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A real necessidade de uma sonda wide

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    Fluff
    escreveu em última edição por
    #20

    na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).

    nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
    o maior custo mesmo seria com a sonda

    na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb

    mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb

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    • B Offline
      B Offline
      brunin
      escreveu em última edição por
      #21

      fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil

      não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
      [snapback]615709[/snapback]

      pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….

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      • F Offline
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        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #22

        inovacao no mercado. enquanto nao houver concorrencia, o fornecedor tora no preco e ganha $. nao sei se é o caso.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fluff
          escreveu em última edição por
          #23

          http://www.diy-efi.org/wbo2/info.html

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
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            Ricardo
            escreveu em última edição por
            #24

            na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda.

            199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fluff
              escreveu em última edição por
              #25

              199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…
              [snapback]615715[/snapback]

              so lembrando que ai ja precisa de um notebook pra acompanhar de perto

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                ruiak
                escreveu em última edição por
                #26

                pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
                [snapback]615711[/snapback]

                mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …

                to falando bestera?

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pix
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.

                  depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.

                  na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).

                  nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
                  o maior custo mesmo seria com a sonda

                  na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb

                  mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb

                  [snapback]615710[/snapback]

                  esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
                    [snapback]615760[/snapback]

                    nope.
                    o meu tem umas coisas a mais

                    ai vc tem uma pancada de modelos. vou colocar 3 aqui que sao os mais comuns de se ver:

                    pra usar so com o notebook (iguual do ricardo e do west):

                    199.95
                    http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku

                    ja com display,log basico, etc sem precisar necessariamente de um notebook. nesse caso vc pode acertar so com o display e depois pegar os logs e passar pro pc do seu quarto mesmo pra fazer uma analise melhor e mais fina e voltar pra mexer:

                    349.95
                    http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku

                    e kit (igual o meu) que é o lm1 (ai de cima) + lm3 (vejam aqui) pra gravar ate 5 canais de sensores simultaneos (tps, pressao, giro, temperatura escape, tempo de injecao, etc, etc…)

                    589.95
                    http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
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                      Fluff
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
                      to falando bestera?
                      [snapback]615745[/snapback]

                      agora que vi sua msg

                      até onde sei, não que ele funcione somente nessa faixa, mas se ele funcionar acima de uma determinada temperatura (ai entra o modulo de controle de aquecimento que geralmente esta junto com o display) a sonda é danificada rapidamente.

                      partindo disso, eu que falei merda ali em cima qdo falei sem pensar sobre a possibilidade te tentar ler diretamente da sonda dos audi com um multimetro

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil

                        não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
                        [snapback]615709[/snapback]

                        pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
                        [snapback]615711[/snapback]

                        mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …

                        to falando bestera?
                        [snapback]615745[/snapback]

                        ruiak, é bem por aí mesmo…e além disso o sensor precisa de calibragem direto

                        e isso responde pq os controladores de sonda wide até nos eua tám preão bem salgado...conversando com o ronin, ele me falou q é necessário um chip da bosch pra controlar e monitorar a sonda, com isso ele faz o controle de temperatura e as calibragens, fora a tradução do sinal da sonda...

                        eu confesso que estou a um bom tempo amadurecendo a idéia de desenvolver um aparelho desse, só q junto eu colocaria algumas outras entradas extra (egt, knock, rpm), um display pra mostrar o que está sendo lido e memória pra fazer datalog, fora um software pra ler os logs e tra?ar gr?ficos...acho q dá pra fazer algo de boa qualidade a um preão razoável (? um troão que naturalmente sai caro, mas daria pra vender pelo mesmo preão do controlador da ft, por exemplo)

                        valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.

                        depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.?
                        esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
                        [snapback]615760[/snapback]

                        pipix, olha esse site:

                        http://www.plxdevices.com/products/r300/

                        1 Resposta Última resposta
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
                          ? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
                          a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
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                            Anderson Torres
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
                            ? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
                            a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem
                            [snapback]615814[/snapback]

                            bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

                            no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.

                            1 Resposta Última resposta
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                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech).  aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda).  ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

                              no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
                              [snapback]615845[/snapback]

                              sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
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                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #34

                                sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
                                [snapback]615853[/snapback]

                                depende de qual modelo vc for usar

                                as q vêm nos golfs/audis/etc. garanto pra vc que duram bastante

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #35

                                  esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                                  temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    #36

                                    a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #37

                                      esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                                      temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
                                      [snapback]615855[/snapback]

                                      so pegar aquele link que eu passei e montar o projetinho.
                                      la fora ja vendem ate o kit pronto com tudo que precisa+placa desenhada pra vc montar em casa

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
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                                        #38

                                        esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                                        temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
                                        [snapback]615855[/snapback]

                                        um negócio legal é q as sondas wide dos audis e golfs gti turbo não são tão caras…

                                        depois eu vou conversar com o pessoal e pesquisar mais a fundo sobre esse chip da bosch necessário pra controlar essa sonda q o ronin falou...

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                                          quarteto
                                          escreveu em última edição por
                                          #39

                                          a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.
                                          [snapback]615856[/snapback]

                                          sim…

                                          essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...

                                          1 Resposta Última resposta

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