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A real necessidade de uma sonda wide

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    quarteto
    escreveu em última edição por
    #30

    fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil

    não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
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    pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
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    mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …

    to falando bestera?
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    ruiak, é bem por aí mesmo…e além disso o sensor precisa de calibragem direto

    e isso responde pq os controladores de sonda wide até nos eua tám preão bem salgado...conversando com o ronin, ele me falou q é necessário um chip da bosch pra controlar e monitorar a sonda, com isso ele faz o controle de temperatura e as calibragens, fora a tradução do sinal da sonda...

    eu confesso que estou a um bom tempo amadurecendo a idéia de desenvolver um aparelho desse, só q junto eu colocaria algumas outras entradas extra (egt, knock, rpm), um display pra mostrar o que está sendo lido e memória pra fazer datalog, fora um software pra ler os logs e tra?ar gr?ficos...acho q dá pra fazer algo de boa qualidade a um preão razoável (? um troão que naturalmente sai caro, mas daria pra vender pelo mesmo preão do controlador da ft, por exemplo)

    valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.

    depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.?
    esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
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    pipix, olha esse site:

    http://www.plxdevices.com/products/r300/

    1 Resposta Última resposta
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      * Caroline Stella *
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      #31

      o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
      ? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
      a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem

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        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #32

        o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
        ? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
        a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem
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        bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

        no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.

        1 Resposta Última resposta
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #33

          bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech).  aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda).  ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

          no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
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          sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #34

            sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
            [snapback]615853[/snapback]

            depende de qual modelo vc for usar

            as q vêm nos golfs/audis/etc. garanto pra vc que duram bastante

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #35

              esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
              temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #36

                a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fluff
                  escreveu em última edição por
                  #37

                  esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                  temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
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                  so pegar aquele link que eu passei e montar o projetinho.
                  la fora ja vendem ate o kit pronto com tudo que precisa+placa desenhada pra vc montar em casa

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #38

                    esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                    temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
                    [snapback]615855[/snapback]

                    um negócio legal é q as sondas wide dos audis e golfs gti turbo não são tão caras…

                    depois eu vou conversar com o pessoal e pesquisar mais a fundo sobre esse chip da bosch necessário pra controlar essa sonda q o ronin falou...

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #39

                      a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.
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                      sim…

                      essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
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                        Anderson Torres
                        escreveu em última edição por
                        #40

                        sim…

                        essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
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                        ?, a da ft se calibra automaticamente. e ela vai te informando tudo q esta acontecendo pelo visor, é muito bacana.

                        em breve vai rolar data-log tambem, ela já tem recurso, agora parece q vai ser tudo integrado quando sair a interface grafica da ft.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fluff
                          escreveu em última edição por
                          #41

                          sim…
                          essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
                          [snapback]615860[/snapback]

                          exatamente tetinha

                          esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.

                          link pro kit completo que me lembrou um meter novo.

                          http://wbo2.com/ld02/kit.htm

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #42

                            exatamente tetinha

                            esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.
                            link pro kit completo que me lembrou um meter novo.

                            http://wbo2.com/ld02/kit.htm
                            [snapback]615865[/snapback]

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #43

                              dá p usar somente a sonda wide…........a da inovatte custa 70 dálares

                              a resist?ncia interna de aquecimento da sonda serve p ela entrar logo na temperatura ideal de funcionamento (não existe temperatura máxima qto + quente melhor a resolução)

                              dá p ligar a resist?ncia direto em 12v da bateria e fazer leitura c volt?metro...........ou então sair pela rodovia...........depois de alguns minutos a própria temperatura da queima já deixa a sonda quente e funciona q é uma maravilha.

                              o ideal é 2,05 volts.....e lambda é 2,5 volts.


                              [

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fluff
                                escreveu em última edição por
                                #44

                                entao o controle de aquecimento presente nos modulos de leitura wide é balela pra vc , gaucho?

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #45

                                  entao o controle de aquecimento presente nos modulos de leitura wide é balela pra vc , gaucho?
                                  [snapback]615928[/snapback]

                                  não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.

                                  depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.

                                  a minha fica nos 800?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fluff
                                    escreveu em última edição por
                                    #46

                                    não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.
                                    depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.
                                    a minha fica nos 800?
                                    [snapback]615932[/snapback]

                                    entao, gaucho. é disso que eu to falando.
                                    se voce ligar a sonda em um modo puro, com o resistor de aquecimento dela sem nada pra para-lo vai danifica-la, nao?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      Anderson Torres
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                                      #47

                                      fluff… depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #48

                                        entao, gaucho. é disso que eu to falando.
                                        se voce ligar a sonda em um modo puro, com o resistor de aquecimento dela sem nada pra para-lo vai danifica-la, nao?
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                                        c certeza não…............mas isso é muito fácil de fazer

                                        ? só colocar uma chave p desligar o funcionamento da resist?ncia ou simplesmente desligar o fio da bateria após o aquecimento (uns 5 minutos).

                                        depois de quente meu carro marca p volta de 300? no pir?metro.....isso na lenta

                                        preto - sinal de leitura
                                        cinza - terra de leitura
                                        1 branco - 12v pos chave
                                        1 branco - terra

                                        isso acima numa sonda comum q tb funciona dessa forma.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          Gaucho
                                          escreveu em última edição por
                                          #49

                                          fluff…  depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.
                                          [snapback]615936[/snapback]

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