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Futura injecao eletronica

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Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
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    Renato Ricardo
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    #649

    hj foi alguns reais de pecinhas e brinquedinhos na sta ifig?nia.

    e vamo q vamo

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    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #650

      achamos uma caixa que vai dar pra fazer uma montagem legal, pratica e simples. ainda nao é a ideal, mas acho que vai comecar bem :ppteam:

      alem de tudo, tem que ser facil de montar né, pq o tempo é curto.

      hj acho que finalmente consegui implementar um controle de corrente por software, pra poder eliminar o ci driver de peak and hold por hardware. sendo por software, vai ser possivel parametrizar por quanto tempo o injetor é alimentado com corrente total, e quando passar para hold, qual a proporcao de corrente, será possivel escolher 1/1 (uso em injetores de alta impedancia), 1/2,1/3 ou 1/4 da corrente, pra uso em injetores de baixa impedancia, por hardware tb, a corrente é controlada por monitoramento da corrente, passando para hold quando a corrente de pico é atingida (o estado de hold é fixo em 1/4 do pico). o problema é que se vc ligar 2 injetores em paralelo (em serie nao é legal porque automaticamente baixa a corrente) como a corrente de pico é fixa, com o driver por hw, ele ira passar para hold quando atingir 3.8a, igual quando se tem 1 bico só. nesse caso o correto seria passar para hold quando atingisse 7.6a(soma dos 2 bicos). até da pra fazer, mas precisaria de alteracao de componentes na placa.

      com o sistema que controla por software, o trabalho é feito por largura de pulso, entao tanto faz se tem 1, 2, 4 ou etc bicos ligados no mesmo canal. o sistema fornece corrente total durante o tempo regulado para abertura, e passa pra 1/2, 1/3, 1/4 da corrente em hold, entao se vc liga um bico de 4a, ele tera 4a pra abertura e 1a pra manter aberto, se ligar 2, eles terao 8a e 2a pra manter, se ligar 2 bicos de 6a, eles receberao os 6a(fordracing). isso garante a alimentacao correta e extrai o maximo que os bicos tem a oferecer, sem necessidade de alteracao no hardware pra qualquer combinacao de bicos.

      tambem diminui a quantidade de componentes na placa, liberando espaco e diminuindo a quantidade de pecas pra soldar :nnn:, acaba facilitando a montagem dos primeiros, que sao feitos a mao (um dia nao serao mais :^^:)

      essa semana acho que vamos progredir bem, finalmente terai algo apresentavel, que se possa instalar em um carro, fazer testes, tirar, instalar em outro, fazer mais testes, tirar denovo, trazer pra mesa, fazer alteracoes, e assim por diante…

      essa semana o renato ricardo vai me dar uma força na montagem de 2 prototipos, um pro 147 dele e outro pra um palio branco manco ai que ta usando um gerenciador que nao esta rendendo o esperado :o_o: alias que eu to devendo h? muito tempo... em seguida eu vou montar um pra mim, pra poder ficar trabalhando no software constantemente. esses prototipos terao um conector pra gravacao dos 2 microcontroladores sem precisar tirar o modulo do lugar, nem abrir a caixa, porque nesse comeco, acho que serao muitas implementacoes novas de software.

      eh nois ae r.r. agora tem que correr preparar o 147 pra receber o sistema valeu manow

      valeu galera

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Renato Ricardo
        escreveu em última edição por
        #651

        :ppteam:

        :o_o:

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          realz
          escreveu em última edição por
          #652

          lost, sei que não tem muito haver com seu projeto, mas qual a dificuldade em se produzir um velocimetro digital programavel com base no sinal de rpm ?

          por exemplo, voce joga no aparelho os dados das relações do cambio e pneus, ai com o sinal do rpm e as contas dos software, ele indica em tempo real, a velocidade do carro ?

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #653

            lost, sei que não tem muito haver com seu projeto, mas qual a dificuldade em se produzir um velocimetro digital programavel com base no sinal de rpm ?

            por exemplo, voce joga no aparelho os dados das relações do cambio e pneus, ai com o sinal do rpm e as contas dos software, ele indica em tempo real, a velocidade do carro ?

            [snapback]626381[/snapback]

            kra, desse jeito vc teria que ficar informando pra ele em qual marcha esta…

            o mais facil eh pegar o sinal do sensor de velocidade, e informar pro aparelho qual o diametro externo da roda.

            ja tenho esse programa pronto. teria que montar a placa :d

            oia, hj acho que sai o primeiro prototipo decente. o rr vai me dar uma forca com a tico-tico, furadeira de bancada e etc. vamos esquematizar a montagem, depois de bolar onde serao os furos, onde prende o que, vou montar a placa e finalizar esse primeiro prototipo. a montagem sendo legal, simples e facil, vamos montar mais um pra ver se sai igual ou se precisa de alguma modificacao. entao vou fazer mais alguns pros camaradas que estao precisando de gerenciador. depois de rodar nesses carros por algum tempo, receber as alteracoes e até novas implementacoes, verei pra produzir em circuto impresso e talz. essas primeiras serao feitas a mao como essa que tem nas fotos aqui no topico.

            agora vai hein

            valeu ae ao rr que da dando um empurraozinho com essa parte da montagem, inclusive pq agora moro em apartamento, tudo é mais complicado. na casa da minha mae, até silk-screen eu fiz nas caixas do conversor pra alcool que eu desenvolvi :hauhau:

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              realz
              escreveu em última edição por
              #654

              pensei nessa do sensor de velocidade tambem…mas, acredito que ai teriamos aquele velho problema do velocimetro otimista ...

              pensei no sinal do rpm, por ser mais exato, ai usaria a conta (exemplo):

              pneu: 185/60 r14:

              18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm

              (* 2 é porque o di?metro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil )

              roda aro 14 polegadas:

              14 * 2,54 = 35,56 cm

              diametro do pneu+roda:

              22,2 + 35,56 = 57,76 cm de di?metro

              circunfer?ncia do pneu:

              57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

              f?rmula :

              (circ.do.pneu * rpm * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

              (1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

              só que usando a parafernalia acima, cairia noque voce disse, de não saber em que marcha está..

              kra, desse jeito vc teria que ficar informando pra ele em qual marcha esta…

              o mais facil eh pegar o sinal do sensor de velocidade, e informar pro aparelho qual o diametro externo da roda.

              ja tenho esse programa pronto. teria que montar a placa :d

              oia, hj acho que sai o primeiro prototipo decente. o rr vai me dar uma forca com a tico-tico, furadeira de bancada e etc. vamos esquematizar a montagem, depois de bolar onde serao os furos, onde prende o que, vou montar a placa e finalizar esse primeiro prototipo. a montagem sendo legal, simples e facil, vamos montar mais um pra ver se sai igual ou se precisa de alguma modificacao. entao vou fazer mais alguns pros camaradas que estao precisando de gerenciador. depois de rodar nesses carros por algum tempo, receber as alteracoes e até novas implementacoes, verei pra produzir em circuto impresso e talz. essas primeiras serao feitas a mao como essa que tem nas fotos aqui no topico.

              agora vai hein

              valeu ae ao rr que da dando um empurraozinho com essa parte da montagem, inclusive pq agora moro em apartamento, tudo é mais complicado. na casa da minha mae, até silk-screen eu fiz nas caixas do conversor pra alcool que eu desenvolvi :hauhau:

              [snapback]626382[/snapback]

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #655

                exato… até da, mas em carros comuns, vc nao tera como saber a marcha...

                se vc calibrar corretamente o raio externo do pneu, nao será otimista nao... será bem preciso...

                da pra medir isso com aquele esquema de riscar com giz o pneu e o chao onde ele se alinha com o chao, ai andar com o carro e riscar denovo o chao onde o risco do pneu alinhar denovo, ai eh soh medir a distancia entre os 2 riscos no chao... assim desconta ateh se o pneu ta cheio ou meio vazio :d

                pensei nessa do sensor de velocidade tambem…mas, acredito que ai teriamos aquele velho problema do velocimetro otimista ...

                pensei no sinal do rpm, por ser mais exato, ai usaria a conta (exemplo):

                pneu: 185/60 r14:

                18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm

                (* 2 é porque o di?metro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil )

                roda aro 14 polegadas:

                14 * 2,54 = 35,56 cm

                diametro do pneu+roda:

                22,2 + 35,56 = 57,76 cm de di?metro

                circunfer?ncia do pneu:

                57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

                f?rmula :

                (circ.do.pneu * rpm * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

                (1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

                só que usando a parafernalia acima, cairia noque voce disse, de não saber em que marcha está..

                [snapback]626384[/snapback]

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Renato Ricardo
                  escreveu em última edição por
                  #656

                  oia, hj acho que sai o primeiro prototipo decente. o rr vai me dar uma forca com a tico-tico, furadeira de bancada e etc. vamos esquematizar a montagem, depois de bolar onde serao os furos, onde prende o que, vou montar a placa e finalizar esse primeiro prototipo.

                  [snapback]626382[/snapback]

                  ? néis

                  02:19hrs mas tinha q postar

                  fico zuada as fotos mas melhor que nada eheheh

                  tá saiiiiiiiiiiiindo :d :hauhau: :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    realz
                    escreveu em última edição por
                    #657

                    boa lost.

                    e eu quebrando a cabeça… :hauhau:

                    :d

                    exato… até da, mas em carros comuns, vc nao tera como saber a marcha...

                    se vc calibrar corretamente o raio externo do pneu, nao será otimista nao... será bem preciso...

                    da pra medir isso com aquele esquema de riscar com giz o pneu e o chao onde ele se alinha com o chao, ai andar com o carro e riscar denovo o chao onde o risco do pneu alinhar denovo, ai eh soh medir a distancia entre os 2 riscos no chao... assim desconta ateh se o pneu ta cheio ou meio vazio :hauhau:

                    [snapback]626388[/snapback]

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #658

                      ? nois

                      147 turbo com i.e. programavel rlz

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #659

                        controle de motor de passo, ventoinha e termostatica eletrica adicionados ao projeto…

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Renato Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #660

                          vai precisar medir o motor de passo do coletor mpi então?

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #661

                            medir nao, tira ele e joga na mao pra eu fazer testes de mesa :dance:

                            ow, separa os termo-retrateis pra eu pegar amanha…

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              PedroBuchabqui
                              escreveu em última edição por
                              #662

                              parabéns lost

                              to gostando de ver a evolução do projeto, todo dia dou uma olhada nesse topico pra ver se tem algo novo, já tava até desanimado pq fazia algum tempo que não tinha novidades.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lost
                                escreveu em última edição por
                                #663

                                parabéns lost

                                to gostando de ver a evolução do projeto, todo dia dou uma olhada nesse topico pra ver se tem algo novo, já tava até desanimado pq fazia algum tempo que não tinha novidades.

                                [snapback]627064[/snapback]

                                opa, valeu ae kra

                                ? pq eu me casei em abril, entao me mudei de casa e tal… fiquei sem pc um tempao e por ai vai... mas agora to retomando.

                                ontem desenvolvi o sistema pra controlar o motor de passo. sera uma caixinha a parte por enquanto que se comunicar? com o modulo principal.

                                ontem tambem ja soldei algumas pecas na placa. a parte do rel? de funcionamento do modulo ja ta toda montada e funcionando.

                                com esse rele, o modulo será ligado com um positivo direto da bateria, e um fio de sinal vindo da chave (como o remote dos modulos de som)

                                assim quando vc ligar a chave, o modulo ligar? instantaneamente, por meio do rele, mas quando voce desligar a chave, o modulo continuar? ligado até que faça as devidas grava?oes na eeprom, se auto-desligando em seguida. esse tempo pra nés parecer? instantaneo, mas sem isso, nao seria possivel gravar os dados antes de desligar.

                                tambem será possivel incorporar um turbo-timer programavel no modulo, pois vou deixar disponivel uma saida do rele pra ser usada como pos-chave. assim, a ligacao será chave > modulo > chicote que era ligado na chave. desse modo, o modulo controlar? quando desligar o carro.

                                exibir? na tela uma contagem regressiva para quando o motor for desligado, isso se o timer estiver habilitado.

                                hj vou buscar minha mesa na minha mae. soldar componentes no colo nao rola...

                                valeu ae denovo abraco.

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  coisa_triste
                                  escreveu em última edição por
                                  #664

                                  opa, valeu ae kra

                                  ? pq eu me casei em abril, entao me mudei de casa e tal… fiquei sem pc um tempao e por ai vai... mas agora to retomando.

                                  ontem desenvolvi o sistema pra controlar o motor de passo. sera uma caixinha a parte por enquanto que se comunicar? com o modulo principal.

                                  ontem tambem ja soldei algumas pecas na placa. a parte do rel? de funcionamento do modulo ja ta toda montada e funcionando.

                                  com esse rele, o modulo será ligado com um positivo direto da bateria, e um fio de sinal vindo da chave (como o remote dos modulos de som)

                                  assim quando vc ligar a chave, o modulo ligar? instantaneamente, por meio do rele, mas quando voce desligar a chave, o modulo continuar? ligado até que faça as devidas grava?oes na eeprom, se auto-desligando em seguida. esse tempo pra nés parecer? instantaneo, mas sem isso, nao seria possivel gravar os dados antes de desligar.

                                  tambem será possivel incorporar um turbo-timer programavel no modulo, pois vou deixar disponivel uma saida do rele pra ser usada como pos-chave. assim, a ligacao será chave > modulo > chicote que era ligado na chave. desse modo, o modulo controlar? quando desligar o carro.

                                  exibir? na tela uma contagem regressiva para quando o motor for desligado, isso se o timer estiver habilitado.

                                  hj vou buscar minha mesa na minha mae. soldar componentes no colo nao rola...

                                  valeu ae denovo abraco.

                                  [snapback]627121[/snapback]

                                  nao se eskeca de colocar um botao de emergencia pra desligar caso apertem o botao…

                                  tipo...

                                  travamento de acelerador e o cara quizer desligar....

                                  do mesmo jeito q tem nos turbo timers da vida...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #665

                                    nao se eskeca de colocar um botao de emergencia pra desligar caso apertem o botao…

                                    tipo...

                                    travamento de acelerador e o cara quizer desligar....

                                    do mesmo jeito q tem nos turbo timers da vida...

                                    [snapback]627178[/snapback]

                                    opa, com certeza… o modulo tem um ok e um cancel

                                    apertanto o ok, ele desligar? na hora.

                                    virando a chave denovo, ele abortar? o shut down e voltara a indicar dados do motor.

                                    mas tambem sugiro instalar uma chave entre o modulo e o rele que fornecera a forca pro carro... assim se der alguma pane no modulo, facilitar? desligar o carro. :dance:

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                                    • R Offline
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                                      #666

                                      assim se der alguma pane no modulo[snapback]627191[/snapback]

                                      mas não vai acontecer :dance:

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                                      • L Offline
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                                        #667

                                        ?, mas é melhor garantir né… melhor botar a chave pra cortar o motor...

                                        po, hj nao vai dar tempo de soldar nenhum componente...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          #668

                                          eae rapaiz como anda o projeto??

                                          o corsa está precisando de uma stand alone… hehehe

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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