Aumentando taxa do gol 1.6 com pistão, passando de
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de novo a pergunta, me desculpem os moderadores, mas fiquei sem computador, perdi hd e umas coisas a mais, raio &@#*%… levou tudo...
bom, voltando:
eu tenho uma receita de pistão do mopnza 1.8, cabeçote 2.0, uns retrabalhos e comando 288?, alem de outras coisinhas... já me disseram que da pra levar o carrim pros 180hp a 7500 facil...
o lance é o seguinte, eu tenho um honda civic vti, que me da 167hp a 8200 giros, então digamos que a diversão já garantida com ele... já o gol é meu carro do dia-a-dia.
sendo assim não to querendo um carro muito canh?o, mas cansei de levar pau de clio 1.6 na pista... pq o gol é manco em alta... e o clio é 16v, hehe
mas conversando com uma pessoa que vende uns comandos e tal, me disse que não adiantaria nada colocar um 270? e rodar no alcool, com a taxa original que é baixa.
com tudo, não quero mexer muito no motor, mas ainda quero um carro mais esperto, não precisa dos 200hp, mas podia bem render algo na casa dos 120 - 130hp e girar um pouco mais alto...
então a idéia era um motor stock com pimenta.
to usando escapamento de fluxo direto, filtro enorme da hp racing, que alias da deixou meu carro gordo, as vezes da uns pipocos de mistura rica, e um chip passado pro alcool.
da colocaria o pistão pra subir a taxa e aproveitar melhor o alcoo, e vem o comando mais bravo, como um 270? pra empurrar tudo, o remapeamento da ie pode ser feito de novo, sem erro... e certamente será necessario, já que a alimentação já não está boa...
mas queria algo que não me desse dor de cabeça e que de cara, não desse pra perceber que o motor foi mexido... algo que passe na boa... ratoeira style.
o carro como eu já disse antes é um gol power 1.6 2003, original gasolina, passado pro alcool.
final: um gol de rua, andando mais forte que o normal.
e obrigado a todos pelas 11 paginas do post anterior... sim, agora vou acompanhar de perto o post... mal ae
obrigado
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1? coisa, eu dava uma taxa no cabecote, botava um comando mais forte ( tipo o 276 que você citou ) e voltava pra gasolina.
ou já apela pros pistao cabeça reta de alcool, roda no alcool ( já consegue mais potencia e torque ) mas ai só precisa ver como as curvas de alimentação e ponto da injeção original a gasolina vao ficar.
dirijo as vezes o scenic 1.6 16v aki da empresa, anda bem mas não é um canhão nao.
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po fabio, nem dá pra comparar a scenic com um clio…
a scenic deve pesar uns 400 kg a mais
voltando ao tema, porque esse tópico me interessa muito
essa receita, taxa+comando+ alcool, num 1.6 power, dá pra se esperar o que em termos de potência? e quanto a alimentação, como fica?
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tb penso em algo assim pra saveiro…
pistão reto pra alcool mantendo 1.8, cabeçote 2.0 (nivel 1), comando 27x, e chip pra alcool...
vamos ver no q vai dar esse topic.
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então, voltar pra gasba não tem como, já me basta pagar 140 reais o tanque do civic vti, e da pra colocar quase 3 tanques do gol…
então alcool alem de mais octanas, melhor rendimento, o meu bolso agradece...
o lance do cabeçote é mais complexo, pq dai viria cabeçote e o pistão... já o pistão a minha idéia era só coloca-los para melhorar a taxa, e assim o alcool render de verdade, junto com um comando mais bravo, que pode ser 27x, por enquanto é indiferente se for 270, 272 e afins... isso será definido na hora de comprar o comando... antes tenho que resolver isso do pistão...
quanto vale ($$$) um cabeçote do 2.0 8v pra colocar no gol? e qual é o cabeçote, de qual carro???
alem diss, depois de colocar esse cabeçote teria que trocar o pistão, qual pistão??? e qual carro?
se não for trocar o abe?ote, qual pistão colocará?? de qual carro?
eu sei que o snic não é canh?o, e tá longe disso... mas os clio tem um motorzim bacana, ese 1.6 16v, se não me engano tem 112 ou 116hp... e sendo 16v, gira mais alto...
na cidade, um clio não tem a minima chance de andar comigo, a arrancada do gol é boa, e tem potencia em baixa... mas na pista, que eu rodo 99% do tempo, não rende... dai é bucha atrás de bucha desses clio e pug 206 1.6 16v...
quando eu tinha um corsa, não era tão feio, ele girava mais alto... alias, na cidade era morto, mas na pista, acima de 4 mil giros, ia bem até os 6200.
?
já o gol, em 2500 ele tem potencia facil, mas acima de 5400 ta querendo morrer...
valew
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bom…analisemos o oponente:
segundo dados de fabrica, o clio 1.6 16v hj tem 115cv @ 5750, chega a 192km/h.
tb segundo dados de fabrica, o gol g3 2.0 8v, com 112cv chega a 190 km/h.
portanto, esse 1.6 precisa chegar no minimo a 115cv pra bater o clio de final. o ap 1.6i, a alcool com 13 de taxa tinha 82,4cv, já o 1.6 mi tb com 13 de taxa tinha 99cv ( pelo que sei já com valvula 39mm na adm ), portanto já é esta bastante otimizadinho e ainda precisa de mais 15cv. acho q só no comando e mais taxa msm.
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pois eh o 1.6 eh mais facil pra achar pistão taxad?o… pode usaro o pistão do 1.6 flex q tem 13 de taxa, mais um bifinho de 1mm de cabeçote. creio q va para uns 14, 14,5 de taxa.
um comando 272, ia ficar mt legal.
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ahuaheuhae começo…
qual o custo de uma dessasó e as similares importadas tão na faixa de quanto?
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o que eu faria:
tenta achar um virabrequim do 1.8 e coloca pistões do 1.8 álcool, aproveita e faz um alivio desse vira, alivia volante (pega um de motor carburado 1.8, compare com o teu e alivie), cada preparador tem uma receita para o conjunto de vira+volante, equalize peso dos conjuntos de pistão+pino+biela.
embreagem use original.
cabeçote vê de 40x33 mesmo (original de 2.0), os 2.0 modernos tem válvula pouquinho menor que 40 e tem hastes mais finas, use o comando 270 (ou talvez um crane 272 hidr?ulico que é muito bom), faça um escape 4x1 com canos de 2 , acerte taxa pré ficar perto de 13, faça um bom chip e boa… deve tirar o que você precisa. uma borboleta de motor ap 2.0 ou maior cai bem (tenho uma pré vender).
admissão de ar com uma boa tomada de ar frio também cai bem.
se achar uma ignição boa, também cai bem... já usei uma msd 6al + bobina blaster 2 e ficou bacana. 6al+blaster ss fica melhor ainda.
velas ngk 7 ou talvez até 6, eletrodo simples com uma bela abertura...
se teu câmbio for um pv, fica rapidinho de sinal a sinal.
outra coisa... veja realmente se vale a pena fazer no álcool, o custo da preparação diminui e o acerto é mais fácil na gasolina.
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pois eh o 1.6 eh mais facil pra achar pistão taxad?o… pode usaro o pistão do 1.6 flex q tem 13 de taxa, mais um bifinho de 1mm de cabeçote. creio q va para uns 14, 14,5 de taxa.
um comando 272, ia ficar mt legal.
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o meu tem original 10 de taxa, usando o pistão do 1.6flex já levo isso pra 13??? o qu ejá seria uma boa, o alcool agradece, qual a real necessidade desse bifinho ??? 13 de taxa e um comandinho mais bravo, já não renderia o sulficiente ?ra deixar de ser manco??? entenda como manco, esse carro morre na rodovia em alta e não tem velocidade… pra chegar nos 180km/h é necessario uma looooooooonga reta... acima disso só em descidas... nunca passou dos 203km/h (painel), isso na bandeirantes e na descida (trecho jundia? - campinas).
o que eu faria:
tenta achar um virabrequim do 1.8 e coloca pistões do 1.8 álcool, aproveita e faz um alivio desse vira, alivia volante (pega um de motor carburado 1.8, compare com o teu e alivie), cada preparador tem uma receita para o conjunto de vira+volante, equalize peso dos conjuntos de pistão+pino+biela.
embreagem use original.
cabeçote vê de 40x33 mesmo (original de 2.0), os 2.0 modernos tem válvula pouquinho menor que 40 e tem hastes mais finas, use o comando 270 (ou talvez um crane 272 hidr?ulico que é muito bom), faça um escape 4x1 com canos de 2 , acerte taxa pré ficar perto de 13, faça um bom chip e boa… deve tirar o que você precisa. uma borboleta de motor ap 2.0 ou maior cai bem (tenho uma pré vender).
admissão de ar com uma boa tomada de ar frio também cai bem.
se achar uma ignição boa, também cai bem... já usei uma msd 6al + bobina blaster 2 e ficou bacana. 6al+blaster ss fica melhor ainda.
velas ngk 7 ou talvez até 6, eletrodo simples com uma bela abertura...
se teu câmbio for um pv, fica rapidinho de sinal a sinal.
outra coisa... veja realmente se vale a pena fazer no álcool, o custo da preparação diminui e o acerto é mais fácil na gasolina.
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isso seria uma preparação mais puxada… a idéia muito me agrada, mas acho que o bolso vai reclamar, até por ser um carro do dia-a-dia e rodar em média 6 mil km mês...
mas....
cabeçote do 2.0 taxado, pistão pra melhorar a taxa, comando bravo, como um 276, 280 ou coisa assim... mais acerto de ie no alcool... já da uma vida né...
ok amigos, vamos assim... por partes...
primeiro passo, to pensando de cara já achar o pistão, se for um aspiradinho leve, o pistão do 1.6flex ou do 1.8flex?
sem tirar nada do cabeçote 1.6 original e o comando 272?, alem do chip acertado no alcool... já da pra brincar???
outra coisa, meu carro é um lixo de pegar em manhãs frias, mesmo com a partida a frio, bem montada... uma vela diferente ajuda, ou nada a ver???
lembrando, meu carro é passado pro alcool... então elel é stock gasolina...
manual do meu manco na mão:
gol power 1.6 gasolina
potencia - 94cv
taxa 10,0:1
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o meu tem original 10 de taxa, usando o pistão do 1.6flex já levo isso pra 13??? o qu ejá seria uma boa, o alcool agradece, qual a real necessidade desse bifinho ??? 13 de taxa e um comandinho mais bravo, já não renderia o sulficiente ?ra deixar de ser manco??? entenda como manco, esse carro morre na rodovia em alta e não tem velocidade… pra chegar nos 180km/h é necessario uma looooooooonga reta... acima disso só em descidas... nunca passou dos 203km/h (painel), isso na bandeirantes e na descida (trecho jundia? - campinas).
isso seria uma preparação mais puxada... a idéia muito me agrada, mas acho que o bolso vai reclamar, até por ser um carro do dia-a-dia e rodar em média 6 mil km mês...
mas....
cabeçote do 2.0 taxado, pistão pra melhorar a taxa, comando bravo, como um 276, 280 ou coisa assim... mais acerto de ie no alcool... já da uma vida né...
ok amigos, vamos assim... por partes...
primeiro passo, to pensando de cara já achar o pistão, se for um aspiradinho leve, o pistão do 1.6flex ou do 1.8flex?
sem tirar nada do cabeçote 1.6 original e o comando 272?, alem do chip acertado no alcool… já da pra brincar???
outra coisa, meu carro é um lixo de pegar em manhãs frias, mesmo com a partida a frio, bem montada... uma vela diferente ajuda, ou nada a ver???
lembrando, meu carro é passado pro alcool... então elel é stock gasolina...
manual do meu manco na mão:
gol power 1.6 gasolina
potencia - 94cv
taxa 10,0:1
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o 1.8 flex tem 11 e nao 13 de taxa. não fosse teu bloco ter injetor de oleo, ia te recomendar os pistoes do 1.6 a alcool de 1994 pra baixo ( carburados ). fiz bater muito pino nos meus ( 1.8a ), nunca quebrou, ao passo que já vi desses, só q mi quebrarem com nao tanto abuso. mas no teu caso eles nao servem.
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adriano, tem certeza q o ap 1.6 flex usa 13 de taxa?
o 1.8 tenho certeza q sao 11 de taxa, já vi esse motor aberto, mas os 1.6, todo lugar q fala sobre ele, cita a taxa de compressao 10,0:1.
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mas são os 1.0 e agora os 1.4 né.
veja q nem o motor honda s2000 usa tanta taxa.
edit: falo isso pensando em gasosa neh… pelo fato de todos carros novos queimarem tb gasolina, mas, na balada q está, se queima-se sem maiores problemas gasolina com 12.6 de taxa, imagino q um motor só a alcool poderia funcionar muito bem com mais de 14 de taxa ( num carro original ).
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o meu vti tem 10,2:1 de taxa -b16a 160hp @ 7600, mas rende 167hp @ 8200 giros…
mas na tampa do tanque do meu carro ta lá escrito minimum 95octanas... dai já viu né, gasolina premium ou podium - 2,999 o litro. dái o bolso que vc não tem idéia.
já o s2000 usa um f22c q tem taxa de 11,5, isso na versão japonesa... na europa e estados unidos é mais manco, um pouco, e roda com 10,5:1... mas tb usa gasolina premium ou melhores...
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ahuaheuhae começo…
qual o custo de uma dessasó e as similares importadas tão na faixa de quanto?
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se ele tiver distribuidor :
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360mj por centelha
sds
gustavo