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A real necessidade de uma sonda wide

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  • R Offline
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    Ramirez45dxr
    escreveu em última edição por
    #10

    quanto tá saindo essa brincadeira da guster?

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #11

      pirometro vai com certeza, to na dúvida mesmo da sonda. mas só to tento resposta positiva p/ wide, então vou me apertar mais p/ ter uma wide. 
      [snapback]615657[/snapback]

      vai fundo

      • de 3 anos q só regulo c wide (só alegria)….........acabei q comprei a minha

      aprendá muito sobre regulagem (no faça vc mesmo)

      andei + de 3 meses c ela direto no carro e o lap top p fazer alterações.

      os patrulheiros da dutra perguntavam direto

      o q é isso c tantos fios é

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      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #12

        quanto tá saindo essa brincadeira da guster?
        [snapback]615658[/snapback]

        799 (display vermelho) no site www.wolloko.com.br. o aparelho e os termopar.

        vai fundo

        • de 3 anos q só regulo c wide (só alegria)….........acabei q comprei a minha

        aprendá muito sobre regulagem (no faça vc mesmo)

        andei + de 3 meses c ela direto no carro e o lap top p fazer alterações.

        os patrulheiros da dutra perguntavam direto

        o q é isso c tantos fios é        
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        no meu caso eu só teria uma chaves de fenda

        mas eu sou a favor, 100%, da ie. to no carburado p/ curtir um pouco e também p/ aprender algo que eu não fazia nem idéia de como funcionava..

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Anderson Torres
          escreveu em última edição por
          #13

          uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa… rsrsrs...

          sonda wb é o mais importante, pirometro não faz acerto fino de motor.

          tenho ambos no carro (sonda wide fueltech e pirometro odg) as vzs tenho vontade de pintar o pirometro de verde e jogar no mato

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fluff
            escreveu em última edição por
            #14

            ja conversamos no msn e te falei pipix.

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              brunin
              escreveu em última edição por
              #15

              qual o preão de uma wb? o q faz a leitura dela?

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #16

                wb vc pode usar ate as de audi, como o anderson da ft ja indica no manual do leitor deles.

                a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.

                pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  brunin
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  wb vc pode usar ate as de audi, como o anderson da ft ja indica no manual do leitor deles.

                  a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.

                  pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.
                  [snapback]615702[/snapback]

                  valeu

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    Evandro Lima
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    estou abrindo esse tópico porque estou com uma dúvida.

                    eu vou usar 4 pir?metros no meu próximo projeto, a dúvida é se realmente é bom usar uma sonda wide p/ acerto ou se nesse caso uma narrow da conta do recado.

                    lembrando que será carburado.

                    valeu
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                    pix, a vantagem da wide é a precisão e velocidade da resposta da razão ar/combustivel. um hallmeter comum com uma sonda comum é incapaz de responder rápidamente e com precisão necessária a um motor de competição, a razão estequiom?trica correta, ainda mais com as diferentes temperaturas de escapamento.

                    de motor para motor existe uma diferença gritante de rendimento x relação estequiometrica, que podem ser diferente em dois motores perfeitamente iguais, um anda melhor mais gordinho outro não. em um motor preparado a diferença e necessidade é ainda maior.

                    eu, particularmente vejo como um equipamento obrigatério. o equipamento pode preservar a durabilidade do motor e principalmente render alguns cavalos extras. em um motor naturalmente aspirado eu já tirei mais de 30hp regulando um carro com wide, em turbo + de 80 tranquilos, enquanto o hall comum não se alterava, isto ?, não sabia se estava com falta ou sobrando combustivel (ajuste fino).

                    fique atento também que seu motor pode apresentar maior potencia com razão superior (gordo) a tabela normal de razão estequiometrica, ou vice-versa. só em um dinamometro, com a wide ligada e com a gravação de dados (se possivel) voce pode extrair o maximo de potencia, e saber se seu motor rende mais gordo ou mais proximo a tabela comum. use com bom senso, a leitura da sonda é uma ferramenta importante, mas nada substitui o talento e a experiencia.

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
                      * Offline
                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.

                      pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.
                      [snapback]615702[/snapback]

                      fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil

                      não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fluff
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).

                        nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
                        o maior custo mesmo seria com a sonda

                        na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb

                        mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          brunin
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil

                          não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
                          [snapback]615709[/snapback]

                          pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            inovacao no mercado. enquanto nao houver concorrencia, o fornecedor tora no preco e ganha $. nao sei se é o caso.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fluff
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              http://www.diy-efi.org/wbo2/info.html

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda.

                                199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fluff
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…
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                                  so lembrando que ai ja precisa de um notebook pra acompanhar de perto

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #26

                                    pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
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                                    mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …

                                    to falando bestera?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      #27

                                      valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.

                                      depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.

                                      na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).

                                      nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
                                      o maior custo mesmo seria com a sonda

                                      na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb

                                      mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb

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                                      esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fluff
                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
                                        [snapback]615760[/snapback]

                                        nope.
                                        o meu tem umas coisas a mais

                                        ai vc tem uma pancada de modelos. vou colocar 3 aqui que sao os mais comuns de se ver:

                                        pra usar so com o notebook (iguual do ricardo e do west):

                                        199.95
                                        http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku

                                        ja com display,log basico, etc sem precisar necessariamente de um notebook. nesse caso vc pode acertar so com o display e depois pegar os logs e passar pro pc do seu quarto mesmo pra fazer uma analise melhor e mais fina e voltar pra mexer:

                                        349.95
                                        http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku

                                        e kit (igual o meu) que é o lm1 (ai de cima) + lm3 (vejam aqui) pra gravar ate 5 canais de sensores simultaneos (tps, pressao, giro, temperatura escape, tempo de injecao, etc, etc…)

                                        589.95
                                        http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
                                          to falando bestera?
                                          [snapback]615745[/snapback]

                                          agora que vi sua msg

                                          até onde sei, não que ele funcione somente nessa faixa, mas se ele funcionar acima de uma determinada temperatura (ai entra o modulo de controle de aquecimento que geralmente esta junto com o display) a sonda é danificada rapidamente.

                                          partindo disso, eu que falei merda ali em cima qdo falei sem pensar sobre a possibilidade te tentar ler diretamente da sonda dos audi com um multimetro

                                          1 Resposta Última resposta

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