap - leitor automatico de placas
aqui em campinas ja tem e funciona, na lagoa do taquaral, em frente o gin?sio.
abraço.
martin
[snapback]610462[/snapback]
to falando em bh.
aqui eles n~?ao tem dinheiro pra isso…
ja licitaram umas 300 vezes.. nunca compraram o equipamento
-
http://www.estado.com.br/editorias/2007/05…0070521.7.1.xml
os radares podem reduzir a poluição de são paulo em 40%
gabriel murgel branco: especialista em engenharia veicular
professor ressalta que cr?ticos não conhecem o aparelho, que já teria sido adotado em mais de 50 cidades do mundo
bruno moreschi
na quarta-feira, enquanto a prefeitura anunciava a instalação de radares antipoluição em são paulo, o professor gabriel murgel branco, um dos mais respeitados especialistas em engenharia veicular do pa?s, sorria aliviado. isso porque finalmente alguém levou em conta o que ele defende h? uma dácada: o equipamento que multa os veículos que emitem poluentes acima do permitido funciona e pode reduzir a poluição do ar em até 40%. como qualquer medida pol?mica, as cr?ticas apareceram. ?mas quem fala mal não conhece essa tecnologia?, afirma.
branco estudou e deu aulas na escola politécnica da universidade de são paulo (poli-usp) e começou a carreira de engenheiro na ford. por mais de 20 anos, trabalhou na companhia de tecnologia de saneamento ambiental (cetesb) e fez parte da equipe que criou o programa de controle de poluição do ar por veículos automotores (proconve), que estabeleceu limites máximos de emissão de poluentes para os fabricantes e importadores de veículos. desde 1997, o professor tem uma empresa de consultoria para desenvolver produtos que reduzam a poluição do ar.
o sistema de sensoriamento remoto que multar? os veículos que mais poluem é realmente eficaz?
sem sombra de dúvida. o sistema funciona muito bem e pode diminuir a poluição de são paulo em 40%. aparentemente é um aparelho simples, mas ele possui um software extremamente sofisticado, que permite medir é dist?ncia mais de 2 mil veículos por hora. a m?quina fica ininterruptamente ligada e faz uma medição na pista a cada centésimo de segundo. ela compara a concentração de poluentes antes e depois de o carro passar. se a diferença de poluentes for superior ao permitido, uma fotografia é tirada da placa do veículo.
mas alguns afirmam que o aparelho não funciona em espaços abertos.
quem fala mal não conhece essa tecnologia. se já tivessem visto a m?quina, não estariam falando essas coisas. o aparelho foi desenvolvido pela universidade do colorado (estados unidos) para funcionar justamente nas ruas. os contrários é prática confundem com outras m?quinas, usadas por químicos, para medir poluentes em c?maras fechadas. o radar de sensoriamento remoto emite um raio infravermelho e outro ultravioleta que atravessam a rua na altura do cano de escape do veículo. o aparelho só não funciona quando dois veículos ao mesmo tempo passam na pista. mas evitar esse problema é simples: basta colocar o radar em vias com pista única.
outras cidades já usam o radar?
não sei ao certo quantas, mas pelos menos 50 tám as m?quinas instaladas nas avenidas. estados unidos, canad?, japoo, tail?ndia e china usam o equipamento h? anos. a experiencia que mais conheão é a de los angeles. os donos dos 10% dos veículos que mais poluem no dia recebem uma carta, informando a situação irregular. se o veículo estiver muito melhor que os outros, o motorista recebe uma outra carta, com uma frase que diz: se todos fossem iguais a ele, o mundo estaria bem melhor. na tail?ndia, o sistema é mais severo. quem for fotografado leva multa.
o motorista não corre o risco de ser multado injustamente?
usando a estatéstica, não. sugiro que, para evitar erros, a prefeitura fotografe apenas aqueles que polu?rem muito além do máximo permitido. assim, serão multados só os que, sem sombra de dúvida, mere?am punição.
que resultados a multa pode trazer para a cidade de são paulo?
eu usei o aparelho com 20 mil veículos de são paulo, rio e brasília em 2000. o resultado foi surpreendente. a cada cinco veículos, um emitia poluentes acima dos padrões estabelecidos pelo fabricante. e não eram só carros antigos. essa proporção foi praticamente uniforme em todas as faixas de idade da frota. mente quem acha que só carro velho é o vilão da má qualidade do ar em são paulo. por outro lado, eu tenho um estudo que mostra que 50% dos veículos de são paulo emitem muito menos poluentes do que poderiam. isso significa que não h? motivo de ponico: não será a maioria que vai pagar a conta pela poluição do ar em são paulo.
quem ?:
gabriel murgel branco
? especialista em engenharia veicular e defende os radares antipoluição h? 10 anos.
formado pela poli-usp,ele começou a carreira na ford e trabalhou por mais de 20 anos na cetesb. tem uma empresa de consultoria ambiental.
criou o programa de controle de poluição do ar por veículos automotores (proconve).
-
kkkkkkk, essa é boa. aí vc tá com um retentor de valvulas fudido e é multado.
e já pensou a galera q adora fumar, aiaiaiaiaia.
se colocarem isso em pratica a frota brasileira pora e irão multar e o povão nao terá $$$ pra pagar, ai uq vai ter de carro com busca e apreensão nao será brincadeira.
mais uma idéia de girico, no lugar de gastar essa grana nessa porquera, pq nao faz asfalto descente?
padrões internacionais, então pq na hora de mexer no carro nao podemos adotar padrões internacionais e regularizar ele rebaixado, motor etc… brasilsilsilsil.
mais um plano tosco, igual de um vereador ou deputado daqui do go que quis implantar chips nos cavalos de carroceiro pra saber onde eles trafegam kkkkkkkkkk, sendo que o chip tinha o valor de cerca de r$700, que carroceiro iria ter grana pra isso??? a ?, sem contar as placas, carro?a puxada por cavalo teria placa tbm