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Mapeando inje?

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #4

    p manter em (lambda 1) estequiometria perfeita

    acho q a sonda passa informação e a central corrige isso tudo. :teteto:

    em wot não acontece isso. :d

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    • L Offline
      L Offline
      LeonardoZ
      escreveu em última edição por
      #5

      tuchou o po a inje?ao manda sem dá

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        jefferson parizati
        escreveu em última edição por
        #6

        p manter em (lambda 1) estequiometria perfeita

        acho q a sonda passa informação e a central corrige isso tudo. :teteto:

        em wot não acontece isso. :d

        [snapback]629952[/snapback]

        mais em wot a ecu ainda monitora temperatura da agua e ar e o sensor de detonação?n?.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          ruiak
          escreveu em última edição por
          #7

          mais em wot a ecu ainda monitora temperatura da agua e ar e o sensor de detonação?n?.

          [snapback]629996[/snapback]

          monitora sim …. e dependendo da ecu usa valor de lambda sim ...nem que seja pra comparar com padrao pra por o carrro em modo go home se necessario ..

          creio que alguma corre?ao em wot exista .. senao o carro original de fabrica teria problemas com varia?oes de temperatura em uma pisada longa de quinta marcha por exemplo .. e da pra ver que nao tem ... mesmo se vc lacrar o po numa retona de 5 km ... o carro nao vai apresentar varia?oes grandes de msitura se sair de uma regiao que teja a 20 graus e entre numa que esta a 15 por exemplo...

          sei la .. meu entendimento eh esse

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #8

            mais em wot a ecu ainda monitora temperatura da agua e ar e o sensor de detonação?n?.

            [snapback]629996[/snapback]

            ? fácil saber se existe algum tipo correção em wot

            ? só colocar uma resistencia de regulagem (trimpot) nos sensores da água e do ar…........colocar o lambda meter e tochar o po na estrada p ver se altera a regulagem (fator lambda) variando a resist?ncia.

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #9

              com certeza… todos os sensores são usados pra compor o tempo de injeção, apenas a sonda narrow é que é desprezada (porque ela só enxerga fator lambda = 1, não faz sentido usa-la fora disso sabendo que num se tem garantia do que está ocorrendo).

              temperatura da agua, do ar, tps, sensor de carga (maf, hlfm, map), knock sensor são sempre usados pra compor tempos de injeção/avanço no motor.

              normalmente temperatura (agua e ar) são correções (agregados ao tempo b?sico de injeção), tps é mais usado pra estado (ml, meia carga e wot) e sensor de carga pra definir qual a massa de ar admitida.

              sonda narrow é usada pra manter o fator lambda em 1 em carga constante, seja ml ou meia carga...em wot é desprezada.

              sonda wide (como nas me7.x) é uma duvida, dizem que não é usada pra compor tempo de injeção, mas a gente sabe que ela ajuda a compor pelo menos algum tipo de correção, e empiricamente a gente sabe que ela ajuda em plena carga tbm...

              só que o qto a sonda modifica o tempo de injeção depende de cada central.

              por exemplo o tempo de injeção ti pode ser algo parecido com o que vou descrever abaixo (não obrigatériamente isso, mas algo parecido)

              tbi: tempo b?sico de injeção

              tbi = f(carga x rpm, tps) ou seja é uma função da carga pra cada rpm em uma determinada condição do motor (ml, meia carga, wot)

              no caso de defeito no sensor de carga a central tem como estipular a carga usando o tps, mas com menor precisão - go home

              cts = temperatura da água

              iat = temperatura do ar

              tic = tempo de injeção corrigido

              tic = tbi + f(cts x carga) + f(iat x carga)

              ou

              tic = tbi x f(cts x carga) x f(iat x carga)

              se ocorrer defeito no sensor de temperatura da agua e o motor acabar de ser ligado a central considera a temperatura do ar e acrescenta um valor fixo a cada intervalo de tempo até considerar o motor plenamente aquecido.

              se ocorrer defeito no sensor de temperatura do ar normalmente considera um valor de ref?ncia (geralmente entre 17~25?c)

              ti = tic + blm

              onde blm = f(sonda, tps)

              porém blm é uma tabela que é constru?da na memória ram da central, por rpm sem considerar carga..desta forma a tabela tem pra cada rpm um valor de passo adicionado

              cada passo tem um valor de acr?scimo de tempo de injeção, por exemplo a central descobre que a 2.400rpm ela sempre precisa de 10 passos de sonda pra manter o fator lambda em 1, estes 2 passos representam cada um digamos 0,15ms

              ela vai somar 0,3ms a esta rotação...

              portanto o blm não leva em conta a carga, apenas se tem sempre que enriquecer ou empobrecer em determinada rotação no máximo vc consegue carregar os 128 passos de sonda em enriquecer alguma coisa, normalmente o enriquecimento fica entre 15 e 25% do tic

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #10

                esqueci de um detalhe

                toda vez que vc modifica o ?ngulo da borboleta (nas centrais drive by wire é um pouco diferente) é necessário fazer um enriquecimento,

                esse enriquecimento é dado por um tempo de injeção suplementar, adicionado ao ti

                tis = f(rpm, tps) ou

                tis = f(rpm, tps x carga)

                ti2 = tic + tis

                nesse caso não existe correção por blm, esta ocorre apenas em carga constante

                ou seja esse valor nunca é corrigido pela sonda narrow.

                já o funcionamento da wide ainda num é totalmente conhecido… mas provavelmente não afeta o tis e apenas o ti ou ti2

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Rafael16V
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  sonda wide (como nas me7.x) é uma duvida

                  [snapback]630212[/snapback]

                  astra flex usa sonda wide? :humpft:

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    astra flex usa sonda wide?  :humpft:

                    [snapback]630250[/snapback]

                    não.

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rafael16V
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      não.

                      [snapback]630327[/snapback]

                      pois é, estranhei pelo fato de usar me7 mas usar sonda de 4 fios (wide são 5 fios, né?)

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        pois é, estranhei pelo fato de usar me7 mas usar sonda de 4 fios (wide são 5 fios, né?)

                        [snapback]630416[/snapback]

                        já vê sonda wide c 5, 6 e até 8 fios.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          esqueci de um detalhe

                          toda vez que vc modifica o ?ngulo da borboleta (nas centrais drive by wire é um pouco diferente) é necessário fazer um enriquecimento,

                          esse enriquecimento é dado por um tempo de injeção suplementar, adicionado ao ti

                          tis = f(rpm, tps) ou

                          tis = f(rpm, tps x carga)

                          ti2 = tic + tis

                          nesse caso não existe correção por blm, esta ocorre apenas em carga constante

                          ou seja esse valor nunca é corrigido pela sonda narrow.

                          já o funcionamento da wide ainda num é totalmente conhecido… mas provavelmente não afeta o tis e apenas o ti ou ti2

                          [snapback]630214[/snapback]

                          mas o tis é adicionado ao ti ou adicionado ao tic?

                          quais são as diferenças em fly by wire?

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            soma e multiplicação são a mesma operação repetida vêrias vezes… então depende da arquitetura... tanto faz... na maioria é soma, mais facil...

                            drive by wire vc pensa em gerar torque... muda um pouco o jeito de pensar

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              mas o tempo suplementar é adicionado ao tempo de injeção corrigido pela blm ou pelo tempo de injeção sem a correção de blm?

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #18

                                ta na formula…

                                blm só é usado pra carga constante, deu po no acelerador num usa blm

                                t1 e t2 um pra carga constante, outro pra qdo varia a carga (que varia com o tps)

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fabio
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  e quando quebra o sensor de rpm como fica?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
                                    O Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    se quebrar o sensor de rpm o carro nem liga, ele vai achar que num foi dado partida ou que morreu…

                                    a estratégia é simples, ao dar a partida a central pulsa os bicos pra partida (que depende da temperatura da agua e do ar apenas e somente, ou no máximo com tbm a pressão atmosf?rica) fica olhando o sensor de rotação... qdo passa de um certo valor ela entende que o motor ligou e passa a usar os mapas... se ela num ve rotação acha que num pegou... aí num começa a pulsar nunca

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #21

                                      certa vez li que o astra 16v dava pau direto nesse sensor e aí a luz da injeção acendia.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        tem 2 tipos de defeito, um é qdo o sensor num dispara nenhuma vez (queimado) aí num liga… em outro defeito, mais dificil de acontecer ele marca valores errados, geralmente em rotação baixa funciona razoavelmente normal, mas de meio giro pra cima o carro fica esquisito (porque a central procura o mapa na rpm errada)

                                        o sensor que mais costuma dar pau no astra 16v é o de fase, que é responsável pra injeção ser sequencial, os 8v são por bancada e não tem esse sensor

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          se quebrar o sensor de rpm o carro nem liga, ele vai achar que num foi dado partida ou que morreu…

                                          a estratégia é simples, ao dar a partida a central pulsa os bicos pra partida (que depende da temperatura da agua e do ar apenas e somente, ou no máximo com  tbm a pressão atmosf?rica) fica olhando o sensor de rotação... qdo passa de um certo valor ela entende que o motor ligou e passa a usar os mapas... se ela num ve rotação acha que num pegou... aí num começa a pulsar nunca

                                          [snapback]630777[/snapback]

                                          a central é esperta :fppt: :d :ban:

                                          1 Resposta Última resposta

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