Essa é pra quem confia em preparador.. pol?mico..
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se serve para alguma coisa, meu 1.8 com pistões do carburado, pré eu ganhar 1 ponto de taxa eu tive que taxar cerca de 1,4mm o cabeçote.
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quando fiz o meu cabeçote retirei 3mm, uso pistão alcool 0-0 , junta sab? e velas ngk br9es ,possuem rosca menor que as originais , e por segurança uso 2 arruelas na vela . as velas originais , rosca longa bate no pistão, ai é pt
quando cubiquei não passava de 14:1
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guibb, quem eh esse tal preparador que tá fazendo esse serviço? as vezes, soh de vc falar o nome dele fica mais facil de saber se ele é bom mesmo ou não hehehehe
e outra, 1.6 aspro? num tipo?? será q vai virar alguma coisa?
digo isso pq eu peno pro meu marea andar forte, que é pouca coisa mais pesado que um tipo e tem motor 2.0
jah torrei um caminhão de dinheiro no meu motor e ainda tenho receio dele nao ter oq eu acho que ele deve ter (em numeros, pois na pratica até bmw 130 pia fino do lado dele)
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13,5:1 de taxa usando pistão de gasolina e com 1,5mm de rebaixo no cabeçote, não tem como. se a taxa original for 9,2:1, esse 1,5mm não chega a 11:1 de taxa.
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exato
no meu marea tirei mais ou menos isso do cabeçote… a taxa original é de 10:1
matematicamente eu teria uma taxa de mais ou menos 12:1
qd falei isso pro mecanico ele se borrou de rir da minha cara, disse q eu nao teria mais que 11,5:1 nunca na minha vida soh aquele tanto que eu rebaixei
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bem lembrado… os calculos que a gente faz de quanto a mais de taxa pra cada 1mm, soh valem mesmo pra rebaixo do bloco... ai sim a matematica se aplica perfeitamente. talvez isso explique a diferenca entre a matematica e a medicao com o fluido. se comecar a tirar de parte nao cilindrica do cabecote, 1mm tera maior impacto...
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lembrando que o limite de rebaixo pro bloco, com junta de papel, é ate os pistoes ficarem 0,6mm pra fora do deck (como esta o meu hj (((turbo)))) pois a junta de papelao apertada fica com no maximo 0,7mm de espessura… quando chegar a esse limite, blz, se quiser mais taxa, tera que fatiar o cabeçote....
andei onversando com o guibb via mp...
ele nao quer um carro de competição.... quer apenas um carro mais esperto
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me desculpa, mas a matem?tica não erra
isso é uma verdade… a matem?tica num erra... mas quem a aplica as vezes erra ao coletar dados ou assumir valores ou f?rmulas
não que seja (ou não) o caso... mas tem que tomr cuidados... vc assume cilindros perfeitos e coisa e tal... e nem sempre o são...
o mano montou um 3.0 de omega, antes de comprar os pistões calculou tudo certinho pra dar taxa de 8,5:1... na hora de montar cubicou e ficou com 9,2:1...refez os calculos um monte de vez... aí foi ver e ficou assim... o cara informou que ?ra algo tipo xx,yy e ?ra xx,yz...a? esse errinho propagou com um errinho de altura da junta e coisa e tal e deu essa diferença na taxa...
por isso o certo é cubicar mesmo a camara, ainda mais se o pistão num for reto (tiver domo ou rebaixo) e se tem ou não luz (fica no pms exatamente na altura do bloco ou passa ou fica abaixo)...
são os detalhes... que mudam o destino de uma batalha...e de toda uma nação (acho que é do livro o a arte da guerra )
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fun, vc sabe quem ?, hehehe, nao mudou, nao…
tiago scartozzoni, estranho hein irmao... teve amigo ap 2.0 que rebaixou 3,5mm mais pistão alcool e bateu 15,5... vai saber..
alias fun, em qual preparador vc leva? to precisando de achar um cara mais serio no que faz...
bem lembrado duka... não quero carro de 150 hp... só quero mais economia e um tipo 1.6 forte (se comparado a um tipo 1.6 original). tava conversando com o duka e vou trocar pistão pra alcool e rebaixar o bloco (se for possível) em 1,5mm.. dai sim, terei 15,x de taxa.. do jeito que eu quero.. se nao der pra tirar tudo isso no bloco, tiro mais no cabeçote, vejo se é possivel uma junta de aão mais fino e é isso ai...
over, claro que vc está certo... nao adianta usar a formula certa e pensar certo se os dados forem incorretos.. mas a gente parte da premissa do motor original de fabrica com os dados do manual.. sendo assim os calculos acima estão corretos..
esse negocio de peso do carro é pra quem quer arrancar, tirar ato proib?do (eu tenho total consciencia de que essa atividade é ilegal e assumo todas as responsabilidades pela minha citação), e bla bla bla... quando saiu da fabrica era pesado do mesmo jeito, nao era? então pronto.. do jeito que ele é pesado quero melhorar o rendimento.. nao comparando com um gol ou pra tirar ato proib?do (eu tenho total consciencia de que essa atividade é ilegal e assumo todas as responsabilidades pela minha citação), com bm 130, golf t e etc... so quero um carro melhor do jeito que ele ?...
abraçoss
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guibb, em gyn o melhor pra fazer esse servião é o klauss…
na verdade mesmo, o proprio klauss é um terceirizador de serviços... ele desmonta tudo, manda seu cabeçote pra futucar, manda o bloco pra retifica, manda volante e borboleta pro torno e depois monta tudo de novo hehehehe
no meu carro eu fiz um pouco diferente... parei o carro num mecanico de confian?a que sabe como desmontar/montar um marea e eu mesmo levei o cabeçote onde eu achei que deveria, mandei o bloco pra retifica, e mandei o volante e borboleta pro torno... depois ele soh montou tudo de novo... isso agiliza o serviço, pois comigo de cima o tempo todo, ninguem fica enrolando pra fazer o trampo...
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cuidado com essa historia de tirar do bloco
se nao for bem calculado, pode ser que os pistoes comecem atingir o cabecote.
rebaixar 1,5mm do bloco do ap, conhecendo o motor, duvido que o calo dos pistoes nao marretem o cabecote.
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pois é fun… isso é complicado.. na verdade meu mecanico faz isso tbm.. mas de boa, quando for trocar o pistão eu mesmo vou fazer os calculos e medir o volume total.. mas de boa, quero primeiro pegar o carro e sentir se pelo menos ficou mais legal de dirigir.. tem muita coisa ainda pra chegar na taxa que quero..
bem fabio lima, quando eu for rebaixar o bloco, se eu realmente for fazer isso, vou analisar o maximo que pode ser rebaixado.. pode ter certeza que vou tomar esse cuidado com o pistão bater nas valvulas e tal.. até porque o cabeçote em si já foi rebaixado algo em torno de 1,5mm.. se der, vou rebaixar mais ainda somente o cabeçote..
mas, chegando nos 15:1 de taxa eu paro, hehe...
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? o que tambem acho lost… por isso postei isso aqui..
tenho os dados do manual do carro, com taxa original, volume de cada cilindro.. como descrito nos calculos...
preparador é pura enrolação… e que cres?a o diy
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realmente generalizar não é o caminho
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pois é fun… isso é complicado.. na verdade meu mecanico faz isso tbm.. mas de boa, quando for trocar o pistão eu mesmo vou fazer os calculos e medir o volume total.. mas de boa, quero primeiro pegar o carro e sentir se pelo menos ficou mais legal de dirigir.. tem muita coisa ainda pra chegar na taxa que quero..
bem fabio lima, quando eu for rebaixar o bloco, se eu realmente for fazer isso, vou analisar o maximo que pode ser rebaixado.. pode ter certeza que vou tomar esse cuidado com o pistão bater nas valvulas e tal.. até porque o cabeçote em si já foi rebaixado algo em torno de 1,5mm.. se der, vou rebaixar mais ainda somente o cabeçote..
mas, chegando nos 15:1 de taxa eu paro, hehe...
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nao digo bater nas valvulas, mas sim na propria face dele…
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eu monto tudo em uma oficina do néna no emtro guilehrmina z/l de sp, mas ele é meio temimoso ams eu gosto da montagem dele, mas quando e?rpa se fazer cavidade em pistao ou qualquer alteração, calcular qualquer coisa eu vou no rival do néna que é a equipe ferretto o nelson kkkkk nenhum sabe que eu vou em um e depois o outro eu ja chego com as respostas, e claro com a ajudada galera dos foruns também, kkk em calculos eu só confio no nelson, diz ele que antes de testar na pratica tem que dar certo na etoria, mesmoq ue so na pratica de certo e a teoria é errada memsoque funcione se torna algo inseguro e duvidoso ehheheh é complicado essas coisas, antes dagente mandar alguém afzer algo temos q ter certeza de que a pessoa sabe o q esta fazendo
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rebaixar o bloco so da ate o pistao ficar no max a 0,6mm pra fora do bloco…. pois ainda teria um espaço de 0,1mm pro pistao nao colidir com o cabeçote…
a unica excessao que eu conheão é o motor do tipo 16v que parte da camara é cilindrica e pode acolher o pistao dentro dela...
mas tbem, deixando com apenas 0,1mm de folga o primeiro passe que o cabeçote sofrer ja era.... so usando uma junta mais grossa....
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na grande maioria dos motores, quando quer aumentar bastante a taxa de compressão não vale a pena taxar cabeçote, já que a c?mara do cabeçote não é cilindrica, isto ?, se taxar em 1mm o bloco vai dar mais taxa do que taxar em 1mm o cabeçote, isso é fato.
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\por isso sou contra tirar lacas do cabeçote pra conseguir taxa. e quem me falou isso foi meu mecanico/preparador q sempre me da umas aulas.
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rebaixar o bloco so da ate o pistao ficar no max a 0,6mm pra fora do bloco…. pois ainda teria um espaço de 0,1mm pro pistao nao colidir com o cabeçote…
a unica excessao que eu conheão é o motor do tipo 16v que parte da camara é cilindrica e pode acolher o pistao dentro dela...
mas tbem, deixando com apenas 0,1mm de folga o primeiro passe que o cabeçote sofrer ja era.... so usando uma junta mais grossa....
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