Variant v6
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variant v6 fsi - ela nada tem de comportada
eduardo aquino - estado de minas
linha passat passou recentemente por reestilização. o design foi atualizado e a variant, por fora, parece carro sóbrio, pacato e familiar. mas não é bem assim…
fotos: marlos ney vidal/em - 16/10/07
a volkswagen já comercializa a fam?lia alem? do passat h? muitos anos no brasil. ali?s, tanto o sedá quanto a perua são sucesso de venda: já foram vendidas mais de 6 milhões de unidades em todo o mundo, das seis gerações, em 32 anos de história dos modelos. depois que a linha passou por uma reestilização, em 2005, a montadora importava a variant apenas nas versões com motor 2.0: fsi, de 150 cv; e turbo, de 200 cv. agora, está trazendo a versão topo de linha, com motor mais potente, muito conforto e tecnologia.
clique aqui e assista ao teste da variant
estilo
as linhas da perua seguem a mesma filosofia de design dos carros da marca. a frente tem o tradicional v, que começa com os dois fortes vincos no capo do motor, atravessa a grade dianteira (que na fam?lia passat tem moldura e quatro barras horizontais cromadas) e invade o pora-choque. os far?is são bonitos e muito eficientes, em qualquer circunst?ncia, pois tám luzes de xen?nio, sensor crepuscular (que acende os far?is automaticamente, dependendo da luz externa), lavadores e sistema direcional, que ilumina o lado de dentro da curva. de perfil, as rodas de liga tám desenho esportivo e destoam um pouco do visual comportado. na traseira, o visual é sóbrio, com as lanternas com elementos circulares (característica dos modelos da marca), mas a sa?da dupla do escapamento e o sómbolo do sistema de tração integral (4motion) denunciam a intenção esportiva.
por dentro
o design interno não segue a mesma filosofia das linhas externas, sugerindo um pouco mais de esportividade. o acabamento, de excelente qualidade, mistura couro preto (nos bancos, volante, base da alavanca de marchas, painéis de porta e console) e detalhes em metal (no painel, aros dos instrumentos, console central, base da alavanca de marchas, tampa do porta-treco no console, painéis de porta e alavanca de destravamento das portas). destaque para os bancos, principalmente os dianteiros, que são bem anatémicos e prendem bem os corpos de motorista e passageiro, o que é fundamental num modelo com desempenho esportivo.
lanternas tám elementos circulares e sa?da dupla do escape denuncia esportividade
conforto
uma das prioridades da variant é o conforto. encontrar uma boa posição de dirigir é tarefa fácil na perua, que tem coluna de direção com ajuste em altura e banco do motorista com todas as regulagens elétricas e memória (incluindo os espelhos retrovisores). o volante tem boa pega e permite fácil visualização dos instrumentos. a lista de equipamentos de conforto é bem completa e inclui desde ar-condicionado com duas regulagens individuais até bancos com aquecimento, passando por freio de estacionamento com acionamento eletrico, porta-guarda-chuvas e equipamento de som (com mp3) de alt?ssima qualidade.
espaço
o espaço interno também oferece conforto, mas apenas para quatro pessoas, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pela parte final do console, pelo tánel central e pelo apoio-de-bra?o, embutido no encosto, e não tem proteção total do apoio de cabeça, cuja altura é limitada, principalmente para pessoas de maior estatura. o porta-malas também tem espaço de sobra (513 litros) para as bagagens, além de seis ganchos (para fixação de carga), boa iluminação e tomada de força. falta apenas rede para pequenos objetos. o pacote de segurança também é completo, incluindo, além de freios abs e muitos airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade (esp) e de pressão dos pneus, que funcionam de forma muito eficiente.
desempenho
basta pressionar mais forte o pedal da direita para descobrir que a variant tem um lado mais nervoso, bem diferente da apar?ncia familiar. a perua tem vêrias armas para o bom desepenho: o vigor fantástico do motor v6 (de 250 cv); a agilidade excepcional do câmbio automatizado (dsg) de seis velocidades, que, por meio de teclas no volante e sistema de embreagem dupla, permite trocas muito rápidas; a tração integral (nas quatro rodas), que garante perfeito equil?brio nas curvas e acelerações; e a suspensão que, embora transfira bastante as imperfeições do piso para o habit?culo, garante uma estabilidade incrável. os pneus de perfil baixo não são adequados para as nossas condições de estrada.
enquadrando o modelo - avaliação técnica
veículos - estado de minas
saiba como a variant se saiu nos testes
arte de henrique lima/uai sobre arte/em
análise feita pela fisioterapeuta danielle pongellupe
bom
vão do motor
motor preenche bem o vêo, mas o acesso é manutenção é aceitável. o isolamento termo-ac?stico está bem feito e proporciona conforto ao habit?culo. sustentação do capo é feito, por meio de mola a g?s, com ?timo curso de extensão. os itens de verificação constante tám fácil identificação e manuseio.
climatização
a vazão de ar pelos difusores do painel e final do console central (para os passageiros de tr?s), proporcionou ambiente climatizado em tempo satisfatério, depois que o veículo ficou trancado, sob o sol, por meia hora. o nível de ru?dos de funcionamento é baixo. sistema está bem vedado, contra admissão de gases/fuma?a, vindos de fora.
freios
apresentaram um ?timo comportamento din?mico no uso misto, com sistema muito bem dimensionado e calibrado. o pedal de freio tem boa sensibilidade. em frenagens de emerg?ncia, a desaceleração foi boa, em relação é velocidade imposta, sem alterar a trajet?ria.
câmbio
transmissão é automatizada, com sistema de dupla embreagem proporcionando troca bem rápidas. tem relações muito bem definidas. numa condução bem esportiva (no modo s), ao atingir a rotação máxima pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrúnico do câmbio, as trocas são autom?ticas, mas, na redução, por meio das aletas ou alavanca (modo seq?encial), a função punta-taco é autom?tica e eficiente. modelo tem display, no quadro de instrumentos, informando o tipo de condução.
motor
a sua performance é brilhante. a aceleração é ótima, assim como as retomadas de velocidade. a curva de torque é plana, de 2.750 rpm a 3.750 rpm. o seu funcionamento é el?stico e silencioso. proporciona uma dirigibilidade muito prazerosa e segura na cidade e na estrada. com carga útil de cinco adultos, bagagem e ar-condicionado ligado, a queda no rendimento é mínima.
vedação
boa contra água e poeira.
iluminação
os far?is dianteiros são muito eficientes. o quadro de instrumentos, console central e comandos eletricos nos painéis de porta tám fácil identificação noturna. no teto, a iluminação é dividida em tr?s seções, com plafoni? e duplo spot fixo, integrado na dianteira e no centro, e uma lanterna, em cima, no porta-malas.
marlos ney vidal/em - 16/10/07
falta conforto para o passageiro do meio do banco traseiro. porta-malas permite acomodar 513 litros
estepe/macaco
o estepe tem roda e pneu iguais aos de uso, e está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, encoberto por tampa carpetada. ao seu lado, está o kit de troca (macaco, chave de rodas e um parafuso auto-adaptador antifurto). a operação de troca é normal, sendo necessário retirar os acabamentos pl?sticos da cabeça dos parafusos, com ferramenta que vem no kit.
limpador de pora-brisa
o sistema é eficiente no pora-brisa e no vidro traseiro, com boa área varrida, palhetas de qualidade e esguichos com boa vaz?o. é fácil a identificação e manuseio do reservatério de água, dentro do vão do motor.
ferramentas
tem chave de fenda, com philips.
alarme
o sistema é completo, com proteção volum?trica dentro de habit?culo, perim?trica das partes m?veis, chave de ignição codificada, contra elevação do veículo e desligamento da bateria. ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, se continuar pressionando a tecla.
iluminação
os far?is dianteiros são muito eficientes. o quadro de instrumentos, console central e comandos eletricos nos painéis de porta tám fácil identificação noturna. no teto, a iluminação é dividida em tr?s seções, com plafoni? e duplo spot fixo, integrado na dianteira e no centro, e uma lanterna, em cima, no porta-malas.
estepe/macaco
o estepe tem roda e pneu iguais aos de uso, e está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, encoberto por tampa carpetada. ao seu lado, está o kit de troca (macaco, chave de rodas e um parafuso auto-adaptador antifurto). a operação de troca é normal, sendo necessário retirar os acabamentos pl?sticos da cabeça dos parafusos, com ferramenta que vem no kit.
limpador de pora-brisa
o sistema é eficiente no pora-brisa e no vidro traseiro, com boa área varrida, palhetas de qualidade e esguichos com boa vaz?o. é fácil a identificação e manuseio do reservatério de água, dentro do vão do motor.
ferramentas
tem chave de fenda, com philips.
alarme
o sistema é completo, com proteção volum?trica dentro de habit?culo, perim?trica das partes m?veis, chave de ignição codificada, contra elevação do veículo e desligamento da bateria. ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, se continuar pressionando a tecla.
regular
acabamento da carroceria
a qualidade final da pintura é boa. as quatro portas estão desniveladas e a tampa traseira e o capo, descentralizados.
altura do solo
com carga útil simulada de 400 kg ocorreram leves raspadas nas partes da frente e central do chassi, quando o carro roda sobre piso irregular de terra e ao transpor quebra-molas salientes, de perfil curto. modelo tem chapa, em aío, para proteger c?rter e caixa de marchas.
nível interno de ru?dos
surgem pequenos ru?dos no habit?culo, quando o carro está sobre piso de paralelepopedo, terra irregular e asfalto ruim. o efeito aerodin?mico é contido, inclusive em alta velocidade.
suspensão
o conforto de marcha é razoável, mas a transfer?ncia das imperfeições do solo são not?rias, ao trafegar sobre piso irregular (cidade/estrada). a suspensão dianteira apresentou-se barulhenta, na absorção de impactos mais acentuados e ca?da de roda, ao passar por desnível. a estabilidade é muito boa, favorecida pelos pneus de alta performance (asfalto liso) e o sistema de tração integral.
direção
a engenharia da vw deveria ter homologado para uso no brasil, devido é baixa qualidade das nossas estradas e algumas ruas da cidade, um pneu da série 55 ou 60, que são menos vulner?veis a buracos, mais confort?veis e mais baratos. a assist?ncia elétrica tem cargas muito bem definidas, para uso urbano e em rodovias. apresentou boa precisão em reta e curvas, com reações homog?neas. a velocidade do efeito retorno é boa, e o di?metro de giro satisfaz.
extra
volume do porta-malas
o declarado pela fábrica é 605 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a cortina superior fechada.
equipamentos, preão e ficha técnica da variant v6 fsi
veículos - estado de minas
fotos: marlos ney vidal/em - 16/10/07
acabamento mistura couro preto com detalhes em metal
caixa automatizada permite trocas no volante. a perua tem detalhes interessantes, como o porta-guarda-chuvas na porta
equipamentos
de série
airbags frontais, laterais e de cortina; ajuste autom?tico da luz do farol; alarme antifurto, com chave com controle remoto; ar-condicionado eletrúnico, com duas regulagens individuais; sensores de estacionamento (frente e traseira); sistema auto-hold, para segurar o carro em subidas; bagageiro de teto; bancos dianteiros, com aquecimento, regulagens elétricas e memória (para o do motorista); cd player com mp3 e disqueteira integrada; computador de bordo; controle de estabilidade (esp), que inclui freios abs, eds e asr (antipatinagem); câmbio tiptronic; far?is de xenon; espelhos retrovisores externos com aquecimento e antiofuscamento; controle autom?tico de velocidade; direção hidr?ulica; regulagem autom?tica de altura dos fachos dos far?is; revestimento interno em couro; rodas de liga de 17 polegadas; sensor de chuva; sistema de controle de pressão dos pneus; e sistema de tração integral.
opcionais
bagageiro de teto (com barras transversais); pacote de som digital; teto solar com c?lulas solares; e teto solar eletrico.
quanto custa? (27/10/2007)
a perua passat variant 3.2 v6 tem preão b?sico sugerido de r$ 174.010. o modelo também é vendido nas versões 2.0 (turbo) highline, por r$ 153.550; e 2.0 (fsi) comfortline, por r$ 126.950.
ficha técnica
características
motor
tipo seis cilindros em v, 3.2 24v, com injeção direta de combustável
posição dianteiro, transversal
cilindrada (cm3) 3.168
vólvulas 24
di?metro/curso (mm) -
taxa de compressão -
potência (cv/rpm) 250 a 6.250
torque (mkgf/rpm) 33,7 a 2.750
combustável gasolina
transmissão
câmbio seq?encial autom?tico, do tipo tiptronic (que permite trocas manuais), de seis velocidades; tração permanente nas quatro rodas
suspensão
dianteira independente, do tipo mcpherson, com barra estabilizadora
traseira independente, com braão transversal e longitudinal
direção
tipo pinhão e cremalheira, com assist?ncia elétrica
freios
dianteiro discos ventilados, com abs (antibloqueio) e ebd (distribuição eletrúnica da força de frenagem)
traseiro discos ventilados, com abs (antibloqueio) e ebd (distribuição eletrúnica da força de frenagem)
rodas/pneus
liga leve, 7,5 x 17 polegadas / 235/45 r17
dimensões e capacidades
comprimento (m) 4,77
largura (m) 1,82
altura (m) 1,50
entre-eixos (m) 2,70
porta-malas (l) 513
tanque de combustável (l) 70
peso em ordem de marcha (kg) 1.715
desempenho
0 a 100 km/h (s) 7,2
velocidade máxima (km/h) 243
consumo
cidade (km/l) 6,5
estrada (km/l) 13
média (km/l) 9,7
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sou fanatico por peruas…e essa simplesmente é de babar
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me lembrou, exteriormente, a spacefox.
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?… soh que sem os defeitos.. rs
eu queria uma...
linda
alguem sabe se o 4motion é 4x4 permanente, ou aquele q so tem tra?ao atras quando a frente desgarra?
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deve ser o maldito haldex
a volks podia lançar um meio termo.. algo como o jetta soh que perua…
e cobrar um preão q eu pudesse pagar
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excelente motorização .
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realmente essa eh show, vejo aos montes todos os dias aqui em uk.
mas todas a diesel…
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linda … e agora seis bocas 3.2l
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e na europa já tem 3.6…
linda
alguem sabe se o 4motion é 4x4 permanente, ou aquele q so tem tra?ao atras quando a frente desgarra?
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permanente, 30/70
deve ser o maldito haldex
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ele mesmo.
a eletrúnica desse carro é impressionante, e o câmbio dsg o ponto forte do trem. a reportagem só erra no 2.0 fsi aspirado, que não vem mais. tanto comfortline como highline são 2.0 tfsi.
temos 2 clientes aguardando desses v6… vou tentar fazer a entrega...