A real necessidade de uma sonda wide
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pra carburado eu acho que apenas com pir?metro e a narrow já fica a contento… claro que vai muito mais o seu feeling sobre o carro do que outra coisa...
carburado se tá pobre ou rico vc sente bastante no po ...injetado dá uma disfar?ada forte e te leva a cometer enganos por isso a necessidade maior de instrumentos...
claro que ter um wide te dá certeza do que tá acontecendo...
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pipix,
eu ainda falei pra vc, que vc não aguentaria e iria preparar o novo carro, huahuahuahuahua, o bichinho da preparação ja ta no sangue…
mas eu, sinceramente, não usaria como parametro somente um dos dados...
usaria sim os dois aparelhos, colocaria um pirometro no 3 cilindro que no ap carburado é critico e mais a wide band, o que ahca ???
seria um acerto muito mais fino, do que somente um dos aparelhos...
e outra a wideband da fueltech não vai demorar pra ser integrada na propria ft, visto que ela ja tem saida de voltagem....
e outra pipix, aposto denovo com vc que aparecendo a oportunidade vc andara injetado, heheheh
boa sorte
kleber
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a tá, da guster eu nao conhe?o, pq o da ogd + 4 termopar sai o preão da wide da ft.
nao entendi o porquê da comparacao. duas coisas completamente distintas.
para um ajuste preciso, mesmo sonda wide nao dispensa o uso do pir?metro. um instrumento complementa o outro. -
estou abrindo esse tópico porque estou com uma dúvida.
eu vou usar 4 pir?metros no meu próximo projeto, a dúvida é se realmente é bom usar uma sonda wide p/ acerto ou se nesse caso uma narrow da conta do recado.
lembrando que será carburado.
valeu
[snapback]615586[/snapback]eu colocaria os pir?metros sim
mas regularia c a sonda wide e monitoraria as temperaturas somente de po colado no final de 3?, 4? e 5? marchas
a temperatura q der não dever? ser ultrapassada depois
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pra carburado eu acho que apenas com pir?metro e a narrow já fica a contento… claro que vai muito mais o seu feeling sobre o carro do que outra coisa...
carburado se tá pobre ou rico vc sente bastante no po ...injetado dá uma disfar?ada forte e te leva a cometer enganos por isso a necessidade maior de instrumentos...
claro que ter um wide te dá certeza do que tá acontecendo...
[snapback]615625[/snapback]a minha preocupação é ter coisa a mais do que o necessário. na época do injetado eu não conseguia fazer nada sem pirom?tro, só com a sonda (narrow) não conseguia chegar a conclusão nenhuma.
nunca vi uma funcionando.
pipix,
eu ainda falei pra vc, que vc não aguentaria e iria preparar o novo carro, huahuahuahuahua, o bichinho da preparação ja ta no sangue…
mas eu, sinceramente, não usaria como parametro somente um dos dados...
usaria sim os dois aparelhos, colocaria um pirometro no 3 cilindro que no ap carburado é critico e mais a wide band, o que ahca ???
seria um acerto muito mais fino, do que somente um dos aparelhos...
e outra a wideband da fueltech não vai demorar pra ser integrada na propria ft, visto que ela ja tem saida de voltagem....
e outra pipix, aposto denovo com vc que aparecendo a oportunidade vc andara injetado, heheheh
boa sorte
kleber
[snapback]615632[/snapback]?, o bichinho do preparamento é foda, mas ainda ir? demorar p/ montar. casério tem que ser primeiro, mas to comprando o que posso agora.
o pirometro já ta comprado e hallmeter eu já tenho, por isso a pergunta se vale a pena investir numa wide, aí eu venderia o hall e pegaria um da fueltech ou uma da autometer (no final das contas o preão é bem parecido).
injetado um dia sim, mas no momento quero curtir as webers
eu colocaria os pir?metros sim
mas regularia c a sonda wide e monitoraria as temperaturas somente de po colado no final de 3?, 4? e 5? marchas
a temperatura q der não dever? ser ultrapassada depois
[snapback]615637[/snapback]pirometro vai com certeza, to na dúvida mesmo da sonda. mas só to tento resposta positiva p/ wide, então vou me apertar mais p/ ter uma wide.
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quanto tá saindo essa brincadeira da guster?
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pirometro vai com certeza, to na dúvida mesmo da sonda. mas só to tento resposta positiva p/ wide, então vou me apertar mais p/ ter uma wide.
[snapback]615657[/snapback]vai fundo
- de 3 anos q só regulo c wide (só alegria)….........acabei q comprei a minha
aprendá muito sobre regulagem (no faça vc mesmo)
andei + de 3 meses c ela direto no carro e o lap top p fazer alterações.
os patrulheiros da dutra perguntavam direto
o q é isso c tantos fios é
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quanto tá saindo essa brincadeira da guster?
[snapback]615658[/snapback]799 (display vermelho) no site www.wolloko.com.br. o aparelho e os termopar.
vai fundo
- de 3 anos q só regulo c wide (só alegria)….........acabei q comprei a minha
aprendá muito sobre regulagem (no faça vc mesmo)
andei + de 3 meses c ela direto no carro e o lap top p fazer alterações.
os patrulheiros da dutra perguntavam direto
o q é isso c tantos fios é
[snapback]615661[/snapback]no meu caso eu só teria uma chaves de fenda
mas eu sou a favor, 100%, da ie. to no carburado p/ curtir um pouco e também p/ aprender algo que eu não fazia nem idéia de como funcionava..
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uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa… rsrsrs...
sonda wb é o mais importante, pirometro não faz acerto fino de motor.
tenho ambos no carro (sonda wide fueltech e pirometro odg) as vzs tenho vontade de pintar o pirometro de verde e jogar no mato
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wb vc pode usar ate as de audi, como o anderson da ft ja indica no manual do leitor deles.
a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.
pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.
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wb vc pode usar ate as de audi, como o anderson da ft ja indica no manual do leitor deles.
a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.
pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.
[snapback]615702[/snapback]valeu
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estou abrindo esse tópico porque estou com uma dúvida.
eu vou usar 4 pir?metros no meu próximo projeto, a dúvida é se realmente é bom usar uma sonda wide p/ acerto ou se nesse caso uma narrow da conta do recado.
lembrando que será carburado.
valeu
[snapback]615586[/snapback]pix, a vantagem da wide é a precisão e velocidade da resposta da razão ar/combustivel. um hallmeter comum com uma sonda comum é incapaz de responder rápidamente e com precisão necessária a um motor de competição, a razão estequiom?trica correta, ainda mais com as diferentes temperaturas de escapamento.
de motor para motor existe uma diferença gritante de rendimento x relação estequiometrica, que podem ser diferente em dois motores perfeitamente iguais, um anda melhor mais gordinho outro não. em um motor preparado a diferença e necessidade é ainda maior.
eu, particularmente vejo como um equipamento obrigatério. o equipamento pode preservar a durabilidade do motor e principalmente render alguns cavalos extras. em um motor naturalmente aspirado eu já tirei mais de 30hp regulando um carro com wide, em turbo + de 80 tranquilos, enquanto o hall comum não se alterava, isto ?, não sabia se estava com falta ou sobrando combustivel (ajuste fino).
fique atento também que seu motor pode apresentar maior potencia com razão superior (gordo) a tabela normal de razão estequiometrica, ou vice-versa. só em um dinamometro, com a wide ligada e com a gravação de dados (se possivel) voce pode extrair o maximo de potencia, e saber se seu motor rende mais gordo ou mais proximo a tabela comum. use com bom senso, a leitura da sonda é uma ferramenta importante, mas nada substitui o talento e a experiencia.
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a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.
pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.
[snapback]615702[/snapback]fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil
não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
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na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).
nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
o maior custo mesmo seria com a sondana verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb
mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb
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fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil
não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
[snapback]615709[/snapback]pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
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inovacao no mercado. enquanto nao houver concorrencia, o fornecedor tora no preco e ganha $. nao sei se é o caso.
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na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda.
199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…