Mapeando inje?
-
sei que existem varias tabelas de correção que são usadas em cima da estratégia principal. mas supondo que a estratégia principal seja map x rpm e que exista uma tabela de correção de temperatura do ar admitido.
quando a estratégia principal é criada vamos supor que seja criada a 25? c. depois é criada a tabela de correção pela temperatura do ar admitido.
bem a minha duvida ?: supondo que a tabela de correção do ar admitido seja de -10? c até 60? c. a estratégia principal (map x rpm) é aferida novamente em todo o leque de temperaturas, ou apenas em um ponto de map x rpm é aferido em todas as temperaturas e da? se deduz o quanto de diferença de combustável será necessário para as outras condições de map x rpm dependendo da temperatura. ou seja, por exemplo, cria-se uma tabela map x rpm com todas as pressões de admissão e rotações do motor numa temperatura fixa, por exemplo, 25? c. depois eles repetem a operação novamente de todas as map x rpm em todas as outras temperaturas ou fixam num único ponto de map x rpm e aí sim medem em todas as outras temperaturas. aí acham que, por exemplo, o tempo de injeção em 15? c é 10% maior do que em 25? e sempre aplicam esses 10% em todas as condições de map x rpm quando a variação for essas de 25? c para 15? c.
-
cara, posso estar viajando pra caramba… mas vou deixar aqui o que eu penso que seja, ok?
daqui a pouco vem os doutores no assunto pra adicionar e/ou corrigir e etc...
penso o seguinte:
a leitura da temperatura é feita no momento da partida do motor. e só aí.
e a partir desta leitura, é aplicado um fator de correção em cima da tabela de mapxrpm. esta tabela pode ser única, dependendo do algoritmo que a ecu usa. então, essa leitura de sensor seria aplicado meio que como uma constante multiplicadndo o valor de mapxrpm.
outros sensores, como lambda, penso que são constantemente lidos, e seus valores de leitura também causariam uma aplicação de fator de correção no mapxrpm, ponto a ponto da tabela, sacou? uma parada mais discreta , matematicamente dizendo.
certamente delirei nesse comentário, até porque meu conhecimento nisso também é discreto .
[]s
-
a forma que corrige depende de cada modelo de injeção e fabricante…
tem central que a correção de temperatura é feita por carga, ou seja pra cada temperatura existe uma correção para cada carga (seja estabilizada, seja o valor de map direto - o que é diferente).
em algumas centrais a correção é percentual, em outras acr?scimo direto do valor final
vixe...? complicado pacas porque depende muito
-
p manter em (lambda 1) estequiometria perfeita
acho q a sonda passa informação e a central corrige isso tudo.
em wot não acontece isso.
[snapback]629952[/snapback]
mais em wot a ecu ainda monitora temperatura da agua e ar e o sensor de detonação?n?.
-
mais em wot a ecu ainda monitora temperatura da agua e ar e o sensor de detonação?n?.
[snapback]629996[/snapback]
monitora sim …. e dependendo da ecu usa valor de lambda sim ...nem que seja pra comparar com padrao pra por o carrro em modo go home se necessario ..
creio que alguma corre?ao em wot exista .. senao o carro original de fabrica teria problemas com varia?oes de temperatura em uma pisada longa de quinta marcha por exemplo .. e da pra ver que nao tem ... mesmo se vc lacrar o po numa retona de 5 km ... o carro nao vai apresentar varia?oes grandes de msitura se sair de uma regiao que teja a 20 graus e entre numa que esta a 15 por exemplo...
sei la .. meu entendimento eh esse
-
mais em wot a ecu ainda monitora temperatura da agua e ar e o sensor de detonação?n?.
[snapback]629996[/snapback]
? fácil saber se existe algum tipo correção em wot
? só colocar uma resistencia de regulagem (trimpot) nos sensores da água e do ar…........colocar o lambda meter e tochar o po na estrada p ver se altera a regulagem (fator lambda) variando a resist?ncia.
-
com certeza… todos os sensores são usados pra compor o tempo de injeção, apenas a sonda narrow é que é desprezada (porque ela só enxerga fator lambda = 1, não faz sentido usa-la fora disso sabendo que num se tem garantia do que está ocorrendo).
temperatura da agua, do ar, tps, sensor de carga (maf, hlfm, map), knock sensor são sempre usados pra compor tempos de injeção/avanço no motor.
normalmente temperatura (agua e ar) são correções (agregados ao tempo b?sico de injeção), tps é mais usado pra estado (ml, meia carga e wot) e sensor de carga pra definir qual a massa de ar admitida.
sonda narrow é usada pra manter o fator lambda em 1 em carga constante, seja ml ou meia carga...em wot é desprezada.
sonda wide (como nas me7.x) é uma duvida, dizem que não é usada pra compor tempo de injeção, mas a gente sabe que ela ajuda a compor pelo menos algum tipo de correção, e empiricamente a gente sabe que ela ajuda em plena carga tbm...
só que o qto a sonda modifica o tempo de injeção depende de cada central.
por exemplo o tempo de injeção ti pode ser algo parecido com o que vou descrever abaixo (não obrigatériamente isso, mas algo parecido)
tbi: tempo b?sico de injeção
tbi = f(carga x rpm, tps) ou seja é uma função da carga pra cada rpm em uma determinada condição do motor (ml, meia carga, wot)
no caso de defeito no sensor de carga a central tem como estipular a carga usando o tps, mas com menor precisão - go home
cts = temperatura da água
iat = temperatura do ar
tic = tempo de injeção corrigido
tic = tbi + f(cts x carga) + f(iat x carga)
ou
tic = tbi x f(cts x carga) x f(iat x carga)
se ocorrer defeito no sensor de temperatura da agua e o motor acabar de ser ligado a central considera a temperatura do ar e acrescenta um valor fixo a cada intervalo de tempo até considerar o motor plenamente aquecido.
se ocorrer defeito no sensor de temperatura do ar normalmente considera um valor de ref?ncia (geralmente entre 17~25?c)
ti = tic + blm
onde blm = f(sonda, tps)
porém blm é uma tabela que é constru?da na memória ram da central, por rpm sem considerar carga..desta forma a tabela tem pra cada rpm um valor de passo adicionado
cada passo tem um valor de acr?scimo de tempo de injeção, por exemplo a central descobre que a 2.400rpm ela sempre precisa de 10 passos de sonda pra manter o fator lambda em 1, estes 2 passos representam cada um digamos 0,15ms
ela vai somar 0,3ms a esta rotação...
portanto o blm não leva em conta a carga, apenas se tem sempre que enriquecer ou empobrecer em determinada rotação no máximo vc consegue carregar os 128 passos de sonda em enriquecer alguma coisa, normalmente o enriquecimento fica entre 15 e 25% do tic
-
esqueci de um detalhe
toda vez que vc modifica o ?ngulo da borboleta (nas centrais drive by wire é um pouco diferente) é necessário fazer um enriquecimento,
esse enriquecimento é dado por um tempo de injeção suplementar, adicionado ao ti
tis = f(rpm, tps) ou
tis = f(rpm, tps x carga)
ti2 = tic + tis
nesse caso não existe correção por blm, esta ocorre apenas em carga constante
ou seja esse valor nunca é corrigido pela sonda narrow.
já o funcionamento da wide ainda num é totalmente conhecido… mas provavelmente não afeta o tis e apenas o ti ou ti2
-
esqueci de um detalhe
toda vez que vc modifica o ?ngulo da borboleta (nas centrais drive by wire é um pouco diferente) é necessário fazer um enriquecimento,
esse enriquecimento é dado por um tempo de injeção suplementar, adicionado ao ti
tis = f(rpm, tps) ou
tis = f(rpm, tps x carga)
ti2 = tic + tis
nesse caso não existe correção por blm, esta ocorre apenas em carga constante
ou seja esse valor nunca é corrigido pela sonda narrow.
já o funcionamento da wide ainda num é totalmente conhecido… mas provavelmente não afeta o tis e apenas o ti ou ti2
[snapback]630214[/snapback]
mas o tis é adicionado ao ti ou adicionado ao tic?
quais são as diferenças em fly by wire?
-
se quebrar o sensor de rpm o carro nem liga, ele vai achar que num foi dado partida ou que morreu…
a estratégia é simples, ao dar a partida a central pulsa os bicos pra partida (que depende da temperatura da agua e do ar apenas e somente, ou no máximo com tbm a pressão atmosf?rica) fica olhando o sensor de rotação... qdo passa de um certo valor ela entende que o motor ligou e passa a usar os mapas... se ela num ve rotação acha que num pegou... aí num começa a pulsar nunca