Qual a diferença??
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de olho….
eu sempre achei q medir com multimetro, ou banda larga ia dar resultados c não mt parecidos, iguais...
mas pelo q entendi o gaucho falar, são bem distintos os valores...
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mult?metro e hallmeter são, se tiverem bem aferidos, a mesma coisa. um hallmeter pega um valor de tensão e converte isso pra uma escala luminosa.
geralmente usa uma sonda convencional, (1, 2, 3 ou 4 fios) que é projetada para funcionar no carro para controle de emissões, embora seja razoável (longe de perfeita) pra um acerto de mistura em plena carga pq a tensão varia com a temperatura de funcionamento.
já a sonda wide usa um controlador, que lá a temperatura de operação da sonda, e aplica uma diferença de potencial (o que chamam de bomba de oxig?nio ) p/ manter o potencial de uma outra c?lula constante… baseado na temperatura de trabalho e na tensão aplicada pelo controlador na sonda, ele tem um valor de quanto oxig?nio está em excesso na mistura, ou faltando na mistura, assim te dá um valor de mistura mais próximo do real do que uma sonda comum.
mais aqui : http://www.hondaclub.com.br/internas.aspx?id=1≻=66&ss=200
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multimetro = hallmeter.
já a wide é a sonda p/ acerto.
o que eu vejo de ruim na narrow é que a leitura não é precisa. no injetado varias vezes eu com alimentação gorda e a sonda marcando com se estivesse dando falta.
hj eu não confio numa narrow p/ acertar. o legal é acertar com a wide e depois deixar a narrow, mas tendo um parametro.
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certo, mas tem alguma semelhan?a c ligar uma sonda wide em um hall? ou ele nem le uma wide…
quanto ao carro estar gordo e mostrar q ta pobre, eh meio q normal... vem mt alcool, e acaba lavando a sonda, e ela marca totalmente errado...
por isso q falei q uso sonda so pra saber c algo mudou no carro, pra acertar ainda vou mais no feeling mesmo...
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certo, mas tem alguma semelhan?a c ligar uma sonda wide em um hall? ou ele nem le uma wide…
quanto ao carro estar gordo e mostrar q ta pobre, eh meio q normal... vem mt alcool, e acaba lavando a sonda, e ela marca totalmente errado...
por isso q falei q uso sonda so pra saber c algo mudou no carro, pra acertar ainda vou mais no feeling mesmo...
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foi bastante discutido nesse tópico:
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=31965
tem bastante informação lá.
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hehe e acertar dando umas puxadas e vendo a cor das velasó sei que dá pra fazer isso, mas gostaria de saber se nao chega a ser melhor q todos pois a cor da vela é definida de acordo com uma reação que acontece dentro do motor
rola fazer isso?
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hehe e acertar dando umas puxadas e vendo a cor das velasó sei que dá pra fazer isso, mas gostaria de saber se nao chega a ser melhor q todos pois a cor da vela é definida de acordo com uma reação que acontece dentro do motor
rola fazer isso?
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old school.
sem dúvidas é um ?timo método, sem falar que é garantido.
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não so a cor das velas… tem q sentir mesmo... ver como o motor c comporta, e confirma com a cor das velas...
mas o q eu ainda quero saber...
0,86, 0,90 etc... de sonda normal, seria equivalente a quanto em uma sonda wide?
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não so a cor das velas… tem q sentir mesmo... ver como o motor c comporta, e confirma com a cor das velas...
mas o q eu ainda quero saber...
0,86, 0,90 etc... de sonda normal, seria equivalente a quanto em uma sonda wide?
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sem dúvidas. quem acerta assim tem que ter o feeling .
eu já não conseguiria, porque mal e mal ouão batida de pino.
não sei te falar o quanto equivale.
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tenta ouvi batida de pino em carro sem escapamento
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alguns detalhezinhos….
1- note que a curva de narrow em azul tem 2 bra?os pra onde o afr é menor do que 14,7 (fator lambda inferior a 1, portanto mais rico e portanto onde dá mais potência)
isso acontece porque dependendo da temperatura do escape ela marca um valor diferente, qto mais quente menor o valor que ela marca.
ou seja pra mesma relação ar-combustivel vc pode ter de 830 a 930mv na narrow... ou seja acima de 780mv só garante que o fator lambda é menor que 1 (ou seja rico), mas não garante qto rico está.
pode-se ver que enriquecendo até fator lambda 0,86 vc ganha potência... acima disso vc perde... entaum com a narrow vc não sabe o qto rico está, apenas que está rico.
2- fator lambda é a divisão da relação ar combustivel
pra gasolina pura
fator lambda = 1 representa afr de 14,7:1
máxima potência acontece com afr de cerca de 12,8~12,6:1
fator lambda para máxima potência = 12,6/14,7 = 0,857
o valor medido no multimetro é o valor de voltagem, em mv (mil?simo de volt) tudo o que estiver entre 150 e 750mv é fator lambda =1, tudo o que estiver acima de 750mv é fator lambda menor do que 1 (mas não sabe quanto menor)
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ah…
3- cor das velas...
tem uns problemas... pra dar resultado precisa de interpretação da cor, coisa que não existe um valor fixo... é subjetivo achar que tá marron ou tá mais pra preto ..além do mais cai na mesma coisa que a narrow, não diz o qto ta rico, apenas que tá rico ou naum.
outro é que pra marcar certo vc precisa aquecer a vela...a? dá um pau no carro forte e em todas as condições...parar rapidamente sem andar devagar com o carro, tirar as velas correndo pra saber a cor.
qdo num tinha mais o que olhar ...?ra o que diferenciava..hoje melhor que isso é ter uma narrow e melhor que a narrow uma wide...
tecnologia... facilita e deixa mais apurado o resultado...
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ah…
3- cor das velas...
tem uns problemas... pra dar resultado precisa de interpretação da cor, coisa que não existe um valor fixo... é subjetivo achar que tá marron ou tá mais pra preto ..além do mais cai na mesma coisa que a narrow, não diz o qto ta rico, apenas que tá rico ou naum.
outro é que pra marcar certo vc precisa aquecer a vela...a? dá um pau no carro forte e em todas as condições...parar rapidamente sem andar devagar com o carro, tirar as velas correndo pra saber a cor.
qdo num tinha mais o que olhar ...?ra o que diferenciava..hoje melhor que isso é ter uma narrow e melhor que a narrow uma wide...
tecnologia... facilita e deixa mais apurado o resultado...
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o problema de olhar as velas é que pode ser tarde d+. tem que ter muita experiencia p/ tal.
eu não me atrevo. mal e mal com a sonda wide e alguns botões p/ apertar.
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não so a cor das velas… tem q sentir mesmo...
a gente poderia abrir 1 tópico só p analisar resultados e gr?ficos de dino.
existem gr?ficos lisos e outros q parecem 1 eletrocardiograma
se existem preparadores q conseguem regular motor de ouvido, cheirando/dedando o escape, olhando as velas, pir?metro, hallmeter, volt?metro
imaginem eles regulando c aparelho específico p isso
p regular 1 motor tendo/conhecendo os aparelhos certos…..........não precisa entender nada de mecânica.
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estequiometria perfeita, tb chamada de lambda 1
refere-se a união de mol?culas de ar + combustável p q exista a queima ideal.
p gasolina a situação ideal são 14,7 mol?culas de ar p 1 de combustável.
p álcool em torno de 9:1
metanol snme 5:1
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considerando que todo o combustável virou co2, é exatamente isso
eu tenho que achar um gr?fico que mostra a entalpia do carbono, quando queimado, a energia que libera quando vira mon?xido de carbono, e, depois quando vira di?xido de carbono …
? bem interessante, apesar de não ter muito a ver com o proposito do tópico
eu e minhas desvirtuações...
hehehehehe
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pois eh eu regulo meu carro dentro do meu or?amento… então como não tenho dinheiro pra comprar equipamentos modernos, uso o old scholl mesmo...
outra mexo so no meu carro, então não tenho prazo de entrega do veiculo, c demorar 1 dia, 1 semana, 1 mes pra regular d boa, me divirto mt com isso
e o q vc falou tem mt por ai, vc leva o carro em uma oficina especializada em ie, e o cara liga o computador la, olha o erro, mas não faz a minima ideia do q seja, so faz o q manda o computador manda
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olha eu aqui denovo galera…
então pra falar bem a verdade, eu tinha lido varias vezes sobre sonda narrow e a banda larga, mas naum conseguia entender a diferença entre elas.
pois bem, depois da explicação da galera começou a clariar as ideias hehehe
ai eu resolvi ler o manual da wbo2 da fueltech... o manual é excelente, sugiro que leiam.
http://www.fueltech.com.br/tw1/contas/tecn…fm_v23-site.zip
pequeno o manual e muito bom. agora acho q consegui entender a diferença entre elas.
agora também consegui entender o meu caso, no qual eu to me virando com um hallmeter aqui. o problema do hallmeter é que a luz amarela ou verde, apenas indica uma faixa em mv q a sonda esta lendo… naum se ao certo o quanto esta.
mas assim q eu puder, concerteza vou comprar uma sonda wide band.
abraços galera