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Função da chaveta

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    daniel_fabricio
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    #1

    dúvida :ninja:

    a chaveta, tanto no eixo do virabrequim como no comando de válvulas, são simplesmente para posicionamento da polia ou elas também tem que aguentar torque é isto ?, supondo que a polia tem apenas função de posicionamento, o que faria a fixação da polia no eixo da peça (seja comando ou virabrequim) seria somente o parafuso.

    qual o torque que deve ser aplicado no parafuso da polia do comando e do virabrequim do ap é qual o torque que deve ser aplicado no parafuso da polia do comando e do virabrequim dos motores gm (seja c20xe ou ecotec ou c20let) ?

    utiliza-se trava-rosca ?

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      * Caroline Stella *
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      #2

      daniel, em categorias onde não se permitia o uso de polia regulável, o pessoal costumava afinar a chaveta (no comando) e até mesmo retira-la p/ mudar o enquadramento.

      em pista até vai, pq é pra carro de corrida conduzido por pilotos.

      ja em rua…sem chance.

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      • T Offline
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        Thiago Machado
        escreveu em última edição por
        #3

        a chaveta do meu carro quebrou a uns 6 meses atras…. o carro saiu do ponto e ficou fraco

        cheguei em casa.. olhei tudo e vi q tava fora de ponto a correia.... verifiquei tudo..coloquei no ponto...

        liguei e ficou bom... depois de 5 minutos tava fraco denovo

        2 horas desmontando tudo..e achei a chaveta.....ou melhor.... a engrenagem do vira tava la... mas a chaveta...hehehhe virou po e sumiu

        r$ 38 reais a engrenagem na vw

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        • D Offline
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          daniel_fabricio
          escreveu em última edição por
          #4

          daniel, em categorias onde não se permitia o uso de polia regulável, o pessoal costumava afinar a chaveta (no comando) e até mesmo retira-la p/ mudar o enquadramento.

          em pista até vai, pq é pra carro de corrida conduzido por pilotos.

          ja em rua…sem chance.

          [snapback]617125[/snapback]

          ok, supondo que o pessoal tirava a chaveta, o que segura mesmo é o parafuso, correto ?

          1 Resposta Última resposta
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #5

            ok, supondo que o pessoal tirava a chaveta, o que segura mesmo é o parafuso, correto ?

            [snapback]617217[/snapback]

            sim, mas usavam loctite pra dar um pouco de segurança e sempre verificavam o aperto dele.

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
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              DuKa
              escreveu em última edição por
              #6

              ? o que a carol falou… no nosso ex-carro de turismo e os de rally, todos eram sem chaveta no comando.. pra poder reenqudrar sm problemas de fiscalização...

              nunca tivemos problemas... com trava rosca e muuuuito torque.. nao lembro bem o valor... mas acho que era o maximo que o braão aguentava...

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              • H Offline
                H Offline
                Haruji_Sato
                escreveu em última edição por
                #7

                chaveta também tem uma função de arrastador .

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  ruiak
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  bom … nos ap provavelmente tenha fun?ao de travamento pra nao rotacionar ...

                  agora existem carros com polia loca .. os zetec nao tem chaveta por exemplo...

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    HaUcK33
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    meu carro tem o cúnico travado com loctite, sem chaveta.

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      Deivde
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a função desta peça é fazer a turma rebolar pra concertar depois que começa a dar problema, principalmente em turbinados… já vi várias soluções, como loctite, torque máximo no parafuso, loctite mais torque máximo, mudar a posição da chaveta, soldar e tornear o vira e até a troca do vira...

                      mas no fim das contas,  o que tenho certeza é que esta coisa parece que foi feita para quebrar. não consigo acreditar que não havia uma forma melhor de prender a polia no vira.

                      rodo com meio quilo de pressão e corte em 5.5krpm e já quebrou 2x... piada... o que está errado, a peça, os mecânicos, ou todas as alternativas são verdadeiras?

                      vamos ver se acho uma solução agora!

                      abraço!

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        a função desta peça é fazer a turma rebolar pra concertar depois que começa a dar problema, principalmente em turbinados… já vi várias soluções, como loctite, torque máximo no parafuso, loctite mais torque máximo, mudar a posição da chaveta, soldar e tornear o vira e até a troca do vira...

                        mas no fim das contas,  o que tenho certeza é que esta coisa parece que foi feita para quebrar. não consigo acreditar que não havia uma forma melhor de prender a polia no vira.

                        rodo com meio quilo de pressão e corte em 5.5krpm e já quebrou 2x... piada... o que está errado, a peça, os mecânicos, ou todas as alternativas são verdadeiras?

                        vamos ver se acho uma solução agora!

                        abraço!

                        ainda tem o turbo, sou do corsa clube e o q mais se fala nesses ultimos corsas c é da chaveta ser de sabao mesmo....moe original sem turbo sem nada

                        1 Resposta Última resposta

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