Qual a diferença??
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hehe e acertar dando umas puxadas e vendo a cor das velasó sei que dá pra fazer isso, mas gostaria de saber se nao chega a ser melhor q todos pois a cor da vela é definida de acordo com uma reação que acontece dentro do motor
rola fazer isso?
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hehe e acertar dando umas puxadas e vendo a cor das velasó sei que dá pra fazer isso, mas gostaria de saber se nao chega a ser melhor q todos pois a cor da vela é definida de acordo com uma reação que acontece dentro do motor
rola fazer isso?
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old school.
sem dúvidas é um ?timo método, sem falar que é garantido.
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não so a cor das velas… tem q sentir mesmo... ver como o motor c comporta, e confirma com a cor das velas...
mas o q eu ainda quero saber...
0,86, 0,90 etc... de sonda normal, seria equivalente a quanto em uma sonda wide?
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não so a cor das velas… tem q sentir mesmo... ver como o motor c comporta, e confirma com a cor das velas...
mas o q eu ainda quero saber...
0,86, 0,90 etc... de sonda normal, seria equivalente a quanto em uma sonda wide?
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sem dúvidas. quem acerta assim tem que ter o feeling .
eu já não conseguiria, porque mal e mal ouão batida de pino.
não sei te falar o quanto equivale.
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tenta ouvi batida de pino em carro sem escapamento
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alguns detalhezinhos….
1- note que a curva de narrow em azul tem 2 bra?os pra onde o afr é menor do que 14,7 (fator lambda inferior a 1, portanto mais rico e portanto onde dá mais potência)
isso acontece porque dependendo da temperatura do escape ela marca um valor diferente, qto mais quente menor o valor que ela marca.
ou seja pra mesma relação ar-combustivel vc pode ter de 830 a 930mv na narrow... ou seja acima de 780mv só garante que o fator lambda é menor que 1 (ou seja rico), mas não garante qto rico está.
pode-se ver que enriquecendo até fator lambda 0,86 vc ganha potência... acima disso vc perde... entaum com a narrow vc não sabe o qto rico está, apenas que está rico.
2- fator lambda é a divisão da relação ar combustivel
pra gasolina pura
fator lambda = 1 representa afr de 14,7:1
máxima potência acontece com afr de cerca de 12,8~12,6:1
fator lambda para máxima potência = 12,6/14,7 = 0,857
o valor medido no multimetro é o valor de voltagem, em mv (mil?simo de volt) tudo o que estiver entre 150 e 750mv é fator lambda =1, tudo o que estiver acima de 750mv é fator lambda menor do que 1 (mas não sabe quanto menor)
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ah…
3- cor das velas...
tem uns problemas... pra dar resultado precisa de interpretação da cor, coisa que não existe um valor fixo... é subjetivo achar que tá marron ou tá mais pra preto ..além do mais cai na mesma coisa que a narrow, não diz o qto ta rico, apenas que tá rico ou naum.
outro é que pra marcar certo vc precisa aquecer a vela...a? dá um pau no carro forte e em todas as condições...parar rapidamente sem andar devagar com o carro, tirar as velas correndo pra saber a cor.
qdo num tinha mais o que olhar ...?ra o que diferenciava..hoje melhor que isso é ter uma narrow e melhor que a narrow uma wide...
tecnologia... facilita e deixa mais apurado o resultado...
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ah…
3- cor das velas...
tem uns problemas... pra dar resultado precisa de interpretação da cor, coisa que não existe um valor fixo... é subjetivo achar que tá marron ou tá mais pra preto ..além do mais cai na mesma coisa que a narrow, não diz o qto ta rico, apenas que tá rico ou naum.
outro é que pra marcar certo vc precisa aquecer a vela...a? dá um pau no carro forte e em todas as condições...parar rapidamente sem andar devagar com o carro, tirar as velas correndo pra saber a cor.
qdo num tinha mais o que olhar ...?ra o que diferenciava..hoje melhor que isso é ter uma narrow e melhor que a narrow uma wide...
tecnologia... facilita e deixa mais apurado o resultado...
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o problema de olhar as velas é que pode ser tarde d+. tem que ter muita experiencia p/ tal.
eu não me atrevo. mal e mal com a sonda wide e alguns botões p/ apertar.
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não so a cor das velas… tem q sentir mesmo...
a gente poderia abrir 1 tópico só p analisar resultados e gr?ficos de dino.
existem gr?ficos lisos e outros q parecem 1 eletrocardiograma
se existem preparadores q conseguem regular motor de ouvido, cheirando/dedando o escape, olhando as velas, pir?metro, hallmeter, volt?metro
imaginem eles regulando c aparelho específico p isso
p regular 1 motor tendo/conhecendo os aparelhos certos…..........não precisa entender nada de mecânica.
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estequiometria perfeita, tb chamada de lambda 1
refere-se a união de mol?culas de ar + combustável p q exista a queima ideal.
p gasolina a situação ideal são 14,7 mol?culas de ar p 1 de combustável.
p álcool em torno de 9:1
metanol snme 5:1
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considerando que todo o combustável virou co2, é exatamente isso
eu tenho que achar um gr?fico que mostra a entalpia do carbono, quando queimado, a energia que libera quando vira mon?xido de carbono, e, depois quando vira di?xido de carbono …
? bem interessante, apesar de não ter muito a ver com o proposito do tópico
eu e minhas desvirtuações...
hehehehehe
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pois eh eu regulo meu carro dentro do meu or?amento… então como não tenho dinheiro pra comprar equipamentos modernos, uso o old scholl mesmo...
outra mexo so no meu carro, então não tenho prazo de entrega do veiculo, c demorar 1 dia, 1 semana, 1 mes pra regular d boa, me divirto mt com isso
e o q vc falou tem mt por ai, vc leva o carro em uma oficina especializada em ie, e o cara liga o computador la, olha o erro, mas não faz a minima ideia do q seja, so faz o q manda o computador manda
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olha eu aqui denovo galera…
então pra falar bem a verdade, eu tinha lido varias vezes sobre sonda narrow e a banda larga, mas naum conseguia entender a diferença entre elas.
pois bem, depois da explicação da galera começou a clariar as ideias hehehe
ai eu resolvi ler o manual da wbo2 da fueltech... o manual é excelente, sugiro que leiam.
http://www.fueltech.com.br/tw1/contas/tecn…fm_v23-site.zip
pequeno o manual e muito bom. agora acho q consegui entender a diferença entre elas.
agora também consegui entender o meu caso, no qual eu to me virando com um hallmeter aqui. o problema do hallmeter é que a luz amarela ou verde, apenas indica uma faixa em mv q a sonda esta lendo… naum se ao certo o quanto esta.
mas assim q eu puder, concerteza vou comprar uma sonda wide band.
abraços galera
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a sonda narrow usa o multimetro pra ler a leitura em mv. o hallmeter tb.. usa uma sonda narrow. a diferença do multimetro pro hallmeter é q ele traduz os mv em luzes pra vc ter um parametro…
a sonda wide band tem um aparelho especial que le e te da a informação em lambda.
da pra usar uma sonda wide com multimetro (n lembro onde vi isso)... mas fica meio gambiarra sei la...
custo da sonda é la seus 300 reais, e do aparelho é la seus 600 reais (o da fueltech sai mais ou menos isso)
abra
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pelo grafico, 0,86 ou 0,90 da sonda narrow, equivalem a de 1,70 a 2,50 na wide… quase toda a escala da wide... hehehe nao tem comparacao...
meu carro mesmo, com 900 de sonda ja ta falhando por excesso... ai diminui o combustivel um pouco (agora que troquei as velas voltei a mexer no acerto) e diminuindo o combustivel, consegui 950 na sonda sem falhar... pelo que eu percebi, chega um ponto de excesso, que dificulta a queima, e com queima menor, a leitura na sonda é invertida, vc ta pondo mais combustivel e lendo que ta mais pobre... ai que esta a pegadinha...
vou baixar mais um pouco pra ver... tb preciso ver a cor das velas novas, se nao tao esturricadas né... espero que com 0.7 nao va derreter pistao nem valvulas de escape, deus me livre...
não so a cor das velas… tem q sentir mesmo... ver como o motor c comporta, e confirma com a cor das velas...
mas o q eu ainda quero saber...
0,86, 0,90 etc... de sonda normal, seria equivalente a quanto em uma sonda wide?
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a gente poderia abrir 1 tópico só p analisar resultados e gr?ficos de dino.
existem gr?ficos lisos e outros q parecem 1 eletrocardiograma
se existem preparadores q conseguem regular motor de ouvido, cheirando/dedando o escape, olhando as velas, pir?metro, hallmeter, volt?metro
imaginem eles regulando c aparelho específico p isso
p regular 1 motor tendo/conhecendo os aparelhos certos…..........não precisa entender nada de mecânica.
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? isso mesmo
lah na central racing quem faz o acerto no dinam?metro é uma pessoa que só faz isso, especializado em ft. ele vai para o dino e faz o acerto fino, o kra soh faz isso, faz isso para vêrias preparadoras.
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? isso mesmo
lah na central racing quem faz o acerto no dinam?metro é uma pessoa que só faz isso, especializado em ft. ele vai para o dino e faz o acerto fino, o kra soh faz isso, faz isso para vêrias preparadoras.
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aqui no rio tem 1 cara q todos o chamam de bass
ele instala e regula unichip no dino (aprendeu c o lão multi)
os gr?ficos ficam perfeitos e lisos.
ele nunca foi/trabalhou de mecânico.
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pelo que eu entendi, entao, precisa de um controlador pra manter a temperatura da sonda wide… e esse controlador nao esta dentro dela, e sim em algum aparato externo...
gostaria de colocar uma sonda wide e medir com multimetro mesmo, pois to meio sem grana pra comprar um leitor de wide...
ela funcionaria ligando o aquecimento no pos chave e eu monitorando a mistura por essa escala de voltagem diferente apenas?