Função da chaveta
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dúvida
a chaveta, tanto no eixo do virabrequim como no comando de válvulas, são simplesmente para posicionamento da polia ou elas também tem que aguentar torque é isto ?, supondo que a polia tem apenas função de posicionamento, o que faria a fixação da polia no eixo da peça (seja comando ou virabrequim) seria somente o parafuso.
qual o torque que deve ser aplicado no parafuso da polia do comando e do virabrequim do ap é qual o torque que deve ser aplicado no parafuso da polia do comando e do virabrequim dos motores gm (seja c20xe ou ecotec ou c20let) ?
utiliza-se trava-rosca ?
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daniel, em categorias onde não se permitia o uso de polia regulável, o pessoal costumava afinar a chaveta (no comando) e até mesmo retira-la p/ mudar o enquadramento.
em pista até vai, pq é pra carro de corrida conduzido por pilotos.
ja em rua…sem chance.
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a chaveta do meu carro quebrou a uns 6 meses atras…. o carro saiu do ponto e ficou fraco
cheguei em casa.. olhei tudo e vi q tava fora de ponto a correia.... verifiquei tudo..coloquei no ponto...
liguei e ficou bom... depois de 5 minutos tava fraco denovo
2 horas desmontando tudo..e achei a chaveta.....ou melhor.... a engrenagem do vira tava la... mas a chaveta...hehehhe virou po e sumiu
r$ 38 reais a engrenagem na vw
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daniel, em categorias onde não se permitia o uso de polia regulável, o pessoal costumava afinar a chaveta (no comando) e até mesmo retira-la p/ mudar o enquadramento.
em pista até vai, pq é pra carro de corrida conduzido por pilotos.
ja em rua…sem chance.
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ok, supondo que o pessoal tirava a chaveta, o que segura mesmo é o parafuso, correto ?
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ok, supondo que o pessoal tirava a chaveta, o que segura mesmo é o parafuso, correto ?
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sim, mas usavam loctite pra dar um pouco de segurança e sempre verificavam o aperto dele.
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? o que a carol falou… no nosso ex-carro de turismo e os de rally, todos eram sem chaveta no comando.. pra poder reenqudrar sm problemas de fiscalização...
nunca tivemos problemas... com trava rosca e muuuuito torque.. nao lembro bem o valor... mas acho que era o maximo que o braão aguentava...
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chaveta também tem uma função de arrastador .
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a função desta peça é fazer a turma rebolar pra concertar depois que começa a dar problema, principalmente em turbinados… já vi várias soluções, como loctite, torque máximo no parafuso, loctite mais torque máximo, mudar a posição da chaveta, soldar e tornear o vira e até a troca do vira...
mas no fim das contas, o que tenho certeza é que esta coisa parece que foi feita para quebrar. não consigo acreditar que não havia uma forma melhor de prender a polia no vira.
rodo com meio quilo de pressão e corte em 5.5krpm e já quebrou 2x... piada... o que está errado, a peça, os mecânicos, ou todas as alternativas são verdadeiras?
vamos ver se acho uma solução agora!
abraço!
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a função desta peça é fazer a turma rebolar pra concertar depois que começa a dar problema, principalmente em turbinados… já vi várias soluções, como loctite, torque máximo no parafuso, loctite mais torque máximo, mudar a posição da chaveta, soldar e tornear o vira e até a troca do vira...
mas no fim das contas, o que tenho certeza é que esta coisa parece que foi feita para quebrar. não consigo acreditar que não havia uma forma melhor de prender a polia no vira.
rodo com meio quilo de pressão e corte em 5.5krpm e já quebrou 2x... piada... o que está errado, a peça, os mecânicos, ou todas as alternativas são verdadeiras?
vamos ver se acho uma solução agora!
abraço!
ainda tem o turbo, sou do corsa clube e o q mais se fala nesses ultimos corsas c é da chaveta ser de sabao mesmo....moe original sem turbo sem nada