Lancia delta s4
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http://www.youtube.com/watch?v=rjuce4-zbqw
sem mais, nem menos…..
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pora pora pora
velho…agora eu chorei de verdade a lágrima desceu
pra mim esse cara é o maior de todos esse é o 1o lugar do meu ranking pessoal de pilotos do mundo inteiro...pqp....
pra um r?rhl, que sentava a bunda e o po em um audi sport quattro s1, declarar em entrevista que o problema não era o peugeot, mas sim o vatanem, em uma etapa que ele tirou vêrios minutos de dist?ncia e ganhou, é pq o cara é digno de rever?ncia...
fora que ele aprontava o diabo com o ford escort mk2 e opel manta...
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pora pora pora
velho…agora eu chorei de verdade a lágrima desceu
pra mim esse cara é o maior de todos esse é o 1o lugar do meu ranking pessoal de pilotos do mundo inteiro...pqp....
pra um r?rhl, que sentava a bunda e o po em um audi sport quattro s1, declarar em entrevista que o problema não era o peugeot, mas sim o vatanem, em uma etapa que ele tirou vêrios minutos de dist?ncia e ganhou, é pq o cara é digno de rever?ncia...
fora que ele aprontava o diabo com o ford escort mk2 e opel manta...
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dear god
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foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .
meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .
o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .
isso ajuda muito. foi algo preparado. longines cronometrando.
entretanto para que eu fique convencido, preciso ver mais coisa. mais dados.
algo tão bem preparado deve por exemplo ter sido filmado. ter uma entrevista com o piloto depois do feito, pessoas significantes de um meio (rally) quanto de outro (f1), etc
quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) .
senna por watson: no treino de classificação para o gp da europa de 85, eu vinha na curva wetsfield e estava numa volta que valia para marcar tempo. no mergulho da curva, eu vi aquele carro preto vindo muito rápido atrás de mim exatamente no fundo do mergulho, ayrton veio por dentro - deixei espaço. testemunhei visável e auditivamente algo que jamais tinha visto alguém fazer num carro de corrida. era como se ele tivesse quatro mãos e quatro pernas. estava acelerando, freando, pisando na embreagem, reduzindo a marcha, virando o volante… o carro parecia num fio de navalha, entre o controle e o descontrole. tudo isso durou apenas dois segundos. o que ele estava tentando fazer agora, era manter a pressão do turbo. ele chegou ao ponto desejado da pista, para fazer a tomada da curva. o carro mergulhou com uma arrog?ncia, que fez meus olhos se arregalar. no duro, era um mestre controlando uma m?quina. nunca tinha visto um carro turbo pilotado daquela forma. a habilidade do c?rebro em separar cada componente, e junt?-los novamente, com aquele ritmo e coordenação, foi algo marcante, um privil?gio de se ver .
lag ?
o f1 só não acelerava mais rápido (até certa velocidade) pq não era 4x4.
o peso já passaram link nesse tópico mostrando ser bem mais pesado.
o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .
suspensão superior no piso para qual foi projetada eu concordo.
poxa… quem fazia suspensão de f1 devia ser tão engenheiro quanto aqueles do grupo b. e projetava as mesma para uma única aplicação: asfalto.
bem mais fácil atingir um desempenho ?timo partindo desse pressuposto do que ter que fazer algo que passe por uma infinidade de terrenos.
vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .
se a aerodin?mica do f1 era prejudicada pela área considerável dos tanques, o que dizer do lancia é o carro inteiro atrapalhava ?
lag eu já dei minha opinião. câmbio era manual do mesmo jeito não era ?
se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .[snapback]608697[/snapback]
eu vejo muito mist?rio. não faão idéia de qual categoria recebia mais investimentos, mas se vcs dizem que era rally eu acredito, vcs já devem ter lido a respeito.
quão diferente eram tais quantias é rally recebia muito muito muito mais investimento é se fosse alguém importante de alguma equipe de f1 da época, e fosse um dos respons?veis pelo carro, pedia as contas e mandava curr?culo para as equipes de grupo b. tentar aprender algo.
volto a dizer. se fosse tamanha superioridade, e superioridade ainda maior em outros circuitos, no ano seguinte ia ter equipe de f1 que andaria de b sem os 4 paralamas e tiraria o banco do co-piloto pra colocar mais um tanque.
se alguém conseguir a informação que na época f1 era proibido 4x4 eu acredito no acontecido.
em tempo: em momento algum eu disse que carros de pneus descobertos são superiores aerodinamicamente é aqueles com carenagem nesses locais.
e como é sempre difácil expressar emoções pelo teclado, digo (só por segurança) que estou calmo, de bom humor e querendo ouvir opiniões diversas sobre um assunto delicado, não querendo puxar sardinha pra nenhum lado.
[]?s
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se não me engano a lotus chegou a correr com um f1 4x4 nos anos 70, mas por algum motivo não foi pra frente…e se não me engano isso foi proibido na f1 a muito tempo...
qto é aerodin?mica dos carros de f1 e do grupo b, não se esque?a q um monoposto possui um cx. muito alto por causa das asas e da necessidade de pressão aerodin?mica (pra lá de 1)....então fazendo as contas de área frontal corrigido pelo cx, é bem capaz da lancia levar boa vantagem nisso...
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se não me engano a lotus chegou a correr com um f1 4x4 nos anos 70, mas por algum motivo não foi pra frente…e se não me engano isso foi proibido na f1 a muito tempo...
qto é aerodin?mica dos carros de f1 e do grupo b, não se esque?a q um monoposto possui um cx. muito alto por causa das asas e da necessidade de pressão aerodin?mica (pra lá de 1)....então fazendo as contas de área frontal corrigido pelo cx, é bem capaz da lancia levar boa vantagem nisso...
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sem dúvida
mas aerodin?mica, neste tópico, é pertinente falar na influ?ncia que exerce para gerar downforce, que é o que me refiro.
se realmente os b foram tão impressionantes… imagine vc pegar um, joga um banco fora aqui, far?is e apetrechos ali... e faz um tratamento na carroceria pensando só em asfalto (mantendo as 4 rodas expostas)...
ia ser um b de asfalto mais rápido... um b mais rápido ainda
da? alguém fala: se der muito downforce talvez não andasse tanto.
outro responde: aerof?lios e spoilers são regul?veis. faz o que for melhor pra uma dada pista. se quiser zero downforce regula inclinação zero. se achar que downforce demais atrapalha é só dobrar a potência. eita olha só eu consigo inscrever isso num grid de f1.
vou ver se arranjo tempo para ver o lotus 4x4. sei do da dác 60. vc falando da dác 70 me fez pensar que talvez tenha tido um por aí tb... bem nos primeiros anos.
[]?s
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**voltando as comparações,
tenho um video da propria topgear, que eles pegam um ford escort rs cosworth contra um focus rs … tadinho do focus...na arrancada o escort já deixa o focus muito pra tr?s.
sou muito mais os carros da dácada de 80 e 90.
abraços**
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ah sim , também tem essa . tração 4x4 foi proibido no regulamento h? muito tempo . recentemente foi levantada a questão pelo mosley sobre uma possível tração integral . mas é inveross?mil em se tratando de formula .
você tem que considerar que a categoria é monoposto de formula . assim como existe protótipo , stock e etc … existe um modelo pré-determinado de carro . e o regulamento determina até a área útil dos spoilers e do carro em só . se ser mais rápido é o que importa , hoje a formula 1 não teria mais carros , mas sim yamahas r1 e suzukis gsx-r 1000 correndo .
se a aerodin?mica do f1 era prejudicada pela área considerável dos tanques, o que dizer do lancia é o carro inteiro atrapalhava ?
lag eu já dei minha opinião. câmbio era manual do mesmo jeito não era ?
bom , tente pilotar um carro de câmbio manual onde a potência do motor aparece repentinamente (combinado a tração traseira sem controle de tração) . pense numa sa?da de curva rápida , po embaixo e de repente ... boom . o próprio audi quattro levava extrema desvatagem em relação a lancia e ao peugeot por ser um motor com absurdos de lag , embora mais potente .
nem preciso dizer quanto braão precisava pra controlar aquilo . hoje , temos carros muito menos potentes e menos velozes em reta , mas que são infinitamente superiores no rendimento geral . a formula 1 se tornou bem mais 1 em termos de tecnologia que aquela época . desenvolvimento que só foi possível por ser uma categoria onde o carro é um monoposto formula .
recentemente (2004) foi batido o record de velocidade em reta de um f1 em monza : 367 km/h . mas precisaram esgoelar até borrar o carro pra conseguir isso . naqueles carros turbo , velocidades acima dos 330 km/h vinham com muito mais facilidade e partindo de velocidades bem menores .
abraão .
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tente assitir um vêdeo da dácada de 80 da formula 1 , um onboard .
o trabalho que o cara tem pra controlar aquilo é qualquer coisa infernal … e dá pra sentir o motor explodindo de repente .
? claro que os formula eram mais rápidos que os gr.b . o comparativo só foi feito para mostrar o nível de desenvolvimento dos carros .
abraão .
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peguei esses 2 videos na oktane, o primeiro na chuva e o outro no seco:
http://www.youtube.com/watch?v=be13zilzvxe…related&search=
nesse primeiro video, o momento mais foda que eu achei foi na curva do minuto 1:32, como ele entra na curva, saida da curva e entra na próxima curva
http://www.youtube.com/watch?v=1vs3f4zfp5c…related&search=
esse segundo video o barulho do freio me lembrou o pointer do anderson freiando.
esse outro aqui tava no relacionados, e é do senna com a lotus. foda…
http://www.youtube.com/watch?v=z_wpvna3dus…related&search=
senna x mansell
http://www.youtube.com/watch?v=oypnswotm1o…related&search=
essas coisas deixam p/ baixo… olha a merda que ta a f1 hj.
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pix, repare nesse ultimo vêdeo, como o carro do mansell lixa os pneus na saida das curvas, devido a potencia ignorante do motor turbo
faz ate duas marcas em linha reta coisa linda, pqp
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esse narrador dos 2 primeiros vêdeos (não sei se os outros são narrados tb) é muito foda….o cara é ingl?s e pelos comentários percebe-se que ele conhece muito de corrida....
e narra tudo q pintar, de corrida a carrinho de cortar grama é f1, passando pelo btcc, o campeonato mais faca-nos-dentes do universo...
? legal uma frase que ele fala que se aplica perfeitamente é esses vêdeos: in times like these racing drivers really earns his money (tradução livre: em momentos como esse os pilotos de carros de corrida honram os sal?rios que ganham )
ele diz essa frase depois q o patrick depailler sai desembestado pela pista de montreal, numa tyrrell, logo após uma chuva q deixou a pista muito cheia de água...e ele vai segurando o carro com a faca nos dentes, do jeito que dá...ali?s, reparem no comentário logo depois...olha o vêdeo aí: http://www.youtube.com/watch?v=kqzbjcfs_ng
e olha q esse carro tinha motor aspro (cosworth)….
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peguei esses 2 videos na oktane, o primeiro na chuva e o outro no seco:
isso não é f1…? d1
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esse narrador dos 2 primeiros vêdeos (não sei se os outros são narrados tb) é muito foda….o cara é ingl?s e pelos comentários percebe-se que ele conhece muito de corrida....
e narra tudo q pintar, de corrida a carrinho de cortar grama é f1, passando pelo btcc, o campeonato mais faca-nos-dentes do universo...
? legal uma frase que ele fala que se aplica perfeitamente é esses vêdeos: in times like these racing drivers really earns his money (tradução livre: em momentos como esse os pilotos de carros de corrida honram os sal?rios que ganham )
ele diz essa frase depois q o patrick depailler sai desembestado pela pista de montreal, numa tyrrell, logo após uma chuva q deixou a pista muito cheia de água...e ele vai segurando o carro com a faca nos dentes, do jeito que dá...ali?s, reparem no comentário logo depois...olha o vêdeo aí: http://www.youtube.com/watch?v=kqzbjcfs_ng
e olha q esse carro tinha motor aspro (cosworth)….
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eddie cheever, esse cara na chuva mostrou que é bom mesmo, na gp masters sempre q chove é ele quem ganha
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teteto, o narrador que vc se refere é o gordon murray, o galvão ingl?s … ficou muito famoso pelas bobagens absurdas que dizia durante transmissões...
agora, que quê isso esse video do cheever hein ? ? ? também, segurar um foguete como o renault re30 num aguac?iro desses, tá surpreso que ele não usou um remo de leme pra guiar o carro
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teteto, o narrador que vc se refere é o gordon murray, o galvão ingl?s … ficou muito famoso pelas bobagens absurdas que dizia durante transmissões...
agora, que quê isso esse video do cheever hein ? ? ? também, segurar um foguete como o renault re30 num aguac?iro desses, tá surpreso que ele não usou um remo de leme pra guiar o carro
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eu achei ele bem melhor q o gavião ….e muito melhor se for ver aquele outro q narra f1 qdo o gavião passa a bola...
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teteto, o narrador que vc se refere é o gordon murray, o galvão ingl?s … ficou muito famoso pelas bobagens absurdas que dizia durante transmissões...
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o gordon murray na verdade é projetista. foi ele quem projetou o mclaren f1.
o murray walker é bem melhor que o galvóo. nem se compara. ele fala umas besteiras mas tem umas tiradas muito engraçadas.
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o gordon murray na verdade é projetista. foi ele quem projetou o mclaren f1.
o murray walker é bem melhor que o galvóo. nem se compara. ele fala umas besteiras mas tem umas tiradas muito engraçadas.
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putz pensei uma coisa escrevi outra o gordon murray projetou, além do mclaren f1, os brabham que deram os tátulos de 81 e 83 pro piquet.
valeu pela correção sixspeed
eu encontrei um site uma vez, que catalogou um monte dessas besteiras que o murray walker soltava, tinha umas que eram de rachar o bico…
mas também né, não é muito difácil ser melhor que o galvão