Gol rallye
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cr?ditos: site vrum (estado de minas)
vw gol rallye 1.6 - levantando poeira
enio greco - estado de minas
hatchback compacto ganha adere?os e suspensão elevada, que proporciona mais agilidade e robustez em pisos irregulares. mas suspensão é ?spera e os pneus, inadequados
marlos ney vidal/em
o velho volkswagen gol, que disputa a lideran?a de mercado com o fiat palio, ganhou nova versão rallye. na verdade, segundo a montadora, trata-se de uma série especial, que vem para reforçar a imagem de durabilidade e robustez atribu?da ao modelo. a f?rmula é a mesma usada por outros fabricantes: aplicam-se alguns adere?os no estilo fora-de-estrada, como far?is auxiliares e faixas adesivas, e pronto. a volkswagen optou por elevar a suspensão do gol, para torn?-lo mais ?gil em pisos irregulares, mas usou pneus de perfil baixo, pouco adequados para essa situação.
estilo
o novo gol rallye tem a mesma carroceria da quarta geração do modelo, lançada em 2005. as diferenças estão nos detalhes. os far?is tám mêscara negra e h? uma moldura na cor cinza na base da grade dianteira e na parte inferior do pora-choque. para compor o visual fora-de-estrada, far?is de longa dist?ncia (ou de milha) estão integrados ao pora-choque, onde também estão os de neblina. nas laterais, molduras de pl?stico nas caixas de rodas e adesivos com a inscrição rallye. na traseira, as lanternas tám lentes fum?.
interior
por dentro, o gol rallye também foi personalizado. o painel é o mesmo das outras versões, feito em pl?stico mais duro, mesmo material usado nos painéis de portas. não transmite a sensação de qualidade. os instrumentos do painel tám grafismo pequeno, que dificulta um pouco a leitura. a vw optou por usar volante com estilo retr?, de tr?s raios duplos e aro fino, mas o estilo não combina muito com o desenho do painel. os bancos são do tipo esportivo revestidos com tecido de tear cinza e amarelo, com a inscrição rallye no encosto e redes porta-mapas nas laterais dos encostos. o pomo da alavanca de marchas também tem desenho esportivo.
espaço
o espaço interno nunca foi atrativo do vw gol. na frente, a posição de dirigir é prejudicada pelo volante baixo e descentralizado em relação é pedaleira. no banco traseiro, h? espaço com relativo conforto para apenas duas pessoas. ali só existem dois encostos de cabeça nas laterais e o cinto de segurança central é abdominal. o porta-malas é suficiente, mas não é dos maiores do segmento.
desempenho
a série especial rallye é vendida apenas com motor 1.6 flex. quando o carro está abastecido com gasolina, o desempenho é apenas razoável, perdendo para concorrentes como renault clio 1.6 e ford fiesta 1.6. já com álcool, o gol ganha mais agilidade, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. as relações da transmissão também contribuem, aproveitando melhor a força do motor. o câmbio tem engates macios, mas não tão precisos. o que agrada é o curso curto da alavanca.
curvas
as suspensões do gol foram elevadas em 27 mm, aumentando a altura em relação ao solo. isso deixou o carro mais eficiente sobre pisos irregulares, pois dificilmente raspa o fundo e supera pequenos obst?culos sem problemas. o erro da vw foi equipar o modelo com pneus 195/55, próprios para o asfalto. em uso mais estusiasmado no fora-de-estrada, os pneus podem se rasgar com facilidade. o ideal seriam os de uso misto. apesar disso, as suspensões proporcionam boa estabilidade em curva, mas transferem as irregularidades do solo para dentro do carro, causando desconforto. o modelo tem direção hidr?ulica de série, que foi bem calibrada e facilita as ações do motorista em manobras. o sistema de freios, mesmo sem abs, mostrou-se eficiente.
bom
vão do motor
favorecido pela ultrapassada montagem longitudinal do grupo motopropulsor, o acesso é manutenção é muito bom. a sistematização dos vêrios componentes é bem-feita, simples e funcional. a insonorização do vão (somente parte do painel de fogo) é limitada em relação ao habit?culo, mas aceitável para o seu segmento de mercado.
altura do solo
não tem de série proteção inferior para o c?rter e suspensão dianteira. a elevação das suspensões favorece muito o vão livre em relação ao solo. com 400kg de carga útil, não ocorreram interfer?ncias com o solo no percurso misto de provas.
freios
apresentaram bom comportamento din?mico no uso misto (cidade, estrada, asfalto e terra). o pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações homog?neas nos dois eixos. a desaceleração é satisfatéria sobre piso de asfalto seco e terra batida, apesar de não ter abs.
motor
a performance é normal, sem muito brilho. as retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis e com o veículo carregado com 400kg de carga útil e ar-condicionado ligado ocorre queda no rendimento, mas em nível aceitável.
vedação
boa contra poeira e água.
limpador de pora-brisa
os esguichos do pora-brisa são do tipo spray em v, com boa vazão e abertura e, quando acionados, o sistema de varredura entra em funcionamento automaticamente. no vidro traseiro, o sistema é também eficiente e de fácil identificação e manuseio do reservatério de água dentro do vão do motor.
alarme
o sistema é completo com proteção volum?trica no habit?culo e perim?trica das partes m?veis, além de chave de ignição codificada. ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funciona bem.
regular
volante retr? é descentralizado em relação aos pedais
acabamento da carroceria
a qualidade final da pintura não é boa, pois tem alguns pontos com impurezas. as partes m?veis tám montagem satisfatéria em centralização e nivelamento.
climatização
as teclas do ar-condicionado e rec?rculo interno de ar, quando acionadas, tám luz-espia indicadora de baixa luminosidade/intensidade, não sendo vis?veis durante o dia e muito pouco é noite. o sistema não está bem vedado é admissão de gases/fuma?a. a vazão de ar pelos difusores do painel, que tám formato circular e giram 360 graus, é boa e com rumorosidade de funcionamento aceitável na velocidade máxima.
câmbio
o novo pomo da alavanca é um pouco flexível, o que implica maior força no trambulador e eventual falta de precisão na primeira marcha e r?. as relações de marchas/diferencial estão adequadas é massa do veículo e rendimento do motor.
suspensão
o conforto de marcha é razoável, quando com o condutor, mas perde bem quando está carregado. apresentou boa estabilidade em curvas de raios variados, mas, nas de raio curto/m?dio, feitas no limite de ader?ncia lateral, a inclinação da carroceria é acentuada.
iluminação
os far?is de longo alcance embutidos na zona central do pora-choque são muito vulner?veis a pedras e poderiam ter tela pl?stica protetora compatével com o estilo dessa versão. o farol tem par?bola simples e apresentou boa efici?ncia no baixo e no alto (e atua junto com o de longo alcance), além do aux?lio de far?is de neblina inseridos nas laterais do pora-choque. não tem regulagem elétrica de altura. tem luz de cortesia somente nos pora-s?is. no teto h? uma lanterna bipartida na zona anterior com resultado razoável em iluminação.
estepe/macaco
o estepe tem a roda em aão e pneu (195/50-15v) diferentes dos de uso (195/55-15h). essa diferença altera completamente o comportamento din?mico do automóvel. o kit de troca está encaixado abaixo do aro em base pl?stica e a operação de troca é normal.
ruim
nível interno de ru?dos
o efeito aerodin?mico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. ao trafegar sobre pisos irregulares, surgem vêrios ru?dos no habit?culo.
direção
para essa versão, os pneus homologados deveriam ser somente os da série 65, montados em aro de 14?, e não os da série 55, aro 15?, que são muito vulner?veis a cortes laterais, deformações e rompimento com empeno do aro de liga leve. a coluna de direção é fixa e descentralizada e, na altura estabelecida, prejudica bastante a dirigibilidade de condutores um pouco mais altos, mesmo com o banco do motorista na posição mais baixa.
ferramentas
não tem.
extra
volume do porta-malas
o volume declarado pela fábrica é de 285 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.
avaliações do engenheiro daniel ribeiro filho, da tecnodan
vw gol rallye 1.6 - ficha técnica e equipamentos
veículos - estado de minas
marlos ney vidal/em
as rodas tám 15 polegas; os pneus são de perfil baixo
ficha técnica
motor
dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, de 1.596cm? de cilindrada, oito válvulas, que desenvolve potências de 101cv (g)/103cv (a) a 5.750rpm e torques máximos de 14,2kgfm (g)/14,5kgfm (a) a 3.000rpm
transmissão
tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
direção
pinhão e cremalheira com assist?ncia hidr?ulica
suspensões/rodas/pneus
dianteira, independente, tipo mcpherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braão longitudinal e mola helicoidal/ 6 x 15 polegadas / 195/55 r15
freios
discos dianteiros ventilados e tambores traseiros
peso em ordem de marcha
983 kg
tanque de combustável
51 litros
equipamentos
marlos ney vidal/em
motor, de oito cilindros, desenvolve 101 cavalos de potência (gasolina) e 103 (álcool)
de série
aerof?lio traseiro, molduras das caixas de rodas, far?is mêscara negra, far?is de milha, far?is e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15 polegadas, suspensão elevada, vidros verdes, bancos dianteiros com rede porta-objetos, console central com prolongador, volante e pedaleira esportivos, revestimento dos bancos em tear, brake-light, cintos de segurança dianteiros regul?veis em altura, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidr?ulica, retrovisores externos com comando interno e lavador/limpador do vidro traseiro.
opcionais
retrovisores externos com comando eletrico, ar-condicionado, alarme, travamento eletrico das portas, vidros dianteiros com comando eletrico e cd player com função mp3.
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vi um prata desse ai ontem mesmo na rua
lamentavel
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pneus série 50, molas esportivas e arrancar aquele adesivo escroto da lateral…
a? ficaria até que legalzinho...
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levantar o centro de gravidade para ele ficar mais instável e capotar mais fácil pode…
agora, colocar molas esportivas, deixar o centro de gravidade mais baixo não pode...
cara, todo castigo pra corno ainda é pouco e, quem compra um carro desses, pra mim é corno
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vi um ontem saindo do sinal em plena pra?a, é lindo ver aquele carro acelerando, as rodas da frente batendo \ / e a frente subindo querendo pegar voo, com isso o bichinho conseguiu cantar pneu até de 3? hehehehehehehe e eu fiquei com medo pensando q ele iria capotar. sório.
ridiculo
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nojento… credo...
prefiro meu gol caixa, que apesar de vêio, tem acabamentos bem superiores é essa jo?a aí...
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**levantar o centro de gravidade para ele ficar mais instável e capotar mais fácil pode…
agora, colocar molas esportivas, deixar o centro de gravidade mais baixo não pode...**
cara, todo castigo pra corno ainda é pouco e, quem compra um carro desses, pra mim é corno
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pqp, tava pensando nisso…