Webmotors chuta o balde com o vectra
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tirei de outro fórum essa reportagem do webmotors
**versão europoia do vectra, opel astra sedan é melhor
modelo tem motores mais modernos, mais equipamentos e deve custar menos que o original brasileiro**
(05-10-07) - na última terça-feira, dia 2 de outubro, foi apresentado oficialmente na europa o opel astra sedan, nome que o chevrolet vectra recebeu por lá para atender aos mercados da europa central e do leste europeu. com isso, é inevitável fazer uma comparação entre os dois modelos, teoricamente o mesmo carro, para ver em que po o brasil está no mundo. pelo resultado, nota-se que não tão bem quanto gostariamos.
apresentado como um notchback compacto, apesar de a tampa traseira não incluir o vidro, como é tradicional nos ?dois volumes e meio?, o opel astra sedan é o sótimo modelo da fam?lia astra na europa, que inclui os hatch de tr?s e cinco portas, o opc (versão esportiva do carro), o twin top (um cupo-cabriolet de virar a cabeça), a perua e uma minivan. o carro começou a ser fabricado em 23 de agosto deste ano na pol?nia, mais exatamente na planta de gliwice.
o modelo europeu tem o mesmêssimo entreeixos do chevrolet vectra: 2.703 mm, ou, menos exatamente, 2,70 m. o material de imprensa da opel dá conta de que o sed?, ou notchback, como eles preferem cham?-lo, usa a mesma plataforma da perua. diferenças mínimas de bitola (na frente, 1.448 mm no astra sedan e 1.484 mm; na traseira, 1.479 mm para o primeiro e 1.481 mm para o segundo) e comprimento (4.587 mm no europeu e 4.618 mm no brasileiro) poderiam sugerir que o carro usa mesmo a arquitetura do novo astra europeu, mas na mesma fábrica polonesa é produzida também a geração antiga do astra. em suma, o carro deve ser, estruturalmente falando, exatamente o mesmo que é vendido no brasil.
estranha, e digna de nota, é a diferença significativa no tamanho do porta-malas. o do opel astra sedan, medido pelo método vda, tem 490 l. o do chevrolet vectra, também medido pelo método vda, tem declarados 526 l. normalmente, os porta-malas dos modelos brasileiros são menores pela exig?ncia de um estepe. buscaremos uma explicação razoável para o fen?meno, mas a alegação possível da gm dever? ser que os dois modelos são diferentes. assim como a empresa afirma com a mão no coração que o prisma é um carro completamente diferente do celta, e não apenas sua versão sed?.
h? quatro opções de motores, duas a gasolina e duas a diesel. é aqui que a vantagem mais evidente da versão europoia aparece: todos são da fam?lia ecotec, bem mais modernos que os usados atualmente no brasil.
entre os que podem ser abastecidos com gasolina, h? um 1,6-litro de 115 cv a 6.000 rpm, com torque de 15,8 kgm a 4.000 rpm, e um 1,8-litro de 140 cv a 6.300 rpm, com bin?rio de 17,8 kgm a 3.800 rpm.
o vectra brasileiro, voltado a um poblico mais endinheirado, não tem a oferta de um motor 1,6-litro ou 1,8-litro que possa fazer frente ao 1.6 ecotec, até para não matar o astra sedan nacional, mas, se o fizesse, dificilmente encontraria um que rivalizasse com o europeu em potência e economia. na cidade, este ecotec faz 11,1 km/l e, na estrada, 18,2 km/l.
apesar de menor que o 2-litros do vectra, que tem 121 cv a 5.200 rpm e torque de 18,3 kgm a 2.600 rpm, o 1.8 ecotec é mais potente e mais econômico. faz 10 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada, contra 10,1 km/l em ciclo urbano e 15,1 km/l em rodovias (com gasolina) do motor brasileiro.
pelos mesmos motivos que o vectra não tem um motor 1,6-litro, o astra sedan não tem um maior que o 1.8 ecotec, mas bem que poderia usar o 2.2 direct ecotec, que equipa o vectra e rende 155 cv, ou até o 2.0 turbo ecotec, que gera até 240 cv. eles bateriam com folga o beberrão 2,4-litro do modelo topo de linha do vectra, que rende apenas 146 cv e tem torque de 23,1 kgm a 4.000 rpm.
a coisa toda fica pior ainda quando entram em cena os motores a diesel. eles não são tão potentes quanto os movidos a gasolina, mas apresentam excelente desempenho e uma economia de sentar e chorar… de inveja.
o 1.3 cdti ecotec rende 90 cv a 4.000 rpm e 20,4 kgm de torque já a 1.750 rpm. a máxima do carro, com este motor, é de razoáveis 172 km/h, muito mais do que qualquer estrada brasileira permitiria. o consumo, na cidade, é de **15,4 km/**l na estrada, ele anda 23,3 km com um litro de diesel. são os mesmos números de consumo do 1.7 cdti ecotec, que é só 10 cv mais potente (100 cv), mas desconta a desvantagem no torque de 24,5 kgm a 2.300 rpm. nada mal para um motor 1,7-litro, não? não dá nem mais para dizer que é pena um motor assim ser proibido no pa?s para carros de passeio. é absurdo, mesmo. em preju?zo seu, consumidor.
h? quatro tipos de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas, exclusivo para o motor 1.3 cdti ecotec, autom?tico de quatro marchas e easytronic de cinco marchas, opcional para o motor 1.6 ecotec, um câmbio manual automatizado que deve começar a ser vendido em breve no brasil.
oferecido em tr?s versões, essentia, enjoy e cosmo, o carro vem, desde a versão b?sica (a primeira), com sistema isofix para fixação de cadeirinhas de criança, freios a disco na dianteira e na traseira, abs, cbc (cornering brake control, que auxilia a diminuir as dist?ncias de frenagem inclusive em curvas), assist?ncia é frenagem, direção eletro-hidr?ulica, apontada como um fator de economia de combustável, trava elétrica, vidros dianteiros eletricos, banco regulável em altura e banco traseiro bipartido.
na versão intermediária, a enjoy, ar-condicionado, espelhos retrovisores térmicos e toca-cd são inclu?dos no pacote de itens de série. a cosmo, a mais sofisticada, vem com rodas de liga-leve de aro 16?, interior em duas cores e volante revestido em couro. nas outras versões, as rodas são de aro 15? (pneus 195/65 r 15), com a opção de aro 16? (pneus 205/55 r 16) para todos os modelos e de aro 17? (pneus 215/45 r17) apenas para os movidos a gasolina.
apesar de menos provido de itens de conforto do que o vectra, o opel astra sedan custa muito menos: na versão essentia, com motor 1,6-litro a gasolina, ele custa 63,45 mil zloty, na pol?nia, algo, ao câmbio de hoje, equivalente a r$ 43,5 mil. o vectra mais barato, o expression, até vem com ar-condicionado e vidros traseiros eletricos, mas os freios traseiros são a tambor. abs e os outros dispositivos de segurança do opel astra sedan também não dão o prazer de sua companhia ao carro brasileiro. isto posto, ele sai por r$ 54,99 mil, com câmbio manual.
o ?notchback? europeu mais caro, com motor 1,8-litro também a gasolina e na versão cosmo, sai por 88,45 mil zloty, ou algo na casa dos r$ 60,5 mil. o vectra mais sofisticado não sai por menos de r$ 87 mil. entre os opcionais, o opel astra sedan tem far?is bixen?nio (n?s temos lámpadas blue vision), câmbio easytronic com hill start assist (hsa), que impede o carro de descer em subidas, bancos aquecidos e sensores de estacionamento.
no que se refere ?s versões a diesel, sem equivalentes no brasil, a mais barata, a essentia com motor 1,3-litro cdti ecotec, de 90 cv, sai por 66,9 mil zloty, ou aproximadamente r$ 46 mil. a mais cara, a cosmo com motor 1,7 cdti ecotec, de 100 cv, é vendida na pol?nia por 81,85 mil zloty, cerca de r$ 56 mil. não seria nada mal pagar menos de r$ 60 mil para ter um carro que fizesse 15,4 km/l na cidade, não ??
**chegando ao fim desta reportagem, é bem capaz de você, leitor, estar culpando o governo, as montadoras ou o bispo pela defasagem e pelo custo dos carros brasileiros que esse exemplo demonstra. na verdade, eles são parte do problema.
se pensarmos em todos os problemas atuais, ficará fácil entender o que está errado. tr?fico de drogas só existe porque tem quem as encomende, como mostra o filme ?tropa de elite?, que estr?ia hoje nos cinemas. pessoas corruptas só ocupam cargos poblicos porque h? quem vote nelas. quem determina o produto, seja ele um carro ou o sonho de vida melhor, é seu destinatério final. em resumo: nés. faça sua parte.**
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se pensarmos em todos os problemas atuais, ficará fácil entender o que está errado. tr?fico de drogas só existe porque tem quem as encomende, como mostra o filme ?tropa de elite?, que estr?ia hoje nos cinemas. pessoas corruptas só ocupam cargos poblicos porque h? quem vote nelas. quem determina o produto, seja ele um carro ou o sonho de vida melhor, é seu destinatério final. em resumo: nés. faça sua parte.
sem mais.
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cara que diferença brutal entre os carros, olha o interior do nosso brasileiro porcão e o do europeu :oo:
chutaram o balde e espero que continuem chutando quem sabe se as outras revistas e sites começacem a fazer isso, e a concientização dos consumidores, não poderia melhroar um pouco essas carro?as nossas.
carro nacional é carro?a mesmo
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fantástico sem palavras …
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a ultima frase resume a ?pera… se tá vendendo, é porque tem quem compre...
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se pensarmos em todos os problemas atuais, ficará fácil entender o que está errado. tr?fico de drogas só existe porque tem quem as encomende, como mostra o filme ?tropa de elite?, que estr?ia hoje nos cinemas. pessoas corruptas só ocupam cargos poblicos porque h? quem vote nelas. quem determina o produto, seja ele um carro ou o sonho de vida melhor, é seu destinatério final. em resumo: nés. faça sua parte.
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?ve…... não tem mais o q/ falar.....
por isso q/ eu ando de carro velho... hohohohohohoho.....
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bixo, não adinta…
vc acha que as montadoras são burrasó que elas fazem um inderior depenado em relação ao su irmao vendido na europa por puro descaso?
meu, imagina oq o departamento de marketing nao deve ter suado a camisa para descobrir o publico alvo desse carro... laboratorios e + laboratorios, meu montadora desse nivel contrada nego top pra fazer esse tipo de pesquisa...
com cteza eles depenaram o interior pra atender ao publico brasileiro de meia idade que ainda nao tem filhos etc...
? oq e gostaria? obviamente não..... mas eu nao sou o publico alvo, entoa minha opiniao pouco interessa para eles... eles querem vender carros e pronto... se a moda amanha for pintar o carro de verde e jogar no mato, eles fazem e ainda vao vender e ganhar dinheiro...
bixo,montadora do naipe de gm vw ford... eles podem ser tudo, menos bobos...
não vão lançar um produto sem uma puta pesquisa antes... tudo calculadinho....
infelizmente é assim que funciona, e te garanto que esse carro vai vender....
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vai vender por falta de opção melhor.
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uma coisa digna de campanha e que não foi citada é que um dos culpados disso é quem compra
se o povão em geral for mais cri-cri e exigir qualidade, equipamentos, motores decentes e claro, lutar pra diminuir imposto (e tá falando só de carro) muita coisa melhora.
como dito, só é assim porque tem quem compre.
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com esse motozão no seu avatar vc fica suspeito pra falar…eheheh...
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mais eu to com o rallye, a gm nao deve ter pago a caixinha ou ate msm nao liberado algum carro pra eles testarem , pq falar do vectra?? no brasil existe varios e varios carros que aqui e uma merda e la fora e mil vezes superior, ate msm carros produzidos no brasil, que aqui e um lixo e la fora e melhor e mais barato que no brasil…
como por exemplo o fox 3 cilindros, e um carro feito aqui no brasil, que e igual ou melhor que o nacional e faz se eu nao me engano 27km/l na gasolina e 33km/l no diesel... pq nao falar disso????
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mais eu to com o rallye, a gm nao deve ter pago a caixinha ou ate msm nao liberado algum carro pra eles testarem , pq falar do vectra?? no brasil existe varios e varios carros que aqui e uma merda e la fora e mil vezes superior, ate msm carros produzidos no brasil, que aqui e um lixo e la fora e melhor e mais barato que no brasil…
como por exemplo o fox 3 cilindros, e um carro feito aqui no brasil, que e igual ou melhor que o nacional e faz se eu nao me engano 27km/l na gasolina e 33km/l no diesel... pq nao falar disso????
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a? a culpa já não é mais da gm e sim do governo.
diesel só pode ser usado em veículos de carga e não sei qual é a carga mínima.
o diesel é subsidiado pelo governo, por isso essa restrição.
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